Aquariofilia responsável: um apelo...


hmyxis

Recommended Posts

Infelizmente o motivo que me levou a publicar este post é bastante triste. Assim como alguns membros deste forum, eu já há algum tempo que tento arranjar uns exemplares de Pterophyllum altum. Pensei muito antes de tomar esta decisão, pois não é propriamente ético a captura destas espécies. Tentamos amenizar a nossa consciência com pensamentos como "ainda há muitos" e "o IBAMA controla as exportações, por isso não correm risco de extinção", etc. Pois bem, como muitos sabem, os escalares e os discus eram difíceis de manter assim como são agora os Altuns, até se ter adquirido o conhecimento que permitiu a sua reprodução em cativeiro, e hoje são produzidos em larga escala, tornando-se autosuficiente e sendodesnecessária a sua captura (embora esta permaneça). Por isso pensei, e porque não tentar, se conseguir reunir todas as condições necessárias. Assim fiz. Vendi os aquários que tinha, comprei um maior e, a pouco e pouco, todo o material que acho essencial para os poder manter e garantir-lhes o melhor bem estar possível. Foi um investimento considerável. Como sabem, não é fácil arranjá-los. Desde o ano passado que tento e só agora consegui. Encomendei 4 exemplares a um dos patrocinadores do forum. Tinha o aquário preparado já há algum tempo, e fui buscá-los. Como sabem, não estão propriamente baratos. Após alguma incerteza acerca da sua chegada (é amanhã... afinal é depois de amanhã... afinal já não é...), acabei por acordar o seu acondicionamento, com a garantia que os iria buscar este fim de semana. Solicitei o valor do pH e da dureza da água a que estavam aquando da importação e da água a que íam ser acondicionados. Não obtive resposta, pelo que decidi levar os testes e solicitar a realização dos mesmos à água onde estavam acondicionados. Tive a informação de que tinham chegado e que só havia 1 DOA, e que de resto estava tudo vivo, pelo que era bom sinal. Desloquei-me para os ir buscar e, quando cheguei, o panorama não era animador. Eram lindos realmente, e belos exemplares. Dos cerca de 9 (penso eu), só restavam 4, precisamente os que tinha encomendado. Os outros tinham morrido (alguns ainda lá estavam mortos/moribundos). Solicitei a realização dos testes, que me foi gentilmente concedida. Resultados: Temperatura: 27 graus, pH 8 e Dureza total 9 graus gH. Apesar de ficar incrédulo e, tal como devem também pensar, saber o que ía acontecer áqueles exemplares, decidi levá-los na mesma e tentar o impossível: safá-los. Uma acção que saiu cara, mas tomada de plena consciência. Durante o tempo que tivémos a colocá-los nos sacos e a acondicioná-los na caixa de esferovite, morreu mais um. Só trouxe três. Paguei e vim o mais depressa possível para casa, com o ar condicionado ligado, numa sauna ambulante. Coloquei os sacos a boiar no aquário, confirmei o pH dos sacos com a sonda de pH (era de facto cerca de 8 ) e tentei acondicioná-los lentamente, sem grandes variações bruscas de pH (coloquei mesmo a sonda num dos sacos para ver a evolução do pH durante as trocas parciais de água dos sacos). Cheguei hoje às 21h00 e é com muita tristeza que vejo o último Altum a morrer às 23h30. Tenho fotos. Talvez as coloque aqui se forem solicitadas (ainda tenho de ver como se faz isso). Não pretendo denúnciar qual foi o patrocinador a quem comprei os Altuns nem reclamar o dinheiro. Levei-os para tentar fazer alguma coisa por eles, sabendo que o desfecho mais provável seria este (e penso que o vendedor também o sabia, concerteza). Se o vendedor achar que o deve fazer, tem o meu mail e o meu contacto. Só pretendo deixar aqui um apelo: a prática de uma aquariofilia responsável. Mantenham apenas as espécies que sabem que podem manter saudáveis e com qualidade de vida; cada vez que comprarem um peixe nestas exportações de peixes raros, peçam sempre os parâmetros da água onde vêm (noutros sítios foram-me facultados, apesar de os exemplares acabarem por não vir) e evitem um segundo acondicionamento (estejam presentes aquando da sua chegada). Não creio que seja uma prática comum do comprador a quem encomendei estes Altuns (espero eu), mas considero uma negligência muito grave, ainda para mais vendê-los assim, talvez para salvaguardar algum lucro/ menos prejuízo. Atenção, continuo a afirmar que os trouxe porque quiz, não fui obrigado. Contudo não é correcto vendê-los nestas condições, com uma morte anunciada (podia ser alguém que desconhecesse os parâmetros e realmente achasse que estes exemplares estavam bons). Foi com algum sentido de responsabilidade que tentei fazer tudo o que pude para os safar, porém, enfim...

Peço desculpa pelo testamento. Só gostava que esta situação não se repetisse com mais nenhuma espécie destas exportações, nem com nenhum de nós.

Atenciosamente

 

 

Paulo

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse patrocinador devia ser denunciado para que saibamos com quem se anda a lidar.

 

Isso para além de falta de responsabilidade deles, por não se preocuparem em dar aos bichos o que eles merecem, por nem se quer fazerem um estudo de ph, e acima de tudo falta de profissionalismo, e seriedade, ao estarem a matar espécimes selvagens e raros.

 

Sinceramente, acho que devias expor o nome do patrocinador, ou pelo menos agradecia que mo dissesses a mim por mp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O patrocinador contactou-me por mail e esclarecemos o assunto. Como referi, não me pareceu que tivesse sido por inexperiência, foi uma situação pontual, ambos aprendemos com os erros. Referiu que os valores foram monitorizados, mas que depois realmente não houve uma monitorização contínua no aquário, sendo que (transcrevo):

- "Julgo que como referi o PH só pode ter subido para valores como os que medi pela quebra da dureza da água e os resíduos de calcário na bomba";

- "Dos outros Altuns que viste 2 recuperaram, aqueles que tinha separado e embora ainda estejam stressados estão a recuperar";

- "A acontecer foi algo muito inesperado e por esse motivo te disse que assumo culpa na subida do PH";

- "O meu erro foi vender os peixes, pois mais valia ter deixado estar durante 1 ou 2 semanas e se estes se apresentassem em condições vender."

-"No entanto volto a referir que estes são peixes extremamente sensíveis e mesmo com os parâmetros todos certos tais como os que verifiquei no tanque onde estão a recuperar os outros, podem só pelo stress não sobreviver."

 

Referiu que iria proceder à devolução do dinheiro esta 2ª feira. Penso que vai cumprir a sua palavra.

Disse-lhe que lhe oferecia a totalidade do dinheiro que paguei pelos 3 Altuns, pelos 2 Altuns que parece que sobreviveram, caso recuperassem, ao que respondeu que só os venderia se realmente ficassem OK, e que me contactaria.

 

Infelizmente foi um erro com consequências. Todos aprendemos com ele. Penso que foi uma situação pontual, pois vi lá outras espécies sensíveis, que me pareceram bem acondicionadas. Não tenciono prejudicar ninguém nem originar confusões, apenas evitar estas situações. Não vou denunciar ninguém, desta vez. Só espero que este tipo de situações não se repita, caso contrário sou eu quem apela a denúncia dos responsáveis, sejam patrocinadores ou não.

Volto a deixar aqui um conselho: peçam sempre os parâmetros da água de onde vêm e, se possível, evitem um segundo acondicionamento (estejam presentes aquando da sua chegada).

Votos de uma aquariofilia responsável a todos!

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é triste estas atitudes!

Ainda mais quando se trata de espécies selvagens que por si só ja nos faz sentir que estamos a errar! falo por mim.

Podias dizer quem tos vendeu... de patrocinadores do forum que publicitaram Altuns á pouco tempo só a Tropico e a CrystalRed.

Eu estou a pensar em comprar uns altuns para o meu novo aquário e por isso queria saber.

E é injusto também para os bons patrocinadores estarem em nesta situação pois enquanto não se souber quem foi todos estão a "pagar".

Não quero com isto criar conflitos!!! longe disso!

agora mais receio tenho de comprar os meus que seria em Janeiro! acho que vou optar por uns zebra lace :D

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é triste estas atitudes!

Ainda mais quando se trata de espécies selvagens que por si só ja nos faz sentir que estamos a errar! falo por mim.

Podias dizer quem tos vendeu... de patrocinadores do forum que publicitaram Altuns á pouco tempo só a Tropico e a CrystalRed.

Eu estou a pensar em comprar uns altuns para o meu novo aquário e por isso queria saber.

E é injusto também para os bons patrocinadores estarem em nesta situação pois enquanto não se souber quem foi todos estão a "pagar".

Não quero com isto criar conflitos!!! longe disso!

agora mais receio tenho de comprar os meus que seria em Janeiro! acho que vou optar por uns zebra lace :D

Abraços

 

Compreendo o teu ponto de vista.

Penso que é uma questão de bom senso e precaução por parte de todos.

Não vou denunciar ninguém porque acredito que a mensagem foi compreendida.

Tomara a muitos lojistas terem as condições que os nossos patrocinadores proporcionam aos peixes que comercializam (cada vez que passo pelos peixes à venda no bricomarché de beja..., coitados, já têm uma cruz em cima).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e peço desde já a todos que tentem compreender o que vou escrever a seguir.

 

Este tópico alerta para uma serie de situações complicadas e que acontecem com alguma frequência.

 

O que me parece o propósito deste tópico (peço desculpa ao autor mas foi o que me pareceu) foi tentar recuperar alguma coisa da perca da compra, e escrevo isto pq primeiro não se abre um tópico para deixar 'acusações' no ar a uma serie de entidades, isso é uma falta enorme de respeito por todos os patrocinadores, depois pq resolveu o assunto já não vale a pena denunciar ninguén... mais uma vez uma enorme falta de respeito pelos utilizadores.

 

 

Quem abre um tópico deste género deve ter coragem e o bom senso de colocar os pontos nos i's caso contrário é só mais um tópico igual a muitos outros.

 

 

Peço desculpa mas é o que penso deste tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e peço desde já a todos que tentem compreender o que vou escrever a seguir.

 

Este tópico alerta para uma serie de situações complicadas e que acontecem com alguma frequência.

 

O que me parece o propósito deste tópico (peço desculpa ao autor mas foi o que me pareceu) foi tentar recuperar alguma coisa da perca da compra, e escrevo isto pq primeiro não se abre um tópico para deixar 'acusações' no ar a uma serie de entidades, isso é uma falta enorme de respeito por todos os patrocinadores, depois pq resolveu o assunto já não vale a pena denunciar ninguén... mais uma vez uma enorme falta de respeito pelos utilizadores.

 

 

Quem abre um tópico deste género deve ter coragem e o bom senso de colocar os pontos nos i's caso contrário é só mais um tópico igual a muitos outros.

 

 

Peço desculpa mas é o que penso deste tópico.

 

Compreendo a sua preocupação como moderador do forum e que queira salvaguardar os patrocinadores. Quando escrevi este tópico ontem foi unica e simplesmente para expôr a minha indignação e alertar para o sucedido. Se quizesse prejudicar alguém denunciaria o patrocinador. Não o fiz e disse logo que não o iria fazer. Falei com ele hoje e disse que lhe oferecia o valor que paguei pelo total dos 3 Altuns pelos 2 Altuns que sobreviveram. Ele insistiu em devolver o dinheiro e afirmou que, posteriormente, me contactaria quando estivessem OK.

Penso que a mensagem foi percebida, que houve bom senso de ambas as partes e que decerto haverá mais precaução no futuro e, sobretudo, uma aquariofilia mais responsável.

Teria sido melhor não dizer nada? Isso contribuiria para uma aquariofilia mais responsável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e peço desde já a todos que tentem compreender o que vou escrever a seguir.

 

Este tópico alerta para uma serie de situações complicadas e que acontecem com alguma frequência.

 

O que me parece o propósito deste tópico (peço desculpa ao autor mas foi o que me pareceu) foi tentar recuperar alguma coisa da perca da compra, e escrevo isto pq primeiro não se abre um tópico para deixar 'acusações' no ar a uma serie de entidades, isso é uma falta enorme de respeito por todos os patrocinadores, depois pq resolveu o assunto já não vale a pena denunciar ninguén... mais uma vez uma enorme falta de respeito pelos utilizadores.

 

 

Quem abre um tópico deste género deve ter coragem e o bom senso de colocar os pontos nos i's caso contrário é só mais um tópico igual a muitos outros.

 

 

Peço desculpa mas é o que penso deste tópico.

 

Hugo acho que estás a ser muito duro.

 

Acho que serviu como alerta para eventuais novos compradores e vendedores que situações como esta não são bem-vindas.

 

Acho que o senhor só não denunciou aqui a empresa em questão por pena , e também pelo beneficio da dúvida visto a desculpa dada, ou inventada , pela loja acerca do ph.

 

Serve para que quem os vendeu leia isto e saiba que não pode continuar nestas situações e a resolve-las pela calada, mas ao mesmo tempo não prejudicou ninguém.

 

Deixou também conselhos para quem os for comprar, os cuidados a ter etc.

 

Acho que teve utilidade . De qualquer das formas e visto a loja ter assumido o erro não vejo mal nenhum em saber onde isso aconteceu.

 

A loja agiu de forma mais ou menos correcta em devolver o dinheiro dos bichos, mas ao mesmo tempo, demonstra que para eles é uma simples mercadoria, nem fazendo ideia da importancia de tais bichos, o que leva a enteder a falta de qualidade do acondicionamento dos bichos.

 

Um aquário para bichos tão frágeis já devia estar montado e monitorizado bem antes da chegada dos mesmos e a história do calcário , pronto.

 

Não ficaria mal saber-se a loja. Mas também não fica mal não saber.

 

Fica ao critério do autor do tópico.

 

Cumprimentos e boa sorte com os próximos que vieres a ter !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tugz,

 

Não é uma questão de ser muito duro, não tenho nada contra a loja / patrocinador tal como não tenho nada contra o utilizador / comprador.

 

 

O tópico só serviu para resolver a situação do comprador / utilizador e para demonstrar que nem sempre as compras de selvagens correm bem (será que se pode dizer que correm mais mal que bem?)

 

Escreveste isto

Acho que serviu como alerta para eventuais novos compradores
Tu como comprador ficas de alerta contra quem????

 

 

O tópico é útil, sim pode ser, podia ser mais? sem dúvida, não é querer sujar o nome de ninguém, não se trata disso e mal estão as empresas que pensam dessa forma, o que mais se faz no mercado é dizer mal da boca para fora por tudo e por nada, mas deixar escrito é que é pior....

 

 

Afirmar que esclareceu alguma coisa acho um exagero, pois não esclareceu qual a loja, por mim até podem ser todas, sei lá eu, tu ficaste esclarecido? (não é que me interesse muito como comprador, pois ao se comprar selvagens está-se sempre sujeito a isso).

 

Não dizer um nome por pena? então e pena dos outros que ficam com o nome em questão?

 

 

Enfim, não tenho mais nada a escrever aqui, já disse o que acho, quando se afirmam coisas menos boas,, situações desagradáveis temos o dever de colocar os nomes nas coisas.

 

Volto a repetir nada me move contra nenhum dos intervenientes,

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando abro um tópico no forum tenho a liberdade de escrever o que quero, mas também fico sujeita a ouvir o todo o tipo de comentários, quer sejam eles instru ou destrutivos.

 

Na minha opinião, o autor deste tópico não respeitou nem ficou esclarecido nem tão pouco compreendeu a situação. Caso afirmativo não a teria exposto.

Logicamente que uma história tem sempre duas versões e nunca se deve ouvir apenas uma, e fez muito bem a outra parte fazer-se ouvir. Teria sido esta a intenção do autor do tópico? (eu sei que vai responder "não") Então porque o abriu? (se a situação estava resolvida, não vejo razão)

 

Se uma empresa tem portas abertas, é para ter lucro, caso contrário faria como muitos (vendia à sucapa).

 

E quando se juntam a vários Membros e fazem importações conjuntas?.... Pois é Coitados dos peixes! Vão pedir responsabilidades a quem?

 

Quando não nos dizem o que queremos ouvir, estão a ser duros connosco.... Lol

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando abro um tópico no forum tenho a liberdade de escrever o que quero, mas também fico sujeita a ouvir o todo o tipo de comentários, quer sejam eles instru ou destrutivos.

 

Na minha opinião, o autor deste tópico não respeitou nem ficou esclarecido nem tão pouco compreendeu a situação. Caso afirmativo não a teria exposto.

Logicamente que uma história tem sempre duas versões e nunca se deve ouvir apenas uma, e fez muito bem a outra parte fazer-se ouvir. Teria sido esta a intenção do autor do tópico? (eu sei que vai responder "não") Então porque o abriu? (se a situação estava resolvida, não vejo razão)

 

Se uma empresa tem portas abertas, é para ter lucro, caso contrário faria como muitos (vendia à sucapa).

 

E quando se juntam a vários Membros e fazem importações conjuntas?.... Pois é Coitados dos peixes! Vão pedir responsabilidades a quem?

 

Quando não nos dizem o que queremos ouvir, estão a ser duros connosco.... Lol

 

Tens razão. Não era minha intenção trazer a empresa à discussão para não a prejudicar por uma situação pontual. A situação não tava resolvida qunado o abri. Nesse momento tinha acabado de acontecer. Resolveu-se hoje através de varios mails, tendo transcrevido alguns para não ser acusado de dizer coisas que ele não disse. Acho que nunca deixei de lhe dar o beneficio da duvida.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento mas o tópico teve de ser moderado para remover alguns posts que não podem estar aqui. Vou esclarecer com o membro em questão, os restantes que viram posts removidos e não receberem MP é porque não foi com eles, mas que por questão do tópico ficar com sentido nos posts, viram o seu removido.7

 

Sobre as importações, sejam com selvagens ou não, acontece sempre mortalidades. Cabe aos lojistas esclarecerem e compensarem os clientes.

 

Sobre o membro que abriu o tópico, é sempre bom alertar para estas situações, mas colocar um sentido no mesmo. Ou é uma queixa ao lojista mencionando o mesmo não deixando dúvidas ou informar que o mesmo foi impecável e que só vinha lamentar e alertar para os riscos inerentes às importações de forma a deixar bem claro a razão e sem dúvidas.

 

Quanto aos lojistas, têm de estar preparados para receber queixas e tentar resolver pelas vias próprias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa voltar ao tópico, ontem esta resposta passou-me ao lado (nem sei como, mas passou), vou só escrever algo para não deixar ninguém sem resposta.

 

 

 

Compreendo a sua preocupação como moderador do forum e que queira salvaguardar os patrocinadores. Quando escrevi este tópico ontem foi unica e simplesmente para expôr a minha indignação e alertar para o sucedido. Se quizesse prejudicar alguém denunciaria o patrocinador. Não o fiz e disse logo que não o iria fazer. Falei com ele hoje e disse que lhe oferecia o valor que paguei pelo total dos 3 Altuns pelos 2 Altuns que sobreviveram. Ele insistiu em devolver o dinheiro e afirmou que, posteriormente, me contactaria quando estivessem OK.

Penso que a mensagem foi percebida, que houve bom senso de ambas as partes e que decerto haverá mais precaução no futuro e, sobretudo, uma aquariofilia mais responsável.

Teria sido melhor não dizer nada? Isso contribuiria para uma aquariofilia mais responsável?

 

A minha preocupação como moderador não é salvaguardar patrocinadores, para mim eles são empresas e como empresas tem os seus deveres e obrigações e eles sabem disso, não precisam de moderadores.

 

A minha preocupação é como utilizador / pessoa e aquariofilista, pois não gosto de fazer acusações para o ar e detesto generalizações e ideias no ar.

 

Aqui não se trata de prejudicar ninguém, podemos dizer a alguém que errou e não ser com intenção de prejudicar, mas sim de ajudar, criticas construtivas são isso mesmo, é uma questão de justiça.

 

Como percebeu ontem várias pessoas que se manifestaram ficaram na dúvida de qual empresa teria sido (já nem escrevo sobre as que não escreveram nada mas leram, acha justo as outras empresas sofrerem por algo que não tinha nada a ver com elas?

 

 

A questão não é dizer nada, é dizer tudo.... isso é que é responsabilidade, dar nomes às coisas.

 

 

Isto é o que eu penso, só isso.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem contestar.

 

Pedro Conceição, deves ter toda a razão, deve ter sido quebrada alguma regra e ter sido preciso corrigir a situação. Mas...

 

Quem lê agora o post fica com a ideia que surgiu inicialmente --- além dos riscos das importações e da questão moral da aquariofilia em relação aos selvagens, principalmente de espécies em perigo --- anda aí um negligente, que não se sabe bem quem é, que trata mal os bichos e ainda os vende. Embora depois tenha dito que devolvia o dinheiro.

 

Isto é o que está lá dito. Tudo o resto se perdeu. Não há esclarecimento, não há 'ouvir o outro lado'.

 

Parece-me que a limpeza parcial do tópico não foi a melhor opção. Isto é sempre controverso, e hesitei muito antes de escrever, mas parece-me que o resultado final não é bom.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que a limpeza parcial do tópico não foi a melhor opção. Isto é sempre controverso, e hesitei muito antes de escrever, mas parece-me que o resultado final não é bom.

 

Mais palavras para quê? ;)

Editado por rvanjo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

200% de acordo.

Mais valia apagarem/esconderem tudo.

 

Quem leu, leu, quem não leu vai ficar com um ideia totalmente distorcida.

 

PauloA ;)

 

 

Concordo plenamente com a opinião do Paulo.

Assim é que acho que não faz sentido nenhum.

Ainda por cima, pelos vistos o caso ficou resolvido entre a loja e o cliente. Não faz sentido ter um tópico desta forma. Apenas vai ajudar a lançar discórdia e mau-estar.

E depois quem perde são os peixes que recebem menos atenção :music_singguitar:

 

Cumps

 

João Ribeiro

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol. Estou a ler todo o tópico pela primeira vez, não sei o que foi limpo, mas o que tiro por alto daqui é:

 

» Um user correu um risco, consciente.

Daqui viriam duas situações: Ou corria tudo bem e tinhamos mais um user português a contribuir para a aquariofilia mundial responsável ao encontrar métodos de reprodução em cativeiro de espécies 'difíceis', e estávamos todos agora a dar-lhe os parabéns, ou então corria mal exactamente por ser um risco (novamente: consciente) como correu e é algo que lamentamos.

 

» Depois de correr mal, o user poderia contar aqui o que se passou numa onda de desabafo, de entre-ajuda, de aprendizagem para outros users que queiram correr o mesmo tipo de risco ou simplesmente não dizer nada e ninguém iria saber de nada.

O user decidiu (e bem, a meu ver) expor aqui a sua história (e é disso que é composto o fórum, das nossas histórias e experiências, boas ou más).

Pelo que eu percebi, não era para se queixar de ninguém, de nenhuma conduta imprópria, nada. Era mesmo para se dar a conhecer os riscos que se correm nestas situações para qum tem a coragem de correr estes riscos (que não saem barato).

Ainda foi colocado o 'extra' da conversa com o lojista em causa, a maneira deste agir e procurar resolver o caso.

 

Para mim isto é o partilhar de uma história menos boa. Ponto final, parágrafo. Posso estar certo, posso estar errado, enfim, é a minha visão do tópico. Não me parece queixa, não me parece 'linxamento', não me parece procura de culpados, etc. Isto à primeira vista, de alguém que nem aquário em casa tem (sim, não tenho neste momento aquário em casa...) por isso quero lá saber se dizem bem ou mal da loja A ou B.

 

O que vejo é que realmente cada um lê de facto como quer, são meras letras num ecrã. Uns procuram saber qual a loja 'para a responsabilizar' (não sabendo se calhar quais as condições com que os peixes chegaram à loja e sabendo que as lojas não se podem defender nem contar as suas versões nestas áreas), outros lêem e se entenderem como eu entendi os primeiros posts do autor, entendem como um desabafo e que a partir daí descarrilou, outros têm outras interpretações.

 

 

Enfim, resumindo, para mim, este tópico faz todo o sentido existir e estar visível como está, para se saber que há portugueses a procurar soluções viáveis para manter a aquariofilia sustentável sem deixar 'pegadas' no ambiente, para saber que há quem queira ajudar no processo (umas vezes bem outras vezes mal, mas sendo uma espécie de 'pesquisa', não me parece que a atitude tenha sido 'escandalosa') e talvez dar ideias a outros para fazerem o mesmo, e em conjunto encontrar estas soluções. Afinal, o fórum defende mesmo isso: Aquariofilia responsável, e nós sabemos que os portugueses, quando metem as mãos na massa, têm muito mais qualidade do que muitos dos 'conceituados' internacionais.

 

O resto? Como disse, cada um tem a sua interpretação do texto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Casos de negligência relacionados com a aquariofilia já os considero banais. Partindo dos vendedores que colocam o lucro à frente do animal, (e muitas vezes para ter lucro tem de ser assim), e acabando nos compradores, que querem à força ter animal X, mas não lhes providenciam as melhores condições.

 

Não estou a referir nem o vendedor deste tópico, nem o rapaz que os comprou.

 

Eu adorava ter Altuns. Mas para os ter, primeiro escolhia um vendedor que me oferecesse 100% de garantias, nem mais nem menos, e depois tinha de ter um aquário sempre superior a 500L, sempre, com o material necessário para manter as condições o mais parecido possivel às que eles encontram no ambiente natural. Nunca menos que isso, por isso não os tenho.

 

Outra coisa: limpezas parciais de tópicos não me cheira nada bem...Faz-me lembrar qualquer coisa...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa: limpezas parciais de tópicos não me cheira nada bem...Faz-me lembrar qualquer coisa...

 

eu ajudo a avivar a memória, ... chama-se infracções às regras.

 

Parece-me que a limpeza parcial do tópico não foi a melhor opção. Isto é sempre controverso, e hesitei muito antes de escrever, mas parece-me que o resultado final não é bom.

 

normalmente quando se quebram regras, que estão lá por alguma razão, o resultado não é bom, pode-se perceber isso no momento, ou mais tarde, mas normalmente o resultado não é bom.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa: limpezas parciais de tópicos não me cheira nada bem...Faz-me lembrar qualquer coisa...

Pois é... Isto assim nem lembra que esta casa é fórum :discuss_gathering: , onde lógicamente á dias em que se fala de coisas boas :) e outros menos boas :( , como foi o caso deste membro. Isto é a minha opinião de membro.

 

Agora alguém devia definir o que se pode e o que não se pode escrever, quais as condições, etc... Não tive oportunidade de ler o resto do tópico o que foi apagado. Mas lógico que ficamos sempre com a pulga atrás da orelha. Podemos sempre perguntar-nos o que andamos cá a fazer??? Será que não se pode ter um desabafo (sobre aquariofilia, claro), mesmo nem sempre da forma mais correcta... Mas vem alguém da moderação/ administração e define, a,b,c ou c,b,a... Isto sem uma regra linear, digo eu, que ainda não percebi qual é...

 

Bem mais palavras para que, não tenho duvidas, que há nuito para dizer, não devo ser o unico com vontade, mas muitos preferem desligar o pc e apagar isto da memória, talvez seja a solução correcta, ou não. Porque quem gosta/ ama mesmo a aquariofilia, não anda a apontar o dedo a pequenos defeitos de palavras, etc...

 

Bem tudo isto é uma opinião, no meio de milhares... Se tiver alguma coisa mal podem apagar...

Editado por rvanjo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

 

venho lamentar a morte dos altuns que sao muito dificeis de manter por alguma razao e que sao caros como tudo

 

eu tambem ja comprei peixes importados e ja me morreram alguns e nao foi por isso que vim para aqui lamentar que me morreu 8 peixes em 10 o risco foi meu pois antes de encomendar ja sabia o risco que corria

 

 

name='Just_me' date='Dec 7 2009, 11:26 PM' post='871896']

eu ajudo a avivar a memória, ... chama-se infracções às regras

 

alguem so infrigiu as regras porque nao pode escrever neste topico como patrocinador

 

e se o patrocinador quiser dizer algo em sua defesa

 

fiquem bem

Editado por Antonio Violante

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem so infrigiu as regras porque nao pode escrever neste topico como patrocinador

 

e se o patrocinador quiser dizer algo em sua defesa

 

fiquem bem

 

 

Boas,

 

Quando nos registamos e aceitamos participar neste fórum (assim como noutro qualquer) temos regras e declaramos que as aceitamos (caso contrario não participaríamos), isto serve para todos, sejamos utilizadores sejamos patrocinadores.

 

Neste caso o patrocinador até sabia das regras pois ele próprio mencionou isso no seu texto, por isso deveria saber que no mínimo iria ser apagado.

 

(Para todos: nunca vi tanto problema em cumprir as regras, sempre disse e volto a dizer em qualquer lugar, as regras existem tem que ser cumpridas, podemos até não concordar com elas, mas nesse caso trabalhamos e discute-se a melhor forma de as alterar junto com quem de direito, não se deixam de cumprir só pq não se concorda com elas).

 

 

 

Agora claro que concordo que alguém que seja visado tem todo o direito a se defender, mas claro lá está tem que o fazer cumprindo as regras.... assim sendo as pessoas tem que procurar alternativas, pensando rapidamente era criar na área do dito patrocinador uma tópico de resposta com um link para este tópico, assim acho que se entendia o que se passava. (Se o desejar fazer e para não ter que escrever tudo novamente, pq nem sempre escrevemos de forma igual, poderia solicitar à administração a movimentação dos post's retirados (se ainda houver hipótese) para a sua área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais