Reprodução de Neons, consegui desova e nascimento de alevins


Recommended Posts

Recentemente tentei 3 vezes a Reprodução de Neons, consegui desova e nascimento de alevins(pelo menos duas vezes). Visto ter dois casais que estão constantemente a desovar há já pelo menos 3 semanas decidi tentar uma nova vez. Mas desta vez quero fazer o melhor que consiga para aumentar o sucesso reprodutivo e a viabilidade dos alevins.

Tenho estado a fazer tentativas num tanque de 17 litros, já tentei com areão, e musgo, mas não vingou nada, tentei por duas vezes já com berlindes no fundo, e dessas vezes tive resultado, conseguindo mesmo alguns nascimentos.

Já alguém conseguiu levar a reprodução a avante? Em que condições?

 

Se me pudessem indicar links para sites de informação acerca do assunto fidedignos agradecia.

 

Já agora deixo um video de um dos meus casais em pleno acto de desova no Comunitário.

 

http://www.youtube.com/watch?v=7KH5QHRsUb0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

a reproduçao é de facto muito facil , o problema sao os alevins ... alimenta-los.

uma boa mudança de agua , pode provocar o processo. se tiverem um cardume grande de neons , poderao faze-lo em grupo e durante varios dias consecutivos, e libertar centens de ovos.

o problema é mesmo alimentar os alevins. ate artemia recem eclodida é demasiado grande para eles.

a opçao sao infusorios ou algo parecido.

se os alevins morreram passados 2 dias , é porque nao se alimentaram , apenas gastaram as reservas que tinham quando nasceram.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

a reproduçao é de facto muito facil , o problema sao os alevins ... alimenta-los.

uma boa mudança de agua , pode provocar o processo. se tiverem um cardume grande de neons , poderao faze-lo em grupo e durante varios dias consecutivos, e libertar centens de ovos.

o problema é mesmo alimentar os alevins. ate artemia recem eclodida é demasiado grande para eles.

a opçao sao infusorios ou algo parecido.

se os alevins morreram passados 2 dias , é porque nao se alimentaram , apenas gastaram as reservas que tinham quando nasceram.

 

experimenta microvermes. é a opção mais usada para alimentaralevin que ainda não conseguem comer artemia.

se aindaassim forem demasiado grandes, só mesmo infusorios!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá , bem visto que a alimentação de alevins é o problema , e consegues que as desovas ocorram, podes recorrer a duas coisas, gema de ovo em conta gotas , e o melhor mas não o mais saudavel visto terás de iniciar uma cultura de infusórios , e alimentá-los a conta gotas, ou seja , da cultura terás de ter um sistema que pinga na água de x em x tempo, este é o método. Como iniciar uma cultura , bem água e terra de um vaso de flores , a camada que se forma na água parada , após 48 horas e seguintes , são tipo uma mancha quase transparente á superficie do recipiente de cultura são os infusórios , terás de os aspirar (essa capa) e alimentar a conta gotas , sendo numa boa cultura , cada gota numa cultura razoavel dá para 10 alevins nos primeiros 5 dias após perderem o saco vitelino que é minusculo , mas dura cerca de 24 horas , de resto são muito similares em tamanho as nossas amigas Zebras , e o método bem parecido, os berlindes no fundo impedem os pais de comer os ovos, visto que desovam em cardume, haverá sempre alguns gulosos . Após os 5 dias , já podes começar a dar artemia recém nascida. Boa sorte . um abraço.

 

 

Jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...
Recentemente tentei 3 vezes a Reprodução de Neons, consegui desova e nascimento de alevins(pelo menos duas vezes). Visto ter dois casais que estão constantemente a desovar há já pelo menos 3 semanas decidi tentar uma nova vez. Mas desta vez quero fazer o melhor que consiga para aumentar o sucesso reprodutivo e a viabilidade dos alevins.

Tenho estado a fazer tentativas num tanque de 17 litros, já tentei com areão, e musgo, mas não vingou nada, tentei por duas vezes já com berlindes no fundo, e dessas vezes tive resultado, conseguindo mesmo alguns nascimentos.

Já alguém conseguiu levar a reprodução a avante? Em que condições?

 

Se me pudessem indicar links para sites de informação acerca do assunto fidedignos agradecia.

 

Já agora deixo um video de um dos meus casais em pleno acto de desova no Comunitário.

 

http://www.youtube.com/watch?v=7KH5QHRsUb0

Interessante....eu estou tentando com os meus neons tambem....mas diz ae...como são os ovos dos neons, pois em meu aqua apareceram ovos mas não sei se são deles mesmo... dê uma olhada...gallery_48447_2409_3692366.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses que estão nas folhas de certeza que não são pois já tive criações de neons e são de cor amarelo transparente e eles descem ao fundo,

para os criares terás que tapar o aquario todo acrescenta turfa para escurecer um pouco a agua mas tem cuidado com o PH sempre que fores dar de comer no sitio onde tiver o aquario mantém esse locar mais ao escuro pois os neons são muito sensíveis a luz.quanto a comida da-lhe infusorios,eu fiz com musgo de Java pus o musgo fora de casa com casca de banana uns dias e depois o puz no aquario dos filhotes,neste momento só tenho 9 neos e já faz 1 ano e 3 meses mais ao menos,lembro que consegui a 6 tentativa,os anteriores deram para as esperiencias falhadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esses ovos que tens no vidro do aqua sao ovos de caracol, ou planorbis ou phissas

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses que estão nas folhas de certeza que não são pois já tive criações de neons e são de cor amarelo transparente e eles descem ao fundo,

para os criares terás que tapar o aquario todo acrescenta turfa para escurecer um pouco a agua mas tem cuidado com o PH sempre que fores dar de comer no sitio onde tiver o aquario mantém esse locar mais ao escuro pois os neons são muito sensíveis a luz.quanto a comida da-lhe infusorios,eu fiz com musgo de Java pus o musgo fora de casa com casca de banana uns dias e depois o puz no aquario dos filhotes,neste momento só tenho 9 neos e já faz 1 ano e 3 meses mais ao menos,lembro que consegui a 6 tentativa,os anteriores deram para as esperiencias falhadas.

Bom... ao fundo do aquario, oq eu coloco...no momento tenho areia de piscina....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse eu a ti caso tivesses outro aquario mesmo que fosse pequeno ponha o casal a parte e utilizas rede fina a mais ao menos 2 cm do fundo ou berlindes (rede melhor efeito)colocava algumas plantas das que tens e a mesma agua e mantem a mesma com tom castanho (turfa)logo logo eles voltao a desovar quando vires que desovarao retiras o casal mas mantem o aquario o mais escuro possivel caso quiras ver se naserao os neons utiliza luz castanha ou ultravioleta para nao morrerem.

caso nao possas fazer isso nesse aquario pouco da para fazer pois ja esta plantado e mesmo que ponhas pedras ou berlindes todos os peixes irao devorar a maior parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Mas afinal qual foi o resultado final desta tentativa?

 

Também gostava de ver o vídeo http://www.youtube.c...h?v=7KH5QHRsUb0 mas recebo o comentário "Este vídeo é privado."

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...