Projecto Mpulungu


Rui Peixoto

Recommended Posts

boas,

 

Venho entao apresentar o meu mais novo :alberteinstein:

 

Como alguns sabem, fiz uma paragem nos salgados para voltar a uma pancada antiga... os tropheus!

então peguei na maior parte do equipamento que tinha dos salgados e transformei num aquario para tropheus.

 

Seguem as principais caracteristicas:

 

aquario - 105x50x60 - 315litros

sump - 90x40x40 - 144litros

iluminação: 4 x 39w T5

 

uma geral do aquario já com o aquario ciclado e com um grupo de 10 tropheus mpulungu adquiridos ao amigo Vasco

 

Picture%20506.jpg

 

Picture%20508.jpg

 

algumas fotos dos habitantes:

 

Picture%20504.jpg

 

Picture%20497.jpg

 

Picture%20473.jpg

 

uma das fêmeas com filhotes:

 

Picture%20505.jpg

 

venham os comentários/criticas :)

 

cumps

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar parabéns pela decisão e pela excelente aquisição. O casal adulto esteve uns dias em minha casa e é excelente. Pelas fotos vejo que os juvenis estão em grande forma.

 

Como sabes também tomei a decisão de largar os algados há mais de 2 anos (devo dizer que não me arrenpendi).

 

Gosto do layout pela sua simplicidade mas temo dizer-te que acho aquário curto para os tropheus - não pela litragem, pois tens litros suficientes, mas pelo comprimento do aquário que com 1 metro pode, na minha opinião ser um problema. Sei que a colónia está equilibrada, mas também sei que estava num aquário muito grande.

 

Fica de olho nisso.

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Belos peixes.

 

O aquário apresenta-se curto, agora é ver como é que os peixes se adaptam.

 

Em tempos tive uma colónia de mpulungu F0, cerca de 17 num aquário de 1,20m e a coisa não correu pelo melhor, os machos eram demasiado agressivos. A dada altura adquiri uma fêmeas adultas selvagens e aqueles gajos deram cabo das fêmeas em 15 dias.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelos comentários :)

 

Sim Diogo, espero não me vir a arrepender da mudança... tem sido complicado explicar que rochas e tropheus são tão interessantes e bonitos como os corais, aqui ao pessoal da casa :whocares:

 

Eu sei que realmente o comprimento do aquário é curto e por isso já reduzi a quantidade de tropheus que tinha pensado para ele. Vou manter apenas os mpulungu que até ver estão bastante bem adaptados e mantiveram a hierarquia que havia no aquário anterior. Talvez seja por isso que ainda não tenha tido lutas no aquário.

 

o facto de estarem um bocado apertados, também ajuda :)

 

 

A iluminação que tenho é uma versão reduzida daquela que tinha para os salgados:

 

2 x ATI Aquabluespecial

1 x Procolor

1 x Blueplus

 

A areia é aragonite, tambem é uma parte daquilo que tinha.

 

Tiago, o aquário ainda é muito recente, só agora estou a ver algumas algas a aparecerem e talvez por isso ainda dê a sensação de que está muito "asséptico"

 

a ver vamos como vai ficar há medida que o aquário for amadurecendo.

 

Perguntas:

 

Usam aquele sal e buffers para o tanganyica? é que com trocas de agua semanais de 30% não fica muito em conta... nunca fui muito adepto destas destas adições e até hoje não me tenho dado mal, mas se puder melhorar melhor!

 

apenas como medida de prevenção, por causa do transporte, stress, aquario novo etc, acham que deva desfazer uns comprimidos de flagyl na comida deles? (todos estão a comer bem)

 

thx

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Usam aquele sal e buffers para o tanganyica? é que com trocas de agua semanais de 30% não fica muito em conta... nunca fui muito adepto destas destas adições e até hoje não me tenho dado mal, mas se puder melhorar melhor!

 

Eu não uso quase nada! De vez em quando atiro lá para dentro sulfato de magnésio e bicarbonato de sódio (e esses compras na farmácia ao kg). A dose é supostamente por cada 40 litros de água - 1 colher de sopa de bicarbonato e 2 colheres de sulfato.

 

apenas como medida de prevenção, por causa do transporte, stress, aquario novo etc, acham que deva desfazer uns comprimidos de flagyl na comida deles? (todos estão a comer bem)

 

Podes fazê-lo - eu costumo desfazer 4 ou 5 comprimidos em água quente onde misturo granulado - deixo-o embeber bem e dou-lhes de vez em quando durante 4 ou 5 dias.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Eu não uso quase nada! De vez em quando atiro lá para dentro sulfato de magnésio e bicarbonato de sódio (e esses compras na farmácia ao kg). A dose é supostamente por cada 40 litros de água - 1 colher de sopa de bicarbonato e 2 colheres de sulfato.

 

 

 

Podes fazê-lo - eu costumo desfazer 4 ou 5 comprimidos em água quente onde misturo granulado - deixo-o embeber bem e dou-lhes de vez em quando durante 4 ou 5 dias.

 

Abraço,

Diogo

 

 

ok vou fazer isso. thx

 

entretanto acabei de chegar a casa e lá tenho mais uma surpresa:

 

IMG_4983.JPG

 

um que eu achava macho não dominante afinal era uma fêmea :)

 

já tinha saudades disto!

 

cumps.

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, Rui,

 

EXCELENTES peixes! são lindos!

 

mantenho 10 tropheus sp pemba "Orange" num aqua de 1,2m... tenho-os à cerca de 2 meses e a estão bem adaptados ao aquário.

 

quando montei o aquário para o ciclo, adicionei buffer para a litragem total. depois disso, não usei mais, pois o ph da água anda sempre lá pelos 8.3 a 8.4! prefiro não "mexer". hoje comecei a adicionar sais da Seeachem... vou fazer o teste a ver se noto algumas diferenças no comportamento dos animais... é a primeira vez que uso

 

No passado, mantive uma colónia de Red Moliro num aquário de 1 m daqueles da Aquapor. Enquanto foram juvenis, a coisa andou bem. Quando cresceram, foi mais complicado, em especial porque tinha lá um "terrorista" (o macho dominante) que, com a ajuda do Diogo Lopes, identificámos que era um Ujiji (distinguia-se claramente dos Moliros) e que era ultra-agressivo. tive de acabar com esse aquário de 1 m, pois era só peixes encostados aos cantos!

 

Boa sorte com esse aquário... Eu não conheço, de todo, os mpulungu, mas vai vigiando... esse aquário poderá ser "curto".

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma semana depois de chegarem, os tropheus continuam em grande forma. Esta semana devo retirar os filhotes da primeira femea. (ideias para apanhar o peixe sem desmanchar o layout todo...)

 

A colónia continua a não mostrar sinais de agressividade entre si. O macho dominante ficou com um lado do aquario e só deixa passar femeas... porque será :eusathink:

 

Como tenho o aquário junto à janela, aproveito sempre para lhes proporcionar uns banho de sol, parece-me que gostam ehehe

 

ficam umas fotos:

 

A 2ª femea que ficou com filhos. É tambem a fêmea dominante e maior.

 

IMG_5005.JPG

 

o resto do pessoal:

 

IMG_4998.JPG

 

Este é um dos filhotes que comprei e que desde o primeiro dia ficou no aquário principal com os adultos.

 

IMG_4990.JPG

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

(ideias para apanhar o peixe sem desmanchar o layout todo...)

 

Simples - apaga as luzes e deixa tudo fechado. De manhã com eles a dormir apanha-a.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Simples - apaga as luzes e deixa tudo fechado. De manhã com eles a dormir apanha-a.

 

Abraço,

Diogo

 

;) bolas! podia ter-me lembrado disso! Nem acreditam a trabalheira que tive para apanhar uma das minhas fêmeas! virei o aquário do avesso! até pedras tirei!

 

Até andei na net a ver aquelas armadilhas DIY... com uma garrafa de plástico com o gargalo cortado e virado ao contrário! puz granulado lá dentro e nada! horas inteiras à espera com um cordelinho na mão pronto a puxar! os sacanas nem entram lá dentro! são espertos até mais não!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
:D bolas! podia ter-me lembrado disso! Nem acreditam a trabalheira que tive para apanhar uma das minhas fêmeas! virei o aquário do avesso! até pedras tirei!

 

Até andei na net a ver aquelas armadilhas DIY... com uma garrafa de plástico com o gargalo cortado e virado ao contrário! puz granulado lá dentro e nada! horas inteiras à espera com um cordelinho na mão pronto a puxar! os sacanas nem entram lá dentro! são espertos até mais não!

deves pensar que os tropheus sao guppy´s nao :D :D :D :D :D :D :D :D :D

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Rui.

 

Tens um colónia fantástica. Eles como se adaptaram ao espaço mais curto de aquário? Concordo com o Diogo em relação ao metro que tens de frente. Eu com os 2 metros de frente por vezes parecia que era pouco para eles.

 

Não descures a possibilidade de investires num de 2 metros principalmente quando a colónia começar a crescer....

 

Fico muito contente por vê-los nas mãos de quem os estima.

 

Grande abraço

Vasco

Abraço
Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Rui.

 

Tens um colónia fantástica. Eles como se adaptaram ao espaço mais curto de aquário? Concordo com o Diogo em relação ao metro que tens de frente. Eu com os 2 metros de frente por vezes parecia que era pouco para eles.

 

Não descures a possibilidade de investires num de 2 metros principalmente quando a colónia começar a crescer....

 

Fico muito contente por vê-los nas mãos de quem os estima.

 

Grande abraço

Vasco

 

boas,

 

Até agora a colónia está excelente. Nada de especial entre eles. O macho continua a exercer o seu poder e não há rebeldes.

 

Agora as novidades...

 

A fêmea que já vinha com filhos já não fui a tempo de "salvar " todos. Tirei apenas 1.

 

A 2ª femea que entretanto ficou com ovos, ao fim de 18 dias tirei 13 filhotes.

 

coloquei-os todos numa maternidade na sump, mas como nao tinham grande luz e enquanto não colocava uma calha de iluminação na sump, lembrei-me de passar a maternidade com os filhotes para o aquario... não prendi a maternidade a nada e durante a noite começou a navegar indo parar directamente em baixo da queda de agua... resultado: maternidade afundada e todos os filhotes perdidos...não fiquei muito contente não... mas pronto já aprendi.

 

No dia seguinte reparei que mais outra femea (esta bem mais pequena) tambem estava com ovos na boca e que talvez nao tivesse tirado todos os filhos da 2ª.

 

Entao hoje apanhei-a novamente e tirei 3 filhotes já practicamente sem saco vitelino. Estes estão seguros!

(esta femea tinha 16 filhotes na boca... brutal)

 

a ver se tiro umas fotos para documentar o crescimento da colónia.

 

cumps.

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Folgo em saber que tudo (à excepção do homicídio dos pequenotes :-D ) corre bem!

 

Entao hoje apanhei-a novamente e tirei 3 filhotes já practicamente sem saco vitelino. Estes estão seguros!

(esta femea tinha 16 filhotes na boca... brutal)

 

16 é um excelente número! O máximo que tive foram 13. Conheço um caso com 21 peixes!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mais umas fotos para actualizar o tópico:

 

não consigo tirar fotos aos pequeninos... fica aqui uma de um dos 3:

 

IMG_5009.JPG

 

esta é a 3ªfemea que ficou com ovos. (bem mais nova, e provavelmente a 1ª vez, por isso vamos ver quantos pequeninos saiem de lá)

 

IMG_5058.JPG

 

Por fim uma foto do lado esquerdo do aquario com a colónia à espera de comida... :)

 

IMG_5043.JPG

 

cumps.

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Rui,

 

Como estão a dar-se esses mpulungu ?

 

Queremos ver mais fotos... vê lá se fazes uns partos, para ver se te compro alguns! são lindos!

 

Também tenho uma das minhas fêmeas pemba "Orange" de boca cheia... :wacko:

 

Abraço,

 

Filipe Almeida

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Como estão a dar-se esses mpulungu ?

 

Queremos ver mais fotos... vê lá se fazes uns partos, para ver se te compro alguns! são lindos!

 

Também tenho uma das minhas fêmeas pemba "Orange" de boca cheia... ;)

 

Abraço,

 

Filipe Almeida

 

Boas Filipe,

 

Realmente nao tenho tido muito tempo para os aquarios, mas as coisas até agora continuam bastante bem.

 

tenho tido sempre alguma femea com ovos, uma delas optei por nem a apanhar a ver o que acontecia. Esta semana descobri um tropheus pequenino a passear pelas rochas bigsmile

 

quanto a pequenotes tenho 5 que entretanto fui apanhando do aquario e que estão a crescer, outros já os fui colocando com os adultos.

 

umas fotos tiradas um pouco à pressa...

 

um dos juniores que gradualmente vai ficando com as cores de senior. (desconfio que será um macho)

IMG_5079.JPG

 

uma das femeas junior que tem filhotes:

IMG_5068.JPG

 

A fêmea que teve 16 putos:

IMG_5070.JPG

 

o grupo:

IMG_5095.JPG

 

e um dos filhotes que já está a ficar crescido:

IMG_5066.JPG

 

grande abraço

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas serralha,

Não estou a vender os peixes, quando começarem a aparecer excedentes eu coloco lá na área dos particulares ;)

 

2 novidades:

 

Primeira: pelo que consegui contar nenhum filhote foi comido :) ou seja já tenho espaço na maternidade (cubo da vodafone) para as proximas posturas, o que me leva à segunda novidade.

 

Uma das fêmeas grandes já voltou a ficar com ovos, 1 mes e meio depois de ter tirado os ultimos filhotes.

 

assim que tenha tempo, vou tirar mais umas fotos agora com os pequenotes juntos com os adultos.

 

cumps

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Após algumas semanas de ausencia, venho colocar mais umas fotos do aquario. Durante este tempo houve mais posturas que por falta de tempo/paciencia :) deixei andar, o que resultou em mais 7 novos tropheus que por aqui andam no meio das rochas.

 

uma das femeas maiores voltou a criar e resolvi tirar os filhotes ontem. Sairam 11 já com este tamanho:

 

14-03-2010%20018.JPG

 

Deixo-vos mais umas fotos do aquario:

 

14-03-2010%20017.JPG

 

14-03-2010%20015.JPG

 

14-03-2010%20009.JPG

 

14-03-2010%20022.JPG

 

14-03-2010%20025.JPG

 

cumps

RP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais