Projecto Sand Malawi


Chewbaka

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Antes de mais devo dizer que é bom estar de volta a este forum. Há 6 anos atrás iniciei a minha incursão por este forum quando tive o primeiro aquario. 3 anos depois o silicone do vidro debaixo descolou e fiquei sem aquario até agora. é desmotivante ter de ir levar à loja os meus queridos peixinhos por não ter sitio para os colocar.... e também é desmotivante ter 80 litros de agua a passear no chão da sala. felizmente estava em casa e nenhum dos meninos morreu.

 

Agora estou de volta e vou-me virar para os ciclideos africanos malawi.

 

Equipamento:

 

Aqua: 120 x 40 x 45

Termostato : Tetra 150 W (quero adquirir mais um de 150 W)

Filtro: Externo Fluval 205 (Este filtro é insuficiente mas foi comprado em kit, em segunda mão. Quero ver se troco pelo 305 e depois adiciono um filtro interno, ou então tentar arranjar um 405. P.S.- Podem ser os equivalentes da eheim)

Iluminaria : 2x30W(T8) neste momento so tenho uma Power Glo possivelmente adicionaria uma Sun Glo mas como já li noutros posts que 1 lampada chega para ciclideos, talvez fique assim por agora.)

Movel: Besta (IKEA) Com tampo acrescentado e reforçado no interior com L de metal.

 

Fauna:

 

1 x Hypostomus Plecostomus (20 Cms) - Vinha com o aquario, neste momento está num aqua improvisado até coseguir montar o grande. Não me quero desfazer dele porque adoro plecos.

 

Lista de Fauna a tentar adquirir: (a lista é maior do que o que será posto no aqua, mas são as especies que quero tentar encontrar)

 

Protomelas sp. "Steveni Taiwan" (1 macho - 3 femeas)

Pseudotropheus saulosi (1 macho - 3 femeas)

Pseudotropheus elongatus "Chewere" (este ainda estou a tentar negociar com a minha mulher :))

Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided" (1 macho - 3 femeas)

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" (1 macho - 3 femeas)

Labidochromis caeruleus (1 macho - 3 femeas)

 

Como já referi anteriormente não vou por estes peixes todos no aqua. São apenas hipoteses. Estou a pensar por entre 2 a 3 casais no maximo. ainda não sei é quais destes serão.

 

substrato

Areia de por no fundo das gaiolas de passaros (muito branquinha). Ia por areia do tejo mas não compensa... esta areia é barata e mais bonita.

Ando a tentar encontrar rochas furadas (pedra de cascata, ou pedra vulcanica) mas está muito dificil aqui na zona. e nas lojas de animais são absurdamente caras. Portanto ainda não sei muito bem como ficará.

 

Flora:

3 x valisnerias (preciso por areão por baixo das valisnerias? ou elas prendem só com altura de areia?

 

 

O PH da agua da torneira é de 7,5 aproximadamente.

 

Depois posto fotos.

Editado por Chewbaka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

- Saulosi e Caeruleus.... fémeas com a mesma tonalidade, forte probabilidade de cruzarem entre si, e vires a ter hibridos.

 

- Steveni taiwan, só com uma fémea, fazes a festa... estares a sobrecarregar o aqua com 3 "sardinhas", não me parece a melhor opção!!!!

 

- Penso também que estás a exagerar no nº de fémeas.... trios (1M 2F) é suficiente!!

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acredito que seja demais, mas como li algures que se deve ter 3 femeas porque 2 elas implicam uma com a outra, mas provavelmente é só se tivermos um trio sozinho num aqua...

 

Com mais especies eles devem implicar uns com os outros. ;)

 

de qualquer forma vou seguir o teu conselho do casal de steveni taiwan. Já eliminei os caeruleos da lista para já....

Vou optar se calhar por greshakei. mas isto são apenas especies que gosto... depois tenho de ver o que se arranja e principalmente a quantidade certa para não sobrepovoar o aquario.

 

Quanto á pedra, se eu tiver de sair de santarém tenho o MAXMAT nas caldas, mas também tenho lá a Flor Obidos, que também tem pedra... O que me está a chatear é não haver uma unica loja em santarém que tenha pedra... a unica coisa que vi até agora foi uma saca de seixos rolados de marmore.. o que na minha opinião é horroroso e não se adequa ao aquario com areia branca.

Editado por Chewbaka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de muito trabalhinho e algumas horitas, eis que o aquário ficou pronto para a sua ciclagem. Ainda me falta arranjar uns quantos pés de valisneria para esconder o equipamento.

Mas para já aqui ficam umas fotos no nosso (meu e da minha cara metade) projecto.

 

Vista geral antes da agua entrar:

IMG_5165.jpg

IMG_5166.jpg

 

Agora a agua a entrar:

IMG_5171.jpg

 

Depois de ter a agua:

IMG_5178.jpg

IMG_5180.jpg

IMG_5179.jpg

 

 

 

Aceitam-se comentários :(

Editado por Chewbaka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui estão as fotos do aqua com vinyl e com o plecostomus.

 

IMG_5204.jpg

IMG_5207.jpg

 

e agora com as valisnerias

 

 

IMG_5219.jpg

 

IMG_5220.jpg

 

IMG_5221.jpg

 

Cá está.... Agora é deixar as vals crescerem... :D

Editado por Chewbaka
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostei de ver, no entanto vou passar imediatamente a citar os defeitos :D

Encontro o termostato um pouco aquém do que deveria ser, se usares um de 200w terias uma poupança de energia, não estaria constantemente a ligar e a desligar, penso eu, também não conheço esses termostatos da tetra.

 

Na saída da água, penso que seria melhor colocar um tubo com furinhos (eu acho que se chama flauta, mas não tenho a certeza), para fazer uma melhor distribuição da água e não sair assim de rajada.

 

As pedras são giras, excepto as duas pequeninas às riscas/pintas pretas, a meu ver não se enquadram, as pedras nessa posição correm o risco de ser derrubadas e não ficam tão harmoniosas como se estivessem no centro do aqua.

 

Poderias ainda colocar mais areia, os ciclídeos gostam de a remover e colocar o layout a sua maneira por entre as pedras e furar entre elas, mandar-lhes areia para cima, etc.

 

Esse aqua tem muito espaço para ser um bom projecto!

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui estão os primeiros lindos ciclideos a povoar o meu aqua...

 

pseudotropheus saulosi:

 

6 Juvenis (um deles parece que já se consegue distinguir ser macho)

 

 

IMG_5439.jpg

 

IMG_5452.jpg

 

 

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"

2 machos e 3 femeas juvenis (ainda estão numa maternidade improvisada visto serem um pouco pequenos para os ter juntos com os saulosis e o plecostomus.

 

IMG_5456.jpg

 

São lindos, o meu muito obrigado aos membros Luis Almeida e Paulo Gomes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Nuno,tudo bem?

 

o teu áqua é igual ao meu(vou vender,pois já arranjei um maior)..gosto muito dessa calha preta plastica em cima e em baixo....o teu layout também está muito bem,sem duvida que isso quer é umas valisnerias maiores...

os pais saulosi desses que te arranjei,vieram para minha casa com o tamanho desses(ou menos)...e foi o membro MiguelSCosta que mos arranjou..

é giro ver no áqua de uma pessoa que estima(tu)...os peixes de minha criação.. :)

 

força com isso,eu tive esse áqua de 120x40x50 até agora....e deu para me divertir e passar um bom bocado a olhar para ele....que se passe o mesmo contigo!!

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...

boas,

 

esta porreiro o teu aquario!

eu no teu lugar começava a pensar numa bomba circulação ou num filtro interno que seria ainda melhor .....

 

nas fotos pelo que vejo, começas a ter muita porcaria a amontuar-se pelas zonas menos "mexidas" do aquario. a meu ver devias meter mais circulação ai dentro de modo a esses detritos serem levantados e sugados para o filtro.

 

eu no meu optei por colocar uma bomba de circulacao e filtro interno ( alem do externo claro ) :thumbup3:

e deixei de ter esse problema! alias, melhorou de tal modo que ja nem preciso de aspirar a areia.

 

de resto parece me bem, talvez so mais uns pes de vallisnerias mas isso ja vai do gosto de cada um.

 

se quizeres posso te dar uns quantos Calliptera para pores na maternidade com esses a crescer, tenho bastantes e a femea ja esta outra vez de boca xeia. so tens de vir busca los a loures.

 

abraços

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais