Como combater os ataques de uma garça real


Recommended Posts

Olá a todos os laguistas.

 

Infelizmente o motivo que me traz por cá não é sem dúvida o melhor, encontro-me completamente dividido. Sou um amante por exelencia da natureza, e todos os seres que a definem.

 

Sou criador de Sarasas e estava a preparar-me para começar a criar carpas este ano, pois as que eu adquiri devem atingir a maturidade esta primavera. Tenho os peixes em dois locais diferentes, as carpas e os 2 casais de Sarasas estao num lago pequeno no jardim com aproximadamente 2000L e uma profundidade que vai dos 80cm até ao 1m, enquanto os juvenis deste ano estão num antigo tanque de rega com +\- 9000L. Infelizmente a cerca de um mês, o tanque começou a perder água, o que me deixa apenas com um nivel de aprox. 1500L com profundidade entre 30cm a 40cm , situação que posso remediar ate os juvenis atingirem um tamanho aceitavel para venda.

 

Após esta pequena introdução, queria deixar no ar uma questão:

 

- Como posso me livrar dos ataques de uma Garça-Real! :arrow:

 

Pois é, este fim-de-semana, uma Graça-Real "levou-me" 1 carpa com 30cm e ainda mais 5 Sarasas adultos, além dos que ainda ficaram feridos com buracos nos flancos laterais, mesmo por trás da cabeça. Tapei o lago e o tanque com uma rede por cima, mas esta solução não é definitiva. Portanto fico a espera que alguem me ajude a encontrar uma solução que nao seja ter sempre o lago e o tanque "tapados".

 

Desde já um obrigado a todos, e que este tópico seja útil a tantos outros laguistas que se deparem com uma situação idêntica.

 

 

Marco Reis

 

 

ps- já li algures uma solução para afastar Garças sem necessidade de redes, mas não consigo encontrar esse texto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Tmaster,

 

achas que devo ser assim tao radical? Acredita que tambem pensei nisso quando a vi a comer os peixes....

 

Fico a espera de outra ideia mais "soft".

 

 

Obrigado na mesma, o humor ajuda sempre a levantar a moral!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Talvez uns moinhos daqueles que fazem barulho quando ha vento, um espantalho...

Isso é um grande problema porque ela agora pode ter-se habituado a ir para o lago porque la pode haver presas fáceis para ela comer...

Também uns tiros secos com uma caçadeira podem "escaldá-la" do lago onde está os peixes, mas deve de ser difícil tirar-lhe esse hábito...

Tenta também a rede.

Mas tens de fazer alguma coisa o mais rápido possível, para ela não se habituar ainda mais a ir ao lago petiscar.

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ela habituou-se a comida facil.. ou uma rede de malha grossa em nylon ,daquela transparente para não ter acesso aos peixes ou não sei. um espantalho nao as deve assustar.

 

se agua fosse funda era mais dificil ela ter posiçao par apescar mas a 30 cms é um petisco.

 

quanto a ser radical ou não é uma opção agora lembra-te que uma koi adulta sao 100€ no minimo em € ou muitos € em estimaçao se forem as minhas:P

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um lago e tinha um problema idêntico, o que fiz foi por fio de nylon a passar pelo lago, a cruzar aquilo de varias maneiras, e desde ai deixei de ter o problema.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que a ideia da rede é a ideal...

 

assim ainda ha a hipotese de se a garça ficar presa na rede tu podes solta-la deixando assim o abate ainda mais para ultimo recurso :Smile-PT:

 

claro que em ultimo recurso penso que ate eu o faria, ou entao tentava apanha-la e leva-la a algum lado, ou solta-la bem longe....

 

agora fazer do lago um ''frigorifico'' nao....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação as garças não adevenho bom futuro para estas, pois após estas identificarem uma fonte de alimento só abandonam o local quando conseguirem limpar tudo e se mais tarde voltar-mos a repovoar o lago esta poderá voltar novamente, por isso por muito que me custe a melhor solução é sempre dar um fim ao problema em vez de o adiar....

 

Só à 15 dias foram mais de 200 carpas, uma garça descobriu o lago do meu pai e em 3 dias limpou tudo desde grandes a pequenos só se salvaram duas rãs....

 

Cumps

Daniel

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desde já agradeço a participação de todos vós neste debate.

 

Assim que me aprcebi do desaparecimento, e comportamente esquivo dos meus peixes, optei por colocar uma rede por cima do lago e do tanque, o que a meu ver controlaria o ataque da ave. Esta solução parece estar a resultar, apesar que hoje bem cedo de manhã, pelas 7h30, a Garça Real fez-me uma visita, mas como tava tudo vedado e como eu apareci de repente, esta foi-se embora sem provocar estragos.

Durante todo o dia a minha mãe esteve pelo quintal e diz não a ter avistado. Mas infelizmente, tudo o que eu li sobre o assunto até agora, leva a um desfecho que não me agrada minimamente. A Garça Real além de ser uma animal protegido, tem revelado um bom crescimento populacional nos ultimos anos, o que vários piscicultores pela Europa se têm vindo a queixar pelas toneladas de prejuizo em peixe, pescado pelas mesmas. E como predador que é, é um animal inteligente e destemido, sendo que de certeza voltará para um novo petisco, e assim será todos os invernos ( pois estas aves passam vivem e nidificam mais a norte nos meses mais quente e migram para sul nos meses mais frios ).

 

Bem a minha decisão será a seguinte, se ela abandonar o local só pelo uso das redes, e nunca mais voltar, terá uma vida longa, caso insista nos ataques, tomarei uma decisão drástica! yikes .

Só espero que ela seja inteligente.....

 

Em todo o caso ficarei a aguardar mais uma semana para ver o seu comportamento, e tentar avaliar melhor a situação ( e perceber outras potenciais soluções de laguistas e amantes da natureza por este Portugal fora).

 

 

 

Cumps

 

Marco Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu optava sempre pela rede e antes de :music_singguitar: tentava primeiro apanha-la e vi que es de santa maria da feira como eu, em lourosa tens o parque ornitologico (acho que é assim)... sabes aquele das aves e pode ser que fiquem com ela nao sei.... quanto muito antes de ;) passavas la e perguntavas se ficavam, se nao o que podias fazer para expulsar a ave...

se calhar no site dele tens mail ou telefone.

 

ja agora de que zona de santa maria da feira es ???

 

é que nao conheço laguistas por aqui...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isto é mesmo engraçado pois não tinha reparado mas a malta é toda da mesma zona, eu apesar de estar a viver em Armação de Pera, sou de Cesar, Oliveira de Azemeis e é ai que o meu pai tem 3 lagos e está a preparar-se para montar um mega aqua para criação de carpas...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kito

 

Será que é apenas uma Garça só?

 

Normalmente não são solitárias e andam com companhia.

 

Não é fácil desmotivá-las da vida fácil. Já vi uma "atacar" um grelhador e levar o peixe que lá estava a grelhar.

 

Cumprimentos e boa sorte para a integridade das tuas carpas.

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se elas comem peixe que nao esteja vivo é facil apanhar. basta faser uma caixa em rede de malha groça e faser um mecansmo que dispare por peso. coloca-se peixe no fundo da caixa e ja esta.

 

so que ela voa e nao é garantido que nao volte

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

Tou a ver que estão com problemas devido a uma Garça Real!! São aves bonitas temos que admitir, mas a situação em que estão a passar n é assim tão bonita. Mas acho que abater a ave era de evitar...digo eu...

Eu conheço um amigo que tinha um lago e tinha exactamente o mesmo problema com estas aves, visto que apreciam por lá para lhe comerem os peixes! E ele optou por uma imitação em plastico de uma garça real que há venda em certas lojas de jardins, como o BricoMarché!! Pelo que ele me disse estas aves são territoriais e nao suportam exemplares da mesma especie no memso territorio!!

 

Espero que tenha ajudado,

 

CUmprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isto é mesmo engraçado pois não tinha reparado mas a malta é toda da mesma zona, eu apesar de estar a viver em Armação de Pera, sou de Cesar, Oliveira de Azemeis e é ai que o meu pai tem 3 lagos e está a preparar-se para montar um mega aqua para criação de carpas...

 

Cumps

 

heheheheheh

 

conheço oliveira de azemeis, super complicado andar por la :D

sinais que nao batem certo, proibido de um lado, tens de ir para o outro ao fim da rua nao podes passar por ter la uns mecos a meio, e so tens uma estrada a tua esquerda que pelas marcaçoes no chao é sentido unico.... ao contrario.... resumindo para tras nao podes vir por ser tambem sentido unico, tens de fugir as regras :D

 

mas é uma zona bonita.... :D

 

aqui em santa maria da feira nao conheço ninguem com lago :(

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

Eu sou de Lourêdo - Santa Maria da Feira, fica a pouco mais de 10/13 km de Lourosa (como ponto de referencia a A. V. Feirense como ponto de partida, e seguem em direcção a Arouca ) e tb tenho familia em Cesar. Realmente somos quase todos vizinhos... :(

 

Vou tentar apanhar a garça com uma rede, o incoveniente é que só me consigo aproximar até 15 / 20m, o que portante vai ser bem dificil. Ela tem voltado todos os dias pela manhã, o que ja valeu um valente susto a minha mãe ontem de manhã. Como tinha ja dito, tenho os juvenis deste ano num tanque de rega, com uma divisoria e um buraco a meio junto ao fundo. Desta forma metade esta tapado e condicionei os peixes que sobraram a um dos lados. A garça tem entrado para dentro do tanque todos os dia a procura de peixe.

 

Creio que se atravessar uma rede, puxada por uma corda comprida pela parte de cima do tanque, consigo aprisionala dentro, e aí apanhala. Vamos ver, mas também vou contactar o parque ornitologico de lourosa para ter uma opinião de quem percebe disto melhor do que eu.

 

desde ja obrigado a todos pelos comentarios e opiniões

 

 

cumps

 

Marco Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Eu tenho dois cães, mas eles tem medo dela...

 

possivelmente ela podera te-los assustado ;)

 

;) não serão 2 gatos :alberteinstein:

fora brincadeira....

 

Podes sempre ligar um daqueles projectores de luz com sensor de proximidade, ligas uma sirene ao mesmo e sempre que a "maldita" se aproximar a sirene toka e em principio leva um valente susto e não volta. :flick_tongue:

 

p.s. vou continuando a pensar em possiveis soluções que não passem pelo abate da ave porque penso que a solução não passa por aì.... omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

este fim de semana só tive a visita da mesma no domingo de manha, mas nao teve sorte pois desde os ataques, tenhos o lago e o tanque coberto por uma rede. no sabado de tarde aproveitei para criar uma estrutura em verguinha com rede, de forma a nao ficar mto mal e a evitar problemas até mesmo com gatos.

Outra soluçao que outro colega aqui do forum ( peço desculpa de nao me recordar do teu nome ) deu: adquirir um podengo portugues, isso mesmo, um cão de raça portuguesa e que adoro, mas infelizmente como ja disse tenho dois caes rafeiros, um com 13 anos e que esteve recentemente a morrer, mas agora esta optimo, e um outro com 3 anos. Dessa forma nao posso ter mais nenhum, mas gostava...

 

Agradeço a todos pelos comentarios, e que este topico ajude outros na mesma situação

 

 

Comps

 

 

Marco Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As garças são aves territóriais e solitárias(excepto na época de acasalamento). Existem Garças-reais em plástico que se aparentam muito com as reais.

 

Isto faz com que a garça ao ver que o lago já está ocupado(elas não percebem a diferença entre a real e a falsa), irá procurar outro lugar onde não seja necessário lutar para obter o seu alimento.

 

Espero ter ajudado! Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá

 

As garças são aves territóriais e solitárias(excepto na época de acasalamento). Existem Garças-reais em plástico que se aparentam muito com as reais.

 

Isto faz com que a garça ao ver que o lago já está ocupado(elas não percebem a diferença entre a real e a falsa), irá procurar outro lugar onde não seja necessário lutar para obter o seu alimento.

 

Espero ter ajudado! Boa sorte!

 

 

Olá aconselho vivamente que se dediquem a observar as garças reais (animal protegido cuidado) para realmente emitirem algumas opniões. Digo isto porque tanto tenho 10 com 22 no nosso lago Principal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Também tive e tenho o mesmo problema, resolvi também com rede.Comprei um cão...fiquei com 2 problemas...

Quanto a serem territoriais...depende do tamanho do lago, se for grandito, divide-se e pesca-se à grande,uma numa ponta outra noutra,ou a observar numa árvore próxima, à vez! o espantalho resultou 2 dias ,depois até pousavam ao lado dele!

Uma praga!!!

Cumprimentos

Carlos Gião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais