Cianobacterias apagão


Carlos Miguel Horta

Recommended Posts

Bons dias,

 

Sofir um ataque das nossas amigas cianobacterias, vou optar por um apagão e aumentar a circulação.

Durante o apagão continuo a fertilização e co2 ou páro tudo por completo?

 

Obrigado.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fazes apagão paras com tudo, as plantas não vão ter luz.

 

Penso que não seja a melhor solução, pois as plantas tb vão sofrer com o apagão.

 

 

Aspirar a maior parte, aumentar a movimentação é a solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo e João obrigado pelas vossas respostas.

 

Para já não vou usar Eritromicina pelo que li vão todas as bactérias à viola incluindo em grande parte as do filtro. Vou tentar com uma especie de semi-apagão, ou seja, aquário completamente escuro apenas vou acender a luz umas 3 horas e alguma fertilização de maneira a que as plantas não se ressintam muito e aumentar a circulação.

 

Iniciei este processo hoje de manhã vou aguardar e coloco aqui as conclusões, se desta forma a coisa não se compor aí sim resta-me a Eritromicina, mas penso que não vai ser necessário, o surto de cianobacterias ainda não está muito desenvolvido.

 

Obrigado.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Após 2 dias de semi-apagão os resultados são excelentes, práticamente as ciano desapareceram.

Apenas deixei luz durante 2 horas diárias (30w), estou a conseguir estabilizar a relação fosfatos/nitratos e continuo a azer a fertilização normal mas apenas metade das quantidades e aumentei a circulação com 2 bombas.

 

Vou continuar durante mais 1 dia para depois voltar ao normal e esperar que as cianos não voltem a aparecer.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

boas,

 

esse metodo do apagao tapaste o aquario completamente? ou desligaste simplesmente a luz? e os peixes? n sofrem com isso? Estou a considerar seriamente a tecnica do apagao (tenho do filtro um produto da seachem para reduzir os fosfatos)mas tenho medo por causa dos peixes.. Se alguem m pudesse responder a esta questão.. Agradecia!

 

cumps,

rodrigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rodrigo

 

Tive o mesmo problema que tu, o que fiz e resultou, foi arranjar sacos pretos e tapei todo o aquario durante 72h, desligando tudo - luz e CO2. Quando destapei as ciano tinham desaparecido na integra, mas agora tenho "outras" para ir completando os cromos na caderneta, mas essa é outra historia!

 

Experimenta que resulta!

 

Abraço e boa sorte

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pessoal,

 

Desculpem apenas agora responder mas tenho andado muito ocupado.

Tapei o aquário completamente durante 3 dias e coloquei duas bombas para circulação de água. No entanto não foi um apagão a 100%, pois durante esses 3 dias acendia a luz durante umas 2 horas por causa das plantas e continuei com alguma fertilização.

 

Os resultados foram magnificos ao fim dos 3 dias as cianobactérias desapareceram por completo.

Editado por Carlos Miguel Horta

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apos dois dias de apagão realmente notei que as cianobacterias estavam a começar a desaparecer (sim o meu aquario esta cheioo delas)!! Precisava de fazer mais um dia mas como não vou estar disponivel nao me vai ser possivel continuar com o tratamento!

 

Uma das coisas q eu reparei e q os peixes nao gostam muito de ficar dois dias sem luz..:bs_quesexclaim: Percebi a razao de existirem imensas cianobacterias no meu aquario e a razao principal é por causa da comida.. agora nao se é por estar a dar em excesso ou se os peixes realmente n estao a gostar desta marca...

 

 

cumps,

Rodrigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem,

 

apos muita luta e paciencia e muitas TPAS é seguro dizer que as ciano desapareceram do meu aqua...Voltei aos basicos cortei na comida dos peixes, parei com a fertilização, 5 horas de luz diarias e ainda Phosguard da seachem... Com muita paciencia e rezas finalmente acabou o meu pesadelo..

 

 

Muito obrigado pela vossa ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha esta alga.

dsc01037q.jpg

 

Será cianobacteria???

 

Já a removi por completo e ela desapareceu por uma semana mas agora está a voltar.

E muito pequena mas é melhor atacar já penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais