retirar BBA's das folhas das anúbias


alterego

Recommended Posts

Boas!

 

Estou com um pequeno problema no meu aqua :D Descuidei as TPA's semanais nos últimos tempos por absoluta falta de tempo (obras em casa) e agora estou com algumas BBA's ou Black Brush nas folhas das anúbias que estão agarradas ao tronco.

A situação não é grave e espero colocar tudo nos eixos nas próximas semanas mas em relação às folhas das anúbias que estão afectadas ocorreu-me fazer o seguinte :

 

Como consigo retirar com facilidade o tronco de dentro do aquário sem estragar o layout que acham da ideia de tirar o tronco para fora e depois tratar as folhas afectadas com agua oxigenada ou mesmo com Excel? A ideia era tratar as plantas sem afectar a água do aqua com excesso de Excel ou agua oxigenada né!

Neste caso coloco Excel puro ou agua oxigenada pura nas folhas ou devo diluir?

 

Já alguém fez isto com sucesso? resulta? ou o melhor é podar as anúbias e pronto? ( ainda são bastantes as folhas que teria de podar....)

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho tido bastante sucesso com a aplicação de Excel directamente sobre essas algas.

Normalmente tenho pequenos surtos dessas algas nos troncos, dou umas seringadelas de Excel (puro não diluido) mesmo em cima das algas e em 2/3 dias acabam por definhar.

Convem parares toda a movimentação de água, filtros bombas, etc...

Normalmente paro uns 15/20min após a aplicação.

No dia seguinte vais notar logo uma alteração na cor da alga para avermelhado ou acinzentado e depois é só deixares a caracolada entrar em acção. Até Physas as comem.

 

É interessante ver que enquanto estão saudáveis, as algas não atraem a caracolada que tenho no aquário (Planorbis, Physas e Neritinas), mas quando estão a definhar é vê-los a a devorar aquilo. Ao fim de uma semana está tudo limpinho.

 

Podes abusar um bocadinho do Excel que não há problema. Eu num aquário de 60L chego a injectar 10ml de uma vez e nunca tive problemas.

 

PS: De qualquer forma convem retirares as folhas mais afectadas em vez de esperares que fiquem limpas e tenta descobrir a raiz do problema que provavelmente será Nitratos altos ou falta de CO2.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho tido bastante sucesso com a aplicação de Excel directamente sobre essas algas.

Normalmente tenho pequenos surtos dessas algas nos troncos, dou umas seringadelas de Excel (puro não diluido) mesmo em cima das algas e em 2/3 dias acabam por definhar.

Convem parares toda a movimentação de água, filtros bombas, etc...

Normalmente paro uns 15/20min após a aplicação.

No dia seguinte vais notar logo uma alteração na cor da alga para avermelhado ou acinzentado e depois é só deixares a caracolada entrar em acção. Até Physas as comem.

 

É interessante ver que enquanto estão saudáveis, as algas não atraem a caracolada que tenho no aquário (Planorbis, Physas e Neritinas), mas quando estão a definhar é vê-los a a devorar aquilo. Ao fim de uma semana está tudo limpinho.

 

Podes abusar um bocadinho do Excel que não há problema. Eu num aquário de 60L chego a injectar 10ml de uma vez e nunca tive problemas.

 

PS: De qualquer forma convem retirares as folhas mais afectadas em vez de esperares que fiquem limpas e tenta descobrir a raiz do problema que provavelmente será Nitratos altos ou falta de CO2.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigada.

 

Vou então experimentar o Excel mas vou retirar os troncos e pedras onde estão as anúbias e fazer isso cá fora. Assim não corro riscos e até gasto menos Excel.

Em relação às causas penso que não se trata de excesso de nitratos e muito menos falta de CO2. Estava tudo muito equilibradinho mas por falta de tempo descurei as TPA's e principalmente as podas. Resultado, deficiente de circulação da água e um matagal de plantas que está a tapar a luz na zona do fundo.

Enfim vou fazer uma grande faxina no próximo fim de semana e com tempo e paciência vai entrar tudo nos eixos de novo. :)

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há dias comecei a ter uns pelinhos na anúbia. Comprei um SAE que limpou tudo em 2 ou 3 dias.

 

O meu problema era a comida congelada que polui imenso. Passei a colocar os cubos dentro de um coador e passar água da torneira até desfazer tudo. Tenho os poluentes mais controlados, agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais