Plantas


Zélito

Recommended Posts

boas pessoal. tive a ler alguns links de plantas no vosso site.

consegui tirar umas boas duvidas mas houve outras que ainda tenho porque não encontrei o que queria.

entao aqui vai:

 

deve-se separar as raizes das plantas e tal mas so nas plantas proprias ne?

o que acontece se não retirarmos toda a la que envolve a raiz das plantas? e prejudicial?

caso encontremos uma folha amarela em apenas uma das plantas (porque nao apanhava luz suficiente porque acabou por ficar coberta por algo que lhe tapou a luz) devemos retirar essa folha ou deixar estar?

se o caule duma folha fica dobrado e castanho, na zona onde ficou dobrado, e a folha ainda continuar verde e aparentemente saudavel devemos corta la?

podemos mudar uma planta de sitio? tipo desenterrando-a e voltando a enterra-la noutro sitio.

uso um alimento para plantas (plant grow pro, ja nao me recordo da marca) que contem fosfatos e etc... ponho a dose recomendada todas as semanas (uma tampa, da pra 70l, e mais um pouquinho, porque o meu aquario tem 100l brutos talvez cerca de 80 em uso). a questao e, vale a pena comprar um teste para fosfatos para monitorizar o nivel?

 

desculpem la e muito obrigado

Editado por Zélito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Respondendo a algumas coisas, que não sou menhum pro....

 

Eu ja plantei plantas sem remover totalmente toda a lã envolvente, e não tive problema nenhum

Quanto as folhas amarelas, sim deves de cortar

Quanto ao caule de uma folha ficar dobrado e castanho, acho que mais vale cortar fora, do que mais tarde estar a ir de propósito dentro de agua para tirar aquela folhinha.

Sim pode mudar-la de sitio, mas cuidado ao desenterra-la para não deixares fugir os nutrientes da camada fetil para a coluna de água, porque poderás ter um ataquezinho de algas

Sim, Convém teres sempre um teste a mão, porque não é pelo facto de o fertilizante ter X concentração de fosfatos, que eles vão premanecer nesse valor,

tanto que ao fertilizares, o fosfato que entra pode não ser todo consumido pelas plantas até a nova dose, e caso isso acontecça este pode vir a ficar em excesso, ou exactament o contrário

o consumo pode ser sempre maio do que aquilo que deitas.

 

a relação dos macro-nutrientes é N:10 P:1 K:20

 

N = Nitratos

P = Fosfatos

K = Potássio

 

ou seja por cada ppm de fosfato consumido, é também consumido 10ppm de nitratos e 20ppm de potássio

 

Cumps

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela informação.

entao devia de comprar teste para nitratos, fosfatos e potassios?

deve ficar caro -.- mas pronto isto e um hobby caro.

quanto a planta retirei os caules partidos e as folhas amarelas. o problema e que da planta pouco restou a não ser duas pequenas folhas ratadas (pareciam gastas como que comidas pelos peixes mas isso e impossivel) espero que novas folhas desabrochem pois tenho medo que a planta morra.

ao menos os seus 3 ou 4 caules sao vissosos e verdinhos mas não sei se isso sera suficiente para a planta "renascer"!

 

outra coisa. na valisneria (se não estou em erro) apareceram uma manchas escuras, mas ainda poucas e so nalgumas folhas. serao algas? o que devo de fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu te disse não sou nenhum pro...

 

Mas é assim, se quiseres teres um bom plantado, precisas de ter uma boa fertilização de micros e macros, pesquisa isso pelo site, que tem muita matéria sobre isso.. e para isso

precisas de ter um bom controlo dos nutrientes, e só sabes em que valor estão se tiveres os testes.

Testes de potássio esquece, só existem maquinas próprias para o efeito, e são caríssimas... os testes mais relevantes para controlares o plantado, são ferro, nitratos e fosfatos..

Mas eu echo que isso é mais no inicio porque depois de arranjares um rotina de fertilização para o teu aqua, os testes não são precisos para nada....( salvo vejas algum possivel problema)

Essas pintinhas escuras sim, poderáo ser algas. Quanto a isso não sei o que poderás fazer mas se fertilizares como deve de ser, talvez venham a desaparecer.

 

Mas deixa ver se algum pro nesta matéria te informe melhor.

 

p.s.- Se tiveres boa iluminação para a planta assim como fertilização, ela nasce e renasce... :D

 

Cumps

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim num plantado a fertelização liquida é fundamental, mas para isso, precisas de saber os valores de nitratos, nitritos, fosfatos, amónia, kH, gH e pH. Sem os testes terás mais dificuldades para equilibrar os valores e a consequência dos desiquilibrios serão algas.

 

Faltam outras variáveis muito importantes como a iluminação e a injecção de CO2 nas quantidades correctas.

 

Tudo isto obedece a um esquema que pretende o equilibrio.

 

Para mais informação deves pesquisar e estudar como manter um aquário plantado, e um plantado não é ter meia dúzia de plantas.

 

Boa sorte e bom estudo

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tenho que adquirir um ou outro teste novo.

pH - 8.0 - infelizmente e o pH da agua da companhia que uso mas como uso peixes de agua basica (viviparos) corre tudo bem com eles. tenho uma agua de nascente em casa potavel e optima. o pH dela deve de ser cerca de 6. nas TPAs podia sempre misturar um pouco de agua do furo com agua da torneira para ter um pH de 7.5. valera a pena? e que sei que pH de 8.0 e elevado para as plantas.

iluminação tenho uma lampada normal (ja bem velhinha) que esta ligada cerca de 10h por dia - excepto ao fds. o aquario esta num infantario dos meus pais e no fds eu vou la cuidar dele ligo a luz mas qd tenho que ir embora volto a desliga la para eles nao passarem a noite toda com luz.

sistema de CO2 nao uso e não sei bem quanto custao mas não estava a fazer conta de usar.

kH - 7.0

temperatura - 28 (ja agora também digo)

uso fertilizandte liquido sim e tudo corre bem excepto naquela planta que os caules se partem. ontem vi mais um caule partido e não sei bem qual o motivo disso.

ainda so tenho 3 plantas o aqua e recente. a funcionar desde setembro.

este fds ou no proximo tenciono comprar fetos de java

 

Para mim num plantado a fertelização liquida é fundamental, mas para isso, precisas de saber os valores de nitratos, nitritos, fosfatos, amónia, kH, gH e pH. Sem os testes terás mais dificuldades para equilibrar os valores e a consequência dos desiquilibrios serão algas.

 

Faltam outras variáveis muito importantes como a iluminação e a injecção de CO2 nas quantidades correctas.

 

Tudo isto obedece a um esquema que pretende o equilibrio.

 

Para mais informação deves pesquisar e estudar como manter um aquário plantado, e um plantado não é ter meia dúzia de plantas.

 

Boa sorte e bom estudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Antonio disse, claro que para plantado uma boa iluminação e co2 são indespensaveis!!!

 

Se tens uma lampada velhinha, começa a pensar em substituir por uma nova... senão adicionar mais alguma... vai lendo sobre as plantas que tens que tipo de iluminação precisam elas.

 

Quanto as fotos, tens que as hospedar em algum site para isso, e depois colocares o link dentro de:

 

[img'] Link [/img']

 

Ambas sem o sinalzinho '

 

Cumps

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tenho que adquirir um ou outro teste novo.

pH - 8.0 - infelizmente e o pH da agua da companhia que uso mas como uso peixes de agua basica (viviparos) corre tudo bem com eles. tenho uma agua de nascente em casa potavel e optima. o pH dela deve de ser cerca de 6. nas TPAs podia sempre misturar um pouco de agua do furo com agua da torneira para ter um pH de 7.5. valera a pena? e que sei que pH de 8.0 e elevado para as plantas.

iluminação tenho uma lampada normal (ja bem velhinha) que esta ligada cerca de 10h por dia - excepto ao fds. o aquario esta num infantario dos meus pais e no fds eu vou la cuidar dele ligo a luz mas qd tenho que ir embora volto a desliga la para eles nao passarem a noite toda com luz.

sistema de CO2 nao uso e não sei bem quanto custao mas não estava a fazer conta de usar.

kH - 7.0

temperatura - 28 (ja agora também digo)

uso fertilizandte liquido sim e tudo corre bem excepto naquela planta que os caules se partem. ontem vi mais um caule partido e não sei bem qual o motivo disso.

ainda so tenho 3 plantas o aqua e recente. a funcionar desde setembro.

este fds ou no proximo tenciono comprar fetos de java

 

 

Noto que realmente precisas de estudar melhor o que é um plantado. Tens o tópico plantas com artigos interessantes para ler e aprender sobre plantados. Existe muita informação sobre aquapaisagismo e plantados, é só procurar.

Um plantado terá de ter bastante luz perto de 1W/l, mas depende,

Um plantado terá obrigatóriamente de ter fertelização e adição de CO2 ou Excel

Um plantado terá de ter bastantes plantas/ aqui depende do biotopo

Deixo um site para leres os principios básicos de um plantado, Aqui

Um plantado exige muita atenção e manutenção e não posso deixar de dizer que será sempre dispendioso.

 

Lê atentamente o site que deixei e verás que terás de rever algumas ideias

 

Se precisares de ajuda com alguma coisa avisa

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e desde ja muito obrigado pelas dicas.

ja li e ja vi sistemas caseiros de CO2. tou mesmo a pensar em fazer um desses

 

o link http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t10394.html e excelente mesmo.

 

so umas perguntas:

onde se arranja "Fermento biológico (Fermipan, por exemplo)" - é um fermento padeiro normal?

quanto custa os sistemas CO2 artificiais? (para o meu aqua que e de 100l brutos)

quanto custa, mais ou menos, uma lampada de 100w?

 

onde voces poe as vossas fotos para depois colocar aqui? nao tenho nenhum blogue pessoal entao não sei nenhum site apropriado para "upar" as fotos para depois colocar aqui.

acho que vou passar a deixar as lampadas ligadas no fds.

 

obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta que me esqueci de fazer.

li que para um aquario plantado deve se desligar a bomba de ar durante o dia e ligar durante a noite.

bem sendo assim o O2 do aquario estaria dependente so das plantas durante o dia e, no meu caso, da cascata que fiz com a corrente do motor que tem um tubo com 6 orificios que estão a cima do nivel da agua, aumentado assim as trocas de gases ao nivel da supercie.

como ja referi, ainda so tenho 3 plantas para 1 aqua de 100l brutos.

não devo desligar a bomba de O2 nunca pois nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta que me esqueci de fazer.

li que para um aquario plantado deve se desligar a bomba de ar durante o dia e ligar durante a noite.

bem sendo assim o O2 do aquario estaria dependente so das plantas durante o dia e, no meu caso, da cascata que fiz com a corrente do motor que tem um tubo com 6 orificios que estão a cima do nivel da agua, aumentado assim as trocas de gases ao nivel da supercie.

como ja referi, ainda so tenho 3 plantas para 1 aqua de 100l brutos.

não devo desligar a bomba de O2 nunca pois nao?

 

Ora aqui esta uma pergunta que eu também gostaria de saber a resposta ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de oxigénio num aquário plantado para mim é meramente decorativo, porque as plantas irão fornecer o oxigénio suficiente para a coluna de água, existe também a circulação de água que permite as trocas gasosas, portanto não existe necessidade para uma bomba de ar, e para mais os sistemas que existem são pouco eficazes no fornecimento de oxigénio por não permitirem a formação de micro-bolhas, ...

 

Existe muita matéria para ler e estudar sobre este assunto mas de fácil acesso no forum, pesquisar é fundamental

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde se arranja "Fermento biológico (Fermipan, por exemplo)" - é um fermento padeiro normal?

quanto custa os sistemas CO2 artificiais? (para o meu aqua que e de 100l brutos)

 

 

ola

o continente vende fermento \levedura da marca ramazoti , tenho utilizado este e funciona bem , tentei o fermento normal da royal em lata mas nao sei porque nao deu entao tentei este ramazotti e esta 5 *

hoje memso fiz um garrafao de 5 litros e esta a borbulhar que mais parece uma bomba de ar lol

nao abuses é nas doses , mas a segunda ou terceira vez que faças , vais vendo melhor a dose que te convem que saia de co2 e ai colocas ou mais ou menos de açucar ou bicarbonato

ha quem nem coloque bicarbonato pois a reaçao quimica vai mais no fermento e no açucar que no bicarbonato .

o sistema e seguro e muito barato

1 kg açucar nem um euro custa o femento\levedura a volta disso tb o bicarbonato tb a venda no continente fica abaixo do euro conforme a quantidade

desculpem a publicidade mas pra nao haver duvidas onde o autor do topico possa encontrar estes produtos

 

boas aquariofilias a todos

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado.

sim e mesmo realmente barato, especialmente quando comparado com as fontes artificiais.

quanto as doses tenciono regular me pelas dadas no faq que encontrei no site.

e sim tenho lido bastante sobre muita coisa apenas queria outra opiniao para ter a certeza do que faço.

ja tenho mais plantas no aquario. agora sim e um verdadeiro plantado :alberteinstein:

comprei 3 vasos mas vinham cheios de pes! que sorte a minha. deu para encher o aqua e bem!

comprei valisneria mesmo muito grande (tinha 4 pes) feto de java (tinha cerca 12 pes mas muito pequeninos) e folhas de larangeira (4 pes tambem) e tudo isto a 4e por vaso :thumbdown2:

muito em breve faço a fonte de CO2 e mudo a lampada, para por 2 lampadas (de 40w) para a quantidade de luz ser adequada.

 

ola

o continente vende fermento \levedura da marca ramazoti , tenho utilizado este e funciona bem , tentei o fermento normal da royal em lata mas nao sei porque nao deu entao tentei este ramazotti e esta 5 *

hoje memso fiz um garrafao de 5 litros e esta a borbulhar que mais parece uma bomba de ar lol

nao abuses é nas doses , mas a segunda ou terceira vez que faças , vais vendo melhor a dose que te convem que saia de co2 e ai colocas ou mais ou menos de açucar ou bicarbonato

ha quem nem coloque bicarbonato pois a reaçao quimica vai mais no fermento e no açucar que no bicarbonato .

o sistema e seguro e muito barato

1 kg açucar nem um euro custa o femento\levedura a volta disso tb o bicarbonato tb a venda no continente fica abaixo do euro conforme a quantidade

desculpem a publicidade mas pra nao haver duvidas onde o autor do topico possa encontrar estes produtos

 

boas aquariofilias a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o continente vende fermento \levedura da marca ramazoti , tenho utilizado este e funciona bem , tentei o fermento normal da royal em lata mas nao sei porque nao deu entao tentei este ramazotti e esta 5 *

 

 

Boas.

O fermento da royal não te funcionou, porque não é fermento biologico.

Se forem a uma padaria que faça pão, eles vendem femento biologico, não é necessário ir ou continente ou algo do genero...

 

Para regularem a quantidade de co2 a dissolver podem subir ou descer a pedra difusora, quanto mais perto da superficie menos co2 se irá dissolver, quanto mais funda estiver mais se dissolve

cuidado que com este tipo de injecção tem que ter muita atenção para não intoxicar os peixitos, e cuidado com as variações bruscas de pH...

 

A bomba de ar ao liberta bolhas atravez da pedra difusora, não para dissolver oxigénio, mas sim para criar agitação na superficie da agua para aumentar as trocas gasosas,

por isso microbolhas de oxigenio não serviriam de muito( mas vou ler mais acerca de este ponto que fiquei curioso :character0050: ), quem tem uma boa agitação na superficie da agua não percisa de bomba da ar para nada...

 

Quanto ao desligar a bomba de dia, e ligar a noite... a razão para fazer isso é:

 

De dia as plantinhas consomem CO2, e libertam O2

De noite é a fase de respiração, ou seja.... Consomem O2, e libertam CO2

 

Por isso é que muita genteliga a bomba de ar a noite, para compensar esse consumo extra de O2, e libertação de CO2

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e obrigado. sim isso das plantas ja sei.

sinceramente depois de tudo acho que ate nem preciso grande coisa da bomba de ar.

tenho a flauta agora com 9buracos a agitar a superficie e a mandar montes de bolinhas de ar para a agua com o seu jato em cascata lol

de qualquer modo vou ter sempre a bomba de ar ligada por 1 questao de estetica.

so um perguntinha que se calhar e muito basica...

como e que monitorizo o CO2?

ok eu sei regular a emissao mas dificilmente vou saber mesmo qual a quantidade a por sem ser por tentativa e erro.

claro que nao devo arriscar e vou por o difusor mais a superficie mas... como e que voces monitorizam?

isto pra CO2 caseiro claro sem qualquer difusor comercial.

 

 

Boas.

O fermento da royal não te funcionou, porque não é fermento biologico.

Se forem a uma padaria que faça pão, eles vendem femento biologico, não é necessário ir ou continente ou algo do genero...

 

Para regularem a quantidade de co2 a dissolver podem subir ou descer a pedra difusora, quanto mais perto da superficie menos co2 se irá dissolver, quanto mais funda estiver mais se dissolve

cuidado que com este tipo de injecção tem que ter muita atenção para não intoxicar os peixitos, e cuidado com as variações bruscas de pH...

 

A bomba de ar ao liberta bolhas atravez da pedra difusora, não para dissolver oxigénio, mas sim para criar agitação na superficie da agua para aumentar as trocas gasosas,

por isso microbolhas de oxigenio não serviriam de muito( mas vou ler mais acerca de este ponto que fiquei curioso ;) ), quem tem uma boa agitação na superficie da agua não percisa de bomba da ar para nada...

 

Quanto ao desligar a bomba de dia, e ligar a noite... a razão para fazer isso é:

 

De dia as plantinhas consomem CO2, e libertam O2

De noite é a fase de respiração, ou seja.... Consomem O2, e libertam CO2

 

Por isso é que muita genteliga a bomba de ar a noite, para compensar esse consumo extra de O2, e libertação de CO2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Monitorizar o CO2.... bem a testes de CO2 para fazer isso, os teste consitem em fazer uma mistura da agua do aqua com umas gotas

que depois se poe dentro de um frasquinho dentro do aquario e vais vendo pela cor com que aquilo fica, o teste ainda dura pa umas semanas

por cada utilização!

 

Sem testes, podes usar umas tabelas que andam por ai, que consistem em cruzar o pH com o kH, e "dá-te" a quantidade de CO2 dissolvido( mas isso é muito vago.

Pois se tiveres outros compostos a acidificar te a agua, a tabela já não funciona.

 

De resto não tens muito mais que lhe fazer...

 

anteção que ao deixares a bomba de ar ligada faz com que o CO2 dissolvido se escape mais depressa da agua.

 

Cumps

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado.

agora que falas nisso lembro me de ter lido essas formulas no site.

nao uso nada para acidificar a agua mas como o pH do meu aqua e 8.0 (mesmo para os peixes que tem acho um pouco basico demais) pus agua da fonte de minha casa( testada todos os anos e sempre com qualidade maxima :alberteinstein:) essa agua e tipo agua do luso com pH5.5. este fim de semana experimentei por 6l dessa agua (em 100l brutos do meu aqua). agora o pH ja ta nos 7.5 como queria mas vou parar de fazer isto ate porque o CO2 deve baixar me bem o pH.

kH da agua e 7.0 mas mesmo assim, tenho que testar o pH regularmente para nao apanhar nenhuma surpresa.

 

este fim de semana coloco fotos e abro um novo topico para saber as vossa opinioes e sugestoes sobre o meu aqua:D

 

Boas!

 

Monitorizar o CO2.... bem a testes de CO2 para fazer isso, os teste consitem em fazer uma mistura da agua do aqua com umas gotas

que depois se poe dentro de um frasquinho dentro do aquario e vais vendo pela cor com que aquilo fica, o teste ainda dura pa umas semanas

por cada utilização!

 

Sem testes, podes usar umas tabelas que andam por ai, que consistem em cruzar o pH com o kH, e "dá-te" a quantidade de CO2 dissolvido( mas isso é muito vago.

Pois se tiveres outros compostos a acidificar te a agua, a tabela já não funciona.

 

De resto não tens muito mais que lhe fazer...

 

anteção que ao deixares a bomba de ar ligada faz com que o CO2 dissolvido se escape mais depressa da agua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas pessoal.

andei a estudar mais sobre plantas e etc... e como tal, venho reativar este topico para falarmos de plantados.

ja alguem fez um? vi uma especie de rede e acho que era para fazermos la o plantado.

alguem conhece bem o objecto? quanto custa?

e que plantas aconcelham para plantados?

 

porcaria da areia e muito gira como areao mas pessima para plantados. no entanto as valisnerias e as folhas de laranjeiro estao a dar se bem:)

uma das minha plantas cujo o nome nao me lembro estava a morrer (nao era nenhuma anubia), desenterrei a e tinha raizes quase podres. agora atei a a um tronco para ver se ela recupera e pudei os caules defeitosos e quebradiços. nao tem folhas mas ainda tem 2 caules viaveis e um pouco de raiz nao podre. espero que recupere mesmo sem folhas...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

andei a estudar mais sobre plantas e etc... e como tal, venho reativar este topico para falarmos de plantados.

ja alguem fez um? vi uma especie de rede e acho que era para fazermos la o plantado.

alguem conhece bem o objecto? quanto custa?

e que plantas aconcelham para plantados?

 

porcaria da areia e muito gira como areao mas pessima para plantados. no entanto as valisnerias e as folhas de laranjeiro estao a dar se bem:)

uma das minha plantas cujo o nome nao me lembro estava a morrer (nao era nenhuma anubia), desenterrei a e tinha raizes quase podres. agora atei a a um tronco para ver se ela recupera e pudei os caules defeitosos e quebradiços. nao tem folhas mas ainda tem 2 caules viaveis e um pouco de raiz nao podre. espero que recupere mesmo sem folhas...

 

abraços

 

Eu tenho um plantado de 250l estilo holandes, portanto cheio de plantas.

Sobre a rede, serve para a afixação de determinadas plantas mas que depois deve ser retirado e plantar no substrato.

A utilização de rede exige alguma experiência e acho que não tens necessidade de utilização para já a não ser que queiras fazer produção de plantas para vender!

As plantas devem ser escolhidas de acordo com o biotopo escolhido e existem muitas variáveis como pH, dureza, temperatura, iluminação e exigência de manutenção.

Tens da aquaplant um filtro que te ajuda a selecionar as plantas de acordo com o que pretendes.

 

Quando se poupa no substrato gastas nas plantas porque acabam por não vingar de uma forma mais rápida e muitas acabam por morrer por serem muito sensiveis/exigentes.

 

Antes de comprar qualquer planta deves saber o que compras para não teres problemas futuros de adaptação da planta ao teu aquário, isto é básico, se não andas a gastar dinheiro á toa.

 

Boa pesquisa

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

tava a pensar plantar no aqua uma elodea uma elocharis parvula.

e enrolar em pedaços de madeira musgo de java ou um fontinalis antipyretica (com linha de costura claro). :drool3:

que dizem? algum de voces tem?

 

acham que a elodea e elocharis se dao bem num substrato de areia de silica fina?

aposto que dao um bom plantado para os alevins se esconderem :)

 

gostava de por plantas superficiais mas tapam a luz das plantas de fundo e a luz nem e das mais fortes, por tanto nao me posso dar ao luxo de reduzir a luminuzidade do aqua.

mas de qualquer modo que aconcelham?

 

iluminaçao - lampada 30w power glow

aqua - 100l brutos, cerca de 80l em uso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a Elódea cresce em qualquer lado hehehe a parvula já tenho dúvidas, não sei.

 

Musgos presos a madeira, pedras é normal, força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal. alguem aqui tem cryptocorines?

o que dizem da planta? e chamativa?

tenciono po la no meu aqua comunitario.

sera que se da bem enterrada em areia de silica?

 

agradeço as vossas opinioes.

este fim de semana havera actualizaçoes das fotos do meu aqua :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.