The Secret World of Shrimps.


wesley_boy

Recommended Posts

[Mas afinal as pedras tem que estar apontar para onde??? ... Já tiveram a apontar para o outro lado, era melhor para este lado.... agora é melhor para o outro??... Ou entendi mal ??.. Não colocavas as pedras ali? Onde mais as colocar?? :discuss_gathering:

...

Bem no final o que entendi é que o problema são as pedras...

Mas onde as colocar???.... E como ??? ....

 

Pelo que eu entendi... porque tambem já estou um pouco baralhado :discuss_gathering: ... o Diogo e o Kebras... entendem que as pedras devem apontar para o vidro lateral direito... o Tiago (krytpticall) entende... que devem apontar para o tronco(o tal ponto focal).

 

Corrigam-me se estiver enganado... :discuss_gathering:

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

:discuss_gathering: ok depois de tanto ler acho esta uma boa solução Parabens

 

 

 

Oh Filipe anda cá ver isto!!

 

Já vi aqui neste tópico muita coisa bem escrita e muita coisa ligeiramente incorrecta. Segundo o que eu sei (ainda pouco) de aquascaping, regra geral estão todos a perceber o que falta para o aquário chegar ao ponto, mas aproveito para dar a minha visão da coisa.

 

wesley%20boy.jpg

 

No meu ver o aquário continua com dois pontos focais apesar da melhoria em relação ao original. Os pontos focais estão assinalados na imagem como os círculos a vermelho. O facto de o aquário apresentar dois pontos focais tem a desvantagem de fazer com que o olhar se perca entre um e outro (linha amarela), ficando o resto do aquário "vazio" e difícil de percepcionar aos nossos olhos uma vez que não há nada que chame à atenção naquela zona frontal. É para isso que servem as linhas de tensão e pontos de fuga como o Tiago referiu. As linhas de tensão que consegui identificar estão a azul, e também não estão a 100%.

Eu sou da opinião que um ponto de fuga não faz mal a ninguém, por isso na minha opinião o tronco a sair por fora está fixe! No entanto, um dos ramos menores e as pedras formam um par de linhas de tensão convergentes (este termo inventei eu), ou seja, que criam uma zona no aquário onde o nosso olhar vai parar devido ao encaminhamento por parte de duas linhas de tensão criando um ponto focal secundário (circulo azul). A existência de linhas de tensão convergentes, sem a existência de linhas de tensão adicionais que encaminhem o olhar para outra zona do aquário pode ser desastrosa, mas o ponto focal secundário deste aquário é atenuado devido ao tal ponto de fuga que fica muito próximo.

 

Vejam agora a imagem sem os meus gatafunhos a ver se conseguem identificar o que eu disse.

 

wesleyboy%20n%20editado.jpg

 

E a pergunta seguinte é: como melhorar?

Num aquário pequeno é inviável ter dois pontos focais pelo que eu manteria apenas o tronco como ponto focal, e disporia as pedras de modo a criarem linhas de tensão no sentido exactamente oposto: para a frente e para o lado!

 

wesleyboy%20editado.jpg

 

Mais harmonioso?

 

PS: como o Tiago dizia, isto é apenas a minha visão do aquário... a mim faz-me lógica mas é provável que nem todos o vejam do mesmo modo... ainda ando a estudar a parte cientifica do aquascaping. :discuss_gathering:

PS2: as pedras estão muito bem dispostas, só que estão a apontar na direcção errada :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

canito acho que estás certo....

 

eu prefiro a ideia do Diogo, não encostado mesmo ao tronco mas perto dele apontar para o meio e vidro lateral....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo HC Matias, então mas da base do tronco?... Assim tenho que tirar as anubias e os Narrow leaft e Windelov dali?? ...

E junto a base, mas a apontar para o lado do vidro??... Ou seja, como estava ao principio mas junto a base do tronco?? ...

 

Pah... tenta coloca-los a apontar na direcção das setas azuis...

 

Revê a foto que te deixei logo na primeira pagina e vê como dispor pedras na base de um tronco :discuss_gathering:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu entendi... porque tambem já estou um pouco baralhado :discuss_gathering: ... o Diogo e o Kebras... entendem que as pedras devem apontar para o vidro lateral direito... o Tiago (krytpticall) entende... que devem apontar para o tronco(o tal ponto focal).

 

Corrigam-me se estiver enganado... :discuss_gathering:

 

O problema de as pedras apontarem para o tronco é que continuamos a ter dois pontos focais, um dos quais secundário (as pedras) que está ainda a reforçar mais o principal ponto focal (tronco)... isto é possível, mas só se colocarmos mais materiais inertes a fazerem linhas de tensão que diminuam a força do ponto focal e criem as tais linhas de fuga (setas azuis).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Anteriormente referi e concordei que o melhor seria as pedras envolvidas com o tronco tal qual o Diogo se está a referir.

 

Na opnião pessoal o que vejo , são dois pontos focais no aquario , 1 o tronco e 2 as pedras , vejo 2 pontos focais, porque ambos não se encaixao num só , estando separados como dois elementos unicos e não em fusão " conjunto "

 

A falta da união das duas faxadas como dizes ou fusão dos dois conjuntos poderiam trazer mais realismo á montagem é um facto.

 

se bem que se estiverem um pouco mais viradas para cá mas nao totalmente de frente é o ideal

 

Repaste Hugo que agora não dá tanta tendencia a olhar o final do aquario "vidro lateral" , as pedras estao a servir de novo uma linha de tenção para seguir o olhar para o ponto focal "tronco" o ideal é fazer tambem que uma delas desvie o olhar para outro objetivo, por exemplo o espaço mais amplo " tapete " a tal linha de escape que falas ao ponto focal principal

 

Mas eventualmente como existe dois pontos focais no aquario e isso tudo depende do gosto pessoal do dono ou o que queira dele fazer, o que apontei ver de errado e tentar minimizar isso seria as pedras estarem junto ao vidro lateral e a apontar para o mesmo, e sugeri as apontar para o lado inverço e meio do aquario :)

 

Isto e apenas para que tivesse que evitar remexer muito o aquario , logo vc´s já pedem quase um layout novo :)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu entendi... porque tambem já estou um pouco baralhado :) ... o Diogo e o Kebras... entendem que as pedras devem apontar para o vidro lateral direito... o Tiago (krytpticall) entende... que devem apontar para o tronco(o tal ponto focal).

 

Corrigam-me se estiver enganado... ;)

 

João , estás a fazer alguma confusão :)

 

Se as pedras estivessem a completar " junto " ao tronco deveriam entao estar a apontar para a fente , meio e lado direito do aquario.

 

Como estao no lado direito e junto ao vidro deveram entao apontar para o lado esquerdo meio e frente do aquario ;)

 

Eu falava na base de como o aquario está montado e nao como poderia ou deveria de estar montado como o Diogo e o Kebras falam ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Cada vez entendo menos.. LOL....

 

Então a melhor maneira é ....

 

Pedras na base do tronco? ... A apontar para a direita e frente do aquario?? ...

 

De maneira a tapar a " base " do tronco, onde estão as anubias agora??...

 

krypticall, sempre pronto a ajudar... o aluno é que não entende tudo... lol..

 

Bem parece que desta vez está tudo de acordo em relação a posição das pedras...

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João , estás a fazer alguma confusão ;)

 

Pois... eu... :)

Imagino... o nosso amigo Ângelo... ;)

 

 

Bem... Cada vez entendo menos.. LOL....

 

Então a melhor maneira é ....

 

Se precisares de ajuda... é só dizeres... ;)

 

Mas... penso que se gerou aqui uma agradável conversa.. e troca de opiniões.

 

Agora.. compete a ti.. finalizar o layout.

 

Fácil... :)

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais e isso já deveria estar pronto e finalizado....

 

 

Para a gente continuar a mandar bitaites e ideias fresquinhas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Imagino... o nosso amigo Ângelo... :P

 

 

 

 

Se precisares de ajuda... é só dizeres... :tongue:

 

Mas... penso que se gerou aqui uma agradável conversa.. e troca de opiniões.

 

Agora.. compete a ti.. finalizar o layout.

 

Fácil... biggrin

 

Ui, tu ainda metes "beneno" .... Mas sem duvida bastante agradavel a conversa e troca de opinioes.. Sempre vai dando para aprender algo...

 

 

 

Nem mais e isso já deveria estar pronto e finalizado....

 

 

Para a gente continuar a mandar bitaites e ideias fresquinhas :D

 

Pois.. Pois... Que os camaroes, não podem esperar... Alias já tenho o aquario montado a muito tempo sem nada... lol...

 

 

O que a malta gosta é de cortar :medieval_mace:

 

Já deu para entender.. lool... Mas tudo bem.. eu agradeço...

 

 

Ponham se na treta um dia destes vem cá a casa ajudar a montar o aquario... lol

 

Abraço...

 

 

EDIT: Alterações...

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponham se na treta um dia destes vem cá a casa ajudar a montar o aquario... lol

 

Ir-te ai montar não digo, mas umas exemplificações é que fazem falta para os conceitos entrarem melhor :D

Workshops como o que o Filipe deu na aquadecor fazem falta!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ir-te ai montar não digo, mas umas exemplificações é que fazem falta para os conceitos entrarem melhor :thumbup3:

Workshops como o que o Filipe deu na aquadecor fazem falta!

 

 

Sim, é isso que eu digo...

E sim sem duvidaa que os Workshops fazem falta, eu estive lá e deu para ficar com algumas ideias... :)

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso ir ai montar, levo uma saca cheia de calhaus :thumbup3: (ainda queres que vá montar? LOL )

 

P.S. Tudo o que seja bom faz falta.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso ir ai montar, levo uma saca cheia de calhaus :) (ainda queres que vá montar? LOL )

 

P.S. Tudo o que seja bom faz falta.

 

Épa, ta bem, mas traz só 1/4 de saca de calhaus.... :D :thumbup3:

Nesta montagem, os teus calhaus não ajudam em nada... ( Ideia a minha de ir comprar pedras para montar o aquario ) LOL...

Numa proxima até que podem dar algum geito...

 

E sim, tens razão tudo o que é bom, faz falta em especial nos dias que hoje correm...

 

Abraço...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pouco de off topic mas que ja foi aqui falado em relação a esses assuntos de workshops e tal, abri um topico no conversa aquática justamente para discutir essas coisas... já passavam lá e mandavam o bitaite tb lolol sorry wesley !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pouco de off topic mas que ja foi aqui falado em relação a esses assuntos de workshops e tal, abri um topico no conversa aquática justamente para discutir essas coisas... já passavam lá e mandavam o bitaite tb lolol sorry wesley !!!

 

 

Boas Kebras, na boa o off topic, alias ainda bem que avisastes... ainda não tinha visto o topico!!! A seguir com muita atenção..

 

Abraço

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prontos... coitadas das pedras... :P:P

Ficaram em Banho Maria... :music_singguitar:

 

 

Venenoso.... :medieval_mace: ..

 

Até a troca de filtro está tudo, em stand bay.... raista parta ao chineses mais o boyu.... lol..

 

 

Abraço..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma tarde de copos, amena cavaqueira entre amigos deu nisto..

 

Quero deixar aqui o meu muito obrigado ao Grande Tiago ( Krypticall ) e ao João ( Canito ) , pela bela tarde / noite que se passou...

 

dsc00042yc.jpg

 

 

Bem, aqui deixo algumas fotos então....

 

Ainda não as finais... essas para breve... ;)

 

Houve algumas alterações ao inicialmente previsto...

 

A mudança de um filtro ( agora 2213 )

E flora tambem com mais algumas alterações...

Agora conta com ..

Staurogyne sp.

Eleocharis acicularis

Bolbitis heudelotii

Anubias " petite "

Microsorum pteropus 'Narrow'

Microsorum pteropus 'Windeløv'

 

E acho que não me falta nada ...

 

O que irá sair de aqui?? ....

dsc00512t.jpg

 

A tecnica do prego!!!!

bigsmile

dsc00592vo.jpg

 

dsc00582n.jpg

 

Será que vai ficar bem... lol.. ou ao contrario ???

bigsmile:burp:

dsc00602z.jpg

 

A colocar mais algumas plantas... :D

dsc00622c.jpg

 

A tomar " banho " e algumas formas....

dsc00682kb.jpg

 

Será que vai ficar bem???...

dsc00632s.jpg

 

Na poda da Eleocharis acicularis ...

chainsaw ( NATURPETS, e obrigado Sr. Rui, por lá estar aquelas horas :morning: ... ) bigsmile

dsc00722jk.jpg

 

dsc00732ut.jpg

 

Já na parte mais final...

dsc00752m.jpg

 

Era para haver mais fotos... mas o fotografo de serviço estava mais interessado em me " dar cabo da cabeça" :sorry::tapfoot: , mas depois tambem não se ria muito... :slbsmile::)

 

Para breve vai haver mais umas fotos finais do aquario já com agua...

Agora proximo passo, colocar Co2 ( Caseiro ) , e mais uma calha igual ( Blau ) e deixar criar corpo... :P

 

Cumps

 

Angelo.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, oh wesley... Passou aí um furacão??? Ou será que devo dizer 2 furacões??? bigsmile:)

 

Isso ficou muito porreiro.... gastei mesmo muito das modificações... Só tenho uma pequenina critica... Espero que leves de forma positiva... e atenção que é uma critica dum gajo que não percebe nada disto... Lol...

 

Acho que essas pedras têm as arestas muito acentuadas... São pouco naturais... Num arranjas prai uns basaltos porreiros?? Pra dar os apontamentos e aquele toque que falta pra ficar no pontinho???

 

Vê lá isso, que, na minha modesta opinião ficarias a ganhar.. :tapfoot::sorry:

 

Mas é como eu digo sempre, desde que o aquário te datisfaça a ti, é o que interessa... :slbsmile::morning:

 

Manda lá é a foto disso já cheio de água chainsawbigsmile

 

Cumprimentos bigsmile

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais