algas


pedrolena

Recommended Posts

boas!

 

tenho uma Rocha Morta cheia de algas, assim como o areão... Aparece só depois de acender a luz, passado uns 45 minutos é ver evoluir... na Rocha viva não se nota... serão diatomáceas ou ciano?

 

na parte traseira do aqua aparecem umas pintas brancas estáticas. O que serão?

 

Atenciosamente,

 

Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Penso ser normal. Também me aconteceu no início.

 

Em que valores tens os fosfatos e nitratos?

 

No meu caso quando os fosfatos vieram a 0 a equipa de limpeza debelou o problema. Aqui só tens de ter atenção a teres equipa para tarefas específicas. Por exemplo um eremita não vai limpar as algas do vidro.

 

O que tenho no meu são 20 eremitas de patas vermelhas e verdes que limpam o areão e algumas rochas (o meu areão ficou branquinho depois de ter estado todo castanho) e 6 turbos que tratam do vidros e das rochas também.

 

Já agora, não tens nenhuma lâmpada que possa ter um espectro mais para o amarelado pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não... só tenho as de origem as duas T5 24w 10000 actinicas...

 

o meu aqua é um nano de 100l e tenho uns 5 ermitas e 5 turbos...

 

os fosfatos, estiveram a 1... depois comprei a resina (1 semana e meia) e não baixam mais dos 0,5... tenho feito as TPAs, já foram 20% da água... mas nada ainda!

 

Quanto à resina, tenho a dose equivalente para os litros do aqua... será que posso adicionar mais um bocado?

 

Os nitratos estão entre 0 e 20.

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Podes adicionar o que quiseres. Eu tenho 5 vezes a recomendada para o meu aqua.

 

A resina de fosfatos funciona fixando os fosfatos até ao ponto de saturação. Ou seja quanto mais tiveres mais tempo vai demorar até que sature.

 

Normalmente diz na caixa qual a quantidade que consegue fixar (20000 a 25000mg tipicamente mas depende das marcas).

 

Se a marca for boa mesmo quando saturada não volta a libertar os fosfatos para a água.

 

Tem atenção que algumas marcas não são próprias para água salgada, já que se "recarregam" numa solução de água salobra e neste caso num salgado não serve de nada pois libertam todo o fosfato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É fácil fazeres as contas. Se tens 5mg/l e tens por exemplo 100 litros, então tens de colocar quantidade suficiente para absorver 500mg de fosfato, ou melhor, para precipitar 500mg de fosfato, pois os testes apenas medem a quantidade de fosfatos livres na água.

 

Atenção, lava primeiro a resina para ela libertar aquele pó branco inicial.

 

Os fosfatos não são mais do que os compostos utilizados nos adubos e portanto uma pequena quantidade é suficiente para teres "comidinha" para tudo o que seja alga.

 

Depois de os colocares a zero tens de ter em atenção que eles entram por várias vias:

 

- Comida dos peixes, principalmente a congelada ou viva;

- Água de reposição ou de TPA: faz o teste dos fosfatos à água que estás a utilizar e valida a quantidade que entra por litro.

 

A resina que tens de colocar de tempos a tempos tem de ser a suficiente para nesse intervalo de tempo absorver o proveniente destas duas fontes. A segunda á fácil de calcular. mas a primeira depende muito da quantidade e tipo de comida que estás a dar aos vivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, João... tudo na mesma como a lesma.

 

Comprei o carvão activado e dobrei a dose de resina e nada!

 

Vamos esperar mais uns dias para ver...

 

Teste feitinho agora: 0,5 fosfatos...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não... só tenho as de origem as duas T5 24w 10000 actinicas...

 

o meu aqua é um nano de 100l e tenho uns 5 ermitas e 5 turbos...

 

os fosfatos, estiveram a 1... depois comprei a resina (1 semana e meia) e não baixam mais dos 0,5... tenho feito as TPAs, já foram 20% da água... mas nada ainda!

 

Quanto à resina, tenho a dose equivalente para os litros do aqua... será que posso adicionar mais um bocado?

 

Os nitratos estão entre 0 e 20.

Duas T5 de 24W para 100 litros não será pouco?

No mínimo eu indicaria adicionar mais uma ou duas dessas lâmpadas.

 

Relativamente aos fosfatos curaste a rocha viva antes de a colocar no aquario?

Verifica tb se não tens alguma matéria em decomposição em algum lado, isto é, se não existe um foco de contaminação.

 

Normalmente existe um ciclo que é preciso completar. A qualidade da rocha viva como era?

Esta durante o transporte costuma degradar-se, dai existir a cura da rocha viva que serve para a recuperar dos danos e tempos de transporte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas T5 de 24W para 100 litros não será pouco?

 

É um plug and play... serve para o que pretendo. (corais moles e peixes)

 

 

 

Relativamente aos fosfatos curaste a rocha viva antes de a colocar no aquario?

 

Eu não! Já tive uma crise de diatomáceas. Mas entretanto desapareceram. Já é a segunda!

 

Verifica tb se não tens alguma matéria em decomposição em algum lado, isto é, se não existe um foco de contaminação.

 

Nada à vista. Pelo menos de peixes e equipa de limpeza.

 

Normalmente existe um ciclo que é preciso completar. A qualidade da rocha viva como era?

 

A pessoa que me vende o material é muito de confiança. A RV estava muito maturada e é bastante porosa.

 

 

d

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

São diatomáceas. As bolas de oxigénio é o resultado da fotosinteses dessas algas.

 

Nem me parecem assim muitas e penso ser normal durante a colonização da rocha. Se aumentares o fotoperiódo as algas verdes vão sobrepor-se a essas e mais tarde a coralina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

olá, boas

 

o meu aqua também está em inicio de ciclo e apareceram as alguinhas castanhas, mas o que me preocupa é os valores de amónia e de nitratos que registei, amónia 0,03 e nitratos 10mg/l. Não sei se é normal ou não esses valores contudo tenho umas fireworms que me parecem estar mortas...embora não tenha certeza, poderá ser isso que está a elevar os valores?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, boas

 

o meu aqua também está em inicio de ciclo e apareceram as alguinhas castanhas, mas o que me preocupa é os valores de amónia e de nitratos que registei, amónia 0,03 e nitratos 10mg/l. Não sei se é normal ou não esses valores contudo tenho umas fireworms que me parecem estar mortas...embora não tenha certeza, poderá ser isso que está a elevar os valores?

 

Cumps

 

Boas,

 

não te preocupes com isso, tens o aquário montado á uma semana e pouco, essas algas e esses valores vão corrigir-se com a maturação do aquário.

Faz umas tpa's regulares e não "embarques" em pressas de meter já vivos no aquário, deixa as coisas seguirem o seu rumo natural, só precisas ter paciencia, não sei como estas a fazer a reposição da água evaporada, mas se poderes o ideal é ser com água de osmose com kalk, e deixar o tempo passar, com esse tempo de aquário é um perfeito desperdicio de dinheiro estar a fazer testes á água.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que me pareceu :D, mas tenho lido que a maturação do aqua leva cerca de 2 meses, está correcto? outra coisa tenho algumas fireworms...n me lembre se referi isto antes, mas, eu penso que elas estão mortas. Poderão também estar a alterar os valores, correcto? e já agora...o meu aqua é de 98ltr tenho as duas lâmpadas de origem, era originalmente um aqua de agua doce, as lâmpadas são de 28 watts, ambas, e só dizem "Nature", que é branca e a outra diz "Day", que é azulada, têm ambas 590mm, que acham disto?

 

Muitooooo obrigada este forum é um espectáculo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que me pareceu :D, mas tenho lido que a maturação do aqua leva cerca de 2 meses, está correcto? outra coisa tenho algumas fireworms...n me lembre se referi isto antes, mas, eu penso que elas estão mortas. Poderão também estar a alterar os valores, correcto? e já agora...o meu aqua é de 98ltr tenho as duas lâmpadas de origem, era originalmente um aqua de agua doce, as lâmpadas são de 28 watts, ambas, e só dizem "Nature", que é branca e a outra diz "Day", que é azulada, têm ambas 590mm, que acham disto?

 

Muitooooo obrigada este forum é um espectáculo!

 

 

"tenho algumas fireworms...n me lembre se referi isto antes, mas, eu penso que elas estão mortas" não tens a certeza que estão mortas? Se estão, tira-as, mas cuidado nunca mexas nestes "bichinhos" directamente com as mãos, se estão vivas deixa-as estar, são benéficas ao sistema. Quanto á iluminação, por agora é mais que suficiente, enquanto estiver a fazer o ciclo não necessitas de mais iluminação, quando for para iniciares a introdução de vivos, tens que estudar primeiro o que queres manter no teu aquário e depois adquirir iluminação adequada. O tempo de maturação ... não existe tempo especifico estipulado, mas sim o meu conselho vai para deixares ciclar uns 2 a 3 meses, pois eu sei, a e tal é chato olhar para o aquário só com agua e rocha deixa lá meter um peixito e um coral, só para dar vida a isto, mas ... sim é muito importante um inicio bem calmo e ponderado, deixar a natureza actuar e não correr riscos desnecessários, ainda mais num aquário mais pequeno em que a margem de manobra para os erros é muito, muito reduzida, em que qualquer descuido pode-se tornar num problema difícil de solucionar.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais