Mistério dos Debelius


AJF

Recommended Posts

Bom dia,

venho aqui para tentar descobrir o que é que aconteceu com os meus dois debelius.

Factos:

-Nano reef com 100 litros, já tem cerca de 6 meses.

-Rocha viva no inicio veio toda de aquários de outros membros, maturada portanto e à partida sem seres "chatos".

-Os debelius já cá estão há cerca de 1 mês, estavam em perfeito estado de saúde, ontem tiveram a comer e estavam os dois impecáveis.

-Após a entrada dos debelius, apenas ontem coloquei 3 corais que apesar de só agora as luzes se terem ligado, estão de óptima saúde assim como os outros.

- Corais: Sarcophytons, fungia, euphylia sp, euphylia ancora, lobophylia, green star polips, calaustrea.

 

Não adiciono qualquer suplemento, apenas TPA's que vou buscar ao cabo raso aos 100 litros, não fui buscar água nova logo pode tar contaminada.

 

Hipóteses a meu ver:

- Algum caranguejo que veio numa rocha, à noite às vezes oiço estalidos, não me parece que seja um mantis senão um dos outros membros já tinha tido problemas, e os peixes estão todos ok.

- Algum parametro que afecte em especial os camarões que não afecte corais ou peixes?

- Os dois debelius pegaram-se à tareia. ( supostamente são compatíveis)

 

Um deles já está morto, o segundo está de pernas para o ar e ainda mexe as "barbatanas" .

 

Se alguem tiver alguma ideia do que possa ter acontecido agradecia, estou bastante curioso.

Obrigado

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, lê aqui:

 

 

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=697

 

 

The Blood Red Fire Shrimp, also known as Blood Shrimp, Fire Shrimp, or Scarlet Cleaner Shrimp, is one of the most popular shrimp in the aquarium hobby. It has a blood-red body with white spots and long white antennae. Depending on which region of the Indo-Pacific from which it originates, it may have the white dots just on its carapace, or covering its entire body.

 

The Blood Red Fire Shrimp prefers a habitat providing it with a cave or overhang where the lighting is not too intense. While it will tolerate its mate, others of its own kind will be chased away or harassed. It is generally peaceful with most other organisms in the reef system unless they impinge on its territory. As a "cleaner shrimp," it will set up cleaning stations and remove dead tissue and parasites from fish that present themselves. It will also scavenge for meaty bits along the substrate bottom. Often, only its antennae will be visible. It will not tolerate copper or high levels of nitrates in the aquarium, but will require correct levels of iodine in the water to promote proper molting.

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha tido oportunidade de ler, é possível terem-se morto, mas não acho que seja a explicação mais provável pois um é duas vezes o tamanho do outro, e o maior é que já está morto... O outro mais pequeno está em mau estado.

 

Relativamente aos parametros, é o mais provável no entanto todos os corais estão impecáveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais