The DiscuRiver


pec04004

Recommended Posts

Realmente acho que ficou muito mais fixe o rio,já pensate fazer tambem para a esquerda?

:D

 

Olá Arianita!

Já pensei nisso, mas acho que depois volta a ganhar simetria...

Para já vou deixar assim e ver onde posso melhorar mais.

 

 

 

Alô de novo,

 

 

já gosto mais do rio assim :D talvez lhe coloca-se uns xistos mais pequenos espalhados ao longo das margens como disse o Canito e alguns com musgo, se quiseres musgo devo ter para la qualquer coisa, tenta separar mais a eleocharis, pensas colocar mais alguma planta para encher o espaço que ficou do direito depois de teres feito as alterações?

 

 

Cump.

 

 

Petty

 

 

Petty,

vamos a ver se hoje pego no martelo e se "descasco" uns xistos... :D

 

Quanto às plantas ainda não sei o que vou fazer ao certo. Tem alguma sugestão?

Eu para já tive de colocar nos cantos atrás plantas de crescimento rápido no sentido de tentar baixar os nitratos (20mg) e fosfatos (2mg), porque neste momento começam as green spots a aparecer.

 

Acham que deva aumentar a quantidade de CO2?

 

cumps

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

OI!!!

tao novidades desse aqua??

ja desafizeste os xistos?

mostra ai :)

 

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois!

 

Os xistos já estão defeitos sim... ;)

 

Mas ainda não fiz alterações nenhumas, para além da introdução de fauna nova.

É que estou a aguardar umas podas de um amigo :D e também porque os Discus resolveram fazer uma postura, e estava a ver como eles se iam comportar!

É que eles já fizeram diversas mas acabaram sempre por comer os ovos, e desta vez eles estavam estremamente dedicados! Não que tivesse pensado que os alevins se podessem safar, mas sim para ver se o comportamento seria diferente desta vez. E foi!

 

Desta vez levaram a postura até ao fim, mas como os pequenos nasceram durante a noite e também porque fizeram a postura no meu gerador de CO2 que está extremamente próximo da entrada do filtro eles devem ter sido sugados assim que eclodiram.

 

Entretanto coloco aqui umas fotos do casal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nós esperamos :D

uau parabéns pena nao ter sido bem sucedida mas se eles têm assim tanta vontade :D

ainda bem!!

introduçao de nova fauna?conta

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

entao esse aquário como vai?

;)

abraços

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Arianita, novidades por aqui não há muitas ainda.

Já tenho o xistos partidos e tenho os troncos ramificados, faltam-me agora umas podas de um colega que em breve me vai enviá-las.

Assim que as tiver vou fazer umas pequenas elterações.

Relativamente à fauna introduzi 5 otos, 1 ancistru(não havia mais na loja) e um outro que não sei as espécie... ;)

Introduzi também 15 nariz de bebado... ou como diz o meu cunhado, cabeça de fosforo... lol

 

Vitor, é sempre bom quando temos gente de perto por aqui! É estranho é que seja aqui que a malta se encontre... lol

Mas não estamos sós!

:discuss_gathering:

 

Petty, obrigado, mas ainda não sei se é mesmo casal... ;)

 

 

Não me peçam fotos do aquário, porque estou com um problema com filamentosas... Não sei que fazer mais, mas neste momento já não crescem como cresciam. Já reduzi o fotoperiodo, já introduzi plantas de crescimento rápido. Não sei que mais possa fazer, mas vou entretanto tentar fazer uma medição diária do N e do P a ver se consigo perceber melhor as coisas...

 

Alguém utiliza o florena da sera? que tal a vossa experiência com ele?

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pete&MAry,

 

Não me fales de filamentosas!!! Estão a ser combatidas. As anubias estão a crescer bem, as blyxas mais ao menos :/ ... E as Cryptocorines estão a crescer lindamente... O resto... está uma porcaria.

 

Mas também não tenho tido grande cuidado. Neste momento aquilo está um matagal porque estou à espera de umas podas de um amigo que tem um matagal de Bolbitis, que vai dar-me para eu colocar noutros troncos. Penso que na próxima semana já devo ter novidades.

 

E depois vou ver se aqui outro amigo, me fornece um bocado de musgo! :D

 

A partir dai começo a tentar acertar com fertilizações. Vamos lá ver.

 

Os discus é que continuam a adorar a casa nova. É posturas de 15 em quinze dias... O problema é que os ovos fungam. Não sei porque, mas talvez por não estar muito oxigenada a água. Penso eu de que... :D

 

Então e o vosso aqua e os discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pete&MAry,

 

Não me fales de filamentosas!!! Estão a ser combatidas. As anubias estão a crescer bem, as blyxas mais ao menos :/ ... E as Cryptocorines estão a crescer lindamente... O resto... está uma porcaria.

 

Mas também não tenho tido grande cuidado. Neste momento aquilo está um matagal porque estou à espera de umas podas de um amigo que tem um matagal de Bolbitis, que vai dar-me para eu colocar noutros troncos. Penso que na próxima semana já devo ter novidades.

 

E depois vou ver se aqui outro amigo, me fornece um bocado de musgo! :D

 

A partir dai começo a tentar acertar com fertilizações. Vamos lá ver.

 

Os discus é que continuam a adorar a casa nova. É posturas de 15 em quinze dias... O problema é que os ovos fungam. Não sei porque, mas talvez por não estar muito oxigenada a água. Penso eu de que... :D

 

Então e o vosso aqua e os discus?

 

Viva!

 

Pois, imagino que não queiras ouvir a palavra "algas". É sempre e será uma dor de cabeça para todos nós.

 

Se quiseres ter uma reprodução mais eficaz, penso que seria melhor separar o casal noutro aquário só com vidro.

 

O nosso aquário ta em fase de estudo. Como sabes também vamos planta-lo. A nossa grande preocupação é não perceber nada de fertilizações e nutrientes e comprometer todo o trabalho. Temos que nos inteirar melhor.

Os discus estão óptimos...todos eles. Desejosos por ver umas plantas.

 

Abraço,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde, em primeiro lugar queria dar os parabens por este aquario que está com um layout muito bom, porque está muito harmonioso.

 

Gostava so de fazer uma pergunta um bocado basica: Tu colocaste substrato,mas nas fotos so se nota o areao negro. Como é que fizeste? Colocaste o substrato por

 

baixo do areao ou

 

apenas nos sitios onde tens as plantas??

 

Um abraço e boa sorte para este projecto

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Ainda sou novato nestas andanças de plantados ... Vou fazendo e tirando ideias daqui e dali... Vamos indo e vamos vendo.

O Canito e o Krypticall vão dando umas ajudas.

 

Quanto à tua questão, eu coloquei o substrato por baixo do areao, mas não o trouxe até à frente do aquário. Ficou uns 3/4 cm antes do vidro. Assim não tem visibilidade pela frente.

 

Obrigado e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após um longo combate com algas, filamentosas, e agora que parece que começo a vencer o combate, deixo ficar aqui umas fotos do estado actual do aquário já com algumas alterações, que tornaram muito mais agradável (na minha opinião) a imagem, e espero que venham dai mais umas dicas, pois ainda dá para melhor alguma coisa.

 

Neste momento estou sem CO2. O gerador que tinha avariou e também é insuficiente para este volume de água.

A horta ainda não tem o plantio todo que devia ter, mas já dá para dar um arzinho.... :smile2:

 

As fotos ainda não são grande coisa. Mas agora vou tentar perceber como ela funciona melhor. Qualquer coisa me diz que não a estou a utilizar a 100 %...

 

Fica aqui um agradecimento especial ao Canito, pelas bolbitis! :)

 

De frente

gallery_31459_1761_201250.jpg

 

Perspectiva

gallery_31459_1761_18208.jpg

 

Justiça seja feita ao Krypticall, ficou bem melhor agora! Fico é à espera das tuas dicas. Força ai! :(

Eu vou aguentar! vamos ver é se vou precisar da tesoura de legumes... lol

 

Espero que gostem e venham de lá os comentários!

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

A ideia é agora com calma ir escolhendo umas plantas para preencher o fundo.

Ainda não sei bem aquilo que fazer, que plantas escolher, etc...

 

Estou a aguardar sugestões. Afinal é para isso que partilhamos aqui os nossos aquas.

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pec04004 é sempre reconfortante saber que tambem aqui perto de mim (sou de rio tinto :twisted: ) continuam a aparecer bons aquariofilistas, certamente ja andas nestas andanças á mais tempo que eu, nota-se pelo aquario bem conseguido que estas a desenvolver, eu ainda sou um novato ou aprendiz como queiram :thumbdown2: e por isso é bom ver um aquario tao bonito e saber que esta "aqui ao lado" xD

 

cumps e boa sorte com o "bichinho" ;)

nuno francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pec

 

Podias ter separado metade desse molho de bolbites para o lado esquedo, ou estás a pensar meter outra expecie no tronco ??

 

Não gosto muito de ver essa anubia ? de folha larga que está junto ao vidro direito , de resto está agradavel e só com o desenvolvimento da flora se revelará a montagem :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aqui fica mais uma pequena actualização. Foi acrescentado musgo nos ramos.

 

Em breve será instalado um sistema pressurizado de CO2 a ver se consigo fazer com que a flora dê um salto.

 

gallery_31459_1761_1331882.jpg

 

Espero que gostem!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Aos poucos... estás a mellhorar o layout deste aquário.

Com calma.. e alegria... :P ... vais conseguindo tornar o aquário mais natural.

Em relação as bolbitis., começa a cortar os ramos mais compridos(os que estão mais acastanhados)... corta mesmo junto ao rizoma.

Assim... vais potenciar o crecimento de novas folhas/ramos.

Depois... quando os rizomas começarem a ficar maiores... começa a dividi-los(cortas com a tesoura) e a espalhar melhor as bolbitis

Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Canito!

 

Depois de ver a foto já estás a pensar, para quê que lhe fui mandar as bolbitis!!! :character0050:

As que vês um pouco mais acastanhadas é de ter algas. Descuidei-me 4 dias com as fertilizações (terminou o fertilizante que tinha em casa) e pronto foi logo um festim...

 

De qualquer maneira, já tenho a garrafa, redutor, solenoide e difusor pronto a colocar no aquário. Hoje vou ver se arranjo teflon para vedar.

E conto que a partir dai se comece a notar um crescimento nas bolbitis, musgo, e claro as blyxas.

 

Vou precisar é de conseguir acertar com as fertilizaçoes.

 

Estou a adicionar diariamente 5 ml do Plant Nutrition da Tropica que tem N e P.

 

Para além disto, o layout precisa de ser alterado para o aquário ganhar maior expressividade, mas não sei o que fazer por isso gente, sugestões serão bem-vindas!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

Nas fotos.. é possivel observar os ramos maiores das bolbitis... muito "acastanhadas".

Tens de os cortar... junto ao rizoma... porque.. assim.. estas a favoreçer o crecimento de novos ramos.

Além de que, esses ramos velhos... fácilmente se enchem de algas... e as algas... espalham-se.

 

Em relação... às mudanças do layout... pá... penso que o mais importante... neste momento... é proporcionares o bem-estar dos teus discos. As contantes mexidas, no layout... stressa os animais, e não são benéficas para o estabilizar e maturação do sistema.

Deixa agora, a flora adaptar-se às caracteristicas do teu aqua, luz,água,ferts... deixa o aquário maturar...espera por um melhor desenvolvimento da flora... e depois então... procura alterar os pontos menos positivos (os que menos gostes)do layout.

 

É muito importante... não andarmos sempre a remexer os substratos, as constantes alterações.. atrasam o equilibrio e a maturação do sistema.

 

O que poderias fazer... era mesmo espalhar melhor essas bolbitis... e como já disse, corta as folhas mais infectadas.

Atenção a temperatura do aquário... as bolbitis, com temps de 28 graus... sobrevivem.

Mas como tens discos... não te vou dizer para baixares a temp...mas tornas a sua adaptação... muito mais difícil.

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

11 dias sem actualizações???

 

ai ai ai ai :bs_quesexclaim:

 

Venha de lá novidades com o Co2 a bombar e as plantas a saltar desse aqua...

 

Já agora umas macrozinhas da bicheza tb se "comia" :dance:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canito, as bolbitis começam a desenvolver... Vou podando conforme vai dando!

 

Hfreezer, actualizações.... hum... Vou tentar apanhar uma foto de jeito... Macro, vou colocar da nova aquisição. Fui buscar hoje de tarde (16h)... como só agora cheguei a casa, ainda está a ambientar-se na termos... lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.