Projecto - O patrão quer um aquário.


hdamasio

Recommended Posts

Boas... como tenho alguma urgência no assunto, vou directo ao assunto e espero sinceramente que me possam ajudar, pois sou leigo na matéria.

Vim trabalhar para Moçambique num centro de diagnostico, e o patrão quer montar um aquário numa parede que existe na recepção :

 

dscn1740.th.jpg

 

dscn1741.th.jpg

 

 

O aquário só pode ter 23 cm de largura, porque é única e exclusivamente para ocupar aquele muro.

O aquário tem que ser um plantado, e tem que ter 55 cm de altura.

Portanto o bicho ia ficar com umas medidas um pouco estranhas… algo como 160x25x55 (220 l ).

 

 

Inicialmente vou precisar de ajuda até porque o aquário vai ser todo montado aqui por mim. Gostava de saber se vidros de 8 mm são suficientes, ou se é aconselhável mais.

 

 

Acho que com esta altura e este comprimento é aconselhável levar travessas..

 

Queria também saber que lampadas aconselham, uma vez que é suposto ser plantado... quanto ao layout e plantação quem quiser vir fazer está a vontade, porque estes 23 cm de largura estão a moer-me a cabeça....eu até pago a viagem :medieval_mace:

 

Desculpem se muitas das perguntas são coisas que facilmente encontraria resposta aqui no forum, mas como isto está a ser tudo muito feito em cima do joelho não pesquisei muito..

 

Ajudem-me a fazer qualquer coisa decente ! a ver se isto sai minimamente agradável.. :angelic008:

 

Cumprimentos,

Hugo Damásio

 

p.s- só agora vi que meti isto no sitio errado, se a moderação puder mudar para "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE" agradeço.

Editado por hdamasio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cola os vidros.

 

Receita para um aquario de medidas estranhas:

 

3cm de areao;

Agua QB;

Juntar um grupo de valisnerias junto ao vidro de traz em todo o comprimento;

algumas pedras maiores para enfeitar a montagem;

de fauna:

30/40 Neos chineses

10 Corydoras á escolha

2 Loricarideos (que não crescam mais de 10/15 cm)

5 machadinhas a escolha

 

 

 

as espessuras do vidro não te posso ajudar pois não sei.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Juntar um grupo de valisnerias junto ao vidro de traz em todo o comprimento

 

não vou poder fazer esse tipo de plantação, porque o aquario é para ser visto de ambos os lados ..

 

Para mim, pelo menos um vidro com uma espessura de 10 mm e com travamento, não vá o diabo tecê-las...

 

obrigado, já é alguma coisa !

 

 

As minhas duvidas neste momento caem sobre o equipamento,

 

quanto ao filtro estava a pensar num JBL e900, penso que seja suficiente.

quanto à calha..não faço a minima ideia :D , gostava que me ajudassem... a unica "exigencia" que existe é que tem que ser suspensa.. o que aconselham ? e onde posso encomendar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem quanto a construçao não te consigo ajudar de muito. eu usaria um bom filtro externo. lampadas usaria aquelas que "imitam" o expectro solar (dão pra tudo)

quanto a decuraçao aconcelho t a ter plantas no meio do aquario alternadas com pequeninas rochas que podes ir colocando um pouco mais a frente ou atras.

uma ancora ou um gruta artificial também fica sempre muito bem

nas pontas punhas varias rochas vulcanicas umas em cima das outras.

quanto a fontes de O2. punha 3 a 4 tubos de ar. 2 nas pontas por baixo das rochas (ja vi e fica mesmo muitro giro) e um ou 2 tubos de ar para o meio.

antes deves ver também que pH tens na agua para escolheres o tipo de peixes que queres por com decoraçao a condizer.

boa sorte nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da pouquissima experianecia que tenho aquas com essas medidas sao raros xD mas bom se é a unica hipotese..força nisso.

acho que um bom efeito visual se conseguia so com um tapete bem formadinho de qualquer planta que para o efeito sirva por exemplo Hemianthus callitrichoides ”Cuba” e depois um tronco ramificado ao longo do aqua parcialmente coberto com musgo de java. uma opiniao pessoal :D

 

cumps e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há a possibilidade de meter uma pedra de mármore ou algo similar como base, para dar mais uns cm? É que facilmente se passava para 30cm de largura... Os 23cm com a espessura do vidro facilmente passam para 22 ou 21cm... é 1 palmo, a mim parece-me pouco.

 

 

Cumprimentos,

Carlos Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há a possibilidade de meter uma pedra de mármore ou algo similar como base, para dar mais uns cm? É que facilmente se passava para 30cm de largura... Os 23cm com a espessura do vidro facilmente passam para 22 ou 21cm... é 1 palmo, a mim parece-me pouco.

 

 

Cumprimentos,

Carlos Jorge

 

Parece e é pouco, mas efectivamente são as medidas que vai ter..

 

Quanto ao equipamento ..

 

Filtro JBL e900

Calha 150CM - AQUART 2X80W ( será suficiente ? )

 

Quanto a plantas, nada de muito exigente, segundo li algumas opções são:

 

-Anubias

-Bolbitis heudelotii

-Cryptocorynes

-Cyperus helferi

-Lobelia cardinalis

-Microsorum pteropus 'Narrow'

-Microsorum pteropus 'Windeløv'

 

aceitam-se sugestões..

 

 

(a litragem não é de 220l como está no inicio, foi engano cheers )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

vidro com menos de 10mm nao aconcelhava de todo e mesmo 1.60 talvez para ficar á vontade seria vidro de 12mm digo eu , neste campo nao pesco quase nada.

 

ficando soponhamos uns 20cm de espaço isso vai ser bem complicado trabalhar ainda mais para funcionar com 2 lados.

 

tens ai trabalhinho e pêras :D

 

peixes tambem convem que uses apenas muito pequenos e de cardume é muito extreito o aquario.

 

160x25x55 220 litros brutos , com alguns descontos do vidro e substratos mais inertes deves de ficar com uns 180 litros brutos

a iluminaçao vai depender do que queiras realmente nele planear e plantar.

 

o que deveriam de ser plantas de crescimento lento e de facil manutençao e para isso metade da litragem em watts chega perfeitamente.

ou seja 90w a 120w max

 

vou ver se encontro alguns exemplos de montagem para que te possas inspirar. :D

 

Talvez o que resulte melhor seja um aquario do tipo Iwagumi.

podes tirar algumas ideias nesse link.

 

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...t=0&ndsp=18

 

plantas a usar nao muito exigentes para esses efeitos.

 

eleocharis , lilaeopsis , musgos , riccia , anubias plantas do genero baixas e rasteiras que nao requeirao muita luz derivado a mais tarde fertilizaçoes , co2 etc etc.

podes pesquisa-las no site da Tropica e tirar mais ideias de lá nas plantas de baixa manutençao e rasteiras.

 

foto31_211.jpg

 

claro que trabalhar isso em 20cm nao deve de ser nada facil , mas colocas pedras no meio e plantas baixas em todo o seu redor como as que indiquei mais a cima.

 

iwagumi2.jpg

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para alem do que já disseram..... gostava de realças dois aspectos relacionados com a construção:

 

A espessura do vidro, no mínimo eu usaria 12mm e só com uma travessa ao meio,

porque se vais colocar travessas, de 5cm, a toda a volta, ficas com uma abertura em cima com cerca de 12 ou 13 cm,

é muito estreito para fazeres a manutenção.

 

 

O segundo aspecto que deves ter em atenção é a estabilidade do aquário....

uma base de 160x25 com uma altura de 55cm talvez fique um pouco instável, :D

um encosto mais forte de um dos lados.... pode fazer tombar o aquário.....

 

 

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheeh primeiro aquario parecido com o meu eu tenho um de 120x18x35 digote k é mesmo muito dificil trabalhar ainda por cima com essa altura do teu ui

 

clica na minha assinatura para veres o meu nesse caso como é para ser ver dos dois lados fazia mais ligeiro nao tao denso como o meu o meu é uma floresta ja nao actualizo as fotos a algum tempo por isso ainta da mais denso k nas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas,

 

efectivamente o estilo Iwagumi parece que vai funcionar muito bem ( se for bem feito.. )

as grandes novidades é que o aquário vai passar a ter 40 cm de largura ;)

Neste caso as medidas passariam a ser 150x40x55 (330l).

 

Agora a tarefa irá consistir em escolher o equipamento e fauna.

 

Visto já ter alguma largura, estava a pensar em meter 2 escalares, e mais uns peixes de cardume, contudo ainda tenho que ler alguma coisa porque se bem vejo o escalar é um perdador nato.

 

Sempre que se justificar irei actualizando o tópico e pedindo ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.