Tomada de decisão


ravara

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho dois escalares num cubo de 50 à uns meses. Nunca formaram casal, mas nunca se deram mal até à semana passada.

Eles já têm uns 8cm ou mais de corpo e um deles está constantemente a morder as barbatanas do outro,

que submissamente "baixa as orelhas" e apenas tenta fugir. O submisso está a ter a vida negra e não estou a gostar de ver.

Estou indeciso no que fazer! Ofereço-os a pessoas diferentes ou alguém que tenha mais que um aquário para os meter?

Ofereço apenas um e tento arranjar mais dois ou três para ver no que dá? Normalmente só vejo à venda juvenis de 3-4cm, não será perigoso

colocá-los com um muito maior?

 

Obrigado desde já a quem possa ajudar a decidir.

Cumprimentos,

 

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o ideal seria arranjares mais 2 ou 3 do mesmo tamanho e juntares com esses... Não sei que tipo de guerras serão, mas as vezes eles fazem isso... mesmo sendo casal... o ideal era arranjares mais 2 ou 3, ou então vai observando até onde a guerrilha pode ir... mas aguarda opiniões de mais experientes...

 

abraço e boa sorte com eles!! cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estivesses em LX trocava-te um ou os dois bichos.

 

Em Aveiro é mais dificil...

Tenta comprar outros 2 mais pequenos, assim há mais "vitimas" e o maior pode ser que deixe de chatear sempre o mesmo. Quanto a juntar pequenos com grandes, desde que os pequenos tenham por onde se esconder não há problema. O cubo é nuzinho ou tem vegetação?

 

Por outro lado podes sempre optar por comprar um maior e assim quebrar o reinado.

 

Sabes se os escalares são macho e fêmea?

Uma das minhas fêmeas bate no macho constantemente, sobretudo após a postura.

 

PauloA cheers

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não chega a ser guerra, um morde e o outro tenta esquivar-se conforme pode. Já tem umas barbatanas mal tratadas das bicadas que leva.

 

O cubo está moderadamente plantado e existem alguns refúgios. Os mais pequenos têm sítio para se esconder, pode ser uma opção.

 

Não faço ideia do sexo deles, penso que nunca fizeram nenhuma postura (pelo menos nunca vi).

 

Colocar um maior, não é meter eventualmente mais lenha para a fogueira? Ou pode-se dar o caso de ele meter ordem na casa?

 

Abraço,

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

caso estejas interessado posso te dispensar 2 ou 3 escalares já com um porte razoável, ( tipo 5 a 6 cm) embora eu ache que não tem problema nenhum se eles tiverem 3 cm ( tb tenho).

Essa guerra que tens será no meu entender, devido a serem do mesmo sexo ( luta territorial) terás que tentar a sorte de encontrar parceiros (as) para eles...

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Junta mais alguns e deixa que formem casais, mas se bem que um cubo de 50 não te dá muita margem de manobra.

 

Quanto ao tamanho, desde que já tenham um porte razoável, podes juntar mais pequenos.

 

Cump's :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas opiniões.

Vou seguir o vosso conselho e arranjar mais um par deles a ver se dois dos quatro se entendem e ofereço os restantes dois.

Obrigado Alfapa e Fguedes pela vontade manifestada em dispensar uns peixes, mas pela distância a que estão não facilita a operação.

 

Um abraço e boas festas a todos,

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais