Nano 40 Litros Brutos


Artic

Recommended Posts

Boas a Todos

 

Antes que me dêm na cabeça vou tentar explicar mais ou menos a situação ...

 

A um tempo atrás ( pouco ), fui à garagem e tinha lá 2 Aquas ... um de 15 Litros e este 45 x 30 x 31 ( 41 Litros Brutos ) ... Não tinha filtros, nada so tinha vidro ... Então montei este de 45cm com alguns neons e outros peixitos, um filtro hailea, aquecedor jager ... Entretanto comprei um aqua com 90L onde meti os ciclideos ... e deixei neons e guppys no de 45cm

 

Não pensava entrar nos salgados por uma questão de custo ... Mas o bixinho começou a morder então fiz contas à vida e passei os guppys e neons para o aqua de 15L ... e tratei de limpar o de 45. E assim começou ...

 

Já agora o de 15L está assim

06122009472.jpg

 

O de 90L está assim

02122009448.jpg

 

 

Escusado será dizer que tenciono adquirir outro aqua brevemente pelo menos com 100L para "ampliar" este ...

 

Começei por comprar a areia, o sal, e uma bomba de 1000L/h

 

1. Limpeza do Aqua

04122009457.jpg

 

2. Colocação da Bomba

04122009458.jpg

 

3. Coloquei 30 Litros de Água ( Dei desconto para areia, bomba, rocha-viva para depois não sair por fora). Coloquei ainda a parte de cima de um Filtro SERA 380 L/h que tinha lá

04122009461.jpg

 

4. Altura de ver do sal

04122009462.jpg

 

5. Calculei aproximadamente 1 Kg de sal ( 30 litros de água x 33 = 990g sal )

04122009463.jpg

 

6. Sal a diluir

04122009464.jpg

 

7. Quando vi que o sal estava todo diluido coloquei a areia

04122009466.jpg

 

( continua )

Editado por Artic

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

está a ficar porreiro, vou seguir atentamente a evolução deste nano

agora um pequeno conselho, como já colocaste 4 kilos de rocha viva no aquario guarda o dinheiro dos outros 2 kilos que pensas adquirir e gastas depois em corais.

e digo isto porque quando começares a colocar corais eles normalmente já vêm com rocha e vais ter que começar a retirar alguma rocha que compras-te para arranjares espaço para os corais.

Aconteceu comigo no meu nano se fosse hoje tinha comprado menos quantidade de rocha e poupado uns euros.

Se não estás a pensar em adquirir um escumador tens que ser muito certinho nas TPAs, convem fazeres pelo menos 20% todas as semanas religiosamente.

boa sorte para o nano

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para esse nano o TMC tem um escumador novo impecável da para nanos ate 80l

faz muito barulho e mete oxigenio para o aquario

so quando esta sujo e que trabalha bem num aquario desse tamanho acho eu fica feio

ha um filtro de muchila com escumador ai fica na rua e nao se ve no aquario e nao e caro 30 e poucos euros e o tmc e muito mais

tas a ir por um bom caminho :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz muito barulho e mete oxigenio para o aquario

so quando esta sujo e que trabalha bem num aquario desse tamanho acho eu fica feio

ha um filtro de muchila com escumador ai fica na rua e nao se ve no aquario e nao e caro 30 e poucos euros e o tmc e muito mais

tas a ir por um bom caminho :transport027:

 

eu no meu nano pus um Escumador TMC V2 120 Nano Skimmer e estou bastante satisfeito com o seu funcionamento.

é verdade que faz muito barulho mas resolvi o problema ao substituir o tudo de ar que tras por um maior e coloquei uma pedra difusora no fim do tubo, remedio santo acabou-se o barulho.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho updates ... Eu escumador vou comprar uma vez que se este nano correr bem vou depois evoluir para um aqua maior ...

 

Entretanto comprei da Arcadia um balastro que me permite colocar lampadas T8 de varios tamanhos ... comprei porque assim posso depois se quiser colocar este no outro aqua de 90L com uma luz azul e deixar a branca que ele tem.

 

comprei ainda uma lampada e um reflector. Tambem comprei temporizadores e tenho a luz azul a acender as 17h, a branca as 17h30 e a apagar as 21h30 e a azul a apagar as 22h. ou seja 4h com as 2 luzes ligadas e 1h de so azul

 

Peço ja desculpa pela qualidade das imagens, tenho de procurar a minha camara.

 

 

10122009491.jpg

 

09122009488.jpg

 

09122009486.jpg

 

09122009484.jpg

 

11122009500.jpg

 

Quanto ao escumador vi um da schuran para nanos a muito bom preço. Depois a bomba tambem nao é cara, se calhar para a semana, lá para 3a feira vou comprar ...

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novidades ...

 

arranjei um escumadorzinho e ja montei tudo escondido e parece estar a funcionar bem ...

 

17122009520.jpg

 

tive de comprar também uma donzela e uma estrela do mar que deu uma vida enorme ao "reef". Como se pode ver pela foto ja ai está um coralzinho que ainda estava fechado, mas ontem com a luz, ja abriu.

 

17122009536-1.jpg

 

Em relação à donzela , ontem a noite quando cheguei a casa, vi-a muito parada, verdade que até hoje nunca a tinha visto muito a mexer, quando a coloquei no aqua, escondeu-se imediatamente, mas ontem, ja estava na frente do aqua, muito parada ... eu ate pensei que ia morrer, porque deixava mexer lhe e tudo ... mas hoje de manhã, lá estava ela com melhor aspecto ... mais "energica". Como eu nunca tive nenhuma nao sei o comportamento.

 

A estrela do mar e que se farta de mexer. :(

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Artic

Devias ter esperado mais tempo antes de colocares peixes no nano, ainda é muito cedo para os valores do aquario estabilizarem

eu deixei o meu nano a ciclar mais ou menos um mes e só depois é que introduzi 1 eremita de patas vermelhas para ajudar na limpeza e uma xénia.

o nano foi montado em abril deste ano e apenas este mes é que introduzi 2 peixes no nano.

Deves ter sempre uma coisa em mente a pressa é inimiga da aquariofilia, tudo deve ser feito com muito planeamento e paciência principalmente um sistema como o teu que com os poucos litros de água qualquer coisa de errado assume maiores porpoções do que num aquario de maior litragem.

espero que corra tudo bem e não tenhas nenhum azar com a estrela e a donzela.

abraços

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A donzela foi-se :drinking:

 

A água foi testada e tem todos os parâmetros impecáveis ... sal, ph, amonia, nitrito, temperatura, dureza, etc ...

 

Não sei porque ela morreu ... no primeiro dia escondeu-se mas depois começou a andar muito parada perto do vidro, e hoje depois de almoço encontrei-a morta ...

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A donzela foi-se :drinking:

 

A água foi testada e tem todos os parâmetros impecáveis ... sal, ph, amonia, nitrito, temperatura, dureza, etc ...

 

Não sei porque ela morreu ... no primeiro dia escondeu-se mas depois começou a andar muito parada perto do vidro, e hoje depois de almoço encontrei-a morta ...

 

 

pelo qu eleio o ideal é deixar ciclar mais tempo do que um de agua doce, é meteres rocha viva uns eremitas um ou dois camarões deixar ciclar bem e só depois meter os peixes (corrijam me se dizer algo errado)

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A donzela foi-se :drinking:

 

A água foi testada e tem todos os parâmetros impecáveis ... sal, ph, amonia, nitrito, temperatura, dureza, etc ...

 

Não sei porque ela morreu ... no primeiro dia escondeu-se mas depois começou a andar muito parada perto do vidro, e hoje depois de almoço encontrei-a morta ...

 

infelizmente o que previ aconteceu

três meses na minha humilde opinião deverá ser o tempo minimo de espera, para que possas ter um aquário com o ciclo já feito, evitando assim os tais dissabores e euros deitados à rua.

Mas cada cabeça sua sentença, fica ao teu critério, mas se pensares, essa tua ansiedade poderá ser controlada, fazendo umas tpa`s semanais ao teu sistema, colocando kalkwasser na água de reposição, e irás ver as fases pelo que o teu aquário irá passar, desde as algas verdes às cianobactérias.

Poderás nesta fase manter uma a duas horas de luz so por dia, pois mais irá fazer disparar as tais algas tao indesejáveis.

De certeza que esses tais meses nao irão custar a passar pois irás ver sempre evolução no teu sistema nesse periodo de tempo e certamente irás ver menos euros a sair da carteira pela tal ansiedade e tentação de colocares logo vivos no aquario sob o risco de gastares o dinheiro e os vivos virem a morrer todos por falta de condiçoes.

Aconselho-te vivamente a cumprires o tal periodo de ciclagem do aqua e depois fazeres no final uma boa troca de água( 70 a 80%) da água ou ATE talvez os 90 % e apos isso colocares entao alguma equipe de limpeza.

já agora se puderes põe aqui quais são os parametros do teu aquario

vai dando noticias

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a água estava com os parâmetros todos ideais, por tanto não percebo. A rocha viva que levei também estava quase toda maturada já.

 

O peixito no 1º dia escondeu-se, no dia seguinte passou o dia meio escondido ... depois ao fim da tarde de ontem, é que começou a ficar muito parado ... e hoje puff ... Não o vi a comer ... Não sei se entrou em stress extremo e não comeu por isso , mas acho que também não morria à fome em 2/3 dias , mas já não digo nada

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu em casa só vi mesmo a temperatura ( 25ºC ) e testei os nitritos mal vi o peixe morto , mas deram-me 0 ou muito perto disso.

 

Depois levei foi logo imediatamente a água à loja, e foi testado o ph, dureza, amonia, e ele viu a salinidade, e disse-me que estava tudo porreiro ...

 

O coralinho que levei, hoje de manhã, já estava "aberto" e aparentemente saudável.

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os sistemas marinhos precisam de muito mais tempo para estabilizarem.

O facto dos testes não acusarem valores anormais não quer dizer que não hajam destabilizações na química da água, imperceptíveis aos testes mas suficientes para matar os vivos.

 

pH, salinidade, amónia, são todos parâmetros vitais que sofrem oscilações nos primeiros meses, oscilações essas ainda mais pronunciadas em sistemas com menos de 100L.

 

Segue as sugestões do Paulo e não terás problemas.

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu em casa só vi mesmo a temperatura ( 25ºC ) e testei os nitritos mal vi o peixe morto , mas deram-me 0 ou muito perto disso.

 

Depois levei foi logo imediatamente a água à loja, e foi testado o ph, dureza, amonia, e ele viu a salinidade, e disse-me que estava tudo porreiro ...

 

O coralinho que levei, hoje de manhã, já estava "aberto" e aparentemente saudável.

 

pois

acho que deves investir nos testes a faze-los em casa não quero estar a por aqui ninguem em causa mas se mandas-te fazer os testes na mesma loja onde compras-te a donzela pode dar-se o caso de o lojista dizer-te que está tudo bem com a agua para salvaguardar os interesses dele (isto sou eu a falar mas tu é que sabes).

já o disse no post anterior que te estás a precipitar em querer fazer as coisas demasiado depressa deixa o aquario ciclar como deve ser é melhor para a tua carteira e vai-te evitar muitas mortes de vivos.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já descobri a causa ...

 

Na loja quando testamos a água reparamos que ela parecia fria de mais ... eu de manha tinha visto 25 ºC ... e não liguei , mas infelizmente alguem me desligou a ficha do aquecedor, e quando eu vi o peixe morto nem olhei para a água, agora à noite é que reparei ... estava em 17 ºC :mrgreen:

 

Acho que foi mesmo por isto que ele morreu ...

 

... quanto ao lojista , mais que isso tem sido um amigo bigsmile

 

já agora ... a estrela do mar , levei para a loja logo mal vi o peixe, antes da agua ser testada ...

 

... A noite trouxe foi um ermita, uma "minhoca" que não sei o nome, que parece um coral ... etc

 

Quanto ao "coralinho", que está na foto está "aberto" e parece estar a aguentar-se bem

 

18122009541.jpg

 

O aqua agora ( ainda tenho de mudar o layout )

 

18122009540.jpg

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artic, pelo que percebo nas datas, o aquário ainda nem sequer um mês tem...

Aconselho-te calma, como já disseram aquários de água salgada demoram muito mais tempo a estabilizar que os doces, não é só preciso os parâmetros estarem ok, o sistema tem que maturar. Se fosse a ti esperava no minimo mais 3 semanas, com dois meses já consegues meter bem um peixe.

Mas cada um sabe de si, percebo que seja difícil ver o peixe na loja e não o poder trazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos novas

 

Desculpa mas a máquina é boa, o jeito é que é pouco ...

 

o Ermita

IMG_4996.jpg

 

A estrela

IMG_4988.jpg

 

O coralzinho que foi oferecido

IMG_4985.jpg

 

A "minhoca"

IMG_4984.jpg

 

O meu casalinho de palhacinhos ... Estão perfeitos, muito bem ambientados e vêm comer À mão

IMG_4981.jpg

 

IMG_4995.jpg

 

Geral

IMG_4978.jpg

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haja dinheiro para comprar peixes e corais e vê-los morrer passado dois ou tres dias e voltar a comprar e não aceitar as opiniões dos outros que andam cá a mais tempo.

 

Desculpa se fui muito directo mas as verdades custam a mastigar.

 

Esse aqua tem bastante potencial se tiveres o cuidado de maturar melhor o seu ciclo "sem peixes"

 

Cumprimentos

 

Ricardo Marques

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi morrer um peixe porque me desligaram o aquecedor ... Nao teve a ver com mais nada ...

 

Fotos Novas

 

Palhacinho Fotogénico

IMG_5054.jpg

 

Coral no dia em que chegou ... Agora está muito melhor ... Mais "desinibido"

IMG_5043.jpg

 

Outro coralinho

IMG_5023.jpg

 

Glutões

25122009562.jpg

 

Adoro esta visão

25122009560.jpg

 

O Coralinho mais desinibido

25122009559.jpg

 

Nova adição

25122009557.jpg

 

IMG_5019.jpg

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Menos de 1 mês de montagem e já tens corais moles, duros (!!!!!!!), invertebrados, vertebrados....

 

Uma opinião muito útil para ti: CALMA!

 

Não interpretes mal o que digo, mas é para o teu próprio bem, para não desanimares ou te arrependeres do dinheiro que já gastas-te....

 

Foste avisado/aconselhado por umas 3 ou 4 pessoas diferentes, não percebo como consegues levar a tua "avante" sem sequer considerar a opinião de pessoas mais experientes.

 

Depois não te admires do típico "Eu avisei" ou de nunca teres grande sucesso....

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que ninguem aqui montou um aquário com um mes de maturação e correu tudo bem?

 

Tipo, mais de 60% da rocha que meti no aquario estava maturada já, e os parâmetros da água estão correctos ...

 

Os peixes estão felizes e acho que se sentem muito bem ... Os corais abrem todos como na loja ... a partida parece-me estar tudo a ir bem ... vejo a água regularmente, tenho muito cuidado com a comida, a temperatura nao tem tido oscilações, e acrescento água todos os dias.

 

Até percebo essa do bem avisei, porque o que se quer criar um ecossistema e isso eu sei que leva tempo, mas se está tudo a ir bem, acho que o dramatismo está a ser demais também ...

 

Obrigado pelas opiniões, isto é um forum, cada um tem a sua ... mas eu tambem posso as seguir ou nao certo?

 

Então peço que respeitem isso como eu oiço as vossas.

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artic, podes seguir as opiniões de quem quiseres e fazeres o que quiseres, tal como eu também vou fazer o que quero, ignorar este tópico e poupar a minha ajuda a quem necessita, pois tu não necessitas, nem a minha nem a de ninguém.

 

Boas festas e uma boa aquariofilia (com responsabilidade*)

 

 

*- responsabilidade para com os animais que não pediram para ser mantidos em cativeiro, logo tenmos que dar as melhores condições a eles, tal como tu gostarias de as ter caso mudassem algo na tua vida sem quereres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.