Aquario de agua Salobra - Informação e Questoes


Foxx

Recommended Posts

Boas.

 

(informação adicional: aquário de 150 cm)

 

De á uns meses para cá tenho procurado informação sobre aquários de água salobra, tudo começou quando por curiosidade comprei um monodactylus para um aquário comunitário que tinha (o pouco que sabia era que qnd pequeno dava-se em agua doce) no entanto cerca de um mês depois fui entrega-lo á loja por ler lido que apesar de ser um peixe resistente, prefere o tipo de água completamente contraria dos discus (e na altura tinha um).

 

O bichinho ficou, imaginava como seria um cardume de 8 mono...

 

Aprofundei mais um pouco e soube então dos vários puffers, dos scatophagus, dos arqueiros, e outras espécies principalmente pelo excelente post que o speedgupy fez.

 

Foi então que dei destino a todos os peixes que não iriam tolerar esta aventura e pouco depois arranjei os primeiros 5 monos (não havia mais na loja), adorei! São uns doidos mas com uma beleza que dificilmente se encontra em peixes de água doce.

 

Pouco depois vieram 2 puffers green que contrariamente que dito em vários locais do fórum, são calmos e pacíficos, são óptimos exterminadores de caracóis uma vez que tem força para partir a casca deles, claro que ao lado de gupys ou outros peixes frágeis não seriam tão amistosos, mas com os meus monos, platys, espadas, arqueiros e scataphagus e Kribensis não se passa nada.

 

Ou seja, neste momento tenho:

4 Monodactylus médios e 5 pequenos (estes últimos comprados á uma semana, mas acho que exagerei, acho que vou devolver uns 3, é doidice a mais no aquário

1 Scatophagus tb este comprado a 1 semana (sacana não me come nada, só estou tranquilo pq o vejo o dia todo a comer plantas, com calma habituasse a artemia e flocos)

2 puffers green

2 arqueiros

4 kribensis (1 macho e 3 femeas)

3 coridoras (que como tenho subido a densidade de sal aos poucos, tem vindo a "acompanhar")

1 molly preta (não consigo quem me fique com ela

4 platys

2 espadas

 

Agora vem as dúvidas:

 

1ª Qual a melhor combinação de lâmpadas para puxar pelas cores destes? Tenho 4 lâmpadas T8 (2 marine, 1 power, 1 flora)

 

2ª Como é o comportamento dos arqueiros? Pelo que li são peixes de grupo, mas os dos dois que aqui tenho, um deles obriga o outro a estar sempre no fundo do aquário ou num canto junto do termóstato, caso contrario sacode-o bem! É uma fase? Será por ser do mesmo sexo? Será por serem só dois? É que apesar de ser em grande parte do tempo, existe alturas em que estão tranquilos.

Ambos são do mesmo tamanho, vieram da mesma loja de animais com 2 semana de diferença.

 

3ª Que espécies de plantas dão se bem em salobra, e onde as posso encontrar?

 

4ª Se amanha quiser dar o próximo passo, para água salgada, será que os Mono, os Scatophagus, os arqueiros e os puffer se adaptam?

 

5ª Rocha viva ou mesmo corais toleram água salobra?

 

6ª Encontrei á pouco tempo uns ciclidios de água salobra tambem, nao sei o nome, mas tb nao sabia que para alem do kribensis havia outros ciclideos salobros.

 

 

Aqui está o meu contributo para este topico, acho que para o bem destes peixes, que realmente se devia abrir uma secção conforme já existe para agua doce e salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, antes de mais é sempre bom ver que ainda ha adeptos da agua salobra :)

 

 

1 Scatophagus tb este comprado a 1 semana (sacana não me come nada, só estou tranquilo pq o vejo o dia todo a comer plantas, com calma habituasse a artemia e flocos)

 

Dá-lhes .... espinafres!! Vais ver que eles adoram, e aos poucos quando perderem a timidês e se abituarem a ti vão começar a comer flocos.

 

Atenção que estes peixes são muito senciveis com os nitratos!!! ao minimo desleijo e eles morrem, convem fazer trocas de agua regularmente para evitar a subida dos nitratos.

 

1ª Qual a melhor combinação de lâmpadas para puxar pelas cores destes? Tenho 4 lâmpadas T8 (2 marine, 1 power, 1 flora)

 

estas melhor servido que eu !! ;)

 

2ª Como é o comportamento dos arqueiros? Pelo que li são peixes de grupo, mas os dos dois que aqui tenho, um deles obriga o outro a estar sempre no fundo do aquário ou num canto junto do termóstato, caso contrario sacode-o bem! É uma fase? Será por ser do mesmo sexo? Será por serem só dois? É que apesar de ser em grande parte do tempo, existe alturas em que estão tranquilos.

Ambos são do mesmo tamanho, vieram da mesma loja de animais com 2 semana de diferença.

 

Eu só tenho um, mas parece-me ser normal. O que chegou 1º ou o maior está a mostrar quem manda.

 

 

3ª Que espécies de plantas dão se bem em salobra, e onde as posso encontrar?

 

Há ai um artigo no forum sobre quais as especies que dão, mas como tu já disses-te os Scatos vão come-las

 

4ª Se amanha quiser dar o próximo passo, para água salgada, será que os Mono, os Scatophagus, os arqueiros e os puffer se adaptam?

 

Todos eles se adaptam. Tenho peixes que quando os comprei estavam na loja em agua salgada (1028). Estes peixes em fase adulta vão para a agua salgada. As mollies e os espadas tb se aguentam.

 

6ª Encontrei á pouco tempo uns ciclidios de água salobra tambem, nao sei o nome, mas tb nao sabia que para alem do kribensis havia outros ciclideos salobros.

 

E tb tens varias especis de Gobios. Eu tenho ums, são muito fixes.

 

 

Se quiseres peixes que fundo, alem de gobies, os unicos que se me adaptaram foram os Botias Lohachata.

 

O meu esta neste momento com 1008. E fiz agora uma plantação de 10 pés de red mangroves que estao agora a começar a pegar bigsmile

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá tenho um aquario de agua salobra com 3 monos 2 scatos e 8 puffers (e 3 ampularias mortas :P) o que sucede é que os monos de um dia para o outro deixaram de comer, ja os scatos comem tudo artemia bloodworms krill e até flocos... (tal como os tubaraoesinhos dos puffers k ate o meu dedo mordem...) a questão é mesmo acerca dos monos que não os vejo a comer passeiam-se plo aquario e nada de comer,

 

tenho ph 7,6 27º de temperatura .... é verdade a salinidade esta a 1000 pois na loja estavam quase sem salinidade, e então não quiz criar um choque neles

Editado por olavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tenho um aquario de agua salobra com 3 monos 2 scatos e 8 puffers (e 3 ampularias mortas :medieval_mace:) o que sucede é que os monos de um dia para o outro deixaram de comer, ja os scatos comem tudo artemia bloodworms krill e até flocos... (tal como os tubaraoesinhos dos puffers k ate o meu dedo mordem...) a questão é mesmo acerca dos monos que não os vejo a comer passeiam-se plo aquario e nada de comer,

 

tenho ph 7,6 27º de temperatura .... é verdade a salinidade esta a 1000 pois na loja estavam quase sem salinidade, e então não quiz criar um choque neles

 

 

 

Aumenta a salinidade um pouco, ai para os 1005, desta forma nao dás choque porque ainda estás abaixo do indicado, e eles adaptam se bem.

Mas é estranho sem duvida, os monos são peixes de guerra, ja os tive em agua quase fria (numa altura em que o temostato avariou) e por eles nem reparava pq nao se queixaram, de comida devoram tipo piranhas tudo o que meto no aquario, alis são sem duvida os reis do meu.

 

Mas experimenta conforme te disse e depois diz alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... monos que não os vejo a comer passeiam-se plo aquario e nada de comer,

tenho ph 7,6 27º de temperatura .... é verdade a salinidade esta a 1000 pois na loja estavam quase sem salinidade, e então não quiz criar um choque neles

 

Se esta a 1000 quer dizer que não tem sal nenhum ... Faz como o Foxx disse e aumenta para 1005. Utiliza sal marinho (ex: Instant Ocean etc ... ).

 

Acho muito estranho eles nao comerem, os meus devoram tudo ... eles estão no aqua á muito tempo ? Ou chegaram á pouco ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os monos são juvenis? Se assim for, penso que não será pela salinidade que eles não estão a comer, embora concorde com o membro Foxx quando ele diz para aumentares a salinidade para os 1008 (ou se calhar para jogares pelo seguro por causa dos puffers se estes ainda forem novitos, 1005 era o que eu fazia).

De qualquer das formas, aumenta gradualmente a salinidade!

 

Outra coisa, aumenta o Ph. Está muito baixo. De 8 para cima é melhor.

 

Mas sinceramente se os puffers estão bem, então é realmente estranho. Eu para já desparasitava-os, não vá acontecer os monos terem parasitas internos, o que seria uma boa explicação para a falta de apetite.

 

Abraços!

 

 

 

Olá tenho um aquario de agua salobra com 3 monos 2 scatos e 8 puffers (e 3 ampularias mortas :medieval_mace:) o que sucede é que os monos de um dia para o outro deixaram de comer, ja os scatos comem tudo artemia bloodworms krill e até flocos... (tal como os tubaraoesinhos dos puffers k ate o meu dedo mordem...) a questão é mesmo acerca dos monos que não os vejo a comer passeiam-se plo aquario e nada de comer,

 

tenho ph 7,6 27º de temperatura .... é verdade a salinidade esta a 1000 pois na loja estavam quase sem salinidade, e então não quiz criar um choque neles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas psl...

 

Estou com problemas no meu aquario.... naõ consigo que as guerras entre os meus dois arqueiros parem.... é o talvez o peixe mais interessante que alguma vez tive, mas assim não quero, tenho um deles sempre marcado pelo dominante.

 

Sei que este não é um local de venda, mas se alguem o quizer 1....

 

o meu email é rodrigomflopes@gmail.com

 

Já agora, sou da zona de Oeiras e sempre que quero comprar grilos vivos para estes senhores, tenho de me deslocar a benfica, alguem sabe de outra loja mais proxima?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem meter-me neste tópico mas tenho bastante curiosidade por estes peixes que adoro, principalmente os greens.

Há uns tempos numa loja que só vende peixes de água doce vi estes greens e comprei dois (caí na tentação de comprar primeiro e investigar depois) quando cheguei a casa aclimatei-os com o saco quando os libertei no meu aquário, quase instantaneamente ficaram a nadar de barriga para cima e passados alguns minutos cerca de meia hora morreram. Quando pesquisei sobre eles descobri que eram de água salobra. As minhas dúvidas são as seguintes. Eles dão-se bem com gupys, escalares e corys? Como? Como se vê se a quantidade de sal da água é boa?

Obrigado

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas dúvidas são as seguintes. Eles dão-se bem com gupys, escalares e corys? Como? Como se vê se a quantidade de sal da água é boa?

Obrigado

 

Os Guppies dão se bem na agua salobra o problema é que os peixe balão pura e simplesmente dão cabo deles. Os escalares e corys morrem em poucos minutos na agua salobra.

 

Para veres a quantidade de sal na agua precisas de um densimetro.

 

1.000 - agua doce

1.005 - Água doce / levemente salobro

1.006 à 1012 - Moderadamente salobro

1.012 à 1017 - Salobro

1.018 a 1.035 – Marinho

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desculpa meter-me aqui.

gostei imenso dos peixes que tens e estava a pensar meter também mono e puffers num aquario com cerca de 60 litros. as minhas questões são:

- quantos peixes mais ou menos poderia meter? e qual a quantidade de sal por litro devo meter?

 

 

obrigada :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desculpa meter-me aqui.

gostei imenso dos peixes que tens e estava a pensar meter também mono e puffers num aquario com cerca de 60 litros. as minhas questões são:

- quantos peixes mais ou menos poderia meter? e qual a quantidade de sal por litro devo meter?

 

 

obrigada :thumbup3:

 

Num aquario de 60Lt penso que 2 monos + 2 balões ... quanto ao sal, tens de comprar um densimetro.

Vais juntando agua com o sal marinho já diluido (Não adicionar o sal directamente no aquario!), esperas um pouco e medes.

Para peixes juvenis chega uma densidade entre os 1002 e 1005.

Editado por wolfdemon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas psl...

 

Estou com problemas no meu aquario.... naõ consigo que as guerras entre os meus dois arqueiros parem.... é o talvez o peixe mais interessante que alguma vez tive, mas assim não quero, tenho um deles sempre marcado pelo dominante.

 

Sei que este não é um local de venda, mas se alguem o quizer 1....

 

o meu email é rodrigomflopes@gmail.com

 

Já agora, sou da zona de Oeiras e sempre que quero comprar grilos vivos para estes senhores, tenho de me deslocar a benfica, alguem sabe de outra loja mais proxima?

 

Abraço.

 

Já acabaram as guerras ?? Já agora qual é +/- o tamanho do taxote que gostarias de dispensar ??

 

Eu não ganho para grilos ... o meu taxote lá come moscas de vez em quando, e formigas de asa no tempo delas :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta,

 

só uma informação, os valores que vocês estão a utilizar para designar a salinidade são na verdade de densidade.

 

A salinidade media da água do mar é de 35 (não tem unidade) e a sua densidade média é de 1025 g/mL.

 

Obviamente quanto mais salina, em principio (há mais factores que influênciam a densidade da água) mais densa será a agua, mas convém chamar as coisas pelos nomes.

 

O que em aquariofilia se utiliza para determinar a taxa de sal no aquário é a sua relação empírica com a densidade da água, e não a sua salinidade, não me parece que alguem tenha os instrumentos necessários para a determinar, (não pode ser medida directamente). Agora a densidade da água é relativamente fácil de medir, como vocês todos sabem.

 

Fica só como informação, estava me a fazer um pouco de confusão a notação usada.

 

Espero que ninguém me leve a mal, foi só um pequeno aparte para podermos chamar as coisas como elas são.

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já acabaram as guerras ?? Já agora qual é +/- o tamanho do taxote que gostarias de dispensar ??

 

Eu não ganho para grilos ... o meu taxote lá come moscas de vez em quando, e formigas de asa no tempo delas :smile2:

 

 

Não acabaram não! :puppydogeyes:

E já reparaei que identico a peixes como escalares etc... qnd stressados ou em disputa a tonalidade deles altera, o dominante fica clarinho conseguindo se identificar as varias riscas no corpo, o que está sempre no fundo e a levar tareia está mto mais escuro, notando as riscas somente pelo dorço, senao diria-se que é um peixe totalmente preto.

 

Se soubesse colocar um filmezinho ou fotos metia.

 

Grilos são 10centimos cada....compra-se uns qntos e mete se numa caixa, se possivel, gosto de dar uns dois ou 3 por semana.... afinal de contas é o que torna estes peixes interessantes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquario de 60Lt penso que 2 monos + 2 balões ... quanto ao sal, tens de comprar um densimetro.

Vais juntando agua com o sal marinho já diluido (Não adicionar o sal directamente no aquario!), esperas um pouco e medes.

Para peixes juvenis chega uma densidade entre os 1002 e 1005.

 

 

Dsclpem, mas monos e puffers em aqua de 60 litros??? Desculpem mas estão a cometer um terrível erro.

Monos e puffers sao muito grandes, para não falar da agressividade dos puffer. Eu tenho 3 num aqua de 120 litros e mesmo assim é muito pequeno para eles. São peixes tipo piranhas, têm dentes, comem de tudo ate camarão cru ou minhocas de terra. Eles têm que comer caramujos para gastarem os dentes, pois estes podem crescer muito ao ponto de não conseguirem abrir a boca.

Claro que os peixes com que se dão depende de peixe para peixe.

Vces deviam informar-se melhor acerca dos peixes que querem juntar e do tamanho dos aquas.

Aquas de 60 litros são para guppys, mollys, camarões, etc. Discos, monos, puffers, escalares, Scatophagus , são todos para aquas maiores que 120 litros.

Só estou a avisar porque já tive estes peixes todos.

 

 

PS: se o mono não esta a comer pode estar doente ou simplesmente a stressar, já morreu um meu por apenas o ter mudado de aqua, tinha medo de tudo, acabou por morrer e estava acompanhado por um Scatophagus. O Scatophagus sempre foi um peixe pacifico, o mono antes de mudar de aqua matou 2 ramirezis era agressivo. Logo impossivel de o manter num aqua de 60 litros com mais outros grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá antes de mais quero agradecer a vossa ajuda, aumentei a salinidade e os peixes voltaram a comer á excessão do mais pequeno que so come qdo meto comida ao pé do esconderijo dele ( um cantinho do aquario) entretanto agora estao com cores melhores eles ja sao grandinhos tanto os scatos como os monos cerca de 7 cm talvez os puffers mais pequenos, entretanto tive problemas com as plantas começaram a morrer e fizeram um pico nos nitritos, tinha fetos de java valisnerias e anubias, plantas que pelo que li se dao bem em agua salobra... conclusao matou-me um espada e um puffer, neste momento consegui estabilizar razoavelmente os nitritos com mudas e produtos... agora apareceram umas pintas castanhas nos troncos e pedras o que será algas???

 

 

cumprimentos

 

e mais uma vez obrigados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá antes de mais quero agradecer a vossa ajuda, aumentei a salinidade e os peixes voltaram a comer á excessão do mais pequeno que so come qdo meto comida ao pé do esconderijo dele ( um cantinho do aquario) entretanto agora estao com cores melhores eles ja sao grandinhos tanto os scatos como os monos cerca de 7 cm talvez os puffers mais pequenos, entretanto tive problemas com as plantas começaram a morrer e fizeram um pico nos nitritos, tinha fetos de java valisnerias e anubias, plantas que pelo que li se dao bem em agua salobra... conclusao matou-me um espada e um puffer, neste momento consegui estabilizar razoavelmente os nitritos com mudas e produtos... agora apareceram umas pintas castanhas nos troncos e pedras o que será algas???

 

 

cumprimentos

 

e mais uma vez obrigados

problema resolvido com algol, retirei troncos e pedras e limpeios até á data tudo numa boa mudei o filtro que era um jebo 815 e comprei um fluval 405, acho que foi o melhor que fiz nos ultimos meses... entretanto continuo com um escumador hang on da jebo que ajuda na oxigenação e na filtragem.

 

Coloquei uma anubia mix, coloquei salsa aquatica, esqueçam os scatos comeram numa noite, e tenho um feto de jaca que esta a ficar mordido nao sei se são os scatos se os caracois trombeta... definitivamente acho que so posso ter anubias :)

 

 

onde posso colocar foto dos meus aquarios?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acabaram não! :)

E já reparaei que identico a peixes como escalares etc... qnd stressados ou em disputa a tonalidade deles altera, o dominante fica clarinho conseguindo se identificar as varias riscas no corpo, o que está sempre no fundo e a levar tareia está mto mais escuro, notando as riscas somente pelo dorço, senao diria-se que é um peixe totalmente preto.

 

Se soubesse colocar um filmezinho ou fotos metia.

 

Grilos são 10centimos cada....compra-se uns qntos e mete se numa caixa, se possivel, gosto de dar uns dois ou 3 por semana.... afinal de contas é o que torna estes peixes interessantes....

 

Foxx ainda tens os arqueiros em guerra se sim eu resgato-te e pago-te desde que nao seja muito pequeno pois é preciso cuidado com os meus 6 puffers :P ja estão com cerca de 6 cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foxx ainda tens os arqueiros em guerra se sim eu resgato-te e pago-te desde que nao seja muito pequeno pois é preciso cuidado com os meus 6 puffers :P ja estão com cerca de 6 cm...

 

 

Olavo vendi um deles a par com 3 Monos á Natx á umas duas semanas, por acaso nao sei se eles estão bem :animal_fish:

 

É realmente um peixe mta louco, mas contrariamente a tudo o que li destes peixes, nao são na verdade peixes de grupo, só se for tipo os Monos que preferem estar em numeros de 4 ou mais.... mas apenas dois é um martirio, e constatei numa loja em oeiras que tb tinham dois arqueiros para venda que se passava o mesmo.

 

fica p proxima :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olavo vendi um deles a par com 3 Monos á Natx á umas duas semanas, por acaso nao sei se eles estão bem ;)

 

É realmente um peixe mta louco, mas contrariamente a tudo o que li destes peixes, nao são na verdade peixes de grupo, só se for tipo os Monos que preferem estar em numeros de 4 ou mais.... mas apenas dois é um martirio, e constatei numa loja em oeiras que tb tinham dois arqueiros para venda que se passava o mesmo.

 

fica p proxima bigsmile

 

 

olha eu hoje comprei mais 2 monos gandinos e um gobio... vamos la ver.. o ue me moi´o uizo sao os scatos sao tipo lapas, nao largam os monos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho 4 Monos tamanho medio, estão impecaveis, alguem interessado (barato)?

 

Se quiseres vendo-te um scato, ja sao grandinhos uns 10cm estao em densidade 1005 saudaveis e bem irrequietos... em relação ao gobio nao te sei dizer qual é, é acastanhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais