Apistos a bater a botta!


AMPF

Recommended Posts

Olá a todos

 

Recentemente adquiri um casal de apistogramas cacatuoides double red. Pois bem estava tudo bem, casal em aqua de 30 lts bastante plantado.

 

Hoje o macho anda a dar as belas das "cambalhotas da morte" com ar de kem não se safa

 

Setup:

Aqua 30L

Temp 26-28

Ph 7.0

Alimentação: Flocos vivapan

 

 

Terá sido o PH? A fémea está optima!

 

Fiz uma TPA de cerca de 20% pa tentar melhorar a qualidade da agua, mas já não acredito que se safe :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião 30lts é curto para um casal de apistogrammas.

 

E quanto mais pequeno o aquário mais difícil se torna de manter os parâmetros da água estáveis.

 

Pode ter havido um pico de algum dos parâmetros, já mediste a Amónia? Nitritos e Nitratos como estão?

 

Tens uma boa capacidade de filtragem?

 

O PH a 7 não é problema, principalmente para Cacatuoides que são resistentes.

 

Agora um aparte, na alimentação tentar variar um pouco. Granulados, flocos, e comida congelada, como artémia, que eles adoram.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião 30lts é curto para um casal de apistogrammas.

 

E quanto mais pequeno o aquário mais difícil se torna de manter os parâmetros da água estáveis.

 

Pode ter havido um pico de algum dos parâmetros, já mediste a Amónia? Nitritos e Nitratos como estão?

 

Tens uma boa capacidade de filtragem?

 

O PH a 7 não é problema, principalmente para Cacatuoides que são resistentes.

 

Agora um aparte, na alimentação tentar variar um pouco. Granulados, flocos, e comida congelada, como artémia, que eles adoram.

 

 

De facto o sistema d efiltragemn e os melhores. Quanto à variabilidade de alimento teve mais a ver com o facto de ter tado fora e terem tado outras pessoas a alimentalos. Ele continua prali aos pinotes, kase a ir-se!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja nao deve haver nada a fazer mas pelo sim pelo não, faz uma pequena mudança de agua e acrescenta uma bomba de oxigenio.

 

Nao tens parametros de agua pois nao? A que temperatura esta o aqua?

 

Acho que fundamentalmente, 30L nao chega para um casal de apistos. Antes de os comprares devias ter lido que o minimo é 60L, ou seja, o dobro.

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, 30l para apistos não é a medida mais indicada para conseguir manter uns peixes desses...

Como estiveste fora, a pessoa que lhes dava a comida pode ter dado comida a mais e ter aumentado o nível de amónia. A femea como está? Tem cores normais? Come bem? A respiração como está, respira com movimentos rápidos das guelras ou está normal?

Era melhor que pusesses mais informação acerca do estado dos dois peixes, seria mais fácil ajudar-te?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja foi dito practicamente tudo.....

50 a 60L deve ser o minimo para manter Apistos, mas podera nao ser essa a causa da morte, Apistos criados na Asia nao dao garantias, velhice, alimentacao inadequada, etc...........

A alimentacao deve ser o mais variada possivel, granulados com qualidade, comida viva, congelada, vegetal, supl. vitaminicos......

Actualmente so mantenho Apistos selvagens, criacao propria e F1, quase nao me lembro de ter baixas.

Obviamente tudo separado, em aquas de 1M, 80 e 60cm, consoante a especie e o n. de Apistos.

Tenho crias de Cacatuoides num plantado de 40L , mas ainda pequenos.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desparatiza com flagyl. Podes comprar numa fármacia, dizes que é para peixes exóticos.

 

Divides em 4 cada comprimido e misturas na comida congelada, 1 vez ao dia durante 3 ou 4 dias. Nos 5 dias seguintes nao os alimentas e depois repetes o tratamento. Acho que é assim, nao tenho a certeza, se nao for corrijam me.

 

O membro vasconcelos tem razão, muitas vezes os peixes que compramos são mal nutridos. São criados em grandes produções e alimentados com hormonas para crescerem rápido e bonitos... Depois duram pouco nos nossos aquários. Também é uma hipotese.

 

Pode também ser uma junção de factores... Fracos de nascença, aqua pequeno, pouca variedade na comida e parâmetros pouco estáveis... É impossivel para apistogrammas que já sao peixes sensiveis...

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tem esse casal em tua casa ?

 

Um conselho que te dou é desparasitar os Apistos. quando os compras e depois de 2 em 2 meses. O método pode ser o explicado pelo JPP.

 

O tamanho do aquário não tem nada a haver com o que aconteceu.

Esses peixes são muito provavelmente importados da Ásia. As Empresas criadoras de peixes asiáticas criam os peixes em ambiente estéril criado à custa de lâmpadas u.v de grande potencia e antibióticos na água dos aquários.

 

O resultado disto é que os peixes têm um sistema imunitário débil e não têm defesas capazes de resistir num ambiente aquático dito "normal". Por isso morrem sem razão aparente.

 

Acontece a toda a gente que mantém Apistos, experimentados ou não.

 

Para evitar que isso aconteça devemos tentar manter a água nas melhores condições possíveis. Os parâmetros mais importantes são : temperatura, Ph e Gh.

No entanto grande parte das espécies vulgarmente comercializadas em Portugal adaptam-se facilmente a uma larga escala quer de ph como de gh.

 

O tamanho do aquário é importante, porque é mais fácil manter os parâmetros ideais em aquários maiores.

 

Para quem diz que não se pode ter Apistos em aquários inferiores a 60 l eu respondo que neste momento tenho um casal de macmasteri a criar num aquário de 20 l. A palavra "adaptar" é um dos pilares da natureza....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Infelizmente o meu macho já faleceu ontem :S

 

A fémea mantém-se porreira, mudei.a para um comunitário que tenho maior, apenas com alguns neons e equipa de limpeza, até agora sem probs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à variabilidade de alimento teve mais a ver com o facto de ter tado fora e terem tado outras pessoas a alimentalos.

 

Eu diria que tens aqui a razão para o problema... outra pessoa a alimenta-los, certamente em excesso como quase todas que nos fazem esse favor e nós não temos a precaução de dividir em quantidades pré-doseadas. Excesso de comida, comida não ingerida, poluição, pico de amónia ou nitritos... pimbas.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer em cima, mas concordo com o Ricardo Fonseca.

 

Neste caso pode ter havido um pico de nitritos por excesso de comida.

 

Mas volto a dizer que se os peixes tivessem sido criados em ambiente "normal" teriam defesas para resistir a essas possíveis alterações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena, mas secalhar o problema foi mesmo esse, o excesso de comida.

 

Já agora...

 

Divides em 4 cada comprimido e misturas na comida congelada, 1 vez ao dia durante 3 ou 4 dias. Nos 5 dias seguintes nao os alimentas e depois repetes o tratamento.

 

Alguém me pode confirmar esta ultima parte? Nos dias em que se dá o comprimido faz-se TPA? Ou só se faz TPA no fim dos 4 dias?

 

Obrigado :thumbup3:

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TPA fazes quando usas 1 comprimido para cada 40L de água durante 3 dias. Ao 4º fazes a TPA.

 

Desta maneira julgo que não seja obrigatório, fazes apenas a TPA semanal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Estou a escrever aqui novamente porque comprei outro macho double red, noutra loja pela manha e no final do dia morreu. Estava num aqua diferente, de 60 lts com melhor filtragem mas parâmetros muito semelhantes...

 

Será da qualidade da minha àgua? A femea continua viva no mesmo aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como e que o peixe se comportava na loja?

 

E como fizeste a ambientação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na loja não consegui observar muito bem mas parecia-me bem, nadava e mostrava cores.

 

A ambientação fiz como sempre faço. dentro do saco primeiro depois juntando agua pouco a pouco, durante cerca de 20 a 30 min.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais