Escolher o escumador


Recommended Posts

Boas,

 

Restrições de orçamento há sempre, nuns mais do que outros. Senão há orçamento inicial para comprar material como deve ser, mais vale esperar, adiando a montagem do sistema do que gastar duas vezes no mesmo material com a pressa de ter o aquário montado. Não faz qualquer sentido investir num bom escumador para depois negligenciar tudo o resto ( iluminação, circulação). Acho que isso é senso comum. Mas isso fica obviamente ao critério de cada um. Falando por mim, quem me dera ter visto um tópico destes ou ter o tipo de oferta que se tem hoje em termos de escumadores ou bombas de circulação, antes de comprar o material da primeira vez.

 

Tas a repetir o que tinha dito há alguns posts atrás:

Se tens 700 euros para dar por um escumador e isso não vai provocar impacto em nada do resto? Óptimo ficas com um equipamento melhor de certeza.

Agora se depois de comprares o escumador ficas sem orçamento para boa circulação, boa rocha viva, equipamento para aquário de quarentena, iluminação, etc etc etc então mais vale pensar duas vezes. Ou em adiar ou ver as coisas o mais equilibradas possivel.

 

Quanto ao que o resto do pessoal que indicaste usa em termos de escumadores, talvez seja boa ideia informares-te melhor porque a realidade é capaz de ser outra. No entanto e mais uma vez, metes tudo no mesmo saco ( alhos com bugalhos).

Certamente não vou fazer tar aqui a fazer um testamento sobre cada aquario. O interessado vê, lê o observa o tópico. É mesmo aqui ao lado e não precisam de ler pelo que eu digo para observar caso a caso.

Eu dei exemplos dos mais variados tipos de aquarios. Nada mais nada menos.

 

Aquários recentes, aquários de moles, aquários de moles e LPS, aquários de SPS, aquários de 1 ano, aquários com manutenção regular, aquários com alguma manutenção, aquários com pouca manutenção. Tudo misturado, tudo no mesmo saco.

 

Tas a repetir o que eu ja tinha dito antes, com a diferença que eu expliquei um pouco mais cada um desses items relativos ao tipo de aquario e manutenção do mesmo:

Ha muito factores que acho que influenciam:

- Rocha viva -> Qualidade e quantidade -> Altamente eficiente para remoção de NH4, NO2, NO3, etc

- Alga em refugio -> Altamente eficiente para absorção de NO3

- TPA's-> Regularidade (diaria, semanal, mensal) e quantidade de água (5%-10%-20%)

- Circulação -> Circulação eficiente de modo a não deixar assentar detritos

- Limpeza geral do aquário -> forma regular e ter em atenção novamente os detritos acumulados

- Uso de bactérias e método de Vodka -> É um método muito perigoso e so deve ser usado em aquários muito estáveis e necessita de um escumador muito bom

 

Certamente haverá muito mais coisas que influencia a boa saúde do aquário. O escumador é um peça importante, mas é so um peça. Se algumas coisas foram abandalhadas não há escumador que valha para as corrigir.

 

 

Pois, essa é a mentalidade para a qual tenho advertido as pessoas quando participo em tópicos destes, que é investir em escumadores à pele na esperança de servirem a longo prazo. Tu fá-lo à vontade, outros custa-lhes e arrependem-se de não o terem feito logo no início acabando por investir duas vezes no mesmo equipamento. Acaba por sair mais caro, obviamente.

Nessa altura, se e quando chegar tenho muitas opções. (novos modelos, baixa de preços, ter 2 escumadores, ter 1 escumador, vender, não-vender, comprar, não-comprar, ganhar o euromilhões, não precisar de mexer, precisar de mexer tudo)

Muita coisa vai acontecer pelo meio e as opções são imensas e como não sou adivinho deixo ao tempo o passar do tempo.

 

Eu também espero que te corra tudo bem e que não tenhas nenhum azar.

Ora ai está. Isso é que é fundamental.

Inda ontem vi uma reportagem na Sic Noticias de um senhor ja idoso que com os cortes de luz devido ao mau tempo ficou com 3 aquários de peixes mortos e 1000 euros de prejuízo. E não foi o único a ter o mesmo destino com cortes de energia de dias/semana.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Antes de mais gostaria de agradecer a todos o trabalho que têm tido para me ajudar. Obrigado.

Pelo que me tenho vindo a aperceber, o Deltec APF600 é de facto um bom escumador, contudo todos parecem unanimes em dizer que a longo prazo este poderá ser um escumador "curto" para o meu aquário.

Pois bem, se assim o é, eu prefiro dar mais 100 ou 200€ e comprar só um escumador e não ter esse problema, contudo e não duvidando da qualidade do ATB 2nd line small, 700€ acho demasiado excessivo, são mais 338€ que o APF600 e irá limitar em muito o meu orçamento para o resto.

Tentando fugir aos 700€, será que consigo arranjar este ATB 2nd line small no estrangeiro mais barato?

Ou será que posso optar e ficar bem servido com uma das seguintes hipóteses:

- ATB 2nd line nano por 550€ (reefquest)

- Deltec AP851 marcado para 1000L por 587€ (aquaristic)

- H&S skimmer A 150-F2001 marcado para 850L por 441€ (aquaristic)

- ATI Bubble Master 250 por 544€ (aquaristic)

- Deltec TC 2060 por 668€ (underwater)

 

Já agora jc.gomes, gostaria que me explicasses o que é boa rocha viva, eu ainda nem comecei a montar o meu primeiro salgado e por isso gostaria que me ajudasses já que falaste em boa rocha viva.

Editado por Quintino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais gostaria de agradecer a todos o trabalho que têm tido para me ajudar. Obrigado.

Pelo que me tenho vindo a aperceber, o Deltec APF600 é de facto um bom escumador, contudo todos parecem unanimes em dizer que a longo prazo este poderá ser um escumador "curto" para o meu aquário.

Pois bem, se assim o é, eu prefiro dar mais 100 ou 200€ e comprar só um escumador e não ter esse problema, contudo e não duvidando da qualidade do ATB 2nd line small, 700€ acho demasiado excessivo, são mais 338€ que o APF600 e irá limitar em muito o meu orçamento para o resto.

Tentando fugir aos 700€, será que consigo arranjar este ATB 2nd line small no estrangeiro mais barato?

Ou será que posso optar e ficar bem servido com uma das seguintes hipóteses:

- ATB 2nd line nano por 550€ (reefquest)

- Deltec AP851 marcado para 1000L por 587€ (aquaristic)

- H&S skimmer A 150-F2001 marcado para 850L por 441€ (aquaristic)

- ATI Bubble Master 250 por 544€ (aquaristic)

- Deltec TC 2060 por 668€ (underwater)

Em principio todos eles são bons. Pelo que eu conheça o Deltec AP851 é usado em aquarios maiores que o teu. E tem um problema que é ser enorme. Dificilmente te cabe no armário a menos que tenhas uma coisa gigante para o la meter.

Ja o Deltec TC 2060 é muito mais pequeno e cabe perfeitamente. Segundo a Deltec tem ainda mais performance que o AP851.

O ATI BM250 tb é grandote e usado em aquarios bastante grandes. Uns gostam dele, outros não. Não sei... dizem que é mais dificil de afinar.

Os outros não conheço....

 

 

Já agora jc.gomes, gostaria que me explicasses o que é boa rocha viva, eu ainda nem comecei a montar o meu primeiro salgado e por isso gostaria que me ajudasses já que falaste em boa rocha viva.

Será uma rocha o mais porosa possivel (maior capacidade de alojar bactérias que vão degradar o NO2, NO3, NH4, etc) e com a maior quantidade de vida possivel (pequenas esponjas, minhocas, worms, buzios, etc) e tambem com alguma coralina. E claro sem algas! e tb que tenha um excelente aspecto.

Tradicionalmente em PT vende-se nas lojas rocha Indonésia, Indonésia-Premium e Fiji.

A mais cara e com maior qualidade é a Fiji. Depois tem a indonésia premium e indonésia normal.

Aqui depende do investimento que queiras fazer, mas para teres uma ideia uma caixa de 22Kg de Fiji vai-te ficar um pouco mais cara que um APF600.

A rocha morta o mais barato é na aquarisic. Em PT tb fica cara.

Depois depende a proporção que queiras usar de rocha viva/rocha morta. 50-50 é boa proporção. Podes até por mais um bocado de rocha morta que viva. Depois esta rocha viva coloniza a rocha morta aos poucos.

 

Vai ser esta rocha viva que vai colonizar o aquario todo, portanto é extremamente importante.

Podes poupar na rocha para por no escumador ou vice-versa. O melhor é equilibrar em ambos.

O escumador remove-te nitritos e nitratos mas estes são pouco tóxicos na água salgada. O escumador dificilmente remove amónia.

O elemento mais perigoso e mais toxico na água salgada é a Amónia que é transformada pela rocha viva. Com amónia os peixes vão á vida em 2 tempos.

Ter nitritos, nitratos, amonia e fosfatos em valores muito baixos é optimo para os corais e a unica forma de manter os mais exigentes com boas cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentando fugir aos 700€, será que consigo arranjar este ATB 2nd line small no estrangeiro mais barato?

Ou será que posso optar e ficar bem servido com uma das seguintes hipóteses:

- ATB 2nd line nano por 550€ (reefquest)

- Deltec AP851 marcado para 1000L por 587€ (aquaristic)

- H&S skimmer A 150-F2001 marcado para 850L por 441€ (aquaristic)

- ATI Bubble Master 250 por 544€ (aquaristic)

- Deltec TC 2060 por 668€ (underwater)

 

Ola, agora ja temos maquinas, so um reparo esse atb custa nessa mesma loja 490.00€ e por mim a melhor opção que tens, passando a ser o mais barato dos 3 melhores. Visto que o modelo do HS ter uns anos e o ATI eu nunca gostei muito de o ver trabalhar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

jc.gomes, mais do mesmo e acabaste por não perceber ( ou não quiseste perceber) o que escrevi.

Adiante, não vale a pena continuar porque é chover no molhado.

 

No entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao que escreveste no último post e, senão te importares de me ensinar, agradecia:

 

Será uma rocha o mais porosa possivel (maior capacidade de alojar bactérias que vão degradar o NO2, NO3, NH4, etc) e com a maior quantidade de vida possivel (pequenas esponjas, minhocas, worms, buzios, etc) e tambem com alguma coralina.

 

Porque razão a coralina na rocha viva é uma característica de boa rocha?

 

O escumador remove-te nitritos e nitratos mas estes são pouco tóxicos na água salgada. O escumador dificilmente remove amónia.

 

O escumador remove nitritos e nitratos mas dificilmente remove amónia? Como?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque razão a coralina na rocha viva é uma característica de boa rocha?

A coralina não é indicio de boa rocha, ja que a coralina pega em qualquer lado. A coralina é indicio que a rocha esteve esteve em água em boas condições.

Ja se a rocha vier cheia de algas é fugir a sete pés da mesma.

No entanto com o transporte a rocha passa algum tempo fora de agua e as escuras e a coralina praticamente deixa de existir.

 

O escumador remove nitritos e nitratos mas dificilmente remove amónia? Como?

Ha muita coisa que um escumador nao remove e quem remove são as bactérias alojadas na rocha viva no ciclo do nitrogénio.

A amónia é um composto que o escumador não consegue remover tão facilmente. Informação via reefcentral e outras sitios.

O escumador é optimo a remover compostos organicos.

The skimmer might be able to reduce the nitrite and nitrate levels, but most of the ammonia present is going to be converted to nitrite and nitrate because the skimmer can't remove ammonia in any significant amount

 

No entanto isto é demasiado offtopic, porque não sei o que isso ajuda o Quintino a escolher escumador ;)

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo porque é que é demasiado off-topic já que foi o próprio Quintino a colocar mais umas dúvidas e tu respondeste.

Eu fiz-te duas perguntas relacionadas com o esclarecimento que deste ao Quintino.

Além disso, a primeira pergunta está indirectamente relacionada com escumação e a segunda pergunta está directamente relacionada com o tema do escumador, já que para opinares sobre escumadores, convém perceberes os princípios básicos dos mesmos.

 

Em relação à coralina, claramente confundes desenvolvimento da mesma e os parâmetros que despoletam o seu desenvolvimento com os parâmetros que despoletam algas. Uma coisa não tem nada a ver com outra e o mito continua. Duas rochas diferentes podem estar na mesma água, uma ganhar algas e a outra não. Podem ter as duas alga coralina, pode nenhuma ter alga coralina. Nada tem a ver com nada. Alga coralina está relacionada com carbonatos e cálcio ( mais com carbonatos) e algas na rocha tem a ver com acumulação de matéria orgânica na rocha, absorção de fosfatos orgânicos por parte da mesma, entre outros.

 

Mais importante, afirmaste categoricamente que o escumador remove Nitritos e Nitratos e dificilmente Amónia e eu perguntei como é que isso acontecia. Como é que o escumador remove Nitritos e Nitratos ou, se preferires adicionar outra questão, porquê e como/porquê dificilmente consegue remover a Amónia? Não perguntei se o escumador removia uma coisa ou muita coisa e vice-versa, não perguntei o que acontecia " à muita coisa" que este não retirava, nada... Respondeste à questão com um quote retirado do RC, sabe-se lá de que contexto e que nada tem a ver com a pergunta que te fiz. E no entanto foi uma pergunta simples e directa. Porque não me consegues dar uma resposta simples e directa?

 

Senão te importas, volto a perguntar, de uma forma mais fácil, talvez: como/porquê é que o escumador remove Nitritos e Nitratos mas dificilmente Amónia? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jc.gomes, é um bocado offtopic, mas é para mim informação muito útil porque ainda não estou muito a par da rocha viva. Sobre a rocha morta, dizes que a mais barata é na aquaristic, mas mandar vir isso depois não fica caríssimo só em portes? Aproveitando o offtopic, onde é que posso arranjar boa rocha vida das fiji a um preço porreiro?

Sobre os escumadores, sendo os ATB bons, será que o ATB 2nd line nano que custa 490€ é suficiente para o meu salgado? O ATI dizem que é complicado para regular, e eu como não quero coisas complicadas porque estou a começar, sobra o Deltec TC 2060 por 668€. Com o Deltec deverei ficar mais bem servido não? Contudo, digam-me uma coisa, em caso de avaria de qualquer componente nestes escumadores, qual é mais fácil de arranjar assistência rápida aqui em Portugal, será que a bomba pode ser facilmente substituída, ou é preciso alguma especial xpto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jc.gomes, é um bocado offtopic, mas é para mim informação muito útil porque ainda não estou muito a par da rocha viva. Sobre a rocha morta, dizes que a mais barata é na aquaristic, mas mandar vir isso depois não fica caríssimo só em portes? Aproveitando o offtopic, onde é que posso arranjar boa rocha vida das fiji a um preço porreiro?

Boas, a aquaristic fica a 20 euros com portes até 30Kg.

Portanto compensa e bem. Basta comprares 5kilos e ja começa a compensar ;)

 

Rocha viva vê na bubbles-shop. Costuma ter bons preços.

Vende a caixa de Fiji 22Kg a cerca de 400€.

 

Sobre os escumadores, sendo os ATB bons, será que o ATB 2nd line nano que custa 490€ é suficiente para o meu salgado? O ATI dizem que é complicado para regular, e eu como não quero coisas complicadas porque estou a começar, sobra o Deltec TC 2060 por 668€. Com o Deltec deverei ficar mais bem servido não? Contudo, digam-me uma coisa, em caso de avaria de qualquer componente nestes escumadores, qual é mais fácil de arranjar assistência rápida aqui em Portugal, será que a bomba pode ser facilmente substituída, ou é preciso alguma especial xpto?

Não conheço os escumadores todos.

O melhor é fazeres umas pesquisas no google e na ReefCentral :priere:

 

André, sobre a coralina Google is your friend e ja deixei bem claro as diferenças que ha que ter em conta numa boa rocha e portanto não precisas repetir o que ja tinha dito sobre vantagens de ter boa rocha e boa rocha vai potencialmente desenvolver mais coralina. Sobre skimmers, google is your friend again. É o que mais há na net é artigos sobre o equipamento.

Se estão interessados nos assuntos, abram uma tread específica para os mesmos e se e quando tiver tempo poderei indicar la alguma informação porque não tou as ordens de ninguém porque so vou responder aqui a duvidas que o Quintino tenha.

Ah e tb não vou estar a fazer perguntas para ver o que o outro sabe ou deixa de saber (um pequeno "Quem quer ser milionário" versão aquariofilia) e para a seguir poder, ou pelo menos tentar, passar a ferro :priere:

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Ora então escumadores....

 

Estes retiram-te apenas e só PROTEÍNA. Ora esta aquando da sua decomposição, vira Amónia, por consequente, Nitrito e o resultado final Nitrato. Logo na tua afirmação que dificilmente retirar amónia, além de errada ( pois não remove nenhum dos 3 ), indo pela tua vertente, mais rapidamente retirava a amónia que é uma decomposição pura de proteína.

Logo, quando se afirma que, " substitui o escumador por um mais potente e os nitratos desceram ", esta afirmação está 50% correcta, pois o que o escumador remove é a proteína que se irá decompor através das bactérias em nitratos e assim, não havendo essa decomposição, os nitratos remanescentes irão sendo consumidos pelo sistema. Tudo consome nitrato, inclusive os corais, conseguindo assim como resultado final uns nitratos mais baixos e em muitos casos nitratos a zero ( o que tb não é bom ).

 

 

Falando na coralina....

 

Nos nossos sistemas temos muito mais coralina do que a que é encontrada nos recifes ( tendo em conta as dimensões ). Existe um ditado um quanto antigo, " onde cresce coralina os corais não crescem " e vice-versa. Por acaso não tenho quase coralina no meu aquário, apenas no vidro de trás, e isso é mau ?? Não, para mim é excelente. A Coralina asfixia a rocha quando em muita quantidade.

 

A rocha também não convém ser toda porosa. É bom ter um equilibrio para ter zonas anaérobicas ( isentas de oxigénio ), e isso só com rochas mais compactas.

 

 

 

Quintino, em relação aos escumadores quer Deltec quer Atb, procura sempre os importadores nacionais. Por vezes queremos poupar 20/50€ e mais tarde sai-te bem mais caro. Se tiveres um problema, terás que enviar para lá o equipamento ( pagas do teu bolso ) eles depois quando enviam para cá, voltas a pagar portes, e somando isso sai-te mais caro, não falando em outras vantagens....

 

 

J.c gomes, o que o André queria era que tu explicasses o porquê das tuas informações, pois para serem verdadeiras, tens que apresentar a tua opinião, a tua ideia, o porquê de achar isto X, Y ou Z.

 

Voltando atrás quando mencionas-te que o Pedro, o Jorge, etc,etc usavam Deltec's APF 600 e tinham aquas excelentes, informa-te, pois ou estão a trocar de escumadores ou já trocaram.... por uns mais fortes.

 

Abraço e Bom Ano para todos.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Então e achas que o - ATB 2nd line nano é suficiente para o meu aquário de 140x60x60 ??

Já agora, falando em rochas, para o mesmo aquário 20Kg de rocha morta, e 20Kg de viva das Fiji é suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigo,

 

Por razões óbvias não te irei dizer que sim ou que não na escolha do escumador.

 

Ambos escumadores são excelentes ( novos Deltec e ATB ), agora é uma questão de escolha, e comparar prestações.

 

Em relação há rocha, se fizesses tudo com via era preferível, não conseguindo, optava mais por 10 kgs Fiji + 10 kgs indonésia e o resto morta.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João, não percebeste o objectivo das minhas intervenções e vejo que levaste a coisa para o lado pessoal.

Calma, não estou aqui para passar ninguém a ferro. Aqui promoveu-se uma discussão saudável e se te fiz aquelas perguntas foi exactamente para te fazer ver que para falar de determinado tema é preciso ter, pelo menos, conhecimento das bases de cada tema. Achei que não tinhas/tens e em vez de em nada contribuir para isso, tentei puxar pela aquisição de conhecimentos, apesar de continuares, por teimosia, a bater na mesma tecla. " Isto faz isto porque o outro disse que fazia isto e porque eu vi, na Internet, que isto fazia isto, apesar de não saber porque é que isto acontece". De qualquer maneira, procuro ver sempre o Fórum como algo global e portanto não está em causa um discurso entre nós os dois mas sim entre todos os outros.

 

O problema do Google e da Internet é que há muita informação e há que saber filtrar a informação que realmente é útil. Não se trata de haver artigos sobre Equipamento porque, de facto, há muita coisa. Trata-se de saber quais os princípios de funcionamento desses equipamentos a nível químico, físico e biológico e são essas as bases a que me refiro. Senão sabes isto, pouco ou nada te vale de opinar sobre o que cada um faz ou deixa de fazer porque não sabes qual o processo, do porquê das coisas acontecerem.

 

Relativamente à pergunta dos compostos azotados ( Nitritos, Nitratos, Amónia) e da sua interacção com o escumador, tu retiraste um excerto que diz que " o escumador é capaz de reduzir os níveis de Nitritos e Nitratos mas que a maior parte da Amónia presente é convertida em Nitritos e Nitratos porque o escumador não consegue remover Amónia em quantidades significativas" e tu deduziste ( pelo menos escreveste dessa forma) que o escumador remove os Nitritos e Nitratos mas não a Amónia. A verdade é que o escumador não remove nenhum desses compostos azotados porque o escumador apenas remove compostos orgânicos ( orgânicos porque têm, na sua constituição molecular, os elementos Carbono e Hidrogénio, entre outros) e alguns compostos inorgânicos associados a moléculas orgânicas ou incorporados por microorganismos na sua constituição. Amónia, Nitritos e Nitratos são moléculas inorgânicas que são subprodutos da matéria orgânica dissolvida ( DOM - Dissolved Organic Matter), subprodutos esses sintetizados por bactérias, algas, etc. A matéria orgânica dissolvida são os compostos excretados por todos os vivos no aquário em grande quantidade a nível digestivo ( peixes, invertebrados) ou introduzidos através da comida. Antes que estes sejam reduzidos a Amónia e oxidados em Nitritos e Nitratos pelas bactérias Nitrificantes Aeróbias, são primeiro que tudo removidos pelo escumador e o que não é removido por este, é da competência das bactérias.

 

A Amónia, similarmente aos Nitritos e Nitratos, também não é atraída para a interface água/ar dentro do escumador e exportada por este para fora do sistema da mesma maneira que as moléculas e iões orgânicos mas alguma da Amónia presente na água é expulsa pela constante movimentação e borbulhar da água dentro do escumador, acabando por se difundir com a Amónia atmosférica ( gás) de modo a contribuir para o equilíbrio deste. Portanto, nenhum desses compostos inorgânicos são alvo da acção do escumador sob ponto de vista orgânico mas se há um que é exportado em alguma quantidade pelo funcionamento do escumador é a Amónia.

 

Para concluir, um escumador é muito mais do que uma peça de equipamento que retira porcaria da água. É a primeira linha de exportação de nutrientes, poluentes, toxinas e é por isso que quanto mais cedo adquirirmos um escumador adequado à litragem do nosso aquário, menor é a probabilidade de este tipo de moléculas se acumular no sistema a longo prazo que, com a introdução de vivos e a maturação do aquário, só tende a aumentar. Jogar com escumadores à pele da litragem do sistema é reduzir a probabilidade do sistema se aguentar em tempos de menor dedicação ou menor tempo de manutenção do aquário.

 

Deixo uns links que podem ou não te interessar mas que muito provavelmente vão interessar a outros que leiam este tópico, inclusivé ao Quintino que se está a iniciar e que considero serem excelentes bases para uma melhor compreensão dos processos químicos, físicos e biológicos que se passam nos nossos aquários, quanto mais não sejam para essas mesmas pessoas poderem opiniar, no futuro, com bases sólidas e comentários bem fundamentados.

 

The Nytrogen Cycle por Randy Holmes-Farley

 

Ammonia and the Reef Aquarium por Randy Holmes-Farley

 

Nitrite and the Reef Aquarium por Randy Holmes-Farley

 

What is Skimming por Randy Holmes-Farley

 

Organic Compounds in the Reef Aquarium por Randy Holmes-Farley

 

 

Abraço e Bom Ano,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

J.c gomes, o que o André queria era que tu explicasses o porquê das tuas informações, pois para serem verdadeiras, tens que apresentar a tua opinião, a tua ideia, o porquê de achar isto X, Y ou Z.

Eu expliquei que não iria entrar em offtopic portanto não iria nem de perto nem de longe entrar em teses de doutoramento sobre assuntos que devem ter a sua tread própria e acima de tudo que depois fiquem em sticky para daqui a 1 mês não caírem no esquecimento e estar-se a repetir a informação 2,3,4,5 vezes para os próximos 2,3,4,5 users novos.

Portanto resumi em 2 frases assuntos que podem levar 10.000 frases. Ha situações na vida em que é preciso simplificar e resumir. Se depois o utilizador estiver interessado nesse assunto, tem imenso material que pode pesquisar no google.

 

Voltando atrás quando mencionas-te que o Pedro, o Jorge, etc,etc usavam Deltec's APF 600 e tinham aquas excelentes, informa-te, pois ou estão a trocar de escumadores ou já trocaram.... por uns mais fortes.

Antes de mais certamente tb sei ler se estão ou não a trocar visto que as treads estão aqui ao lado a afirmação que fazes não é verdadeira nem de perto nem de longe. Uns trocam, outros não trocam, outros fazem uma coisa, outros fazem outra, uns fazem assim e outros fazem assado. Eu dei exemplos de "n" users com "n" diferentes escumadores com "n" aquarios de litragem diferente. Se 1,2,3 estão a fazer isso não significa que os outros 20 tb o estejam e novamente so apontei casos e não tirei nenhuma conclusão dos mesmos. Serve para o utilizador ir ver com os seus proprios olhos pesquisar e tirar conclusões em vez de estar as cegas sem qualquer feedback prático.

 

Por último se voltares ao início da tread sou o primeiro a recomendar um escumador acima de qualquer dos que estão escrito no 1º post e ao mesmo tempo e ainda assim a fazer um aviso sobre o mesmo que pode ser curto para o futuro e depois complemento com o novo Deltec SC, portanto não percebo o que queres que digas mais....

 

Boas,

 

João, não percebeste o objectivo das minhas intervenções e vejo que levaste a coisa para o lado pessoal.

Calma, não estou aqui para passar ninguém a ferro.

Um Forum não serve para exibição ou para tentar ver quem é mais esperto.

Um chico esperto em 10 segundos fazia uma busca no google, em 20 segundos fazia copy-paste de um artigo e em 1 minuto estava escarrapachada no fórum e sem perceber nada do assunto em 1 minuto passava de zero para expert e ai de alguem que venha contradizer o que la ta escrito.

A parte dificil é resumir a informação, dar essa informação de forma objectiva de modo a que o utilizador tenha so uma pequena luz sobre o assunto e que sirva para o guiar na sua compra.

Se tiver interessado sobre o mesmo facilmente faz a pesquisa.

Neste caso era escumadores e novamente como ja disse varias vezes fui de longe quem o alertou de todas as escolhas. Desde as escolhas mais baratas até escolhas intermédias até escolhas avançadas, tudo de forma preto no branco sem grandes rodriguinhos e com avisos anexados.

 

Se eu sei alguma informação coloco essa informação não entro de chico-espertismo.

Se sou a favor ou contra uma opinião digo o porquê e porque motivos.

 

Aqui promoveu-se uma discussão saudável e se te fiz aquelas perguntas foi exactamente para te fazer ver que para falar de determinado tema é preciso ter, pelo menos, conhecimento das bases de cada tema.

Achei que não tinhas/tens e em vez de em nada contribuir para isso, tentei puxar pela aquisição de conhecimentos, apesar de continuares, por teimosia, a bater na mesma tecla. " Isto faz isto porque o outro disse que fazia isto e porque eu vi, na Internet, que isto fazia isto, apesar de não saber porque é que isto acontece".

Antes de mais não me parece que sejas tu que me vai julgar se tenho conhecimentos ou deixo de os ter. Tal como nunca julguei a ti nem ninguém e nunca vou entrar por tais caminhos. E o que achas que eu sei ou deixo de saber tanto me aquece como arrefece e não vou mudar 1cm ao que disse e ao tipo de apoio que vou continuar a dar porque cada macaco tem que estar no seu galho e uma tread que mistura compras de escumadores com links de lojas e modelos com grandes composições sobre escumadores e os processos fisico-quimicos das bactérias não está correcto, informações diferentes em sitios diferentes.

 

Na reefcentral na secção de ajuda de New to the Hobby as respostas são sempre "curtas e grossas", não há ca espaços para concursos de ver quem sabe mais ou menos e grandes explicações cientificas. Da-se luzes, escolhas, avisos e depois o utilizador vai e pesquisa por si. Se eu abrir uma tread a perguntar de um escumador para 400 litros tenhos respostas de 2 e 3 linhas de forma objectiva.

 

E segundo o que está a ser discutido em concreto é a escolha do escumador tendo sido o primeiro a alertar e a dar opções e avisos sobre os varios tipos de escumador que ele escolheu.

 

Tas a puxar consecutivamente uma vez após outra por assuntos paralelos e por caminhos que disse ha muito tempo que não ia.

Numa pequena descrição curta e grossa sobre boa rocha viva com imensos itens foste logo embirrar com a Coralina tá claro. Pois é facil embirrar com o que quer que seja quando a informação é disposta de forma muito simples.

O simples não está errado e digas o que disseres dei excelentes concelhos para o Quintino quando chegar a loja comprar a sua rocha e saber com o que contar. Ele quando chegar a loja não quer saber os processos fisico-quimicos que a Coralina utiliza no seu desenvolvimento ou outra coisa qualquer.

Ele quer chegar saber logo quais os diferentes tipos de qualidade de rocha e numa inspeção visual de breves segundos conseguir minimamente observar se está presente uma boa ou uma má rocha.

 

E como es uma pessoa tão sabedora, não foste capaz de indicar como escolher a rocha. Fui o único a dar conselho (e agora o joao_judicibus também) como escolher a rocha, em que quantidades, proporções, preços e sítios onde a comprar tudo altamente resumido simples. A única coisa que conseguiste fazer sobre a rocha foi embirrar com a coralina na tentativa de entrar num mini-concurso a ver quem é que sabe mais sobre o assunto.

 

Para quem vai comprar rocha dei a papinha toda feita sobre praticamente todos os assuntos em pouco mais de 5 linhas que é informação extremamente útil para quem vai comprar rocha ou achas que está mais interessado nos processos fisico-quimicos sobre a coralina? O homem tem mais que tempo para pesquisar sobre isso e é a última coisa que quer saber neste momento....

 

Eu até posso ser o gaijo mais expert á face da terra as se não conseguir trocar isso por miudos e em 2 linhas orientar objectivamente para que caminho se deve olhar vou passar o resto da vida a falar para uma parede porque sou tão expert que ninguem me entende. É uma questão de ser pertinente e dar informação útil ou inutil no contexto em que se insere.

 

Eu tenho a certeza que neste contexto dei informação sempre útil e concisa. O resto cada um sabe de si e não julgo ninguém.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atão rapazes...tal tá a muenga heim!!!

Bem faço eu que num sistema de 650l de àgua livre,tenho um Turbo Skimmer 2000 da "Queen",made in Taiwan surprised ,que liga às 21 e desliga às 09...ainda assim não tenho amónia;nitritos;nitratos,os fosfatos (para muitos alto...0,5) não me dão dores de cabeça...não tenho cyanos ou algas de algum tipo (caso de dúvida vejam meu sistema em ÀquaNeves neste forum)...a cama è a mesma há 28 anos ( colectada na praia da Figueirinha em Setúbal) e alimento os meus peixes (uma vez ao dia) de forma generosa,desde os congelados (inclusive os por mim preparados),a flocos e granulados.

Claro que não è um àqua de referência,nem tão pouco de exposição...ainda assim (reparem no setup),dá-me muito gozo...mais ainda depois de todo este diz que disse.

Ora...todo este blá blá blá...para vos dizer que meditem sobre as vossas reais necessidades,posssibilidades e experiência...e ponham de lado alguns dos mitos (lembrem-se que cada caso è um caso) que se criaram em aquariofilia de reef...e atenção...não estou a dizer que em termos de apoio,não devemos ter o melhor para os nossos inquilinos.

Bom Ano

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já bom ano a todos.

Agradeço a ajuda preciosa que todos me têm dado aqui no fórum, e o esforço que têm feito para ajudar aqueles como eu, que agora se estão a iniciar neste fantástico hobby que é a aquariofilia dos salgados. Apesar de toda a ciência, esforço, trabalho, e despesas que este hobby nos dá a todos, é recompensado pelo enorme prazer que dele tiramos, e todo este amor à camisola que torna este hobby possível. Estamos todos aqui porque gostamos de aprender coisas novas e ensinar e ajudar quem precisa.

 

Com a ajuda de muitos aqui, já evitaram que eu pudesse escolher um escumador totalmente inadequado para o meu salgado, e jogando pelo seguro acabei por me restringir a dois escumadores, ao ATB 2nd line nano que custa 490€ e que pelo que consegui encontrar só comprando em Portgal, e sim claro que isso tem as suas vantagens, como a assistência, e o Deltec TC 2060 por 668€ no estrangeiro.

 

Como não tenho conseguido encontrar grande feedback de pessoas com estes dois escumadores, permanece a indecisão, o ATB é mais barato e tenho assistência em Portugal, contudo o Deltec parece ser um excelente escumador que segundo o fabricante me dá uma maior margem de manobra, com mais litragem.

 

Só irei montar o meu salgado no principio de Março deste ano, e por isso caso alguém tenha informação útil até lá agradecia uma dica.

 

Já agora, falando de rocha viva, sendo a rocha vida das Fiji tão cara, poderei juntar 10Kg de Fiji com 10Kg de Indonesia Premium com 20Kg de morta? Serão estas proporções suficientes para um aquário 140x60x60cm ?

 

Uma vez mais obrigado a todos, e continuem o bom trabalho.

Editado por Quintino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim, 40 kgs devem chegar perfeitamente para o teu aqua.

 

Esclarecendo-te mais um pouco sobre esses 2 skimmers.

 

A gama não é a mesma.

 

No teu caso tens então.:

 

ATB 2nd line SMALL - 700€

 

Deltec SC2060 - 668€

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi o Deltec a 668€ em PT e ainda diz que têm descontos de 5%-20% em todos os produtos:

http://www.underwater-shop.com/index.php?c...p;filter_id=109

 

No entanto não sei se essa loja é muito fiável.... lembro de ver ai qq coisa no forum a falar mal da mesma....

 

Experimenta contactar a Bubbles-shop ou a Pet4you que eles devem-te dar um preço para o equipamento:

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...mp;filter_id=34

http://pet4you.net/index.php/peixes/agua-s.../Page-1-50.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer que a underwater-shop é uma loja muito fiável, por vezes em alguns produtos poderá levar algum tempo na entrega se não houver em stock.

Editado por quinzico

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um Forum não serve para exibição ou para tentar ver quem é mais esperto.

 

Olá

Certamente que não deveria ser, mas honestamente com estes teus post`s leva-me a pensar o contrário, que eventualmente tens necessidade de mostrar algo......agora o quê ainda não deu para perceber.

 

 

Um chico esperto em 10 segundos fazia uma busca no google, em 20 segundos fazia copy-paste de um artigo e em 1 minuto estava escarrapachada no fórum e sem perceber nada do assunto em 1 minuto passava de zero para expert e ai de alguem que venha contradizer o que la ta escrito.

 

Pois................................

:D :D :music_singguitar::music_singguitar:

 

 

Antes de mais não me parece que sejas tu que me vai julgar se tenho conhecimentos ou deixo de os ter. Tal como nunca julguei a ti nem ninguém e nunca vou entrar por tais caminhos. E o que achas que eu sei ou deixo de saber tanto me aquece como arrefece e não vou mudar 1cm ao que disse e ao tipo de apoio que vou continuar a dar porque cada macaco tem que estar no seu galho

 

 

Parece-me que aqui não está em questão se tens ou não conhecimentos, ou se os teus próprios conhecimentos superam os do André, porque não conhecendo nenhum de vocês ao ponto de fazer um juizo de valor, terei que valer apenas dos conhecimentos transmitidos aqui pelo forum, nomeadamente a passagem de informação através de post`s colocados por vós.

Agora uma coisa é certa, toda a discussão existente num forum, deveria e deve ser levada em conta como uma critica construtiva e de aquisição de novos conhecimentos, de espirito de entre ajuda, e não de uma disputa mesquinha e de uma tentativa de se enaltecer ou impor algo , de forma a nos sobrepormos a alguem.

 

 

Na reefcentral na secção de ajuda de New to the Hobby as respostas são sempre "curtas e grossas", não há ca espaços para concursos de ver quem sabe mais ou menos e grandes explicações cientificas. Da-se luzes, escolhas, avisos e depois o utilizador vai e pesquisa por si. Se eu abrir uma tread a perguntar de um escumador para 400 litros tenhos respostas de 2 e 3 linhas de forma objectiva.

 

Aí concordo contigo, pois tambem sou leitor assiduo desse forum, como sou deste também, mas também ha-des reparar que não ves lá tanta dscussão estupida e mesquinha, como se ve aqui.

Mas também te digo, somos todos nós que fazemos os foruns e alimentamos estas tais mesquinhices, por isso ou nos deixamos destas coisas, ou mais vale participarmos em foruns onde elas nao aconteçam.

 

 

E como es uma pessoa tão sabedora, não foste capaz de indicar como escolher a rocha. Fui o único a dar conselho (e agora o joao_judicibus também) como escolher a rocha, em que quantidades, proporções, preços e sítios onde a comprar tudo altamente resumido simples. A única coisa que conseguiste fazer sobre a rocha foi embirrar com a coralina na tentativa de entrar num mini-concurso a ver quem é que sabe mais sobre o assunto.

 

Ainda bem que o fizeste, pois é essa a nossa função para com os mais novos, e não entupir os seus post`s com tais discussões e disputas de sabedorias.

 

 

Eu tenho a certeza que neste contexto dei informação sempre útil e concisa. O resto cada um sabe de si e não julgo ninguém.

 

Claro, ninguem pos isso em causa, simplesmente te questionaram para fundamentares algumas das tuas preciosas informações, porque quem está a começar de novo ou em constante aprendizagem(que é o meu caso),gosta de ser esclarecido de uma forma mais concreta sobre determinados assuntos.

 

 

Quintino

 

Possuo um Deltec dos modelos novos, e estou muito satisfeito com o mesmo, e adquiri o modelo 2560 indicado para uma litragem de 2400 litros, e o meu sistema só tem 380 litros.

 

Abraço

 

Poliveira

Editado por poliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quintino

 

Possuo um Deltec dos modelos novos, e estou muito satisfeito com o mesmo, e adquiri o modelo 2560 indicado para uma litragem de 2400 litros, e o meu sistema só tem 380 litros.

 

Abraço

 

Poliveira

poliveira, o importante é respeitarem-se todas as opiniões e a forma como se quer transmitir informação. Cada um o faz de sua maneira e ainda bem, senão éramos todos iguais. Completamente de acordo.

 

Mas fiz agora esta resposta foi mais para que se puderes faças ai uma mini review do Deltec SC/TC 2560:

http://www.theaquariumsolution.com/deltec-sc-2560-internal

 

A opinião que tenho é que esse escumador é simplesmente fenomenal. (Varias vezes superior ao APF600 :D)

Daria imenso jeito uma review desta nova série da Deltec quer para quem está a começar quer para todos os outros e gostaria mesmo de saber como é que o bicho se porta (e tb com umas fotos ja agora :music_singguitar:)

Espero que baixem de preços rápido nem que seja por pressão dos escumadores chineses que agora estão ai a aparecer porque esta nova série é muito apetecivel :D

 

----

 

E ja agora que falo em escumadores chineses vejam os Bubble Magus:

http://www.fish-street.com/products.php?ca...rrency_code=EUR

 

Têm tido um Feedback bastante positivo na ReefCentral.

Vejam la que tem uma tread so para eles e para alem de serem muito baratos têm uns que usam bombas de jeito (Eheim, Aquabee).

Fica aqui mais uma escolha para quem tiver interessado em conhecer o mercado....

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atão rapazes...tal tá a muenga heim!!!

Bem faço eu que num sistema de 650l de àgua livre,tenho um Turbo Skimmer 2000 da "Queen",made in Taiwan :evil: ,que liga às 21 e desliga às 09...ainda assim não tenho amónia;nitritos;nitratos,os fosfatos (para muitos alto...0,5) não me dão dores de cabeça...não tenho cyanos ou algas de algum tipo

Cjorgene

 

Pois Sr. Jorge, "ainda assim não tenho amónia;nitritos;nitratos,os fosfatos (para muitos alto...0,5) não me dão dores de cabeça" mas também não tem corais em quantidade e exigência, nem uma carga elevada de peixes no seu aquário e por conseguinte não necessita de ter um escumador "melhor" nem ligado 24 horas, como você disse e muito bem cada caso é um caso, agora não concordo é que possa dar como exemplo o seu aquário quando se fala de aquários em que o objectivo é a introdução e manutenção de SPS e peixes em quantidades razoáveis e níveis de exigência que um aquário e equipamentos como o do Sr. não era capaz de manter.

 

Espero que não leve a mal este meu comentário (o que agora está muito na moda).

 

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olà amigo Nuno

Pelo que me è dado parecer...um escumador serve para minimizar a carga orgãnica de um qualquer àqua...seja só com moles,com sps,lps ou fowlr.

Tenho a noção de que com o sistema que tenho (sem sump;reactor de kalk;reator de cálcio;uv;4x80W T5 ou outros apetrechos :eusathink: ),a ùnica coisa que não consigo manter,são os duros...ainda assim...ja tenho alguns frags que até ao momento estão muito bem (crescimento lento devido como calcula ao défice de iluminação),mas a crescer.

A cama foi montada no longínquo ano de 1981 :tongue: ,tenho 12 peixes (peixes que nos 29 anos de salgados,sempre atingiram provetas idades)...e o amigo tem o pretenciosismo de fazer a alegação que faz.

De facto não deve haver muitos :roll: (basta frequentar os foruns) que consigam (com o mesmo equipamento) a estabilidade que eu tenho no meu àqua,pese embora toda a parafernália de apoio (quando me saír o euromilhões tambem vou por aí).

Claro...tudo isto deve acontecer por mero acaso :priere::priere: ...ou só por ter majoritáriamente moles ;) ...e não por uma experiência de 19 anos de plantados,26 de fish only e 3 de reef...só.

E por aqui me fico.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por Pedro Conceição
quote desnecessário. PC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Aceito que tenha ficado melindrado com o meu post, mesmo não sendo de todo essa a minha intenção, se ler agora com mais calma aquilo que escrevi, de certeza que não vai lá encontrar nada a dizer que o seu aquário não tem estabilidade, que o Sr. não tem conhecimentos ou experiencia, o único facto que expus, foi que o seu aquário não tem equipamentos para manter um reef com corais em quantidade e exigência, nem uma carga elevada de peixes. Para quem quer ter um aquário estável mas "limitado" a um certo tipo de corais o seu é uma boa referencia, agora para manter todo o tipo de corais SPS com as suas exigências para ter sucesso em crescimentos e cores os equipamentos adequados como iluminação, escumação, movimentação de agua e adição de CA, MG, KH são mesmo necessários. E acredito que desta vez com toda a sua experiencia vai perceber que nem todos os comentários que fazem onde não se diz "Tu estas lá" "Bom post" são para dizer mal ou criticar depreciativamente.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais