ajuda ao setup inicial


aras

Recommended Posts

Ora viva,

Estou a “re”iniciar-me neste mundo da aquariofilia e apesar de já ter lido bastantes tópicos gostaria de pedir a vossa ajuda.

 

Comprei um aquário com móvel da Juwel. Optei pelo modelo Rio 180 que tem as seguintes dimensões 101 x 41 x 50 cm. Este modelo vem equipado com duas lâmpadas de 45 w, com um filtro interno e com um termóstato de 200 watts.

Já montei o móvel e o aquário e estou agora a identificar o que falta comprar. O que pretendo nesta fase é ter um aquário comunitário com platys, espadas, mollys, guppies, etc e algumas plantas.

As questões que se colocam são as seguintes:

1. A iluminação é suficiente para este objectivo? Em velocidade de cruzeiro quantas horas deverá estar ligada por dia?

2. O inconveniente deste filtro interno é a limpeza que obriga a andar a mexer dentro do aquário certo? Podem-me indicar um modelo, por exemplo da Fluval que pelo que percebo vende-se na Internet (e tem qualidade e é silencioso).

3. Quando se compra um filtro externo vem completo com todas as massas filtrantes, tubos, mangueiras, etc..?

4. Comprar um filtro externo de maior capacidade pode ser vantajoso para utilização em aquários futuros de maior dimensão?

5. Pelo que visualizo o filtro interno está colado internamente apenas com silicone pelo que se pode tirar a caixa, certo? Talvez com uma lâmina da barba..

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

 

ARAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As questões que se colocam são as seguintes:

1. A iluminação é suficiente para este objectivo? Em velocidade de cruzeiro quantas horas deverá estar ligada por dia? Tens um rácio de iluminação que não é alto (0.50 +/-) mas dá para determinadas plantas, e para quem começa será melhor começar com plantas mais fáceis, por isso procura por plantas de baixas necessidades.

2. O inconveniente deste filtro interno é a limpeza que obriga a andar a mexer dentro do aquário certo? Certo. Leva menos materias filtrantes, ocupa espaço e não será tão eficaz. Podem-me indicar um modelo, por exemplo da Fluval que pelo que percebo vende-se na Internet (e tem qualidade e é silencioso). Já pensaste num eheim (externo), tb se vendem online, podes até mandar vir da Alemanha numa compra em grupo que te saí mais barato.

3. Quando se compra um filtro externo vem completo com todas as massas filtrantes, tubos, mangueiras, etc..? Depende do filtro, alguns só trazem esponjas, outros nem isso e outros quem sabe trazem mais do que esponjas.

4. Comprar um filtro externo de maior capacidade pode ser vantajoso para utilização em aquários futuros de maior dimensão? Sempre, não só para futuros aquário como até para esse poderá ser vantajoso, visto que são os rins dos aquário.

5. Pelo que visualizo o filtro interno está colado internamente apenas com silicone pelo que se pode tirar a caixa, certo? Talvez com uma lâmina da barba.. Certo, com uma lâmina e cuidado, paciência...

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

 

ARAS

 

Dispõem.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As questões que se colocam são as seguintes:

1. A iluminação é suficiente para este objectivo? Em velocidade de cruzeiro quantas horas deverá estar ligada por dia?

2. O inconveniente deste filtro interno é a limpeza que obriga a andar a mexer dentro do aquário certo? Podem-me indicar um modelo, por exemplo da Fluval que pelo que percebo vende-se na Internet (e tem qualidade e é silencioso).

3. Quando se compra um filtro externo vem completo com todas as massas filtrantes, tubos, mangueiras, etc..?

4. Comprar um filtro externo de maior capacidade pode ser vantajoso para utilização em aquários futuros de maior dimensão?

5. Pelo que visualizo o filtro interno está colado internamente apenas com silicone pelo que se pode tirar a caixa, certo? Talvez com uma lâmina da barba..

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

 

ARAS

 

Olá !

Tentando responder às tuas questões aqui ficam os meus palpites:

1. A iluminação é suficiente se não quiseres plantas demasiado exigentes. Ficarás com um pouco mais que 0,5 W /L. Tens de pensar também no tipo de lampadas que vais por ( tª de cor).

2. Acho que os maiores inconvenientes dos filtros internos são a estética e o roubar volume dentro do aqua! A limpeza obriga a ir lá buscar as massas filtrantes e passá-las por àgua do proprio aquário (que se retira para um balde, claro). Em relação ao filtro externo não tenho experiência com os Fluval, mas aconselho-te os Eheim que seguramente são de qualidade, fiáveis e silenciosos. Podes fazer excelentes compras online quer em lojas portuguesas quer no estrangeiro. Talvez o Eheim Classic 2215 ou 2217 ou os novos Eheim Ecco Pro 300 sejam uma boa escolha. Duram uma vida...

3. Acho que depende do modelo. Vendem-se em conjunto e em separado. Tens que te informar antes de comprar. Tens de pensar se queres essencialmente filtração mecânica ou biológica (ou ambas). Há muitas alternativas. Depende do tipo e quantidade de peixes e plantas que vais ter. De qualquer forma aconselho a compra de torneiras para as tubagens que facilitam muito a vida na altura das limpezas.

4. A capacidade determina o volume de massas filtrantes que vais poder colocar, mas também é fundamental o débito do filtro em litros por hora ( normalmente tem de ser pelo menos 3-5 x o volume do aquário) mas, mais uma vez, depende do tipo de aqua que queres ter. Ex. plantado requer menos circulação; ciclídeos requer muita circulação...

5. Para descolar o filtro interno podes usar um lâmina de bisturi ou um Xato para cortar com muito cuidado o silicone, podendo depois usar um produto especial para remover os restos de silicone. Tudo isto a seco, claro, enxaguando muito bem em seguida.

 

Espero ter ajudado....

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

agradeço desde já a vossa ajuda. Pelo que vi dos filtros considero comprar este

Filtro EHEIM Professionel 3 - 2073

 

Inclui todas as massas filtrantes necessárias ao arranque e funcionamento do filtro.

 

Características

Volume do aquário: 180-350L

Débito da bomba: 1050L/h

Altura de elevação: 1,8m

Potência: 16W

Volume do filtro: 5,0L + 0,5L(pré-filtro)

Dimensões: 398x244x244mm

 

Acham que é adequado? Pelo que vejo já vem com tudo..

 

Obrigado,

 

 

ARAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

O Eheim 2073 é muito bom mas talvez muito mais do que aquilo precisas no momento. Ficas com mais de 5 x o volume do teu aqua o que poderá ser muita corrente para alguns peixes... Claro que poderá ficar para um futuro upgrade para um aqua maior mas nessa altura poderá já haver filtros melhores para esse preço ( o que não quer dizer que ele não continue a ser excelente!).

 

Que tipo de peixes vais por ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A corrente não é regulável nos filtros? Nesse caso poder-se-ia reduzir o débito controlando o efeito de corrente..

 

Neste momento vou colocar gupies, espadas, mollys, corydoras, etc...com algumas plantas de baixa exigência.

 

Mais tarde, com experiência gostaria de ter ciclídeos..

 

Obrigado,

 

ARAS

 

Boas !

 

O Eheim 2073 é muito bom mas talvez muito mais do que aquilo precisas no momento. Ficas com mais de 5 x o volume do teu aqua o que poderá ser muita corrente para alguns peixes... Claro que poderá ficar para um futuro upgrade para um aqua maior mas nessa altura poderá já haver filtros melhores para esse preço ( o que não quer dizer que ele não continue a ser excelente!).

 

Que tipo de peixes vais por ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal preencheres o perfil que é obrigatório...:D

 

Viva,

 

Já actualizei o perfil. Penso que está OK.

Lamento não o ter feito inicialmente.

 

Entretanto já consegui descolar a caixa do filtro interno do aquário recorrendo a um Xacto e persistência. Falta-me agora tomar a decisão do filtro.

 

Obrigado,

 

ARAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros externos não tem habitualmente um caudal regulável. Os electrónicos sim, mas são bastante mais caros. O Eheim Ecco Pro 300 poderia ser uma solução, dado ao volume do balde e ao baixo consumo. Mas o 2073 dá para aquas maiores.

 

 

Os mollies, guppies e espadas são bons peixes para começar. São de águas neutras ou ligeiramente ácidas. Os ciclideos americanos vão requerer águas mais macias e ácidas ao passo que os ciclideos africanos querem águas alcalinas ( pH=8 ). Tens de pensar nisso ao escolher o substrato que vais por e também tens que ver qual é o pH da água da tua rede. Quando é muito diferente daquilo que se pretende vais ter de andar a adicionar químicos ou usar água de osmose inversa o que dá uma trabalheira....

 

Cumps,

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros externos não tem habitualmente um caudal regulável. Os electrónicos sim, mas são bastante mais caros. O Eheim Ecco Pro 300 poderia ser uma solução, dado ao volume do balde e ao baixo consumo. Mas o 2073 dá para aquas maiores.

 

 

Os mollies, guppies e espadas são bons peixes para começar. São de águas neutras ou ligeiramente ácidas. Os ciclideos americanos vão requerer águas mais macias e ácidas ao passo que os ciclideos africanos querem águas alcalinas ( pH=8 ). Tens de pensar nisso ao escolher o substrato que vais por e também tens que ver qual é o pH da água da tua rede. Quando é muito diferente daquilo que se pretende vais ter de andar a adicionar químicos ou usar água de osmose inversa o que dá uma trabalheira....

 

Cumps,

 

Viva,

 

Mais uma vez obrigado. Entretanto e já decidido pelo Ecco Pro 300 indicaram-me que talvez ficasse melhor servido com o 2071 da série professional 3. Um dos argumentos é o de que tem mais volume, logo maior área de exposição das matérias filtrantes.

Neste momento quero encomendar mas estou indeciso entre os dois modelos que abaixo resumo.

 

product name: ---------------------------------Prof_3 2071--------ecco pro 300

For aquariums up to-------------l-------------120-250---------------160-300

Pump output ---------------------l/h------------950---------------------750

Delivery head approx-----------Hmax ------1,5----------------------1,9

Power consumption------------W-------------12-----------------------8

Canister volume-----------------l---------------6,1----------------------5,0

Filter volume----------------------l---------------3,0+0,5(prefilter)----2,8+0,3(prefilter)

 

 

O Ecco Pro tem a vantagem de consumir 66% do 2071...e de ter tubos exteriores de 16mm.

O 2071 tem mais output mas o dimatro exterior dos tubos é de 22mm (tenho apenas 21mm).

 

Posso ter a tua opinião?

 

Obrigado.

 

ARAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.