posso colocar esta rocha??


Recommended Posts

Viva,

 

Hoje fui à procura de pedras para o meu aquário e encontrei um sítio que tem bastantes. Todas pretas e que aparentemente não acusam calcário quando raspadas e colocadas em contacto com vinagre.

 

No entanto têm diversos pontos que me parecem ser de ferrugem. Será que as posso colocar no aquário?

 

Anexo uma imagem.

 

IMG_4358.jpg

 

Abraço,

 

ARAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso parecem ser basaltos... é normal terem essas cores, e não tens de te preocupar. Não fazem mal nenhum ao aquário, muito menos aos seres vivos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso parecem ser basaltos... é normal terem essas cores, e não tens de te preocupar. Não fazem mal nenhum ao aquário, muito menos aos seres vivos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Viva,

 

Já as fervi e coloquei no aquário.

 

Obrigado pela ajuda,

 

ARAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não precisavas de as ter fervido.. bastava ter passado por água e esfregado com uma escova de cerdas rijas. Ferver pedras só gasta energia desnecessariamente...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferver pedras só gasta energia desnecessariamente...

 

hm, não depende da sua origem? Se por ex estiveram num curso de água, ou na praia, podem ter bactérias e depois começar a cheirar mal, ou não? Eu já usei pedras vindas da praia, e fervi sempre, o que me foi aconselhado aqui no fórum por estes motivos, e pareceu-me fazer sentido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basaltos em Sintra ? ;)

 

André por incrivel que pareça a região da grande lisboa era um grande complexo vulcânico a alguns milhões de anos. Podes encontrar basalto facilmente perto da praia do Guincho ou mais a norte na região de mafra ate à Praia do Magoito. :medieval_mace:

Editado por alexandre22pt

Ass: Alexandre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

hm, não depende da sua origem? Se por ex estiveram num curso de água, ou na praia, podem ter bactérias e depois começar a cheirar mal, ou não? Eu já usei pedras vindas da praia, e fervi sempre, o que me foi aconselhado aqui no fórum por estes motivos, e pareceu-me fazer sentido!

Eu compreendo a tua preocupação... aliás, eu também já fervi areão de rio comprado na loja.

 

Obviamente que parti do princípio que as pedras não tinham sido apanhadas num curso de água... nesse caso faz sentido. Em todos os outros, eu prefiro reger-me pela minha regra empírica: "Bactérias e outros bicharocos que existam fora de água, não se dão dentro de água". Sem contar que uma lavadela aliada a uma esfrega, é bem capaz de tirar grande parte desses bichos todos. E também tens a questão que nem todos esses micro-organismos morrem a 100º C.

Como sabes, bem melhor do que eu, uma pedra tem um calor específico enorme. Daí ter dito que era um gasto de energia desnecessário. Eu gosto de pensar que uma simples lavagem e esfrega dá conta do assunto. Óbvio que não é baseado em factos científicos, mas até hoje nunca tive qualquer problema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Basaltos há-os em muito sítios perto de Lisboa. Não sou a melhor pessoa para os indicar, mas posso dizer que já os apanhei em Monsanto e Campo de Ourique. Deduzo que os haja em muitos mais locais...

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

O que me preocupa nem são as bacterias, mas sim as manchas que as pedras apresentam que parecem ser ferrugem. Em relação ao ph, estas pedras não o alteram.

Olá,

 

Eu às vezes vejo por aqui afirmações que fico sem perceber...

 

Porquê?

 

Eu percebo que as bactérias não preocupem, pois se a pedra foi fervida e re-fervida, realmente só por milagre terão sobrevivido...

 

Mas porquê a ligeireza em afirmar baseado numa mera foto, pouco perceptível, que as pedras não alteram o Ph??

 

Eu, em casos semelhantes julgo que em vez de se afirmar deve dizer-se "eu acho que" ou "eu julgo que", não quero dizer que a afirmação não esteja correcta, se calhar está, eu apenas não me atreveria a fazê-la com esses parcos elementos...

 

E, precisar conhecimentos, sobre quem não os tem, pode ter efeitos que não gostamos.

 

Opinar sim, mas se não temos certezas acho que devemos sempre deixar uma "abertura".

 

Se tem realmente a certeza no que afirmou, as minhas desculpas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

sou da ilha da madeira e ja vi toneladas de pedra vulcanica, essa da foto me pareçe basalto mas nao dou a certeza.

o basalto nao tem ferrugem em lado nenhum, pode essa pedra ter mais depressa mistura de outros tipos de rocha, parece ate um graos de areao ou outra coisa qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois em certos volcões! este exenplo em cima é o mesmo de o ouro existe em todo o lado a percentagem de estraçao da pedra a que muda drasticamente.

certas zonas tem ouro mas os custos nao compensam, como o basalto, estao a falar de percentagem de ferrite e magnesio, cá na madeira se tivesse esses valores nao faltava era minas por tudo o lado, como nao tem, só tem tuneis.

meus amigos, se vamos fazer comparaçoes entao levo-vos um basalto cá da madeira e compara-se a um do continente a nivel de percentagem ira revelar diferenças na concentraçao de minerais cristais.......

quem disse que o basalto era todo igual? quantos tipos de volcões voçes conheçam?

tenho baslto no aqua e ferrite? nem de lupa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.