Malawi Tentativa 1


orlando.gomes

Recommended Posts

Boa noite

 

Aqui está o meu primeiro Malawi. Espero não ter cometido muitas gafes. Agradeço desde já qualquer tipo de sugestões :)

 

Aqua: 100x40x50

Substrato:Arião

 

PH: cerca de 8 (sai assim da torneira...)

Flora

2- Anubias Caffeefolia

1- Microsorum Mini

 

Fauna

2- Cynotilapia Afra

2- Pseudotropheus Saulosi

 

aqua1.jpg

 

Abraços

 

Orlando

Editado por orlando.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom natal a todos.

 

Entretanto completei os habitantes com mais alguns exemplares de Saulosi a Afra.

 

Também mudei um pouco o layout. Aqui está uma foto assim como dos ocupantes. Peço desculpa pela fraca qualidade, ainda estou a treinar fotografar aquários e peixes que não param quietos...

 

DSC04439.JPG

DSC04430.JPG

DSC04413.JPG

DSC04420.JPG

 

Espero daqui uns meses conseguir distinguir aos machos das fêmeas. ;)

 

Abraços

Editado por orlando.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Orlando,

 

Para já com essas espécies está bem, no entanto, como certamente vais meter mais peixes, olha que 100 cm para Malawi é curto.

 

O minimo exigido são 120 cm.

 

Dai para cima....

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo teu comentário. Não pretendo adicionar mais espécies. Estou no processo de convencer a minha cara metade em fazer uma actualização por um modelo maior mas não tem sido fácil :animal_fish:

 

Boas entradas

 

Abraço,

 

Orlando

 

Orlando,

 

Para já com essas espécies está bem, no entanto, como certamente vais meter mais peixes, olha que 100 cm para Malawi é curto.

 

O minimo exigido são 120 cm.

 

Dai para cima....

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Obrigado Nuno, já arranjei areia, no entanto cai na tentação de adquirir uns Metriaclima Estherae Adultos e depois de estar cá cerca de 3 semanas, parece que algo está muito mal ou já vou ter filhotos muitos em breve. Assim decidi não trocar já o área para não causar muito stress aos habitantes. Espero ser a opção mais correcta.

 

Eu sei que não tenho condições para tantos peixes, e tenho outro aquário em montagem de 100x50x50. Não tem o comprimento ideal, mas já o tenho há algum tempo parado.

 

Entretanto deixo aqui umas fotos dos bichos...

 

O pai

DSC04453.JPG

 

A mãe??

DSC04472.JPG

 

O meu Afra dominante. já agora se me puderem ajudar, as fotos de afras que encontro na net são um bocado diferente, é por ser ainda juvenil ou foi engano meu?

DSC04467.JPG

 

Uma foto de conjunto Afra e Saulosi

DSC04461.JPG

 

Abraços,

 

Orlando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado Nuno, já arranjei areia, no entanto cai na tentação de adquirir uns Metriaclima Estherae Adultos e depois de estar cá cerca de 3 semanas, parece que algo está muito mal ou já vou ter filhotos muitos em breve. Assim decidi não trocar já o área para não causar muito stress aos habitantes. Espero ser a opção mais correcta.

 

Eu sei que não tenho condições para tantos peixes, e tenho outro aquário em montagem de 100x50x50. Não tem o comprimento ideal, mas já o tenho há algum tempo parado.

 

Entretanto deixo aqui umas fotos dos bichos...

 

O pai

DSC04453.JPG

 

A mãe??

DSC04472.JPG

 

O meu Afra dominante. já agora se me puderem ajudar, as fotos de afras que encontro na net são um bocado diferente, é por ser ainda juvenil ou foi engano meu?

DSC04467.JPG

 

Uma foto de conjunto Afra e Saulosi

DSC04461.JPG

 

Abraços,

 

Orlando

 

Isso não são Afras, são haras. Cynotilapia sp.Hara :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos que vi de Hara's na internet, são mais parecidas do que os Afra's. Realmente os fotos que coloquei deformam muito os peixes.

 

Como li que as fotos com flash devem ser tiradas com um angulo de 45º para não criar reflexo, ficou bastante alterado o aspecto deles. Vou tentar tirar outras melhores, e procurar por aí algumas dicas de como tirar fotos de peixes em aquários.

Editado por orlando.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Hoje ao chegar a casa conforme o habitual, reparo o estado da minha população e reparei num comportamento anormal de um dos meus saulosi.

 

Aqui está algumas fotos com a qualidade mediocra que já devem estar habituados :(.

 

DSC04494.JPG

 

DSC04499.JPG

 

O(a) saulosi em cima está com um comportamento mais agressivo em relação ao costuma e parece ter a boca "enchada".

 

Saliento que eles tem no máximo 6 cm e os machos ainda não ficaram azuis. Já os vi tremer e andar a roda uns com os outros, mas não são juvenis demais para estar embocada? Estará doente?

 

O que recomendam que faça?

 

Obrigado,

 

Orlando Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, estive a ver as fotos e antes de mais aproveito para te dizer que tens peixes muito bonitos. Essa femea saulosi está sem duvida em incubação e a estheraer também. Quanto aos supostos afras ou haras a mim não me parecem nem uma coisa nem outra. Já viste se não serão kingsizei. Os hara que eu conheço não tem o preto nas barbatanas que o teu macho apresenta. Eu já tive as duas espécies e esses parecem-me mais serem Kingsizei do que Haras.

 

cump e boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado pelos vossos comentários e ajuda. Fredimar, já vi no forum exemplares bem mais bonitos, mas obrigado. É sempre bom ler que os peixes estão com bom aspecto, é sinal de saúde.

 

Já tive a ver a ficha dos kingsizei e realmente é parecido. Mas também me parecia antes o Hara :rolleyes: ainda não tenho olho para apanhar todas as subtilezas destes peixes. Mas uma vez obrigado pelo contributo.

 

Não estava a espera de ter tão depressa incubações. Só tenho o aquário montado desde meado de Dezembro. Sobretudo não esperava ter dos saulosi. vamos ver como corre...

 

Tou a pensar deixar a estheraer chegar aos 21 dias e tentar tirar os pequenos nessa altura para aquário a parte. Em relação a saulosi estou bastante tentado e fazer uma incubador e tirar os ovos. Daquilo que li por aqui, ela estar em incubação tão pequena atrofia o crescimento.

 

Se me puder dizer se não é uma asneira muito grande agradecia :P Se não for alguém tem ideia onde consigo tubo de plastico transparente com diâmetro de 10cm +-?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me puder dizer se não é uma asneira muito grande agradecia :character0050: Se não for alguém tem ideia onde consigo tubo de plastico transparente com diâmetro de 10cm +-?

 

Abraços

 

boas

em relaçao à incobadora articial podes copiar esta ideia...

aqui

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vão duas fotos. Não consigo tirar com melhor qualidade com a minha máquina, o jeito não é muito e ele ainda é pequeno (6cm).

 

DSC04491.JPG

DSC04492.JPG

 

Espero que ajuda a chegar a uma conclusão :eusathink:

 

 

Boas Orlando. Não são Haras não. desculpe o erro com as outras fotos. Mas Afras não são de certeza..vou tentar pesquisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Agradeço a tua ajuda Daniel. A sugestão do Ferdimar pareceu me interessante de porederm ser kinsizei.

 

Em relação a minha Estherae de papo, já passaram 17 dias. Quando acham a melhor altura para a colocar na maternidade ou tentar tirar os alvins?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Após 25 dias decidi tentar tirar os alevins da Estherae clima, com muito receio pois é primeira vez que faço isso e estava bastante nervoso.

 

O procedimento deve ter demorado uns 5 a 10 mn, com uns intervalos claro. Não sei quem andava mais estressado o peixe ou eu... Finalmente consegui tira-los todos creio eu.

 

Aparentem estar todos vivos e com perto de 1cm. Perdi a conta aos pequenos a partir de 25, mas penso não serem muito mais.

 

Estão todos num aquário pequeno de 25l. Pretendia deixar a mãe com eles para ela poder recuperar antes de a colocar no aquário principal, mas ela não deixava de perseguir os alvins para tentar emboca-los novamente. Estes para minha supresa fugiam.

 

Agora estou perdido em relação a comida. Ja esmaguei comida para lhes dar, mas obviamente não mostram sinais de irem atrás dela. Penso ser normal por agora. Estou na dúvida em relação a quantidade. A regra de desaparecer a comida em menos de 1mn não se deve aplicar... Quantas vezes ao dia. Faço trocas de aguas diarias por causa dos restos de comida??

 

Neste aquário não tenho illuminação, mas se calhar deve ser melhor assim.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Orlando

Editado por orlando.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais