primeiro salgado .. 350lts


ricardo,z

Recommended Posts

Viva, o PH parece estar ligeiramente alto. Tas a fazer adição de Kalk?

Relativamente aos nitratos e fosfatos experimenta usar algas ou Mangues para os baixar. São capazes de te reduzir isso a zero.

A salinidade tenta subir para os 1.025. Eu tb tenho o meu a 1.023 mas tou agora a subir devagarinho para os 1.025.

O cálcio e o Magnésio estão bem.

 

Ja agora mete uma foto dos novos habitantes :P

 

boas ,

o ph tenho visto no teste da sera, esta entre 8 e 8.5 mas mais para os 8.5 talvez 8.3/8.4 ... nao faco adicao nenhuma de kalk nem de outro aditivo qualquer , apenas os minerais para agua de osmose e o sal da elos ....

em principio vou utilizar algas numa divisao sump , mas ainda tenho de arranjar uma iluminacao decente...

em relacao a salinidade tenho medido com um densimetro(nao acho muito fiavel) , para o mes que vem estou a pensar adquirir um refractometro , e ai terei a certeza do nivel de salinidade , e alterarei para os 1025 ...

as fotos , logo ja posto se conseguir tirar foto ao salarias ramosus , pois desconfio que ele agora durante uns dias ande escondido , ao pepino tirarei com certeza ...

 

obrigado pelo comentario e sugestao ...

 

cumprimentos ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

em principio vou utilizar algas numa divisao sump , mas ainda tenho de arranjar uma iluminacao decente...

Eu tenho uma mini-calha de 2X18W. Arranjas isso facilmente. Podes inventar tu um sistema comprando cenas no Aki ou pergunta na Aqua-Eden aqui no forum.

 

em relacao a salinidade tenho medido com um densimetro(nao acho muito fiavel) , para o mes que vem estou a pensar adquirir um refractometro , e ai terei a certeza do nivel de salinidade , e alterarei para os 1025 ...

Compra isso urgentemente. Eu andava com um densimentro da TMC a pensar que tinha a agua a 1.024 e depois que recebi o refratometro fui medir e tava a 1.029 (densimentro calibrado para agua a 25 ºC e medições em agua a 25 ºC).

Portanto a fiabilidade desse género de medidores anda muito perto do zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma mini-calha de 2X18W. Arranjas isso facilmente. Podes inventar tu um sistema comprando cenas no Aki ou pergunta na Aqua-Eden aqui no forum.

 

 

Compra isso urgentemente. Eu andava com um densimentro da TMC a pensar que tinha a agua a 1.024 e depois que recebi o refratometro fui medir e tava a 1.029 (densimentro calibrado para agua a 25 ºC e medições em agua a 25 ºC).

Portanto a fiabilidade desse género de medidores anda muito perto do zero.

 

pois , e por isso mesmo que quero adquirir um refractometro, no mes que vem ...

 

obrigado pelo aviso ...

 

cumprimentos ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os valores apresentados são normais para quem ainda está no ciclo do aquário. Os nitratos vão baixar com a introdução de corais, maturação da rocha etc.

 

Em relação ás algas, para funcionarem têm que ser muitas, e não pode lá passar a água toda da sump... tem que passar apenas um "fio" de água.

 

Abraço.

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os valores apresentados são normais para quem ainda está no ciclo do aquário. Os nitratos vão baixar com a introdução de corais, maturação da rocha etc.

 

Em relação ás algas, para funcionarem têm que ser muitas, e não pode lá passar a água toda da sump... tem que passar apenas um "fio" de água.

 

Abraço.

 

boas joao ,

sim penso que os valores estao normais para o inicio , em relacao as algas , estou a pensar fazer uma divisoria na sump com acrilico de modo a passar pouca agua, mas ainda tenho de arranjar uma luz para a sump .. e organizar melhor aquilo pois e fios pr todo o lado ..

 

obrigado pelo comentario ....

 

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,

 

ontem antecipei me na compra do refractometro , tinha dito para o mes que vem mas comprei ontem, comprei o da tmc ...

hoje fui medir a salinidade e tal como suspeitava a salinidade esta a 1028 , por isso estou a pensar fazer uma pequena tpa logo para baixar um pouco a salinidade, e nos proximos 2 ou 3 dias espero fazer mais algumas pequenas tpa`s para atingir os 1025 , fazer em varias para nao ser uma mudanca muito brusca.. (penso estar a fazer bem assim , senao corrijam me) ...

em relacao a fotos dos novos habitantes , tirei algumas fotos vou postar aqui 2 do holothuroidea ( pepino do mar preto ) , e 1 pessima foto do salarias ramosus , mas penso que da para identifica lo .... a foto esta pessima pela qualidade da maquina , do fotografo , e de ele estar sempre escondido , penso que para a semana ja estara mais ambientado e será mais facil fotografa lo , esta foto foi um "deslize" dele , apanhei o distraido e foi a unica maneira que deu para tirar a foto ;) ....

 

holothuroidea ( pepino do mar preto )

 

gallery_18787_1925_1132464.jpg

 

gallery_18787_1925_237698.jpg

 

 

salarias ramosus

 

gallery_18787_1925_735422.jpg

 

 

se calhar muita gente se questiona sobre a compra do pepino do mar , é feio , nao dá vida ao aquario , etc ..

bem , a escolha foi pela utilidade dele no aquario , pelo que tenho lido por ai , ele da um jeitinho bastante util no areao , aqui em portugal nao tenho visto muita gente utiliza los , mas em sites do brasil tenho lido que e quase um habitante obrigatorio na equipa de limpeza .. no meu aquario nao quero so fazer um "quadro" ou um aquario todo bonitinho , quero fazer um sistema em que os habitantes interajam entre eles e cada especie tenha a sua funcao util dentro do aquario ... claro que tambem seja um aquario bonito como e obvio ! :)

 

bem , por hoje acho que é tudo ... sugestoes e criticas sao bem vindas para me ajudar a que tudo corra bem ....

 

entretanto se conseguir tirar uma foto decente ao salarias posto aqui ... senao, quando houver novidades aqui estao elas ...

 

cumprimentos ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pepinos do mar normalmente não são colocados não por serem feios, mas sim pelo seu veneno:

Além das Maçãs do Mar, há vários outros animais que podem produzir e libertar Holoturina. Aqueles apelidados de pepinos do mar encontram-se entre esses, e tal como as Maçãs do Mar, pertencem aos Holoturideos. Os pepinos do mar são frequentemente sugeridos como bons detritivoros, o que de facto são, e muitos aficionados mantêm-nos sem quaisquer incidentes. Embora o veneno libertado pelos pepinos do mar não seja tão concentrado como o das Maçãs do Mar, várias espécies de pepinos do mar vendidos no comércio, são capazes de produzir e libertar Holoturina como mecanismo de defesa. Este fenómeno é frequentemente anunciado pela evisceração dos órgãos internos designados por Tubos de Cuvierianos ou Órgãos Cuvierianos, após o que a Holoturina é libertada. Se tiverem um destes animais e presenciarem um tal acontecimento, devem remover os órgão eviscerados e efectuar trocas de água assim como escumação intensa e usar carvão activado. Esta acção, embora não sendo uma garantia, mostrou ser boa ajuda para minimizar as perdas.

http://www.reefforum.net/view.php?pg=reefs_magazine3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pepinos do mar normalmente não são colocados não por serem feios, mas sim pelo seu veneno:

 

http://www.reefforum.net/view.php?pg=reefs_magazine3

 

sim , ja tinha lido esse artigo(entre outros , claro) ...

 

os pepinos normalmente so libertam esse veneno se atacados , stressados , e aquando da sua morte.

no meu caso penso que nao correrei o risco de ele ser atacado pois os habitantes que introduzirei no aquario seram todos extremamente pacificos , a nivel de stress penso que nao será problema , e a nivel da morte há varios factores antecedentes que "avisam" , eles normalmente antes de morrerem comecam a "desfazer se" e penso que todos temos o habito de passar algum tempo em frente ao aquario a desfrutar da beleza dele , a ver se esta tudo bem , ver se ha indicios de doenca , ver se ha baixas , etc ....

portanto optei por adquiri lo , e aproveitar a sua "mao-de-obra" para beneficio do aquario , mas claro que se notar algo suspeito em relacao a ele , algum indicio ou alguma coisa que nao goste nele , nao hesitarei em retira lo do aquario ...

 

obrigado pelo aviso , pois se nao soubesse o que tinha introduzido no aquario , este aviso poderia ter sido a salvacao ;) ...

 

cumprimentos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia ,

 

ontem fiz uma tpa de cerca de 30litros para baixar a salinidade ... cerca de 2 horas depois a salinidade estava a 1026 , penso que foi uma descida um pouco acentuada do nivel de sal , mas nao pensei que fosse baixar tanto so com uma pequena tpa ...

hoje irei fazer outra tpa mais pequena (cerca de 20 lts) e limpar o copo do escumador , pois o copo esta cheio de "lama" , logo postarei uma foto do copo do escumador pois parece que consegui afinar aquilo em condicoes (finalmente) , pus a fazer uma escumacao mais seca e parece estar a trabalhar muito bem ...

e quero ver se posto tambem uma foto decente do salarias ...

para a semana estou a pensar introduzir um novo peixe , ainda nao decidi qual , mas esta semana quero pensar nisso .. se houver sugestoes agradeco ..

 

para ja é tudo ...

 

cumprimentos a todos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Antes de te alertar para o pepino alerto-te para a baixa de salinidade.... esta deve ser feita muito suavemente. Pois aquando da TPA, estás a descer bruscamente a salinidade e igualmente o PH, entre outras coisas, podendo provocar destabilizações no aquário. Faz aos poucos, e espassadamente.

 

O pepino, pois é..... acho que é um erro. O que é que eles comem/filtram ? A Areia e suas impurezas. Ora se não tens peixes, não alimentas o aquário, e o teu areão ainda está virgem. Meter este tipo de animais filtradores num ínicio de aquário pode levar há sua morte por falta de alimento, e acho que estes casos quando acontecem é mesmo de lamentar, pois fizemos passar um mau bocado ao animal...

 

A salária, acho que foi uma boa introdução para te começar a limpar a rocha.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Antes de te alertar para o pepino alerto-te para a baixa de salinidade.... esta deve ser feita muito suavemente. Pois aquando da TPA, estás a descer bruscamente a salinidade e igualmente o PH, entre outras coisas, podendo provocar destabilizações no aquário. Faz aos poucos, e espassadamente.

 

O pepino, pois é..... acho que é um erro. O que é que eles comem/filtram ? A Areia e suas impurezas. Ora se não tens peixes, não alimentas o aquário, e o teu areão ainda está virgem. Meter este tipo de animais filtradores num ínicio de aquário pode levar há sua morte por falta de alimento, e acho que estes casos quando acontecem é mesmo de lamentar, pois fizemos passar um mau bocado ao animal...

 

A salária, acho que foi uma boa introdução para te começar a limpar a rocha.

 

Abraço

 

boas ,

 

sim a baixa de salinidade nao era para ser tao rapida , eu nao pensei que fosse tao rapida apenas com aquela mudanca , foi um erro e espero que nao me traga dissabores ...

em relacao ao pepino achas que deveria so introduzi lo mais tarde ?

espero que com esta mudanca brusca a salaria nao sofra com isso ...

 

obrigado pela ajuda ..

 

abraco

Editado por ricardo,z
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, tenho 2 perguntas a fazer-te:

 

Iluminação: Apenas tens 2 lâmpadas brancas, isso não será pouco, se quiseres ter alguns corais? Penso que apenas as luzes brancas participam na fotossíntese.

Circulação: A tua sunsun é muito barulhenta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, tenho 2 perguntas a fazer-te:

 

Iluminação: Apenas tens 2 lâmpadas brancas, isso não será pouco, se quiseres ter alguns corais? Penso que apenas as luzes brancas participam na fotossíntese.

Circulação: A tua sunsun é muito barulhenta?

 

 

boas ,

 

a iluminacao , e fraca para este aquario , aquela calha comprei para o aquario mais pequeno que estava a montar (180lts) ... depois apareceu um negocio e fiquei com este aquario ... na minha opiniao seria bom uma calha de 6 lampadas de 54w , que mais tarde tenciono comprar , mas para ja nao vou por sps ... apenas os irei por quando tiver as condicoes ideais para eles ...

 

a circulacao , inicialmente comprei as 2 tunze (que era para o outro aquario) , mas como era pouca circulacao para o aquario , optei por comprar a sunsun... mais tarde gostava de comprar a vortech , ou 2 tunze 6055 regulaveis com controlador ... o barulho nota se um pouco , mas para ja nao e nada de outro mundo , mas ja sei que mais dia menos dia vai comecar a fazer mais .. so comprei a bomba para desenrascar, e para isso serve ... é apenas temporaria ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também iria comprar a sunsun só para desenrascar.. mas tenho o aquário na sala, e não me convém ter uma bomba que faça muito barulho. Obrigado pela resposta.

 

o meu tambem esta na sala , mas como os quartos sao no andar de cima , quando a bomba comecar a fazer mais barulho nao me deve fazer grande diferenca ... mas e uma bomba para trocar !

 

se poder ajudar em mais alguma coisa diz ... (apesar de nao perceber muito disto:))

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia ,

 

ontem adquiri 2 Amphiprion ocellaris , para ja nao vou por mais peixes no aquario , vou aguardar mais um mes ate colocar mais um peixe ...

acabei tambem por nao fazer outra tpa para baixar a salinidade , como a mudanca anterior foi muito brusca , vou deixar assim mais 1 ou 2 semanas e ai faco a tpa ...

o salarias ramosus esta se a ambientar bastante bem , ja se ve mais pelo aquario , e tem dado um jeitinho nas rochas ...

agora tenho aqui uma duvida ... o fotoperiodo que tenho é de 4 horas , ja posso aumentar 1 ou 2 horas ou deixo assim nas 4 horas ?

se me poderem ajudar agradeco ..

 

cumprimentos , a todos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia ,

 

ontem adquiri 2 Amphiprion ocellaris , para ja nao vou por mais peixes no aquario , vou aguardar mais um mes ate colocar mais um peixe ...

acabei tambem por nao fazer outra tpa para baixar a salinidade , como a mudanca anterior foi muito brusca , vou deixar assim mais 1 ou 2 semanas e ai faco a tpa ...

o salarias ramosus esta se a ambientar bastante bem , ja se ve mais pelo aquario , e tem dado um jeitinho nas rochas ...

agora tenho aqui uma duvida ... o fotoperiodo que tenho é de 4 horas , ja posso aumentar 1 ou 2 horas ou deixo assim nas 4 horas ?

se me poderem ajudar agradeco ..

 

cumprimentos , a todos ...

Se calhar aumenta para 6h.

Mas antes disso tentava melhorar o layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também iria comprar a sunsun só para desenrascar.. mas tenho o aquário na sala, e não me convém ter uma bomba que faça muito barulho. Obrigado pela resposta.

Mas a SunSun não faz ruído. Pelo menos uma nova.

É mais provável uma Vortech MP40W provocar mais vibração e ruído que uma SunSun devido as diferenças de turbulência produzida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar aumenta para 6h.

Mas antes disso tentava melhorar o layout.

 

pois , o layout é aquela dor de cabeca .. vou pensar nisso ... mas nao tenho grandes ideias ...

o foto periodo vou aumentar mais uma hora e daqui a uns dias ja se aumenta outra vez ...

 

obrigado pela resposta ..

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se quiseres mexer no layout, mexe agora enquanto não tens muitos peixes.. não faças como eu, que decidi mudar tudo e criei imenso stress nos peixes!

 

 

pois ,,, vou pensar nisso enquanto é tempo ... obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já não é a primeira pessoa a dizer que a vortech faz ruido. Eu tenho uma vai para 2 anos e não me queixo mesmo nada do ruído. Já ouvi SunSuns a fazer muito mais ruido que a minha vortech. Por isso ou é defeito da bomba ou é mesmo má afinação da mesma.

 

Em resposta ainda ao pepino, sim, deveria ter sido introduzido mais tarde, talvez quando o aquário tivesse uns 6/8 meses.

 

O Fotoperiodo aumenta MUITO gradualmente. entre 30 a 60 minutos por 15 dias.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já não é a primeira pessoa a dizer que a vortech faz ruido. Eu tenho uma vai para 2 anos e não me queixo mesmo nada do ruído. Já ouvi SunSuns a fazer muito mais ruido que a minha vortech. Por isso ou é defeito da bomba ou é mesmo má afinação da mesma.

 

Em resposta ainda ao pepino, sim, deveria ter sido introduzido mais tarde, talvez quando o aquário tivesse uns 6/8 meses.

 

O Fotoperiodo aumenta MUITO gradualmente. entre 30 a 60 minutos por 15 dias.

 

boas joao ,

 

secalhar o pepino foi cedo de mais... tenho a possibilidade de trocar ... vou pensar nesse assunto ... possivelmente seguirei o teu conselho ..

a iluminacao , referes te a aumentar 60 min gradualmente durante 15 dias ? isso da uma media de 5 min por dia .. é assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia,

 

esta noite fiz um "serao" , andei de volta do aquario e alterei o layout e finalmente consegui tirar uma foto a salaria ...

de seguida vou deixar umas fotos , e claro , opinioes e sugestoes serao bem vindas ...

 

o layout:

 

gallery_18787_1925_561113.jpg

 

gallery_18787_1925_118585.jpg

 

 

o escumador:(penso que finalmente o consegui afinar)

 

gallery_18787_1925_1111449.jpg

 

 

a salaria ramosus:

 

gallery_18787_1925_1144327.jpg

 

 

os ocellaris:

 

gallery_18787_1925_1136324.jpg

 

 

o layout foi uma dor de cabeca , quanto mais se mexe mais confuso se fica ... tao depressa nao lhe volto a mexer ! :music_singguitar:

logo vou se se os parametros da agua estao todos bons...

vou aumentar 5 min de iluminacao por dia durante 15 dias, e a salinidade farei uma tpa daqui a uma ou duas semanas para baixar ....

 

bem por agora é tudo ...

 

cumprimentos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.