Aquariofilia? Humm a quano tempo??


Joao Ramos

Recommended Posts

Boas,

Isto é mais uma curiosidade que outra coisa mas...

 

A quanto tempo se aventuraram neste "vicio" ?

 

E já agora com que espécies?

 

Pois bem eu comecei a cerca de 6 anos (tirando os de agua fria) e como penso que também muita gente comecei com guppys e platys...xD

 

E vocês?

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ufa! já lá vão 11 anos.

 

mantive plantados pequenos com espécies comuns - neons, barbos, etc.

 

Desde à 5 anos para cá que ando nos Africanos - Tanganyika. - Comecei pelos conchiculas (similis, ocelatus, multifasciatus) e de à 3 anos para cá ando na paixão dos tropheus!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já lá vão mais de 25 anos...

Por acaso sempre tive uma grande diversidade de espécimes, sempre tive Escalares, Trichogasters, Lábeos Bicolor/Frenatus, Tetras, Bótias, (estes sempre foram os de eleição) mas tb passei a fase dos platys, dos mollys, dos zebra, dos colisa ( tive uma fase de especial dedicação á reprodução destes simpáticos peixes), Hoje, bem... hoje tenho 2 aquários de 200 litros na sala em que o Escalar é o que mais se encontra por razões evidentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho cerca de 20 anos de aquáriofilia (comecei com 4 anos passivamente, e mais activamente tenho cerca de 15 disto)

 

Para mim tudo começou com o meu pai, tinha eu 3-4anos, fomos visitar o Aquário Vasco da Gama, eu fiquei colado aos vidros dos tanques lá em exposição. Como é de esperar nesse ano pelo natal pedi um aquário ao meus pais. Então em 1989 o meu pai, que na altura ainda tinha aquele espírito de engenhocas e mãozinhas, comprou vidros numa vidreira cá na terra e fez-nos um tanque de 200x25x30 para por em cima daquelas paredes a dividir o espaço entre a cozinha e a sala que estavam tão em voga no inicio dos anos 80.

Esse tanque foi dividido internamente em duas secções, uma de 40cm de comprimento e outra de 1.6m. De um lado criávamos alevins de mollies, do outro lado tínhamos todo o tipo de peixe, em condições, que agora digo não seriam as melhores. Tinhamos dezenas de gupies, platies e molies, em areão apanhado na praia para poupar uns cobres, e sem qualquer cuidado de retirar conchas, ou bocados de cálcários. TPA's não faziam parte do Vocabulário, e de tempos a tempos lá iamos apanhando ottos, gupies espadas e seja o que fosse do chão e sempre imaginámos que estes animaizitos se divertiam a saltar=P Condições e qualidade da água? Nem imaginávamos etc...

 

Depois em cerca de 95 mudámos de casa, e durante a mudança partimos o tanque por azar. Comprámos um de cerca de 70litros brutos. Continuámos a criar viviparos até inicios de 2000 nesse tanque. Entretanto em 1996 a minha avó que até ali tinha mantido peixes de água fria num tanque de 17 litros, doou esse tanque de volta, e passámos a criar alevins nesse tanque. Foi durante esta época em que me tornei mais activo, aprendendo eu próprio os básicos acerca dos plantados com algumas revistas portuguesas gentilmente emprestadas por um vizinho acerca de aquários feitas no final dos anos 70 inicios dos anos 80, se querem que vos diga, não me lembro do nome da revista em questão, mas para serem em português não devem ser muitas. Nesta época aprendi a dominar a "arte" de propagar echinodorus das várias espécies que tinha á disposição, tive o primeiro contacto com a minha planta favorita a Ceratopteris thalictroides.

 

Em 2000 adquirimos mais um tanque, um bichinho de 120 litros onde actualmente não estamos a criar nada de jeito a não ser pó actualmente. Aí tentámos manter Escalares, conseguindo algumas desovas mas nenhuma vingou. Foi nesse tanque que aprofundei a manutenção de plantados. Mantive a minha predilecção pela bela Ceratopteris thalictroides e sua parente a Ceratopteris cornuta.

 

Em 2003 adquirimos o tanque a que chamo actualmente o Big Dirty, com 220litros. e que desde então já passou por várias coisas, desde tanque só de tetras serpae e arlequins, a tanque de Discus e escalares, e actualmente estou de volta aos viviparos/anabantideos/ramirezis.

 

Tem sido uma longa viagem, nem sempre cheia de alegrias e boas emoções, mas... Não sou capaz de me imaginar sem os nossos amigos aquáticos.

 

Para o Futuro, ainda pretendo experimentar Africanos, e talvez um dia quando me sair o Euromilhões... Um Salgado com 2 metros+.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu nasci com aquário em casa, sempre tivemos aquário, depois fui para uma casa minha e estive sem aquários uns tempos, em Agosto de 2006 o meu filhote pediu um aquário e tem sido até hoje, actualmente mantenho diversos aquários, com uma paixão enorme por invertebrados de água doce e discus.

 

Em casa dos meus pais o número de aquários tb subiu ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sem contar com o aquário de água fria, que sempre esteve cá em casa, aquariofilia mesmo, foi mais ou menos 3/4 anos que comecei. Comecei por cuidar do aquário de 80cm que| tenho quase desde que me lembro, depois, meu mesmo meu, comecei com um casal de nigrofasciatus! peixes fantásticos!

Depois fui explorando coisas novas..... Inverts, ciclídeos, vivíparos etc... Agora ando mais centrado nos escalares e discus com o meu de 180l.....

Cumps e contem aí mais sobre voces!

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, comecei à 8 anos com um aquário de tartarugas, mas como a tartaruga decidiu fugir de casa (já contei a sua história aqui algures), aproveitei o seu aquário de 40 Lts e mantive 3 peixes de água fria durante algum tempo, quando achei que o espaço era muito pequeno para eles, mandei fazer um maior, para colocar em cima do frigorífico, o que deu numa capacidade de 80 Lts.

Como então já era bastante grande e cabiam lá mais uns peixitos, fui a uma loja onde me aconselharam a juntar uns Neons, que eles “aguentavam” bem a água fria, que os Cardinais é que não… Juntei 5 Neons (peixes tropicais) aos 3 de água fria que já tinha.

Mas, claro está, um morreu logo, seguiu-se uma praga de Íctio e por fim fiquei apenas com dois peixes de água fria e dois Neons.

Nessa altura conheci a Isa, que me elucidou acerca de uma série de erros que estava a cometer, deu-me o endereço do Fórum, inscrevi-me e durante imenso tempo li e reli os primeiros passos, primeiro desisti da ideia de ter sequer um aquário, por achar que seria uma grande responsabilidade, depois não resisti… Hoje mantenho 5 áquas, mas confesso que se pudesse tinha a casa cheia.

 

Não é propriamente toda a história da minha vida, mas foi o que se pode arranjar!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a minha esposa e o meu filho ofereceram-me um aqua de 60l no dia do Pai em março de 2008 (nem sabiam no que se estavam a meter); agora para além desse tenho outro de 60 que vai ser utilizado num projecto de plantado high tech, tenho um outro de 40l que é utilizado para ter plantas de reserva e maternidade; tenho um outro de 20l que é o hospital, outro de 240l com dois casais de escalares a desovarem de duas em duas semanas; e tenho um cubo de 50x50x50 que comprei por vinte euros (não podia deixar passar este negócio), este talvez de para me aventurar num salgado daqui a uns tempos.

Comecei com guppys, platys, corys e neons. Agora tenho distribuidos pelos vários aquas os seguintes: platys, guppys, escalares ( dois casais e vários juvenis e alevins), corys várias, otos, bótias, neons, nariz de bebedo, danios zebras, SAE's, CAE's, tetra buenos aires, ancistrus, caracóis de várias especies, red cherry's e crystal red grade A. Agora com o plantado talvez compre algumas espécies de camarões que não tenha e uns peixes de cardume mais pequenos como os rásbora galaxy...

Cumps.

 

Vitor Amaro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hallo !

 

Desde sempre qe tenho peixes ... Lembro.me de ir à cidade e vir de lá a chorar pq os meus pais nao me qiseram comprar um peixe :discuss_gathering:

 

Hehe, ha uns 7 anos comecei a ir comprá-los sozinho (água fria ainda), ha 6 nasceu o bichinho para os tropicais :P quando os meus pais me ofereceram o meu 1º aqua "a serio", comecei com uma molly (ofereceram.me -.-), dps um casal de guppys (estes ja fui eu a comprar) e passado 1/2 dias ofereceram-me mais 8 neons, 2 guppys gravidas e mais qualqer coisa qe agora nao me lembro :discuss_gathering: Isto correu muito mal pq nao percebia nada do assunto (nem imaginam o cruel qe devo ter feito aqeles peixes passar) ...

Como isto correu mal, voltei de novo para os de agua fria, a minha mae quase me obrigou ... Enquanto isto, comecei a informar-me e passado, uns meses e sem os meus pais saberem, coloqei o termostato no aqua, e no dia a seguir fui a uma loja e comprei 1 espada e uns 4 guppys ...

Os meus pais nao deram por nada e quando tinha a certeza qe estavam em boas condiçoes, contei aos meus pais qe diziam "livra-te de trazer peixes de agua qente cá pra casa" ....

Andaram umas semanas duvidosos, mas dps assentou, hoje nao interferem nos assuntos qe dizem respeito aos aquas .. A serio, ha 4/5 anos qe ando nisto ...

Ha 1/2 iniciei-me nos plantados ...

É claro qe houve aqeles momentos em qe desliguei do aqua e nao qis saber deles ...

Como neste Verão xD paixonetas, pc, etc ...

Neste momento tenho 2 plantados ...

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fez ontem 3 anos que me registei neste forum e foi a 4 anos que me viciei no mundo da aquariofilia... primeiro comecei com guppies, espadas, mollies, plantados etc.... Depois passei para os escalares que ainda mantenho e crio... por fim à menos de 1 ano iniciei me nos discos e aquários nus....

Só tenho aquários nus com peixe, discos e escalares....

mas pelo meio houve alguns desleixos, devido a outros hobbies, como a reconstrução de dois carros antigos e ainda a pratica da modalidade de freeride mountain bike / downhill

Editado por shavo

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, iniciei-me em Junho de 1998 com um aqua de 60l, hoje tenho 6, passei por criação de escalares, discos que ainda mantenho e mais recentemente Red´s e Cristal Red´s...

 

E não vou ficar por aqui, mega projecto em Março deste ano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Eu já em pequeno tive um aquário de 60 litros dos meus pais, e eu ficava deslumbrado ao ver aquela vida toda dentro daquela caixinha de vidro... Mas infelizmente um certo dia os meus pais tiveram de se livrar dos peixinhos, pois já não tinham tempo nenhum para tomar conta do aquário. :confused4:

 

Mas há cerca de 1 ano e 3 meses arrisquei-me neste hobbie, e adoro-o. :tongue:

 

Comecei pelos guppys, platys, espadas, néons e rásboras-arlequim.

 

Agora, estou a pensar seriamente em começar a fazer reprodução de Bettas.

Já me estive a informar muito bem, e acho muito engraçado a reprodução destes belos animais.

 

Sem mais nenhuma informação, despeço-me com votos de um Excelente Ano 2010 e boa sorte com os vossos Aquas!!! :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

comecei nestas andanças a praticamente 9anos,com agua fria num aqua de 60cm,passado pouco tempo nesse mesmo aqua passaram por la os peixes dos iniciantes;guppys,platys,neos,cardinais,espadas entre outros.o bicho foi crescendo e passei para um aqua panoramico de 80cm,onde alem dos peixes atras referidos passaram tambem escalares e discus,onde hoje esses dois aqua ainda estão ca em casa,o de 60 com apenas guppys,o de 80 apenas com escalares e corrys e um tubarão com alguns 7anos(é a reliquia da mulher).depois comprei outro panoramico mas de 1metro de frentre,onde passei aos africanos do malawi(mbunas)tive-os por 2 anos mas desesti deles,acabando por oferece-los.

este aqua agora tem,6 discus;2escalares;4corys;red cherrys;2 ampularias e ums caracois k não sei os nomes,e está plantado com co2 persurizado.

num bom negocio comprei um de 1.20cm,como não cabia em casa,esta na arrecadação,onde esta com 4escalares,2sae,6corys e 4 discus comprados ao colega JPGCASTRO(2 alenquer blue e 2 red)lindos.

 

noutro otimo negocio,adquiri a um mes um monstro de 1.50x50x50,ainda vazio mas com muiiiiiiiiiiiiiiiiiita calma vai ser apenas de DISCUS;cardume de CARDINAIS e umas muitas corys

 

gostava muito deter mais espaço para mais uns aqua mas não vai dar,pq a mulher ja me avisou,qualquer dia vou dormir para dentro dum aqua,heehehehehehehehehehehehehehehehehehehhhhhhheheheheheheheheheehheeheheheheh

ehehheehehehehheeh.

 

 

UM BOM ANO DE 2010 PARA TODOS

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vai fazer um ano em março, comecei com agua fria (começando com koi e shubunkin) e fui para agua quente (começando com tetra buenos aires e tetra preto)

 

já vou em 3 aquas... os que adoro: tetra buenos aires (e tetras em geral), shubunkin, ciclideo boca-de-fogo (e ciclideos semelhantes em geral), escalar e tb estou a curtir bastante os invertebrados (caramujos, camaroes). os plecos/ancistrus/panaques (estranhos e tamanho) e kois (força e tamanho) acho-os fascinantes. mas ha peixes populares que ja nao gosto (pela popularidade e cores berrantes), que nunca tive, nem vou ter: guppies, bettas, platies, discus, tetra cardinal (neon).

 

tenho um bichinho por aquas de ciclideos africanos, espero resistir!!! e para isso ja comprei um casal de ciclideos africanos aptos a um comunitario (ou assim espero) tb tenho outro por aquas de peixes de fundo/plecos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hó diabo, só agora é que vi este tópico.

 

Estou na aquariofilia há cerca de 6 ou 7 anos, sempre com aquas comunitários e muito simples de manter.

 

No entanto desde pequeno que estou ligado a este hobbie pois o meu pai sempre teve peixes, desde um lago no quintal com carpas onde o mantivemos mais de 10 anos até ao peixes de água quente em aquarios em casa.

 

Ainda sou do tempo em que na manutenção semanal tiravamos tudo para fora do aqua, lavava-se o areão etc.

 

Depois de um interregno de vários anos e por convite de um primo meu que arranjou um aqua em promoção numa superficie comercial, comprei igualmente um aqua todo artilhado e verifiquei que nada sabia sobre o hobbie pois verifiquei rapidamente que algumas coisas que fazia com o meu pai estavam erradas.

 

Há cerca de um ano pensei em desistir pois devido a vários factores em que me vi metido com o meu aqua, estava bastante desmotivado, no entanto a minha filha com 2 anos começou a gostar de ver os peixes o que me levou a fazer um reset a tudo, dei os peixes que ainda tinha e que nada me diziam (foram me dados por quem ia desistir do hobbie - o meu primo - sim o que me trouxe para este mundo novamente), acidentalmente parti o meu aqua o que me levou a comprar um ainda maior, já arranjei um filtro externo, um aquecedor externo, está a ir muito devagar, mas acho que vou começar bem.

 

Aprendi e aprendo muito neste fórum onde tenho o gosto de pertencer, onde tento passar os meus poucos conhecimentos mas tendo aprender mais e mais.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

So vi o post agora he he

 

Nunca pude ter animais de pelo ou penas por isso os meus pais ofereceram-me um aquario dos redondos com um vemelhito mas assim que pudo mudei logo para um betta, isto quando tinha 9/10 anos aos 11 como incentivo para passar para o 6º ano foi-me oferecido o primeiro aquario decente (60cm) a partir fdaqui foi a descambar, ora tendo eu 27 ja quase 28 isto foi ha ........ odeio matematica....... 16/17 anos com peixes tropicais *non stop*.

 

não faço intenções de parar

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, o meu nome e [C4] e sou viciado a quse um ano. :)

 

Como tempo corre.....

 

Vou fazer um ano de vicio no proximo dia dos namorados.

Um aquario de 54L foi a prenda da minha "Maria" para mim, e de mim para ela. Parece que a coisa pegou mesmo, pq ja esta um novo projecto na forja.

Mantenho Guppies. Gosto das cores.... :discuss_gathering:

 

Mantenho tb 2 "peixinhos" de agua fria que foram oferecidos com o aquario. Com mta pena minha, esta quase na altura de me desfazer deles.....

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais fazer o que aos peixes?

 

eu aos meus de agua fria vou fazer um aquario grande, merecem o trabalho. já comprei o silicone e pistola pro silicone, coisa que nem tinha em casa, já ando a sondar as vidrarias. e como rachei sem querer o aquario das TPAS (de 20 L, o original), estive a ver como é colado.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais fazer o que aos peixes?

 

eu aos meus de agua fria vou fazer um aquario grande, merecem o trabalho. já comprei o silicone e pistola pro silicone, coisa que nem tinha em casa, já ando a sondar as vidrarias. e como rachei sem querer o aquario das TPAS (de 20 L, o original), estive a ver como é colado.

 

Ainda nao sei bem.... como ainda sao mto pequenos para irem para o forno com umas batatinhas....

estou a pensar leiloa-los por um preço simbolico ou da-los a algum membro que tenha um lago.

 

Mas o passo mais dificil será sem duvida convencer a "Maria" de que o aquario onde estao está a ficar pequeno..... :)

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais