tudo a morrer


nunoni

Recommended Posts

ontem tive que esvaziar o aquário quase todo para o poder deslocar. Foi uma TPA de cerca de 90% com água da rede em Lisboa. Tive cuidado com a temperatura. Hoje ao voltar a casa, tenho muitos peixes mortos, e os outros a morrer. Fui ver o pH, estava a 7.4, quando costuma estar por volta dos 6.5. A minha água da torneira costuma sair ligeiramente ácida, hoje à noite fui ver e estava a 7.3

 

Suspeito que tenham sido as chuvadas a alterar a qualidade da água da rede... meti turfa no filtro, e um pH-, e aumentei o CO2. Mas temo que sobrevivam poucos peixes...

 

Alguém notou alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo que sejas antigo no forum mas aqui vai a pergunta.

Colocaste condicionador na água e esperaste as 24 horas, ou não?

Mediste o ph do aquário antes da TPA e depois da TPA?

Os peixes não gostam de variações maiores que 0,5.

É o que sei para ajudar, não moro e nem uso água da rede de Lisboa.

Melhor sorte, é o meu desejo

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ainda fores a tempo compra bactérias. Boa sorte.

 

O último post é devido a um pico de amónia certo?????

Mas o nivel de amónia ainda vai continuar a aumentar, por isso é preferivel comprar as bactérias e fazer as Tpa de 30% antes para as baixar.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo tópico inicial vê-se logo que só fez teste de pH depois caso contrário não teria feito a mudança da forma que a fez....

 

 

nunoni estranha-me muito a tua água não andar com esse pH a muito tempo, a minha chega aos 8 vê lá.

 

 

Se o filtro ficou a trabalhar e o aquário ainda ficou com água (10%) pq razão iria ter um pico de amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo tópico inicial vê-se logo que só fez teste de pH depois caso contrário não teria feito a mudança da forma que a fez....

 

 

nunoni estranha-me muito a tua água não andar com esse pH a muito tempo, a minha chega aos 8 vê lá.

 

 

Se o filtro ficou a trabalhar e o aquário ainda ficou com água (10%) pq razão iria ter um pico de amónia?

 

 

Eu não sei muito de aquariofilia, mas ainda não foi dito nada do condicionador.

Mas caso não tenha sido usado e não tiver esperado que o cloro se dissipe, as bacterias poderiam ter morrido com tanto cloro na água, certo?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente robintiago, se for colocada com alguma pressão e tipo chuveiro o cloro rapidamente se evapora.

 

Há quem faça TPA's directamente da canalização para o aquário (eu sou um deles, mas não sou exemplo para ninguém).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente robintiago, se for colocada com alguma pressão e tipo chuveiro o cloro rapidamente se evapora.

 

Há quem faça TPA's directamente da canalização para o aquário (eu sou um deles, mas não sou exemplo para ninguém).

 

 

Ok, mas deves viver numa zona onde a água vem com pouco cloro?

A água que utilizas é de que zona de Lisboa ou Oeiras com pouco tratamento, certo?

As TPA são reduzidas( de pequeno volume) certo?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tratamento da água é o normal felizmente confirmei que sem cloramina.

 

Na época de seca e primeiras chuvas vem sempre com cloro a mais.

 

Depende, tenho aquários pequenos (camarões) e tenho aquário com 600L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião também. penso que foi a variação acentuada e repentina do pH. agora é esperares nova estabilização do sistema que muito provavelmente deverá conduzir a mais uma ou outra baixa.

vendo as coisas por um outro lado consegues ter uma idéia de quais os peixes que tinhas seriam os mais resistentes. e desculpa lá a solicitação nesta hora dificil mas acho que seria importante partilhares com a malta quais os peixes/especies que resistiram melhor a esta situação.

acho ainda que se vais adicionar o que quer que seja para voltar a teres o pH que tinhas o que vai acontecer é nova oscilação do pH o que poderá ser a machadada final.

olha espera e boa sorte.

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uso condicionador há anos! Com a agitação da água a sair da torneira, o cloro evapora. Como eu, muita gente assim faz, aliás há quem faça ddirecto da torneira para o aqua, sem passar por depósito nenhum. O problema parece ter sido mesmo o pH, não medi à saída da torneira... lembro-me de aqui há uns anos alguém ter tido um problema semelhante, ter feito TPA depois de chuvadas fortes, e algu

em ter dito que nessas alturas a água que vai parar aos depósitos pode ter parâmetros diferentes dos habituais.

 

Já agora, moro na Graça!

 

Enfim, estou a pagar o preço da falta de cuidado... fica aqui o aviso ao pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente e provavel que s chuvadas alterem o pH da agua bem como o modo que a tratam!

com o TPA de 90% acabaste por fazer variar bruscamente a qualidade da agua e especialmente o pH

a variaçao acho q foi demasiado grande.

poucas bacterias tambem pode bem estarem a ajudar as mortes!

tudo isto e pouca agua do aquario durante algum tempo deve ter unduzido muito stress nos peixes

os menos resistentes foram-se mas os outros podem safar se

mas ha que dizer que tas numa situaçao complicada. devias de fazer TPA muito frequentemente, mas quanto mais fazes mais sobe o pH...

boa sorte com isso.

nao sei de quantos litros e o teu aqua mas como medida de emergencia nas TPAs acrescenta um pouco de agua de compra que e acida

assim sempre equilibras o pH ate arranjares um soluçao melhor :)

 

admira me a tua agua da companhia ser ligeiramente acida.

sou de leiria e ca a agua da companhia e a 8.0!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este aqua é de 160l, o que fiz foi meter turfa para baixar o pH, carvão activado para eliminar alguma porcaria que a água tivesse, e um químico para baixar o pH um pouco. Hoje de manhã havia mais 6 peixes mortos.

 

Neste momento sobrou o casal de Bettas (os seus filhotes que já estavam meio crescidos morreram!), 2 ou 3 Otos (eram 5 ou 6), 1 Ancistro, e 2 ou 3 Kulis. Já parecem estar bem agora, acho que vão aguentar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.