Guppies, mollies, espadas, etc. - viviparos?!


João Pedro Palma

Recommended Posts

Boas.

 

No seguimento de uma discussão com um amigo e também membro deste fórum, ficamos em discordância quando eu chamei de vivíparos a guppies e ele de ovovivíparos..

 

Assim que cheguei a casa fui estudar melhor o assunto e no final de contas ele tinha razão.. Vi na net as 3 designações que se pode dar às diferentes maneiras de como os animais "dão à luz" os seus descendentes:

 

"Ovovivíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim protecção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo. Os ovos eclodem no oviducto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião.

 

Vivíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta que lhe fornece nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção.

São vivíparos a maior parte dos mamíferos e alguns peixes, répteis e anfíbios.

 

Ovíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe.

A maioria dos peixes, répteis e invertebrados e todas as aves são ovíparos"

 

Eu que defendi a minha ideia por me lembrar de ver a secção de "VIVÍPAROS" no fórum acabei por não ter razão...

 

Assim sabendo que afinal estes peixes são Ovovivíparos e não Vivíparos gostava de saber a razão desta secção ter o nome que tem... Que pelos visto está errada...

 

EDIT: Abri este tópico com boa vontade e inocentemente. Atenção que não é uma reclamação ou qualquer tipo de protesto.

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que nos peixes tenha tendencia a chamar de vivparos e oviparos para se ter um bom modo de destinçao, vivparo, nace vivo, ou seja, sai da mae ja formado, e oviparo saiem ovos, isto assim seria facil de destinguir

 

agora ovoviviparos e oviparos acho quedeixa muitas confusoes, para alem de que penso nao existirem peixes com placenta, mas....

 

mas nas definiçoes gerais o que dizes esta correcto, eu proprio ha uns anitos tambem tive de fazer essa pesuiza e achar uma justificaçao que me parecesse plausivel, que é a que apresentei, a de nao criar confusoes com os nomes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que nos peixes tenha tendência a chamar de viviparos e oviparos para se ter um bom modo de destinçao. Viviparo, nasce vivo, ou seja, sai da mae ja formado, e ovíparo nasce de ovos, isto assim seria fácil de distinguir.

Também concordo contigo Carlos. Acho que será mesmo a unica razão mas nao deixa de estar errada..

 

sao viviparos

Tu não leste nada do que escrevi no tópico e muito menos foste ver pesquisar o que quer que seja... Se o fizeres, vais ver que não é bem assim.

 

Viviparos: Guppys

Ovoviviparos: Espadas, Mollys, Platys :arrow:

Tu és capaz de ter lido mas não viste bem então...

 

"O Barrigudinho, também chamado de Guppy ou lebiste (Poecilia reticulata) é um belo peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos. O comprimento do macho adulto é de aproximadamente 5 centímetros e o da fêmea, 7 cm."

 

 

É exactamente por estas respostas que abri o tópico.. Como se pode ver mesmo depois de abrir um tópico a discutir a situação, as pessoas que sempre leram "VIVÍPAROS", continuam a dizer que estes peixes são vivíparos.. Quando não são..

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jpp eu tenho essa duvida mas é em relação aos camaroes por exemplo os red's cherrys ( Neocaridina heteropoda )

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vamos fazer confusao entre vertebrados e invertebrados....

Viviparos, ovoviviparos ou oviviviparos são todos a mesma coisa ,a palavra viviparos e só utilisada para simplificar.

Sim neste momento falo em vertebrados, mas no mundo dos invertebrados também há animais ovoviviparos e oviparos como o caso das tylomenias.

 

Agora dizeres que são todos a mesma coisa, já não podes dizer... Tábem que simplifica dizer viviparos porque os guppies e mollies nascem logo formados assim que nascem mas eles não se desenvolvem numa placenta.

 

E isto é um caso de como certas simplificações depois levam a erros... Como podes ver, há quem pense que estes animais são efectivamente viviparos quando não são.

 

Por exemplo há ciclídeos pequenos, médios e grandes. Mas nem todos os pequenos são ciclídeos anões! E muito menos apistogrammas! Já vi pessoas dizerem que os oscares são pescados como fonte de alimento (Ciclídeos Africanos é que fazem parte da alimentaão dos povos africanos) e que kribensis (por serem pequenos) são ciclídeos anões...

 

Como disse, eu de há tanto ler "VIVÍPAROS" sempre pensei que estes peixes fossem efectivamente viviparos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa Tarde...

 

Gostava de saber se tem algum problema em ter no mesmo aquario os seguintes peixes:

 

-- 1 espada(não sei sexo);

-- 2 guppys femeas----1 guppy macho;

-- 1 limpa vidros(não sei sexo)

-- 3platys femeas-----1 platy macho

-- 2 peixes que parecem umas zebras mas vermelhas(nao sei sexo)

-- 5 peixes que parecem piranhas pequenas brancas, mas são muito sociaveis com os outros peixes...

 

 

gostava que me ajuda dessem alguma opiniões se devo mante-los no mesmo aquario ou nao...

 

Cumprimentos

Rui Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde...

 

Gostava de saber se tem algum problema em ter no mesmo aquario os seguintes peixes:

 

-- 1 espada(não sei sexo);

-- 2 guppys femeas----1 guppy macho;

-- 1 limpa vidros(não sei sexo)

-- 3platys femeas-----1 platy macho

-- 2 peixes que parecem umas zebras mas vermelhas(nao sei sexo)

-- 5 peixes que parecem piranhas pequenas brancas, mas são muito sociaveis com os outros peixes...

 

 

gostava que me ajuda dessem alguma opiniões se devo mante-los no mesmo aquario ou nao...

 

Cumprimentos

Rui Francisco

 

 

LOOOL, quanto aos 4 primeiros, podes ... agora, como qeres qe te ajudemos se nao sabes o nome dos outros peixes ?

Qual é a litragem do aqua ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção nem toda a informação que está aqui é correcta... um animal não precisa de ter placenta para ser viviparo! E o melhor exemplo disso são os marsupiais, que são vivíparos mas não têm placenta. Existem alguns peixes com "placenta" (por exemplo algumas espécies de tubarões); não sei se se pode chamar mesmo placenta ou se se deve chamar protoplacenta ou qualquer coisa assim... mas têm um órgão que cumpre as funções de uma placenta e são, também eles, vivíparos.

 

Os guppys e afins (Poeciliidae) são ovovivíparos, o embrião desenvolve-se dentro do corpo da mãe mas as suas reservas nutricionais não vêm directamente ta mãe, vêm de uma reserva - o ovo.

 

Os red cherry são ovíparos: os ovos andam agarrados à mãe mas estão fora do corpo dela.

 

Portanto...

 

Vivíparos - a mãe fornece os nutrientes (por exemplo, a maior parte dos mamíferos (placentados ou marsupiais), alguns tubarões...)

 

Ovovivíparos - desenvolve-se dentro da mãe mas com as suas próprias reservas - o ovo (por exemplo os Poeciliidae: guppys, platys, espadas, mollies :tongue: )

 

Ovíparos - desenvolvem-se fora da mãe (obviamente com as suas próprias reservas - o ovo... :D ) (por exemplo os reds, as galinhas (e as outras aves todas...), muitos peixes, muitos répteis, dois mamíferos (não, não estou a falar dos frangos do guarda redes do Arsenal ontem :wink: )...)

 

Espero ter sido útil, não ter dito muitas asneiras e ter ajudado a esclarecer o pessoal ;) E desculpem alguns off topic, foi só para tornar a aprendizagem mais divertida ;) )

 

Abraço

Nuno

 

Edit: Desculpem desenterrar assim uma discussão com dois meses, mas vi o tópico aberto e cheio de confusões e não resisti...

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOL, quanto aos 4 primeiros, podes ... agora, como qeres qe te ajudemos se nao sabes o nome dos outros peixes ?

Qual é a litragem do aqua ?

 

 

 

 

Boa Noite

 

Depois de procurar bastante encontrei o nome dos 5peixes que nao conhecia, e num site diz que se chamam: Head & Tail Light Tetra

 

podem ver aqui.. http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=830+2855+1580&pcatid=1580

 

 

Quanto aos litros leva 45litros

 

Cumprimentos

Rui Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...