Que iluminação escolho?


Recommended Posts

Vou mandar fazer um aquário, e eu tinha pensado num de 120x60x60, mas só agora reparei que só há lâmpadas de 85cm ou de 115cm para este aquário, por isso deduzo que as de 115cm não cabem. A minha questão agora é, mando fazer um de 130x60x60 ou mais um bocadinho para conseguir usar lâmpadas de 115cm de 54W, ou meto as de 85cm?

Já agora aproveito, para um aquário destas dimensões, que combinação de lâmpadas escolho? 4x T5 10K + 2x normais, ou 2x T5 10K + 2x T5 15K + 2 normais? As HQI são muito caras, e aquecem o aquário, posso substitui-las por lâmpadas normais fluorescentes?

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As calhas de 120cm levam lâmpadas de 115cm (54w) na boa, por isso, não é por aí. Para essas dimensões sugiro uma calha com 8 lâmpadas e não 6. Em termos de preço a diferença não é significativa e tens maiores opções de combinações de lâmpadas, o que é uma vantagem. Os consumos também podem não ser maiores, pois podes acendê-las aos pares e faseadamente.

 

No entanto, se tens a possibilidade de fazer um aquário com mais 10cm, aproveita! Esse aumento de litragem não vai implicar upgrade nos equipamentos e sempre são mais 36 lt de água. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou mandar fazer um aquário, e eu tinha pensado num de 120x60x60, mas só agora reparei que só há lâmpadas de 85cm ou de 115cm para este aquário, por isso deduzo que as de 115cm não cabem. A minha questão agora é, mando fazer um de 130x60x60 ou mais um bocadinho para conseguir usar lâmpadas de 115cm de 54W, ou meto as de 85cm?

Já agora aproveito, para um aquário destas dimensões, que combinação de lâmpadas escolho? 4x T5 10K + 2x normais, ou 2x T5 10K + 2x T5 15K + 2 normais? As HQI são muito caras, e aquecem o aquário, posso substitui-las por lâmpadas normais fluorescentes?

Obrigado a todos.

Para esse aquario são as lampadas T5 54W. Cabem perfeitamente.

Relativamente ao número de lâmpadas será de 8 X 54W. Depois a escolha dos Kelvin e to tipo de luz que pretendes ja depende dos gostos.....

 

E se podes ir para os 130 vai.... os Tang (hepatus, leucosternom, etc) precisam principalmente de aquários compridos para os poderem correr de uma ponta a outra á vontade. O ideal para eles seria os 150-180cm mas 130cm ja é razoável.

 

Eu pus um aquário de 130cm e a calha que te referi, podes ver fotos aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry873450

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais