Bettas


Visitante

Recommended Posts

Bom dia.

 

Tenho 2 Bettas, 1 num aquário com 150X50X75 e o outro num com 40X30X20.

O que está no maior está na maior o outro não come.

Será por estar sozinho? Ou por ter a temperatura nos 20º ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Você perguntou mas já sabia a resposta!!!

:lol:

É claro que é por ter a temperatura tão baixa!

Nunca abaixo dos 24-25ºC...

 

Descongele lá o bicho!!! :) :D 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer contradizer a última mensagem (desculpa ZooExotico), mas acho que não será exclusivamente por causa da temperatura que um dos Bettas não come.

 

Com efeito, devido à sua enorme resistência a condições adversas, é frequente os mesmos serem mantidos a temperaturas de água ditas "frias".

 

Naturalmente, a temperatura de 20 ºC, sem ser o que nós consideramos necessariamente "fria" (em termos relativos), não é excessivamente fria para o Betta.

 

Por outro lado, sei por experiência própria (quer dizer, aprendi com o meu Betta :lol: ), que este se alimenta apenas quando tem fome, ao contrário de muitas outras espécies de peixe (que comem desmesurada e sofregamente, como se o mundo acabasse amanhã :( ).

 

Tanto quanto julgo saber, o Betta é dos poucos peixes que sabe moderar a quantidade de comida que ingere em função do seu apetite e das suas necessidades: por outras palavras, apenas come quando sente necessidade de repôr energias.

 

Ora, comparando a dimensão dos teus 2 aquários, salta à vista que o Betta que não come é justamente o que está no aquário menor. Estando num aquário menor que o Betta que come "normalmente", é natural que gaste menos energias, logo que tenha necessidades inferiores de as repôr (através da alimentação).

 

Eu tenho um Betta que chegava a passar 2 / 3 dias sem comer, quando estava num micro-micro-micro aquário (esteve um mês nestas condições, à temperatura ambiente da sala da minha casa = 15 º C a 20º C consoante a hora do dia, no princípio deste ano = Inverno).

 

Desde que foi transferido para um aquário de 80 x 30 x 30 cm, come 2 vezes por dia :!:

 

Contudo, não tomes as minhas palavras como verdade universal, porque há ainda coisas que tu não disseste Neves:

 

- o peixe está anormalmente magro (ventre retraído)?

- tem movimentos normais?

- notas alguma alteração física evidente no peixe?

- há quanto tempo o tens?

- mudaste o tipo de alimentação recentemente (o meu só "a muito custo" aceitou comer flocos em vez de comida congelada :lol: )).

 

 

Desculpem a extensão do texto (que mais parece um Tratado Filosófico sobre o Metabolismo do Betta Splendens :oops: ), mas por ter mantido um Betta em condições e temperatura e alimentação idênticas às que tu indicas, pareceu-me reconhecer alguns dos fenómenos que o meu Betta me ajudou a perceber :wink:

 

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Piter,

 

Tens toda a razão.

 

No entanto o Betta é um peixe tropical. O facto de sobreviver a temperaturas baixas não quer dizer que sejam essas as condições ideais para o manter... Talvez a temperatura tenha alguma coisa a ver também pois com o arrefecimento da àgua o metabolismo diminui e as funções principais também... Coitado do peixe deve estar à espera de melhores temperaturas...

 

De qualquer maneira concordo com as tuas observações e nada é melhor do que a experiência.

 

Obrigado pela correcção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Piter Obrigado pelo conselho

 

Eu não noto que ele esteja magro, só o tenho á 2 dias e quanto a alimentação onde eu moro Portalegre não encontro comida congelada para os peixes.

Quanto á temperatura é a temperatura ambiente varia entre os 30º e os 20º dentro de casa.

 

Obrigado pela atenção e desculpa alguma incorrecção mas eu sou novo nisto.

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Neves!!

Bem vindo ao Forum, participa sempre que o pessoal como ja reparas-te sempre que pode ajuda, mais que não seja para um "bate-papo".

Regista-te na nossa comunidade :oops:

Vai dando noticias, não desesperes, com dois dias apenas os bichos ainda se estão a habituar ao novo habitat, se não houver problemas no teu aquario tudo vai correr bem :lol:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal

 

Que tipo de alimentação posso fazer para os meus Bettas, no Brasil o pessoal do clube do Beta dão ovo cozido.

Plantas “flutuantes” eu não arranjo por cá. Será que podem dar-me uma dica onde as arranjar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...aqui por Alhos vedros, Moita, Barreiro eu compro!

reproduzem-se de tal forma que chego a deitá-las fora(ainda ontem na muda de água o fiz) são vulgares :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves!

para te registares olha no indice do Forum no Topo diz: Registo. Entras ai, preenches os campos todos, em baixo escolhes um Avatar (clicas e entras na galeria de avatares e escolhes um bonequinho que te identifica, é aquele que aparece no lado direiro onde está o teu nome e ja está.

Sê bem vindo

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva já estou inscrito. :oops:

 

Quanto ao meu Betta está na mesma?

Das plantas é que não existe por cá. "Mada por Email" :lol: quando fores deitar fora. :wink:

 

Um abraço

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviei um Email para o Brasil “ clube do Betta” a pedindo o CD sobre Bettas.

Ficaram de mo mandar.

Depois informo.

 

No meu aquário está a aparecer umas algas tipo relva nas plantas e nos troncos. Será luz a mais? Eu ligo a luz as 15 Horas e desligo as 22.30 ( tem um relogio).

 

Neves :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Isso tem a ver com muitos factores.Não me parece exagerado o tempo de luz....existem artigos aqui no forum sobre o assunto, ve ai no topico sobre plantas encontras fotos e informação detalhada :lol:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Os meus bettas não comem !!!! :(:?:cry::oops:

Vou tentar comprar larvas de mosquito e artemia para ver se eles comem. :wink:

No caso de não gostarem só resta dar dinheiro e manda-los ir comer Fora. :? :D

 

Neves

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! São varios os factores para não comerem. Se estes estavam habituados a uma marca, podem recusar outras marcas, pode a comida estar fora do prazo ou alterada pela humidade, calor ou outro factor. Dá-lhes fome uns dias e depois experimenta aos poucos introduzir a comida que queres.Não os habitues só a "Caviar" :D

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Os rapazes já comem. :wink: Tive foi que comprar larvas de mosquito congeladas. :?

Mas mais os rapazes só comem da especificamente para eles, são fidalgos.Tive que estar a dar quase á mão larva a larva aos meninos.

E esta. :evil2:

 

Um abraço

Neves :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 8)

 

Existe alguma alma caridosa :D que me arranje plantas flutuantes? :?:wink:

Não encontro em lado nenhum ( Portalegre e arredores). :D

Será que a “cabomba” dá ou existe outra que faça o mesmo efeito. :lol::?:

 

Eu e os meus Bettas agradecemos. :D :o

 

Obrigado :D

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

eu posso arranjar, é a vulgar alface, abre as folhas e fica com as raizes pendendo.Das folhas brotam outras.... A Cabomba não faz exactamente o mesmo efeito, as Elodeas tambem mas só porque crescem muito as ramagens tendem em espalhar-se pela superficie do teu aquario mas nem uma nem outra são flutuantes, das Elodeas tambem posso arranjar uns pézitos, tou a pensar podá-las.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Se der para me mandares pelos CTT era bom.

Manda á cobrança ou dá-me o NIB da tua conta para eu pagar os portes e o preço das plantas.

 

Se der diz que eu digo qual é o meu endereço.

 

Abraços e obrigado pela atenção.

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais