Panchax azul


alquimista

Recommended Posts

Comprei a cerca de duas semanas um trio Panchax azul (duas femeas e um macho) introduzi num aquaruo de 35, 20,20 cm plantei rebentos de feto de java, coloquei um troco com um rebento de anubia, prendi musgo de java por baixo do tronco e coloquei um mop. O aquario tem um filtro fraco termostato a 25ºC e oxigenação.

Agora a minha duvida é que o macho anda sempre a correr com as femias, mesmo uma que me parrece ovada ( esta mais gorda e tem a bariga rosada). Sera que ele não gosta delas, o aquario é pequeno ou só teria de ter o casal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como já deves ter reparado, os Aplocheilus são peixes que preferem a superfície da água. Como não introduziste plantas flutuantes, é normal que o macho (mais agressivo) persiga as fêmeas, que não têm onde se esconder na sua zona favorita do aquário.

 

Para além disso, o aquário parece-me pequeno para um trio. Quanto ao facto de teres um trio, em muitas espécies de killis não-anuais é frequente encontrar quem pense que um trio oferece melhores possibilidades de obter grande quantidade de ovos. Há, porém, quem pense precisamente o contrário: enquanto uma das fêmeas põe, a outra come os ovos.

 

Vê na página da APK, http://apk.killi.net" target="_blank">http://apk.killi.net, um artigo sobre a criação de Aplocheilus.

 

Abraço.

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, já tinha lido o artigo do Alberto Reis mas não fala de tamanho do aquario, e na loja disseran-me que não crescia muito mais (agora com cerca de 4-5 cm). Como não tenho plantas flutantes que são fificeis de arranjar coloquei rebentinhos de feito de java, mas o filtro empura-os para o fundo salvo alguns que ficam a um canto. por enquanto não vou fazer criação por indisponibilidades varias mas comprei os peixitos porque os acho bonitos e fora do vulgar. Talvez daqui ims meses fassa recolha de ovos para reproduzilos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais