Aquário Biótopo da Costa


Filipe Pacheco

Recommended Posts

Olá a todos, aqui mostro o meu único aquário actual que é a montagem de biótopo de um fundo marinho infralitoral de transição, baseado nas costas vulcânicas dos Açores, Madeira, Canárias e alguma coisa de Cabo Verde, todos os vivos deste aquário existem em pelo menos um destes arquipélagos.

 

Aqui deixo o setup:

 

Aquário JEWEL com móvel de 120x50x55h

Calha de iluminação Solstar 4x54w com 3 moonlight

Escumador Deltec MCE 600

2xTurbelle nanostream 6045

1xTurbelle nanostream 6025

Esterilizador UV Vecton2 300 ligado a um Filtro EHEIM Classic 2211 (filtro com lã de vidro, carvão activado e outras matérias filtrantes).

 

A areia é vulcânica preta, muito fina tipo sugar-size.

A rocha viva usada é basáltica colectada no mar, sendo porosa e estando cheia de ofiúros, caranguejos, ouriços minúsculos, outros animais e algas.

O layout irá mostrar o fundo rochoso infralitoral característico destas ilhas oceânicas.

 

Lista dos vivos actuais:

 

Invertebrados:

 

Corais, anémonas e gorgónias:

 

Crustáceos:

 

Vários eremitas das espécies:

Calcinus tubularis

Pagurus cuanensis

Eupagurus anachoretus

Clibanarius aequabilis

 

Equinodermes:

 

2 Coscinasterias tenuispina

1 Ophidiaster ophidianus

3 grandes ofiúros da espécie Ophioderma longicauda

 

Peixes:

 

2 Thalassoma pavo 1 juvenil com cerca de 3 cm; e um fabuloso macho com mais de 16 cm.

1 Centrolabrus trutta de 13 cm.

3 Gobius paganellus todos com cerca de 3 cm.

1 Gobius sp. de 4 cm.

2 Coryphoblennius galerita com cerca de 5 cm.

1 Parablennius parvicornis com cerca de 8 cm.

 

Todos estes peixes dão-se lindamente bem, sendo que apenas ocorre algum territorialismo entre os blénios e também entre os góbios.

Espero por no futuro mais duas Abudefduf luridus juvenis e o resto depois vejo eh eh.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, só faltam as fotografias.

 

Em que te baseaste para a escolha tanto a areia como dos habitantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, só faltam as fotografias.

 

Em que te baseaste para a escolha tanto a areia como dos habitantes?

 

Eh eh por acaso já ia colocar as fotografias, o aquário já está montado desde finais de Março, portanto já tem alguns mesinhos a funcionar.

A escola da areia foi baseada na areia existente aqui na Ilha e dos habitantes igualmente, mas nas fotos irei mostrar melhor.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos do início da montagem.

 

Esta é a foto panorâmica do aquário apenas a funcionar com areia e água, podemos ver bem a areia preta e fundo preto (feito de cartão que foi colado no vidro de trás).

 

IMG_0958.jpg

 

Outra foto, desta vez de lado, em que podemos ver bem o escumador hang-on Deltec MCE 600 a funcionar.

 

IMG_0949.jpg

 

Fotos da calha de iluminação Solstar 4x54w com 3 moonlight:

 

IMG_0952.jpg

 

IMG_0953.jpg

 

Pormenor da areia preta:

 

IMG_0940.jpg

 

Aqui vão as fotos que mostra as primeiras rochas que entraram no aquário:

 

IMG_1239.jpg

 

IMG_1242.jpg

 

Foto mais panorâmica do início da montagem em que podemos ver um coral Madracis asperula e uma Ophidiaster ophidianus, ambos animais que já sairam.

 

DSC02196.jpg

 

Foto da estrela acima descrita:

 

DSC02187.jpg

 

Aqui deixo fotos mais antigas, de um de 3 caranguejos Cryptosoma cristata que tive, e que foram comidos pelo Thalassoma macho.

 

IjjhgG_3729.jpg

 

Aqui dois deles:

 

calapas.jpg

 

Fotos de eremitas:

 

Eupagurus anachoretus

 

Eupagurusanachoretus.jpg

 

Clibanarius aequabilis

 

Clibanariussp1.jpg

 

Fotos do aquário a meio de Setembro:

 

Parablennius parvicornis juvenis (tinha 4 que já saíram)

 

IMGtg_3857.jpg

 

parvicornis.jpg

 

Centrolabrus trutta:

 

trutaverde.jpg

 

Thalassoma pavo fêmea (já saiu)

 

thalassomaa.jpg

 

thalassoma.jpg

 

thalasoma.jpg

 

Gobius paganellus:

 

IMGdfds_3606.jpg

 

gobbius.jpg

 

Foto geral:

 

geral.jpg

Editado por Filipe Pacheco

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou mostrar as rochas e alguns animais colectados.

 

Rochas:

 

12092009489.jpg

 

12092009492.jpg

 

12092009493.jpg

 

Estrela Ophidiaster ophidianus e Thalassoma pavo fêmea dentro do balde térmico de transporte.

 

12092009496.jpg

 

12092009497.jpg

 

Fotos tiradas pelo meu primo que ajuda na colecta das rochas e animais:

 

Eu em direcção ao fundo depois de ver uma rocha interessante.

 

DSC02253.jpg

 

Verificação do material e colectas.

 

DSC02281.jpg

 

DSC02282.jpg

 

Fotos do aquário e habitantes tiradas dias depois destas colectas.

 

Ophidiaster ophidianus já no aquário.

 

IMG_4316.jpg

 

IMG_4313.jpg

 

Thalassoma juvenil alimentando-se na rocha viva.

 

IMG_4350.jpg

 

IMG_4351.jpg

 

Centrolabrus trutta:

 

IMG_4433.jpg

 

Centrolabrus trutta a revolver o substracto para se alimentar.

 

IMG_4434.jpg

 

Foto geral do aquário depois de colocar as novas rochas e animais no aquário.

 

IMG_4367.jpg

Editado por Filipe Pacheco

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui 3 fotos tiradas com as actínicas desligadas, estas fotos foram tiradas dias depois das anteriores. Nesses dias colectei 2 Mauligobius maderensis (que saltaram do aquário e morreram secos e 2 Coryphoblennius galerita).

 

Centrolabrus trutta (de novo):

 

Centrolabrustrutta.jpg

 

Mauligobius maderensis:

 

Mauligobiusmaderensis.jpg

 

Coryphoblennius galerita

 

Coryphoblenniusgalerita.jpg

 

Agora são fotos do final de Setembro depois de apanhar o magnífico Thalassoma pavo macho, bicharoco muito bonito mas terrível.

 

Thalassoma pavo macho:

 

IMG_4637.jpg

 

Coryphoblennius galerita: (fotos estão meio desfocadas e fracas)

 

IMG_4644.jpg

 

IMG_4647.jpg

 

IMG_4654.jpg

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas fotos agora são de Novembro em que mostro o esterilizador UV Vecton2 300 ligado a um Filtro EHEIM Classic 2211, usei uns adaptadores (comprados na Maxmat para ligar as mangueiras mais estreitas às largas.

 

UV Vecton2 300:

 

IMG_4755.jpg

 

Filtro Externo:

 

IMG_4756.jpg

 

Adaptadores das mangueiras:

 

IMG_4757.jpg

 

Agora fotos de um thalassoma juvenil alimentando-se e da estrela vermelha Ophidiaster ophidianus.

 

IMG_4698.jpg

 

IMG_4699.jpg

 

IMG_4700.jpg

 

IMG_4721.jpg

 

IMG_4709.jpg

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas são as fotos mais recentes:

 

Primeiro mostro um sapinho Sphoeroides marmoratus, muito vulgar aqui, em que tirei-o do chão quando um pescador jogou ele numa vala para morrer, infelizmente o bicho ficou tão maltratado que não sobreviveu.

 

IMG_4885.jpg

 

IMG_4886.jpg

 

IMG_4887.jpg

 

Agora fotos de alguns dos animais actuais:

 

Thalassoma pavo macho:

 

IMG_4891.jpg

 

Parablennius parvicornis com cerca de 8 cm.

 

IMG_4832.jpg

 

IMG_5126.jpg

 

Coryphoblennius galerita:

 

IMG_5122.jpg

 

IMG_5192.jpg

 

Estrela Coscinasterias tenuispina

 

IMG_4875.jpg

 

IMG_5179.jpg

 

Agora é duas fotos parecidas a mostrar o pormenor da rocha viva cheia de coralina.

 

IMG_5080.jpg

 

IMG_5082.jpg

 

E finalmente a foto geral do aquário no seu layout actual (já sem os calhaus do lado direito).

 

Geral1.jpg

 

Futuramente postarei novidades...

Editado por Filipe Pacheco

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande reportagem.

 

Pelo que percebi apanhaste os peixes e restantes animais? Além das rochas é claro.....

 

 

Nunca tiveste problemas com essa apanha? (nem legais nem morais?)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande reportagem.

 

Pelo que percebi apanhaste os peixes e restantes animais? Além das rochas é claro.....

 

 

Nunca tiveste problemas com essa apanha? (nem legais nem morais?)

 

cumps

 

Sim tudo o que está no aquário, areia, rocha, água e animais foram apanhados no mar. Nunca tive problema com legalidade, porque tudo o que fiz foi dentro da lei, todos os animais que apanhei foram dentro das normas de apanha. Problemas morais nunca mesmo, até porque eu próprio sou uma pessoa que gosto de proteger a natureza e ao mesmo tempo divulgar os animais que existem na nossa costa (muito bonitos como os de recife). Além disso só apanho o que preciso, na vez que capturei o thalassoma macho, dentro da rede de lapas, entraram vários thalassomas fêmeas, mas como o meu objectivo era apenas um macho, fiquei com o macho e libertei as fêmeas, pena nem todas as pessoas fazerem isso, tal como vejo vários pescadores a apanharem thalassomas, castanhetas, sapinhos, porquinhos e rocazes, e só porque são peixes pequenos e não servem para comer, em vez de os largarem no mar, preferem matar os animais, sendo que já expliquei a vários deles isso, mas sinceramente e infelizmente nada os faz mudar :alberteinstein: . Aliás isto é para todos os que apanham animais no mar para aquário e para comer, apanhem apenas o que podem comer ou apenas o suficiente para aquário. Apanhar 8 bodiões e comer 2 é um desperdício, bem como apanhar 60 ou 70 eremitas apenas porque são vulgares e fáceis de apanhar. Animais que sabe-se que não se dão em aquário também devem ser evitados de apanhar, por exemplo crinóides. Comercializar estes animais sem autorização nunca, quem quiser comercializar que aproveite e tente fazer reprodução deles, isto também para peixes de recife, palhaços, cavalos marinhos, etc...

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho, bons lay-outs. Eu já fiz duas vezes um daqui da zona, do Cabo Razo a Paço de Arcos. Mas devolvia tudo ao mar quando se aproximava o verão, para não cozer a fauna. Mas nunca arranjei rocha como essa. Só tipo seixos como tens aí numa das fotos, pouca ou nada porosa.

Mas apanhei fauna que nunca sonhei que houvesse por aqui. Mas Madeira ou Açores é outra loiça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho, bons lay-outs. Eu já fiz duas vezes um daqui da zona, do Cabo Razo a Paço de Arcos. Mas devolvia tudo ao mar quando se aproximava o verão, para não cozer a fauna. Mas nunca arranjei rocha como essa. Só tipo seixos como tens aí numa das fotos, pouca ou nada porosa.

Mas apanhei fauna que nunca sonhei que houvesse por aqui. Mas Madeira ou Açores é outra loiça.

 

Aqueles seixos devolvi ao mar, porque eram pouco porosos e mais pesados, para além que acumulavam muita porcaria debaixo deles, acho que o layot actual ficou muito mais leve, natural e mais agradável ao olhar. Aí (especialmente Algarve) também têm alguns blénios e góbios que gostava de ter aqui, um deles é o Salaria pavo. Se puder posta as fotos dos teus aquários.

Em relação à temperatura não é preocupante, sendo que o meu apartamento é quente e no Inverno mesmo sem termostáto nunca baixa dos 18º. No Verão, especialmente alturas mais quentes, coloco um sistema de 6 ventoinhas e deixo a temperatura a 25º.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários, postarei sempre as novidades sobre o projecto.

 

oscarwild, de facto a rocha daqui é basáltica, vendo-se seixos redondos e pesados e rochas mais leves e porosas. A areia é preta, excepto na Ilha de Porto Santo em que a areia é branca devido aos recifes de coral existentes quando o clima da ilha era húmido e mais quente. Sendo esta areia do Porto Santo constituída por restos de organismos, ao contrário das areias de outras praias, que são muito ricas em sílica e desaconselhadas para aquário. Aqui usei a areia preta que tem igualmente um grande efeito estético e muito natural, além da sua grande porosidade.

buedamau obrigado pelo comentário e de facto quero fazer este aquário parecer o mais perto possível do fundo marinho daqui.

vewinhah existe quem goste de DIY nos filtros, escumadores, reactores, calhas, etc...nisso já prefiro comprar feito; mas colectar a areia, água, rocha e os animais todos, é pra mim algo de facto estimulante (como disseste), sendo a meu ver mais interessante do que ir comprar à loja, gastando dinheiro e nem ter o trabalho de procurar pelo animal, colectar e o transportar. Já usei mais de 6 formas diferentes para colectar os animais, e tou sempre a aprender novas.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Parabéns pelo aquário está fantástico!Muito natural e realista.Eu próprio faço mergulho, mas só fiz ainda em sesimbra, e o que eu pensei da primera vez que fiz é que ia ser muito desolado e desprovido de vida.mas como o teu aquário mostra bem, mudei logo a minha opinião ao ver a fantástica biodeversidade existente.

mais uma vez muitos parabéns.

 

 

Abraços Tomás Alves Bernardo

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Parabéns pelo aquário está fantástico!Muito natural e realista.Eu próprio faço mergulho, mas só fiz ainda em sesimbra, e o que eu pensei da primera vez que fiz é que ia ser muito desolado e desprovido de vida.mas como o teu aquário mostra bem, mudei logo a minha opinião ao ver a fantástica biodeversidade existente.

mais uma vez muitos parabéns.

 

 

Abraços Tomás Alves Bernardo

 

Obrigado pelo comentário, eu tento sempre representar o aquário o mais realista possível, mas ainda tem poucos animais e falta mais rocha para terminar o layout, mas como a água tem tado fria não tenho entrado eh eh. Nunca fiz mergulho no continente, aliás fiz mas em rios, mas já andei nas poças rochosas da beira mar junto de Castelo do Neiva acima de Esposende bem no norte de Portugal; e lá encontrei uma fauna muito interessante e um fundo muito diferente daí, sendo que o fundo aí é muito mais rico em algas do que aqui. Se vieres aqui combina-se um mergulho, equipamento não é problema.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Depois de 1 ano e meio com este aquário biótopo da Madeira montado, resolvi mudar e desmontar o aquário, guardei muitas fotos para recordação, além de ter sido uma experiência gratificante, a manutenção deste aquário.

Com esta montagem e com os erros que cometi (o que é normal cometer em qualquer aquário), aprendi muito sobre os animais daqui, os melhores para aquário, os seus hábitos e necessidades, sendo que futuramente (algo distante ainda) montarei de novo um sistema com vários aquários da costa madeirense, mas maior, mais específico e com mais diversidade de animais.

Para finalizar, adoro os biótopos, porque considero que um aquário deve representar o melhor possível o habitat típico destes animais. Sendo que agora irei-me virar para os ciclideos africanos (Malawi e Tanganica).

Abraço a todos...

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.