Aquário de Kinguios 160 litros


Recommended Posts

Bom, é minha primeira participação nesse fórum, sou do Brasil, lá vai:

 

Setup do meu aqua de kinguios montado em janeiro desse ano:

-160 litros - 80 comp., 40 largura e 50 altura

-filtro externo ATMAN 600 (cerâmicas e perlon)

-filtro externo HANG ON HY-614 (cerâmicas, carvão, esponja e perlon)

-substrato de areia de rio

-ph entre 7.0 - 7.2

-iluminação lâmpada fluorescente branca 40w

-tpa e sifonagem semanal

flora: 1 planta artificial

fauna: 7 kinguios

 

dezembro2009a.jpg

visão geral sem a tampa com iluminação (apenas para a foto)

obs.: as algas vistas são apenas no vidro do fundo, não sei se é por causa

do verão, mas os kinguios estão devorando todas, estava mais que o

dobro disso no vidro traseiro.

 

novembro2009l.jpg

visão por cima

 

novembro2009m.jpg

outra...

 

Críticas e sugestões são bem-vindas!

Editado por Cássio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, é minha primeira participação nesse fórum, sou do Brasil, lá vai:

 

Setup do meu aqua de kinguios montado em janeiro desse ano:

-160 litros - 80 comp., 40 largura e 50 altura

-filtro externo ATMAN 600 (cerâmicas e perlon)

-filtro externo HANG ON HY-614 (cerâmicas, carvão, esponja e perlon)

-substrato de areia de rio

-ph entre 7.0 - 7.2

-iluminação lâmpada fluorescente branca 40w

-tpa e sifonagem semanal

flora: 1 planta artificial

fauna: 7 kinguios

Olá Cassio, eu sou da queles que não gosto de chamar os peixes todos de (kinguios)

Eu vi que todos os peixes teêm cauda de véu, sarasas, cometas e shubukin, eles estão muito bonitos.

novembro2009h.jpg

visão geral sem a tampa com iluminação (apenas para a foto)

obs.: as algas vistas são apenas no vidro do fundo, não sei se é por causa

do verão, mas os kinguios estão devorando todas, estava mais que o

dobro disso no vidro traseiro.

Você tem que arranjar plantas de folha dura tipo anúbias, feto de jade...

novembro2009l.jpg

visão por cima

 

novembro2009m.jpg

outra...

 

Críticas e sugestões são bem-vindas!

 

No geral está bonito mas penso que è um pouco pequeno para eles todos, felicidades para o teu aqua...

 

José Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José pelos comentários. Estou para comprar algumas anúbias para plantar no aqua. Quanto ao número de peixes está um pouco grande sim, mas quando comecei no aquarismo há 2 anos, fui enganado por maus vendedores, tenho eles desde filhotes e estavam em um aqua menor. Mais estou sempre verificando a qualidade da água e penso no futuro comprar um aqua maior.

O peixe branco e gordo é assim mesmo e ainda crescerá bem...É um kinguio pérola (pearscale), nunca tinha visto um? Veja outra foto dele:

 

novembro2009p.jpg

 

Abraços!

Editado por Cássio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu Ismenio. Faz tempo que estou para trocar o fundo também, vou procurar um azul escuro, acho que fica legal. Deram a idéia de preto, mas eu não gosto, prefiro o azul mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Oi Cássio

 

 

Como vai o aqua de 160L de kinguios? Também estou querendo montar um maior. Tenho três gordinhos em um aqua pequeno e quero dar mais liberdade a eles.

Os filtros que você colocou no seu aqua estão dando conta da sujeira? Tenho dúvidas de qual filtro colocar no meu aqua: cannister ou filtro externo.

 

Quanto ao substrato, meu aqua atual de kinguios é de areia grossa. Fica bonito só é um pouco mais difícil de sifonar. Nele tenho apenas uma planta natural que cresce a cada dia, sem enfeites. Os peixes não comem ela não, pois são bem alimentados com ração da tetra.

Se possível, mande uma foto atual.

 

Até mais

 

Jaque-DF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Oi Cássio

 

 

Como vai o aqua de 160L de kinguios? Também estou querendo montar um maior. Tenho três gordinhos em um aqua pequeno e quero dar mais liberdade a eles.

Os filtros que você colocou no seu aqua estão dando conta da sujeira? Tenho dúvidas de qual filtro colocar no meu aqua: cannister ou filtro externo.

 

Quanto ao substrato, meu aqua atual de kinguios é de areia grossa. Fica bonito só é um pouco mais difícil de sifonar. Nele tenho apenas uma planta natural que cresce a cada dia, sem enfeites. Os peixes não comem ela não, pois são bem alimentados com ração da tetra.

Se possível, mande uma foto atual.

 

Até mais

 

Jaque-DF

 

 

Jaque, o aqua está bem! Abaixo uma foto atual, sem grandes mudanças, apenas mudei um pouco as pedras. Sem dúvida um canister é melhor, mas como minha grana estava curta...penso em mais tarde vender os 2 filtros e adquirir um canister. Os filtros estão dando conta, claro que eu limpando-os semanalmente. Qual a espécie da planta que você tem? Coloca uma foto do seu aqua aqui...

Abraços!

imagem067j.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Tenho um aqua de 90l para os meus 4 kinguios e noto que eles adoram as plantas.

Então tenho como fauna, valisnérias, fetos de java, hygrofila corymbosa (uma de folhas grandes) e umas flutuantes ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]) para os nitratos.

Eles adoram andar a passear pelo meio delas e a ratar as algas que crescem.

Tenho areia de silica, o que posso dizer que no inicio tive um boom de algas, mas eles lá vão dando conta disso.

Em suma, a meu ver as plantas são uma mais valia, e eles adoram! Por isso acrescentava só mesmo isso.

Deixo uma foto do meu aqua. Criticas são bem vindas. :lol:

 

p1040836l.jpg

 

 

PS - Todas as 2 semanas ponho fertilizante 1 e 2 da elos para as plantas crescerem sem problemas.

Quando as vejo mais fracas, acrescento uma pastilha da sera florenette perto das raizes e é ve-las crescer... as valisnérias produzem logo novas estepas.

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sei que 90l é pouco, mas por enquanto eles ainda são pequenos.

Depois é só muda-los para o meu outro aqua :P

Contudo, já tenho lido artigos em que um aqua de 80l pode levar 10 kinguios... isso sim é uma barbaridade, mas enfim, ainda bem que temos cada vez mais foruns com a informação correcta e pessoas sempre prontas a ajudar para o que der e vier.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jaque, o aqua está bem! Abaixo uma foto atual, sem grandes mudanças, apenas mudei um pouco as pedras. Sem dúvida um canister é melhor, mas como minha grana estava curta...penso em mais tarde vender os 2 filtros e adquirir um canister. Os filtros estão dando conta, claro que eu limpando-os semanalmente. Qual a espécie da planta que você tem? Coloca uma foto do seu aqua aqui...

Abraços!

 

 

Oi Cássio!

 

O seu aquário está lindo!

Eu estou com um aqua pequeno com três kinguios vermelhos comuns e já estou preparando

um maior para eles. Quando tiver foto eu mostro.

 

Neste aqua pequeno estou usando um filtro Atman HF 400 e troco o refil toda semana para a agua ficar limpa e sem cheiro.

Neste aqua coloquei apenas uma corymbosa.

 

No novo aqua que estou preparando coloquei uma anúbia e outra planta de folha verde /vermelha que não sei o nome (parecida com a corymbosa). Este aqua ainda está ciclando. Vou colocar o mínimo de decoração possível. Uma rocha para fixar a anubia, uma ou outra pedra e só.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

O aqua é um cubo Blau 45cm de arestas redondas e tenho um filtro interno Eheim pick-up 2010 para aquas até 160l.

Apenas acrescentei syporax mini no filtro para criar mais bactérias. Ando de olho num Eheim externo mas só para um futuro próximo... Quando os mudar de aqua é que vou sériamente pensar nele.

Este tem sido excelente e ao mesmo tempo cria-me uma corrente de bolhas de ar na água, não necessitando de ter uma bomba de ar para além do filtro.

Limpo-o todas as semanas com água das TPAs. Efectuo TPAs de 15l todas as semanas (ao fim-de-semana), e as vezes, quando tenho tempo ainda mudo 5l a meio da semana para não ficar com a água muito poluída.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lenac, parabéns, seu aqua está muito bonito. É difícil ver um aqua de kinguios com plantas assim.

 

Jaque, aguardo as fotos de seus aquas (do pequeno e do atual). Obrigado pela informação da planta, assim que eu tiver tempo vou colocar algumas plantas no meu aqua e posto aqui as fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, quero retirar todas as pedras de dolomita do meu aqua, acho mais bonito e natural sem as mesmas. O que me indicam para misturar na areia? (concha moida, aragonita, halimeda, etc.?) Queria algo para deixar direto no substrato mesmo, não quero usar tamponador industrializado e ter que ficar todo mês repondo e não quero colocar nada nos filtros, pois roubaria muito espaço....Alguma sugestão?

Obs.: quero que o PH fique sempre em 7.4.

 

Lenac, qual o PH do seu aqua?

Editado por Cássio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areão com bastantes conchas escaqueiradas ou então bicarbonato de sodio mas eu prefiro as conchas.

 

Obrigado Ismenio, vou pensar nas conchas escaqueiradas...A propósito, você tem kinguios também? Qual o setup do seu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tambem tenho peixes vermelhos, são a minha desgraça, 360 litros que o espaço não dava para mais, iluminaria de 110 w e filtro de 2000L/H com UV e capacidade 10 litros de materias filtrantes.

Depois coloco uma foto dos gordos.

 

Legal! Posta uma foto panorâmica do aqua quando puder...Qual o substrato que usa e em quanto está o PH?

Editado por Cássio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cassio,

 

O meu ph anda sempre à volta dos 7. É tirar da torneira, deixar repousar 2 dias numa caixa de plástico 25l sem tampa e fazer o TPA.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troquei o fundo por azul e tirei as dolomitas e algumas outras pedras...Só que não gostei muito, não sei se tento um preto agora ou volto para o fundo antigo...rs O que acham??

Obs.: mantive o ph sem as dolomitas pois adicionei crushed coral nos filtros.

 

imagem006bd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Pessoal, adicionei um vídeo do aqua no youtube, segue link abaixo:

 

 

Antes que comentem, foi filmando com uma máquina fotográfica, por isso a qualidade está ruim e dá a impressão de sujeira, mas a água é cristalina e o que vocês vêem caindo é a ração, pois filmei os kinguios na hora da alimentação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para realçar os peixes tens de colocar muitas plantas, o truque é esse, já sabemos que eles gostam de as comer mas se colocares bastantes vais ver que elas resistem.

 

De resto gostei muito do aquário.

 

Obrigado Manuel! Vou colocar as plantas naturais sim assim que possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais