TEDIO..........


Recommended Posts

E uma duvida que tenho, porque e so Oscares??

Tirando raras excepcoes, topicos e topicos sobre.............OSCARES.

Nao ponho em causa o animal e o seu comportamento e beleza, mas porque sera que nao vejo topicos sobre Aequidens, Cichlasomas, Crenicichlas, Cryptoheros (escepto Nigrofasciatum), Geophagus, Gymnogeophagus, Satonopercas, Heros (raramente), Mesonautas....................

E outros que nem me atrevo a mencionar (Cichlas por ex.).

Sera falta de interesse? conhecimento? desponibilidade logista?

Talvez de tudo um pouco...............

Se calhar havera quem diga, ha forums especificos.....

Certo, e porque nao neste tambem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será pq não há utilizadores com interesse em partilhar as suas histórias sobre esses animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o problema sao as lojas

 

 

Nas lojas, em maioria tem a disposicao ou a vista oscares enquanto heros , geophagus etc sao mais raros e so se custumam ver nas listas de importacoes nao nas lojas.

 

depois os oscares desde muito pequenos apresentam cores vistosas que chamam a atencao aos iniciantes no hooby enquanto uns heros ou uns Herichthys carpinte enquanto pequenos tem cores mais desbatidas ou seja devem vender menos, e nas lojas nao se custumam vender muitos oscares , heros etc adultos que tem todos a volta de 20cm era capaz de sair dispendiozo para as lojas a nivel de espaco e manutencao.

 

acho que maior parte do pessoal que tem as especies que mencionas te descobriu na net e ficou interecada ou por amigos

 

eu de tanto falar com amigos ja peguei o vicio dos ciclideos de grande porte a dois amigos um esta a montar um aquario de oscares outro tem um aquario estilo primitivo de ciclideos e nao so.

 

acho que so nos conseguimos propagar estas especies no mundo aquatico em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Penso que o dominik1994 tem toda a razão. Eu pessoalmente de todos os que mencionas-te apenas conhecia mesmo o Oscar. Sou novo nestas andanças, sempre tive aquários de peixes mais pequenos, e parece-me ser verdade a falta de interesse das lojas em dar a conhecer outras espécies igualmente bonitas ao oscar (apesar de compreender ser dispendioso).

 

Desde já agradeço por me teres dado a conhecer mais essas :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas vezes o problema de as lojas apostarem em outras especies, é não se venderem... Geralmente saiem mais caros que os oscares e em pequenos, maioria não apresenta as colorações com que vão ficar em adultos.

é uma questão de perguntarem na loja onde costumam ir se podem encomendar.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Oscar é Oscar e o resto é conversa ... cof cof :))

 

Tudo o que falaram está certo, mas não se podem esquecer que um Oscar é algo bem especial, não estamos a falar de um peixe com um comportamento banal.

Eu estou aqui sentado a teclar com o aquário a 10 cm de mim, tenho a luz do aquário apagada, o oscar deitado no fundo no relax e foi so virar a cabeça para o aquario e olhar para ele que ele saiu logo da cama e veio até ao pé de mim.

Este tipo de comportamentos não se encontra em todos os peixes, penso que não se encontra é em nenhum a não ser o Oscar, tenho um synodontis que se eu encostar a cara ao vidro ele vem até mim, mas se virar a cabeça apenas para o aquario e olhar para ele, ele nem me liga :oP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar havera quem diga, ha forums especificos.....

Certo, e porque nao neste tambem???

 

Existem alguns forums mais especificos, em que o pessoal prefere estar.... e falar, outros nem nos forums falam, devem estar fartos

 

Emanuel, porque, e falo no meu caso, tambem participo em alguns forums estrangeiros, e não tenho tempo para me dividir por muitos mais

 

Este tipo de comportamentos não se encontra em todos os peixes, penso que não se encontra é em nenhum a não ser o Oscar, tenho um synodontis que se eu encostar a cara ao vidro ele vem até mim, mas se virar a cabeça apenas para o aquario e olhar para ele, ele nem me liga P

 

Isso de o Oscar ser o unico, acho que é vindo de quem so teve Oscares, muitas outras especies de ciclideos têm comportamentos desse genero.... e atenção que tenho Oscares, mas não só.

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de o Oscar ser o unico, acho que é vindo de quem so teve Oscares, muitas outras especies de ciclideos têm comportamentos desse genero.... e atenção que tenho Oscares, mas não só.

 

cumps,

 

Rui Correia

 

 

Pois não duvido, mas que o Oscar não é um peixe qualquer, isso não é, e entendo prefeitamente o facto de muita gente o ter ou querer ter, já tive muito peixe e nunca tive nenhum que andasse perto do que um oscar é :oP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao e a especie que esta em causa (Oscar), longe disso, nao foi esse o motivo que me levou a abrir este Topico, mas a falta de interesse ou procura ou oferta de outras especies de medio-grande porte.

Porque ha imensas, umas raras outras nem por isso.

Quanto ha oferta......essa funciona mediante a procura.

 

Exemplo: CRENICICHLA COMPRESSICEPS

DSC04668.jpg

 

AEQUIDENS DIADEMA "wild Peru"

DSC08718.jpg

 

HEROS sp.

page_18_upper.jpg

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emanuel, acho que acaba por ser um pouco de falta de conhecimento, sobre outras especies, e tal como aqui disseram, o oscar é dos ciclideos mais comuns em lojas.

Por exemplo, muitas pessoas nem sabem que exitem mais duas especies de Oscares: crassipinis e oribiculatus, para alem de ocellatus. Se bem que no caso de orbiculatus, as opiniões não são consensuais.

è normal nimguem conhecer, porque não se encontram á venda em Portugal......

 

Emanuel, esse Heros sp. parece-me ser mesmo o verdadeiro H. severus, bastante raro cá por Portugal!!!! bem bonitos os diadema, e claro a Crenicichla

 

Pois não duvido, mas que o Oscar não é um peixe qualquer, isso não é, e entendo prefeitamente o facto de muita gente o ter ou querer ter, já tive muito peixe e nunca tive nenhum que andasse perto do que um oscar é P

 

Eric tens muito mais exemplos de Ciclideos, com comportamentos assim:

 

Tenho um H. carpintis, cá por casa, que por cada toque com os meus dedos no vidro, ele vai e empurra o termoestato contra o vidro, e volta á mesma posição. Se não lhe ligo e estou a ver televisão faz o mesmo...e se apago a luz dos Oscares que estão num aquário em frente não gosta, e volta a bater com o termoestato ou arrasta um vaso de barro que tenho no aquário.... para mostrar que fica irritado.

 

Tens casos de P. maguenses e dovii´s que tudo o que esta na sala, fora do aquário é deles, e ficam doidos dentro do aquário se alguem lhes tenta tocar, havia o caso de um aquariofilista americano que tinha um dovii, que achava que o gato lá de casa era dele, e não queria que ninguem lhe tocasse.

 

Como vês há muito mais peixes com o mesmo tipo de personalidade, para além dos Oscares.... mas sim, são sobretudo ciclideos.

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então por ignorancia minha julgava que não, mas são todos ou só alguns ? o que escreveste é novo para mim, normalmente ando sempre a ler cenas sobre Ciclideos e nunca tinha lido nada parecido :puppydogeyes:

 

O meu oscar por exemplo passa-se da cabeça sempre que me deito na cama e me tapo, o acto de me tapar é terrivel fica mesmo maluca, tenho de andar sempre à mostra e de preferencia aqui no pc a um palmo dela

 

Já agora fica aqui o meu Heros que o resgatei de uma loja bem mal tratado (entregue por alguem), e que acabou por não se safar (Hole in the head).

 

herosseverus.jpg

Editado por Eric Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não duvido, mas que o Oscar não é um peixe qualquer, isso não é, e entendo prefeitamente o facto de muita gente o ter ou querer ter, já tive muito peixe e nunca tive nenhum que andasse perto do que um oscar é :oP

outros peixes? se dissesses outros ciclideos!!! os ciclideos sao peixes espertos.... todos no geral, mesmo pequenotes. Ao contrario dos outros peixes, penso que a personalidade dos ciclideos e compatibilidades deve ser tratada diferentemente da dos outros peixes em geral.

 

AEQUIDENS DIADEMA "wild Peru"

DSC08718.jpg

curti imenso este. espero que nao seja so foto. gostei muito das fotos dos apistos macmasteri, mas ao vivo nao achei o peixe tao interessante como na foto...

 

 

Emanuel, acho que acaba por ser um pouco de falta de conhecimento, sobre outras especies, e tal como aqui disseram, o oscar é dos ciclideos mais comuns em lojas.

pois!

 

Quanto aos oscares, entendo perfeitamente a sua popularidade, não há muitos peixes de água doce no comercio com este tipo de coloração. rivaliza com agua salgada.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

curti imenso este. espero que nao seja so foto. gostei muito das fotos dos apistos macmasteri, mas ao vivo nao achei o peixe tao interessante como na foto...

 

Os ciclídeos têm uma panóplia cromática enorme... eles comunicam pela cor, pelas barras verticais, por aspectos gestuais e, sim, estudos indicam também que através de sinais sonoros.

 

Quando vês um ciclídeo em foto, geralmente, vês os aspectos que quem a tirou acha mais interessantes, quer a nível comportamental, quer a nível de exibição de cores... depois, se os vais ver a uma loja - stressados - ou às vezes até a casa de um amigo, eles não apresentam a sua melhor condição... tenho apistogrammas que quando os vêm ver ficam pálidos... não reconhecem quem está do outro lado do vidro e stressam, mas havias de os ver com a minha filha a bater no vidro... nem se assustam, vêm à frente exibir-se!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo um ciclideo é um quê ? .... uma avestruz não de é certeza

 

 

Os Peixes da familia Cichlidae são diferentes dos Peixes de outras familias, mas continuo com a minha opinião um Oscar é algo fora do normal :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ricardo tocou num ponto fulcral, os peixes apresentam nas lojas uma coloracao muito menos intensa do que num aquario ja perfeitamente ambientados (salvo raras excepcoes).

Alem disso a inumeros outros aspectos que podem contribuir para que um peixe apresente uma coloracao intensa.

Na foto que tirei a Crenicichla, o tom que apresenta e de stress ou agressivo, ai intensifica o dorso escuro, raiado a dourado.

Os Diadema, nao consegui apanhar metade da beleza que demonstram perante os meus olhos, nao se ve a quantidade de pontos e marcas na cara de cor azul.

Sou pessimo fotografo.

A foto do Heros, nao e minha Rui, mas ja tive varios Heros e os proximos serao os H. Efasciatus.

 

Cumps. a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ciclídeos têm uma panóplia cromática enorme... eles comunicam pela cor, pelas barras verticais, por aspectos gestuais e, sim, estudos indicam também que através de sinais sonoros.

 

Quando vês um ciclídeo em foto, geralmente, vês os aspectos que quem a tirou acha mais interessantes, quer a nível comportamental, quer a nível de exibição de cores... depois, se os vais ver a uma loja - stressados - ou às vezes até a casa de um amigo, eles não apresentam a sua melhor condição... tenho apistogrammas que quando os vêm ver ficam pálidos... não reconhecem quem está do outro lado do vidro e stressam, mas havias de os ver com a minha filha a bater no vidro... nem se assustam, vêm à frente exibir-se!

eu tenho de ciclideos tenho boca de fogo, kribs e escalares... os boca-de-fogo variam imenso de aspecto, sao fascinantes, nao sei porque pouca gente os tem aqui... a questao é que li que ha duas variações de apistos macmasteri... uma natural e outra obtida por selecção, e fiquei indeciso, alem de em personalidade do peixe nao ia saber o que ia levar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente, ao comportamento, há ainda a questão, de que por norma, peixes com uma grande ligação ao dono, são aqueles que estão sozinhos.

 

Porque é que os relatos são mais frequentes em Oscares, Managuenses, Midas (citrinellum)!!!!!! Porque crescem imenso, não são nada amigáveis mesmo com as femeas, ...e acabam sozinhos dentro do aquário. Acabando depois por criarem esta ligação com o tratador......com os papagaios (Aves), que temos em casa num poleiro, acontece precisamente o mesmo.

 

Eric, tenho 3 Oscares juntos, dos quais se formou um casal... e não me ligam nehuma, nem mostram grande inteligência para com a minha pessoa....claro que têm entre eles comportamentos fabulosos de hierarquias....... se calhar se eu tivesse um Oscar sozinho seria diferente......mas tambem o seria concerteza com qualquer outra especie de ciclideo

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya é outro ponto com logica esse que falas, se bem que a minha não está sozinha mas também não está com nenhum da especie dela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya é outro ponto com logica esse que falas, se bem que a minha não está sozinha mas também não está com nenhum da especie dela

 

Quando falo em sozinho, refiro-me á propria especie, um Oscar não cria relações com synodontis...não devem ter muito para dizer um ao outro :discuss_gathering:

 

Se tivesses la outro Oscar, das duas uma, ou se tentavam matar, ou eram os melhores amigos...tambem depende do tamanho do aquário

 

 

 

Já que é para dar a conhecer mais uns bichinhos, e porque o pessoal se queixa de falta de cores, aqui fica um Green Texas, ou carpintis por o seu nome ser Herichthys carpintis, cheio de personalidade e atitude.

 

DSCN0008-1.jpg

 

DSCN0013-1.jpg

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais