Aquariofilia responsável: um apelo...


hmyxis

Recommended Posts

Concordo a 200% com tudo o que disseste Hugo,principalmente com a última parte.Mas logo pelo inicio concordo contigo que a expôr o caso era dizer quem era o patrocinador e dar o feedback dele,seja bom ou mau mas a explicar lá situação.Não sei se não existisse o tópico se o dinheiro havia sido devolvido,pois deve ter sido preferivel devolver o dinheiro a ter feedback negativo.

Sem sabermos de quem se trata podemos comprar e depois dizerem-nos que compramos sabendo o risco etc.

Das regras também aprendemos que são para todos,seja membros ou patrocinadores e as sanções igualmente.Claro que se deve chamar 1º á atenção antes de sanções.Mas o melhor teria sido um tópico na area do mesmo correndo claro o risco de o patrocinador bloquear,editar etc mas ai tinha maneira de se defender coisa que aqui não acontece.Claro que esse mesmo patrocinador pode também ser ele a criar o tal tópico e explicar a parte dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a sugestão do Hugo é a melhor ideia para resolver esta situação.

Cumprem-se as regras, dá-se liberdade de expressão e a verdade fica reposta.

Todos saem a ganhar.

Portanto apelo a quem de direito que leve a cabo a sugestão.

 

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha uma coisa que eu não percebo,

 

eu quando vou a uma loja se vejo os peixes mal eu não me arrisco e não os compro.

 

eu não percebo o porque de os teres levado sabendo que eles estariam mal?

 

toda a gente sabe dos problemas de importações, todos tomam as suas providencias, agora não percebo esta parte, se estavam mal porque os compraste?

 

bastava dizer que não os querias nessas condições e que querias o dinheiro de volta.

 

 

antes de fazer o post falas-te com o fornecedor?

não me parece.

 

 

desculpem as perguntas, não sei se ja foram feitas ou não pois apagaram post e eu só vi isto agora, e muitos membros pelo que me parece comentam sem saber de nada e tomam apenas em consideração uma parte da historia.

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo o que é que o patrocinador deveria ter feito e que não fez...

Devia ter impedido o cliente de comprar?

O patrocinador vai reembolsar o cliente, coisa que aposto que poucas ou nenhumas lojas fariam caso o peixe morre-se depois da compra.

O patrocinador não controla o estado dos peixes á chegada nem quando chegam.

Não percebo...

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ajudo a avivar a memória, ... chama-se infracções às regras.

Quando alguém infringe uma regra, deve ser punido. O mais acertado a fazer seria punir os transgressores e colocar um post no tópico a dizer que os transgressores foram punidos por tal motivo. Agora apagar partes de um tópico não tem pés nem cabeça, até porque no futuro pode dar azo a confusões.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, boa noite.

 

Sempre que se comete uma infracção a mesma é analisada e caso seja necessário é removido o post ou tópico.

Se alguém começou mal isto foi o membro que iniciou o tópico.

Deve, e muito bem, abrir o tópico para alertar de um facto, mas não é sem mais nem menos.

Se quer queixar da atitude de um lojista, deve dar oportunidade do mesmo se explicar do porquê de algo correr mal, e depois, caso não se sinta satisfeito com a justificação e resolução do problema, queixar-se, mas no local correcto, que será o feedback de lojas, e caso não exista, informe um administrador para que seja criado.

Neste caso, acredito que seja mais numa de alertar para os riscos das importações de selvagens, devendo referir qual a loja que a fez de forma a não deixar no ar incertezas e dúvidas, podendo referir se o problema foi bem encaminhado ou não.

Agora pergunto se o culpado do tópico ser criado da forma que foi, se foi minha? Não me parece.

 

Uma coisa tenho que garantir, é que as regras são cumpridas.

 

A ideia de punir quem foi contra as regras e deixar tudo como estava não é correcta, pois o mal feito está à vista de todos, e aqui não era moderar, mas sim punir e mais nada.

 

Apagar na totalidade o tópico? Não me parece o mais correcto, pois os problemas existem e se apagarmos tudo só porque foi mal explicado ou a pessoa não se soube explicar, andamos aqui que nem burros com duas palas nos olhos.

 

O que pode ser feito para que este tópico seja correcto e transparente? É o membro, depois de ver que, pelo que os outros membros dizem, não está a ser minimamente esclarecedor, é esclarecer correctamente e o lojista interveniente neste problema, esclarecer com o membro o sucedido, que acredito que o tenha feito, criar tópico área a explicar o sucedido e pedir a um membro da moderação para alertar neste tópico para a sua explicação, que foi o que fez, demonstrando que não tem medo de enfrentar os problemas, pois muitas das vezes não são criados por nós. E aqui fica o tópico do patrocinador em questão:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143490

 

Gostava ainda de informar que os lojistas só sabem o estado dos peixes quando os recebem, e muita das vezes aparentam estar bem e no final de uma semana morrer derivado ao stress provocado pelo transporte. Muitas vezes não está, , nas mãos dos mesmos o sucesso de um peixe no aquário, passa pelo exportador, transportador, lojista e hobista.

 

O sucesso de um selvagem num aquário é ainda menor dado que as condições do aquário terá de ser ainda melhor e os problemas associados ao transporte ainda maiores.

 

Para terminar, não andamos a proteger lojistas, patrocinadores nem membros, queremos defender a aquariofilia e a verdade, por isso não censuramos porque nos apetece, mas sim moderamos sempre que as regras sejam colocadas em causa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim o Pedro Conceição disse tudo.

 

Não estamos na inquisição, somos adultos e devemos falar antes de tirar conclusões percipitadas, que foi o que aconteceu aqui.

 

Pedro acho que este topico deveria ficar como exemplo.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tópico fica como exemplo em muita coisa, na necessidade de ponderação e pensar antes de fazer seja o que for. Não quero, obviamente culpar o membro que iniciou o tópico, pois até eu posso fazer algo sem pensar duas vezes, somos humanos e erramos, senão eramos...androides. :puppydogeyes:

Assim, fica exemplo do que referi em cima, exemplo que muitas vezes os lojistas não têm o controlo de tudo e que os riscos das importações existem e com selvagens ainda mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se falassem do tema original do Post?

 

Podem deixar as mariquices para depois do Natal pessoal?

 

Este tópico parece-me um desabafo e faz todo o sentido.

 

Muitos de nós já tivemos experiencias tristes com vários animais que morreram.

 

Entendam o que está escrito.

 

Fala-se de aquariofilia responsável...

 

Deixem as criticas aos moderadores e aos patrocinadores para outra altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! Quando escrevi este post nunca pensei que tomasse estas proporções. Conforme alguns membros entenderam (e outros não) este post foi, de facto um desabafo. Tinha passado pouco tempo do sucedido e ainda estava a digerir a situação quando o resolvi escrever. Se soubesse o que sei hoje acho que nunca o tinha escrito, embora também tenha aprendido umas coisas. Acabou por ser injusto para o fornecedor, apesar da minha intenção de evitar o seu envolvimento. Alguns membros não compreendem porque levei os Altuns naquelas condições. Acho que isso só tem uma resposta: Consciência. Quando os vi fiquei deslumbrado (ía psicologicamente preparado para deparar-me com Peruensis, mas não tive qualquer dúvida que eram de facto Altuns, que há quase 2 anos aguardava). Quando testei a água, vi o pH 8 e aquele cenário de Altuns mortos e outros moribundos, não hesitei. Além de aquariofilista amador sou profissional de saúde e sempre defendi a vida acima de tudo, com todos os meios e mais alguns, sem pensar se custa X ou Y. Há decisões que têm de ser tomadas no momento, porque daqui a 2 minutos já é tarde demais. Foi isso que fiz, e pelos vistos já foi tarde. Apesar de todo aquele panorama, disse ao fornecedor que ía levá-los. Quiz tentar safá-los. É normal que alguns não compreendam. Se trabalhassem num centro de recuperação e recebessem um pombo (que por norma não aceitam) com fractura numa asa, o mais provável era eutanasiarem-no em vez de estarem a gastar recursos numa cirurgia, reabilitação, etc. Se recebessem uma Águia de Bonelli concerteza que mobilizariam todos os recursos disponíveis e mais alguns, faziam as cirurgias necessárias e reabilitavam-na durante meses até terem a certeza que estava O.K. Basicamente foi o que tentei fazer (desculpem a analogia, acho que deu para perceber). Quando tomei essa decisão sabia que poderia perder os peixes e o dinheiro. Não fui descansadinho para casa a pensar " isto não é nada, até se safam". Digo-vos que corri riscos (180 Km/h na autoestrada de Sesimbra até Beja e estou desde agosto com 6 meses de pena suspensa devido a uma multa) e tive de pedir a colegas para continuarem o meu turno (entrava de urgência às 23h30) para poder continuar a acondicioná-los com mais calma durante a noite. Não estou a contar isto para parecer herói, para me gabar, ou coisa que se pareça. Só quero que percebam a minha intenção e a frustração que senti, de os ver a morrer por uma morte que, sinceramente, considero estúpida. Se fosse por stress, achava perfeitamente normal e, obviamente, que nem sequer havia qualquer reembolso. Aliás, se não tivesse testado a água, neste momento este post não existia e eu estaria convicto de que tinham morrido devido ao stress e estaria com um grande sentimento de culpa por os ter sujeitado a um segundo acondicionamento em tão pouco espaço de tempo. Decidi escrever este post, foi um desabafo soubre uma situação que nunca coloquei a hipótese de acontecer e que achei que devia partilhar. Fui sempre colocando o vendedor a par da situação, tendo o próprio solicitado no acto da compra para lhe dizer como tinham ficado. Durante o processo de aquisição, nos dias anteriores, esteve sempre contactável e foi rápido a responder aos mails e solicitações (com excepção do mail em que pedi o pH e dureza a que estavam acondicionados, ao qual não obtive resposta) . Vim a saber no dia seguinte ao sucedido que estava incontactável no momento dos acontecimentos devido à bateria do telemóvel que estava descarregada. Como podem reparar no 1º post, tentei escrever, apesar de tudo com prudência e à luz dos acontecimentos do momento.

Acabou por envolver o vendedor (que sim, apesar de tudo foi sempre correcto e devolveu o valor pago) acabando por se tornar numa situação injusta para ele visto ter sido uma situação pontual e, enfim, tenha tido mea culpa por aquele valor de pH ou não, errar é humano.

É pena que muitos não tenham captado o sentido da mensagem. Pelos visto não me expressei como devia. Ou se calhar, como alguns de vocês afirmam, não me devia ter expressado.

Peço desculpa pelos transtornos causados. Se acharem melhor apagar este tópico (pelos vistos há muitas regras que desconhecia), têm a minha autorização.

Com os melhores cumprimentos e votos de uma boa aquariofilia (responsável)!

 

Paulo

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmyxis, acredito que o tenhas feito como desabafo, eu próprio compreendi assim, mas existem 1001 maneiras de ver as coisas e é aí que temos de precaver, foi onde falhaste, inconscientemente, por isso não acho muito grave, e depois estamos cá para esclarecer as coisas e a coisa acaba bem e sem problemas.

Não cometeste nenhuma infracção, apenas tiveste uma intervenção menos completa, mas já cá tás a colocar as coisas no lugar.

O tópico não vai ser apagado, ficará como um alerta a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O tópico serve perfeitamente para quem desejar ver e identificar possíveis problemas e consequências que podem advir da compra de selvagens.

 

Só achei que pecou não tornando o tópico completo. Só isso.

 

Fazer tudo por um animal, seja ele qual for é sempre de louvar, quanto a isso nada apontar.

 

Espero que não desista do seu sonho (Altuns) e que da próxima tenha mais sorte :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, depois da tempestade, a bonança. De facto arrisquei de novo nos Altuns (tinha de ser, lol!). Além da viagem da Colombia , ainda tiveram de gramar com 400 e tal Km de carro até Beja.Enfim, outra aventura, mas desta vez com final feliz (pelo menos até agora). Chegaram meio atordoados, mas correu tudo bem. Fui buscá-los ontem, e hoje estão todos vivinhos da silva. Nota-se que estão stressados, um bocado irrequietos, mas lá vão andando em cardume, e já vão comendo artémia congelada. Em breve abro outro tópico com fotos, quando se ambientarem. São magníficos!

Cumps!

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois da tempestade, a bonança. De facto arrisquei de novo nos Altuns (tinha de ser, lol!). Além da viagem da Colombia , ainda tiveram de gramar com 400 e tal Km de carro até Beja.Enfim, outra aventura, mas desta vez com final feliz (pelo menos até agora). Chegaram meio atordoados, mas correu tudo bem. Fui buscá-los ontem, e hoje estão todos vivinhos da silva. Nota-se que estão stressados, um bocado irrequietos, mas lá vão andando em cardume, e já vão comendo artémia congelada. Em breve abro outro tópico com fotos, quando se ambientarem. São magníficos!

Cumps!

 

 

Isso é que é paixão!

 

Independentemente do valor gasto anteriormente e do que gasto com estes novos, que corra tudo bem com os Altuns (e por conseguinte para ti!)

 

PS: Também já fiz uma aventura de 150km na Auto-Estrada em cima dos 160/180 com o AC ligado quando trouxe um animal mais exótico de longe e apesar de o ter dado (temporariamente) enquanto não tinha o aquário nas condições perfeitas, não me arrependo de nada. Óbvio que não se colocou em causa ninguém, não valia a pena vir a 250 para chegar 10 minutos mais cedo e no caminho haver um azar dos grandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais