1º salgado


darkace

Recommended Posts

Finalmente consegui reunir condições para me arriscar pelo mundo dos salgados.

 

Começei por aproveitar um aquario de 60cm que tinha com Guppies para me aventurar a criar um nanoreef.

 

Descrição:

 

Data de Montagem : 14/12/2009

 

Aquario: 60x30x35 = 63l brutos 50l reais

 

Circulação : Seio prop 1200 l/h + Koralia Nano 900l/h

 

Rocha: 8kg de rocha viva

 

Substrato: 8kg de areia Marine sand sugarsize

 

Aquecimento: Heim Jager 75w 100W

 

Filtragem/Escumação: Jebo Skimmer 178

 

Iluminação: Calha 3x24w - 2x10000k + 1xActinica

Editado por darkace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão algumas fotos.

 

Layout

2.jpg

 

 

Habitantes

3.jpg

 

4.jpg

 

1.jpg

 

Alguém me pode identificar qual é a espécie da ultima foto, durante o dia não se vê, está sempre escondida, só de noite sai do buraco.

 

Só para Janeiro é que vou começar a adicionar corais e peixes, para garantir que o aquário estabiliza.

 

Quanto á duvida do Magnésio que coloquei no post anterior, alguem me pode ajudar??

Editado por darkace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após 22 dias passados da data de montagem, realizei alguns testes e fiz a primeira troca de água.

 

Durante este periodo notou-se uma grande propagação da alga coralina que agora está praticamente em todas as rochas, e apareceu-me também algumas algas verdes compridas, tanto nos vidros como no areão, estas foram eliminadas durante a TPA.

 

O único parametro que não está bom é o KH que continua alto, inicialmente estava a 22, mas depois baixou pra 17/18 e dai não baixa mais.

 

Este valor é importante?

 

Como estou com o ph estabilizado nos 8.1/8.2 existe algum problema em o kh estar tão elevado?

 

Se existe problemas quais as soluções para baixar o mesmo?

 

Agradecia que alguém me ajuda-se com este assunto, pois até ao momento não tive qualquer ajuda nas questões colocadas nos tópicos anteriores:-(

 

Ainda hoje devo ir comprar uma calha nova de 3x24w, depois coloco fotos já com essa iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é mesmo da água da torneira... tens que optar por outras águas, ou osmose, ou engarrafada ou então destilada! A melhor solução e mais barata: água do mar.

 

Existem produtos para baixar o KH mas é para correcções... a função do KH é de tampão da água com o ar. De estar entre os 8-12!

 

Abraço

 

Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após 22 dias passados da data de montagem, realizei alguns testes e fiz a primeira troca de água.

 

Durante este periodo notou-se uma grande propagação da alga coralina que agora está praticamente em todas as rochas, e apareceu-me também algumas algas verdes compridas, tanto nos vidros como no areão, estas foram eliminadas durante a TPA.

 

O único parametro que não está bom é o KH que continua alto, inicialmente estava a 22, mas depois baixou pra 17/18 e dai não baixa mais.

 

Este valor é importante?

 

Como estou com o ph estabilizado nos 8.1/8.2 existe algum problema em o kh estar tão elevado?

 

Se existe problemas quais as soluções para baixar o mesmo?

 

Agradecia que alguém me ajuda-se com este assunto, pois até ao momento não tive qualquer ajuda nas questões colocadas nos tópicos anteriores:-(

 

Ainda hoje devo ir comprar uma calha nova de 3x24w, depois coloco fotos já com essa iluminação.

 

 

eu também estou a iniciar o meu 1º salgado e também é um nano (80x35x30) 75L reais, tinha o KH a 11, fiz uma tpa de 5L de água de garrafão e o kh baixou 1 ponto. como tens menos litros de água, é capaz de baixar bastante mais.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas, vou então tentar com a agua de garrafão.

 

Este fim de semana era pra ter trazido um garrafão de 25l de água do mar mas infelizmente com as cheias e a chuva a água do mar anda muito suja e decidi não arriscar, mas assim que tenha possibilidade é o que vou fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 24

 

Aqui vão algumas fotos do estado actual do aquário.

 

Foram adicionados alguns vivos, nomeadamente:

 

5 Ermitas - Paguristes sp.

1 Palhaço - Amphiprion Allardi

 

Coral

1 Pachyclavularia Violacea - Star Polyp White

 

O coral no inicio esteve tímido mas agora já começou a abrir.

 

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

8.jpg

 

Já era para ter a calha nova, mas infelizmente esta vinha com o balastro gripado e teve de ir para trás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 26

 

Ontem fui buscar a calha 3x24w e diga-se que se nota uma diferença brutal, os corais começaram logo a mostrar as suas verdadeiras cores.

 

Comprei também comida congelada, pois o palhaço estava um bocado timido a comer, mas assim que lá coloquei a comida congelada, aquilo é que era ele a correr atrás da mesma.

 

Ontem foi também adicionado um novo coral, uma Euphylia, que ao fim de uma hora já estava completamente á vontade, mostrando toda a sua beleza.

 

Logo à noite tiro umas fotos para colocar cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 29

 

Aqui vão algumas fotos do estado actual do aquário.

 

Esta lesma veio junto com um coral, só à noite é que se deixa ver.

9.jpg

 

Geral

10.jpg

 

Foi adicionado um Camarão no Sábado, um Stenopus hispidus.

 

E no Domingo adicionei duas Donzelas, que pensava de serem iguais mas depois verifiquei que são espécies diferentes, uma é Chrysiptera hemicyanea e a outra é uma Chrysiptera parasema.

Editado por darkace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já se vêem cianos no meio das algas verdes... como recomendação, parava com os peixes enquanto não tratares delas... TPA´s com aspiração das algas é urgente... senão ficas com o aquário todo com cianos.

 

De salientar, que as algas são normais em aquários novos em fase de ciclagem, por isso, não te preocupes!

 

Como estão os valores da água?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já se vêem cianos no meio das algas verdes... como recomendação, parava com os peixes enquanto não tratares delas... TPA´s com aspiração das algas é urgente... senão ficas com o aquário todo com cianos.

 

De salientar, que as algas são normais em aquários novos em fase de ciclagem, por isso, não te preocupes!

 

Como estão os valores da água?

 

Boas,

 

Esta foto foi tirada antes de ter procedido à manutenção do aquário, realizei uma TPA e aspirei o fundo do mesmo, as algas verdes foram praticamente todas eliminadas.

O que se ve na foto parecem ciano mas não são é alga coralina que pegou na areia, são bem vermelhas.

 

Estas apareceram, porque qd fui de ferias deixei o aquário a ciclar durante 3 semanas sem qualquer manutenção e então qd voltei estas estavam bem desenvolvidas, mas agora com correcto controlo dos parâmetros, espero faze-las desaparecer em mais uma semana ou 2.

 

Peixes por enquanto chega, somente pro mês que vem sou capaz de colocar um Goby ou algo assim para ajudar na manutenção, e só se ver que o aquário está estável.

 

Neste momento estou é com um problema com a temperatura, é que com esta vaga de frio, a água não passa dos 24º, o termóstato é de 75w mas não está a dar conta do recado, tou a ver que tenho de ir comprar outro.

Editado por darkace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aconselho-te a meter um de 125 watts... sempre são mais precisos e é um material que não sai extremamente caro...

 

Hoje parece que já estabilizou um pouco nos 26º, mas a continuar assim tenho de comprar outro, tb faz sempre falta ter um suplente que mais não seja para aquecer a água das TPA, para não ocorrer um choque térmico.

 

Hoje à hora de almoço tive um desgosto, pois uma das donzelas decidiu saltar do aquário para fora, reduzindo desta forma a carga orgânica à força....

Editado por darkace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dia 46

 

Após o aparecimento de um boom de algas vermelhas, que me apanhou o areão quase todo, finalmente parece ter estabilizado, após ter estado nas ultimas duas semanas a efectuar duas TPAs semanais, o problema parece ter ficado resolvido.

 

No inicio desta semana após a estabilização do aquário foram colocadas algumas novidades, nomeadamente uma frag de acropora que tem uma pequena parte branca, que quero tentar recuperar, foi adicionado um Goby (Gobiodon Okinawae) e um camarão Rhinochocinetes Durbanensi.

 

Ontem finalmente chegou mais material, nomeadamente um Escumador Jebo 178, mais uma bomba de circulação Koralia nano de 900l/h para auxiliar a actual de 1200l/h e o kit da aquilli para fazer a água de Osmose.

 

Amanha irei colocar algumas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.