Fêmea que é macho??


Cris_Nunes

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tinha comprado uma fêmea e um macho betta muito bonitos, para compôr a fauna do meu aqua. O macho, em especial, era um crowntail em tons azuis e roxos lindissimos. Acontece que uns dias depois resolvi comprar outra fêmea e fui à loja onde tinha comprado os anteriores. Trouxe uma pseudo-fêmea, a única que havia na loja na altura. Ela tinha a barbatana um pouco rasgada mas era bastante bonita.

 

Uns dias depois reparo que o meu betta aparece com as barbatanas um pouco rasgadas, mas pensei que fosse do hábito de se encostar ao filtro. Poucos dias depois fiquei chocada quando reparei que este betta já estava sem barbatanas e a ser arrastado pela tal fêmea, acabando por morrer.

 

Por tudo isto acho que esta fêmea era afinal um macho :S mas acho estranho, porque à primeira vista nada me indicava isso, e tive uma pena imensa de ter ficado sem o betta que era lindo...

 

Eu sei que as fotos se veem mal ( a máquina está avariada tem de ser com tlm), mas cá fica, para ver se alguém me consegue "confirmar" esta desconfiança.

 

A tal fêmea que acho ser uma macho

P141209_0928_03.jpg?t=1262126980

 

A primeira fêmea que comprei

P141209_0926_02.jpg?t=1262127008

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

infelizmente isso é quase normal acontecer...já me aconteceu duas vezes...e da última vez até disse à menina da loja que não queria aquela determinada fêmea porque já estava a ver que era um macho com as barbatanas curtas...e mesmo assim a adorável moça impingiu-me-a no meio das outras 3 que trouxe...resultado...o belo macho que eu tinha foi assassinado em dois dias e hoje todos os Bettas que tenho em casa são resultado de criação entre essa "fêmea" e as outras três ;)

 

Os Bettas machos precisam de um volume de agua bastante considerável para desenvolverem as suas barbatanas na plenitude...para além do facto de que precisam de estar isolados uns dos outros...o que por vezes acontece é que ao serem criados vários machos juntos alguns acabam por não desenvolver as barbatanas, ficando muito parecidos com as fêmeas...penso que seja um mecanismo de sobrevivência...desta forma não são tão importunados pelos machos maiores...digo isto em parte por observação daquilo que se tem passado nos meus aquários :)

 

Pena as fotos não serem mais nítidas ;)

 

Boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta. Realmente é bastante chato :S

O meu objectivo nem é fazer criação, porque os tenho num aqua com outras espécies. Só fiquei mesmo triste porque o outro macho era lindo, mas agora também não tenho coragem de trocar este :)

 

Entretanto comprei outra fêmea, vamos lá ver se eles se entendem todos.

Gostava de colocar fotos mais nítidas, vou ver se a máquina dá sinais de vida nos próximos dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Tinha comprado uma fêmea e um macho betta muito bonitos, para compôr a fauna do meu aqua. O macho, em especial, era um crowntail em tons azuis e roxos lindissimos. Acontece que uns dias depois resolvi comprar outra fêmea e fui à loja onde tinha comprado os anteriores. Trouxe uma pseudo-fêmea, a única que havia na loja na altura. Ela tinha a barbatana um pouco rasgada mas era bastante bonita.

 

Uns dias depois reparo que o meu betta aparece com as barbatanas um pouco rasgadas, mas pensei que fosse do hábito de se encostar ao filtro. Poucos dias depois fiquei chocada quando reparei que este betta já estava sem barbatanas e a ser arrastado pela tal fêmea, acabando por morrer.

 

Por tudo isto acho que esta fêmea era afinal um macho :S mas acho estranho, porque à primeira vista nada me indicava isso, e tive uma pena imensa de ter ficado sem o betta que era lindo...

 

Eu sei que as fotos se veem mal ( a máquina está avariada tem de ser com tlm), mas cá fica, para ver se alguém me consegue "confirmar" esta desconfiança.

 

A tal fêmea que acho ser uma macho

P141209_0928_03.jpg?t=1262126980

 

A primeira fêmea que comprei

P141209_0926_02.jpg?t=1262127008

 

Boas o/

 

Realmente nao dá para ver muito bem. mas tenta reparar se a tal femea, q mais parece um macho, tem saliente o ovopositor, mais conhecido como o ponto branco. se tiver a partida é uma femea, a primeira femea q comprei e ainda tenho era e é bastante agressiva :) mas tive a mesma duvida ;)

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

há machos de barbatanas curtas, mas, normalmente esses machos são imbellis,

 

6c12f5be.jpg

 

dessa cor nunca tinha visto, não quer dizer que não seja.

 

Já reparaste se não tem um pontinho branco, ovopositor, debaixo das barbatanas ventrais, pode ser uma fêmea agressiva.

 

Macho:

 

fa59b100.jpg

 

Fêmea:

 

06d3b959.jpg

 

Quando compras os peixes deves perder algum tempo a observa-los, não só se são machos ou fêmeas, mas também se estão de saúde, se comem, pede para dar um bocado de comida, se nadam e não estão sempre no fundo, e no caso dos machos, põe o que queres e outro frente a frente a ver se ele se abre, pois, para o vendedor eles são todos espectaculares...Atenção, não são todos assim, os vendedores!!!

 

Espero ajudar a evitares outro desgosto,

 

Averara76

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na fêmea mais vermelha o pontinho branco é bastante visível, mas na outra que me confunde não, daí que também pense que possa ser um macho. Mas amanhã vou tentar olhar melhor para eles e para esses esquemas (obrigada desde já)!

 

A loja onde os compro é uma loja pequena, onde felizmente há algum cuidado com os animais. A senhora encomenda poucos peixes de cada vez e por isso os bettas estão com outros peixes. Cada macho está num aquário com fêmeas e outras espécies (néons, rasboras, etc).

Tenho estes bettas num aqua de 60x30x30 com um cardume de neons e uma coridora e ainda não tive qualquer problema, à excepção da morte do betta macho. Daí que tenha achado que este betta não fosse uma fêmea agressiva mas sim um macho. Mas realmente certezas não tenho.

 

Já agora, o betta da foto é lindissimo. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. Perdi algum tempo de volta do aquário e realmente consegui ver o pontinho branco na fêmea que eu achava ser um macho. Como entretanto comprei outra fêmea betta, tenho neste momento 3 fêmeas. Esta última evita a primeira, mas ainda não detectei problemas. Aliás a última a ser introduzida afasta-se das outras duas sem que haja agressão por parte destas.

 

A minha pergunta é: Será que arrisco e compro outro macho? Podia o outro ter já algum problema que o tornou especialmente vulnerável à investida da fêmea?

 

A minha fauna neste momento são:

 

8 neons

3 bettas fêmea

1 corydora

(brevemente um otto ou algo do género)

 

Um Bom Ano para todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nao é muito boa ideia ter bettas machos e femeas juntos a nao ser para reproduzir, é claro que há excepcoes mas eu ja tive 3 bettas e com a experiencia aprendi que o melhor e ter o macho num aquario a parte e deixei as femeas no comunitario, ate o peixe se sente melhor e anda mais contente se quiseres posso postar fotos do macho e das femeas que tenho ;)

Resumindo Betta macho com femeas nao a nao ser que eles se deem bem ou que seja para tentar reproduzir. Tb se adquirires um macho dps tens de ter cuidado ao comprares outras especies que o betta macho nao gosta e pronto ja se sabe la vai ele armado em pelintra ataca-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá bom dia!

 

 

Deixem-me discordar de algumas opiniões dadas aqui, ou melhor não é bem discordar é mais a minha opinião.

É possível manter bettas macho e fêmeas juntos sem haver problemas. Até é possível manter bettas machos com machos juntos. O que tem que se ter em conta é o tamanho do aquário e a quantidade e qualidade dos esconderijos que lhes proporcionamos. Logicamente que ainda que lhes demos todas as condições nunca ficaremos com 100% de garantias que não vá haver problemas, pois cada betta é um betta e alguns são muito imprevisíveis.

 

Outra coisa que queria salientar é que não são unicamente os machos que são violentos, as fêmeas também o são, e por vezes tornam-me muito perigosas para com os machos, pois como tem barbatanas curtas são mais ágeis e num embate com o macho terão um forte probabilidade de o conseguir morder. No entanto acontece que normalmente só as fêmeas que são mantidas sozinhas é que atingem um ponto de violência capaz de enfrentar um macho.

 

Espero ter ajudado e não se esqueçam do que escrevi em cima "cada betta é um betta e alguns são muito imprevisíveis"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de comprar um macho mas estou com um bocado de medo. É verdade que introduzi uma nova fêmea betta no aquário e não houve problemas. A mais agressiva fez algumas investidas mas nada demasiado grave e neste momento vivem todos bem.

 

Se encontrar algum macho que goste talvez arrisque :/

 

Obrigada pelas opiniões :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais