Temperatura da agua dos discus


citrolois

Recommended Posts

Boas, eu bem que queria por urgente / urgentissimo / ajudem-me por favor / etc. do estilo.... passo a explicar:

 

tenho 4 discus num aqua de 125litros, ontem de manha fiz uma tpa de 20% da agua uma vez que ia sair para o trabalho (entrar ao meio dia) e só chegaria hoje as 09h00 da manha, e fois o que aconteceu... o que acontece é não sei porque cargar de agua quando eu cheguei a casa tinha o termostato desligado da ficha... os discus tavam na agua a 22º...

 

foi a primeira coisa que fiz assim que cheguei foi ir ver os discus e preparar-me para uma tpa qd deparo com o cenário... tenho um marlboro red (15/16cm's), um azul cobalto (12/13cm's) e dois pigeon blood (10/11cm's)... fiz a tpa com agua da torneira aquecida pelo esquentador e liguei o termostato... em uma hora (+ou-) tenho a agua a 25º...

 

outra nota, o marlboro red que tinha um vermelho muito vivo está agora meio alaranjado / esbranquiçado (estava tb qd eu cheguei a casa).

 

gostaria de saber se o aumento de temperatura deveria ter sido mais lento e gradual, e se acham que vou ter problemas com eles... antes deste stress eles estavam a 29/30º, e desconfio que o termostato foi desligado antes de eu sair de casa, pois devo ter desligado para reaarranjar as triplas e devo ter esquecido de desligar... :(

 

quanto me irá custar este erro?!? :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

p1030017.jpg

p1030018i.jpg

p1030019q.jpg

p1030020r.jpg

 

Aqui ficam umas fotos acabadas de tirar... não sei se ajuda...

 

O marlboro está tambem muito agitado... ainda agora deu-lhe tipo um "ataque" começo a girar sobre si e foi subindo pelo aqua e se não tivesse tampa axo que se mandava para fora de agua, logo a seguir a isto acalmou num canto... catano... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opnião devias ter ligado o termostato e reforçar com outro e deixar a água subir gradualmente.

 

Coloca um pouco mais de oxigénio, e deixa que eles se acalmem, penso que não terás baixas já que não tiveste até agora.

 

Já tive 120 juvenis a 19º tive 2 perdas mas foi só durante 1 hora.

 

As melhoras para os animais.

 

Cumprimentos,

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida resposta!! Eles já estão a 27º e vou já colocar mais uma pedra difusora!!! passaram 2horas desde que liguei o termostato... já subiu de 22 até 27º... não será rápido de mais?

 

espero realmente que eles fiquem bem pois gosto muito de todos eles, hoje até estava arquitectada a casa nova para eles, terei de esperar por amanha, até porque vou entrar de novo ao serviço logo as 18h00... hoje não durmo... :S

 

obrigado mais uma vez!!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em principio eles irão sobreviver eles são peixes mais resistentes mais do que se julga, tambem ja me aconteceu um situação parecida e os meus chegaram a estar um dia inteiro com uma temperatura de 21º, na minha opinião e para evitares um choque termico não deverias ter posto a agua quente deverias ter ligado o termostato e deixa-lo gradualmente ir subindo a temperatura, para a proxima já sabes.

 

Cump.

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deus me livre... espero que corra tudo bem desta vez e que não haja uma próxima!!!

 

O meu muito obrigado a voces desde já!!

 

já coloquei mais uma pedra difusora e agora vou esperar a ver...

para já parecem-me todos mais ou menos calmos...

a azul cobalto até já lhe desapareceram as riscas pretas...

 

mais logo posto o desenvolvimento... abraços!!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse já estou no trabalho, no entanto o discu maior passou a tarde toda muito mal... :Smile-PT:

 

Ele torce-se rodopia a uma grande velocidade e manda-se contra os vidros e tenta sair da agua... Eu acho que isto não é só da diferença de temperaturas que sofreu de ontem para hoje mas sim alguma doença que ele terá... alguem já viu um disco seu assim? Alguem pode ajudar o pobre bicho? os outros já estão normais e comem, aquele é que está assim... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meteteste agua do esquentador aquecida??? pelo que sei nao faz nada bem por causa de meter agua do esquentador perdi 2 discus aqui a um ano por causa do cobre e outros metais que a agua fica ao passar no esquentador mas pode ser que ele acalme pode tar só setressado mas eu fazia mais tpa...

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, isso nem me passou pela cabeça... Eu liguei a agua quente no maximo e depois regulei com a fria até ter uma temperatura de mais ou menos 30º, isto num balde de 10litros, meti em cima do aqua e com uma magueira de ar ela desceu pela gravidade para o aqua... estava preocupado com o choque de temperatura mas não sabia isso dos cobres...

 

 

entretanto estava a dar uma leitura pelo forum a ver se alguem alguma vez se assemelhou e perguntou e li qq coisa do genero em que a resposta foi que poderiam ser parasitas externos... será possível parasitas externos estarem a tirar-lhe a cor alaranjada para uma esbranquiçada ao fundo da barriga como dá para ter uma ideia nas fotos e o facto dele andar bastante agitado, rodopiar e mandar-se contra tudo? Até me doia vê-lo ir contra os vidros... acabei por tapar o aqua com uma toalha para que qd alguem chegar a casa eles não se incomendem tanto com o acender das luzes... Se alguém puder mandar mais algum bitaite ficaria muito grato...

 

e só mais uma questão, é preferivel armazenar agua em garrafões para as tpas e depois metê-la fria dentro do aqua do que meter já aquecida pelo esquentador (+/- 30º) directamente da rede?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola olha quanto a temperatura deverias ter feito como ja referiram antes ja me aconteceu o mesmo e quando acontece isso ligas e deixas ele subir a temperatura lentamente mas ja foi dito prontos quanto a situação do teu discu eu tenho o mesmo problema com um marlboro os sintomas eram os mesmos mas eu tinha uma certeza parasitas internos não eram pois tinha desparasitado no domingo por isso meti azul de metileno e um pouco de sal num aqua e pus la o peixe esta melhor tens que tratar o discu se não ele morre ja pedi alguns assim vê se as feses são normais porque o mal disto e que os sintomas são parecidos entre parasitas internos e externo vê e diz alguma coisa abraço e as melhoras.

ps quanto a agua e melhor por a agua num bidão a aquecer com uma resistência e não deves meter a agua fria so se for muito pouca quantidade e muito lentamente.

Editado por joyted

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!! Eu tb suponho que parasitas internos não será pois os meus também foram desparasitados há cerca de 2 semanas pois a azul não comia e já estava magrinha, disseram-me para os desparazitar com o flagyl, eu fiz e ficaram optimos!! Era um regalo ve-los comer...

 

Já há uns dias que tinha visto uns arranques da parte do marlboro, mas como se trata dum casal (macho marlboro + femea azul cobalto) pensei que fosse um ritual de acasalamento, o peixe ainda não se mandava contra os vidros... depois da cena do termostato de ontem é que eu hoje vi que a situação tinha agravado para elevado a milhoes e estou assustado... já despaxei os dois disquinho mais jovens, neste momento tenho apenas no aqua de 120litros o casal (marlboro+azul cobat) e acabei de ligar a minha esposa que colocasse 4 colheres de chá de sal da cozinha no aqua em agua diluída...

 

quando chegar a casa queria fazer uma grande tpa... no entanto eu não tenho hipotese (para já) de armazenar agua num bidon ou qq coisa do genero... vivo em apartamento...

 

Nota: tenho discus há cerca de 1mês... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha uma coisa o sal não pode ser de cozinha esse que se uza para temperar a comida yikes yikes yikes tem que ser sal virgem não sei se sabes mas e sempre bom avisar quanto ao resto tenta arranjar azul de metileno e põem o peixe e azul ou então tenta os produtos da sera penso que e o tremazol ou protazol não tenho a certeza mas vê no forum que esta por ai ok abraço e as melhoras

olha e o tremazol e muito bom eu tirei o meu do tratamento com azul metileno e esta como novo o teu ganhou parasitas externos devido a quebra de temperatura so pode ser estava fraco e isso ajudou trata o discu se não!!!!!!!!!!!!!! abraço quanto a agua e melhor comprares uma resistência e poens a agua a aquecer dentro de um balde ou algo do género abraço.

Editado por joyted

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... realmente não sabia do sal... agora é tarde... yikes a minha esposa deitou as 4 colheres de chá de sal para dentro do aqua... foi da cozinha, não sei se é tratado ou não... mas já tinha lido no topico das doenças que era mesmo do de cozinha que se usava... aproveito para pedir desculpa por ter postado aqui este topico mas ainda ando meio a ambientar-me a esta nova parte dos discus e nunca tinha tido necessidade de tratar nenhuma doença, nem sabia que havia aqui um subforum só para doenças...

 

resta agradecer a todos pelas dicas, espero que tudo corra pelo melhor, e amanha logo posto novidades se as houver, só espero que não sejam funebres... yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola lamento muito foi pena e sempre triste perder um discu, mas faz como eu ao começo morriam muitos discus mas quando morria 1 eu logo a seguir comprava 2 mas sempre pequenos e melhor para irmos treinando e apanhando as manhas os discus são muito duros muitas vezes morrem derivado a nos não sabermos tratar deles mas força qualquer coisa que precises ja sabes abraço.

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas tuas palavras!! Realmente foi uma dor muito grande pois parece que ainda por cima me apeguei mais ao disco na vespera de falecer pois passei muito tempo com ele fazendo-lhe festinhas e tudo... este discu era espectacular pois por vezes eu metia a mão na agua e ele vinha logo a procura duma festinha... enfim... mantenho a femea e agora já a mudei para a casa nova... tenho os dois cubos cheios de agua, um com a "disca" e outro com 100litros de agua em repouso com uma pedra difusora... para ficar 100% correcto só falta colocar lá um termostato para manter a agua a temperatura do outro, no entanto, para não gastar tanta electricidade sou capaz de manter a temperatura apenas a 26º, pois quando colocar no aqua com discus que está a 30º sempre é melhor que se viesse da torneira, certo?

 

amanha já coloco umas fotos de como ficou o meu corredor maravilha...

 

Forte abraço e boas discarias!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... hoje entraram novos habitantes nos cubos... aqui ficam umas fotos:

 

p1030083p.jpg

 

Esta que se segue é a "viuva" do marlboro que faleceu na noite de 4ª para 5ªf... (Não é nova lá em casa)

 

p1030090l.jpg

 

 

E estes... parecem ou não parecem o que o pessoal dos discus gosta sempre de ter?

 

p1030087m.jpg

p1030095e.jpg

p1030094c.jpg

p1030097.jpg

 

ou são duas fufas ou um casalinho segundo o antigo dono, pois sempre fizeram varias desovas e tinham comportamento de casal, no entanto nunca houve alevins pois estavam num comunitário e para agravar a situação ficavam ao cuidado de alguem e ele só estava ao fim de semana... vamos ver o que se vai passar aqui...

 

Abraço a todos!!! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, posto aqui umas fotos tiradas hoje dos meus peixinhos para darem uma opinião.

 

Cubo 1 (Sem qualquer tratamento)

 

p1030134.jpg

p1030135.jpg

p1030138m.jpg

p1030142p.jpg

 

 

Cubo 2 (flagyl 12 em 12horas, vai no 3 dia)

 

p1030143t.jpg

p1030144d.jpg

p1030146.jpg

p1030148q.jpg

p1030149y.jpg

p1030150x.jpg

p1030151.jpg

p1030153.jpg

p1030158g.jpg

 

 

Agradecia então se ao darem uma vista de olhos e notassem algo de anormal que me dessem alguma dica... as fotos não são as melhores mas é o que tanto a maquina como o fotografo dão... :coffee:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais