1º africano


wakechico

Recommended Posts

Como queria um cão a minha estimada esposa ofereceu-me um aquario usado (é tão querida)! Em criança ja tinha tido montado um aquario comunitario muito rudimentar, já ao tempo que nao me sentia assim e foi tal e qual como era antes a exitação toda, a sala num pandemonio, a diferença é que em vez de ser a minha mãe a passar-se com a agua no chão os restos de areão na banheira ou as pedras a "coserem" na panela de pressão..era a minha esposa doida!

Bem depois de ler algumas coisas neste forum, que é uma autentica enciclopedia, meti agua na sala:

 

 

NOME DO AQUÁRIO: agua na sala

 

Dimensões (CxLxA): 100x30x40

 

 

Fauna:

8 Neolamprologus similis Juvenis

 

Flora: valisneras

 

Substrato e Decoração: Areia da costa da caparica pedras roladas da ericeira

 

Background: não tem

 

Sistema(s) de filtragem: filtro interno tetratec in800 Plus e Eheim classic 2213.

 

Iluminação: vinha com o aquario e ainda não vi que lampada é.

 

 

MANUTENÇÃO

TPA's: 30% uma vez por semana.

Editado por wakechico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero ser desmancha prazeres, mas consegues bem melhor desse aquário..

 

Dá uma busca pelo campo, procura basaltos, ou até mesmo pedras calcárias.

 

Para os ciclideos não há melhor!

 

Agora cimento (é o que parece que uma poedra tem) fica feito.

 

Para além de não ser natural e não teres criado muitas covas, que os teus CA vão necessitar.

 

Atenção ao filtro, os CA são uns porcos e poluem muito.

 

Filtro tem de ser mesmo muio potene ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato e Decoração: Areia da costa da caparica e um coral esmagado, pedras do Rio Zezere

 

Olá, desculpa a pergunta, vais montar um salgado? É que os peixitos de água doce não gostam lá assim muito de sal, a areia é da praia? E o coral será indicado?

 

Também acho que consegues melhor, talvez não utilizando tantas pedras e apostando mais nas plantas. Há areia do rio igual a essa, podes comprar num estaleiro.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato e Decoração: Areia da costa da caparica e um coral esmagado, pedras do Rio Zezere

 

Olá, desculpa a pergunta, vais montar um salgado? É que os peixitos de água doce não gostam lá assim muito de sal, a areia é da praia? E o coral será indicado?

 

Também acho que consegues melhor, talvez não utilizando tantas pedras e apostando mais nas plantas. Há areia do rio igual a essa, podes comprar num estaleiro.

 

Luisa Fonseca

 

 

 

Boas, bem eu fartei me de ver aquarios de CA´s com areia da praia, do Guincho de Aveiro, por acaso com areia da costa da caparica nunca vim ninguem, tambem vim alguns aquarios de CA´s com areia de coral (que é mais branca). Isto da areia e as conchas moidas servem para faz subir o pH. Corrigam me se estou mal.

Em relação ao sal, sempre desinfectei os aquarios novos e usados com sal, bem pelo menos fiz uma pesquisa neste forum e encontrei bastante coisa ;) por isso nao me preocupei muito.

Em relação as plantas vou usar as tais valisneras, que pelos vistos sao as poucas que aguentam estes peixitos

Aquela pedra que parece cimento, não é cimento, a pedra caiu e partiu a parte que partiu esta mais clara.

 

Mas de qualquer das maneiras eu tambem acho que consigo melhor, e a ideia é essa mesmo sempre melhor :smile2:)

 

O problema é que agora estou com alergia a comprar coisas.. e por isso tem de ser com calma e com o que a natureza oferece, vou tentar arranjar uns basaltos já li num topico qualquer onde encontrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de coral é óptima, tal como a da praia, desde que laves muito bem, quando a decoração, acho que deve ser o mais natural possível, simula grutas e esconderijos, peixes mais pequenos/tímidos agradecem!

Filtro para CA pelo menos 7vezes o volume do Aquario, luz, não te preocupes, apenas o necessário para as plantas tentarem crescer!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais, bemvindo ao forum! Vais ver que esse aquário vai dar mais gozo do que ter um cão ;)

 

bom, antes de mais dois pequenos reparos para pensares:

 

1) Essas pedras parecem bastante ponteagudas e "cortantes"... para africanos não convém... podem ferir-se a fugir uns dos outros. Como já deves ter lido, a maioria dos mbunas são muito territoriais com as pedras.

2) Concordo com o que foi dito. Acho que consegues fazer melhor, em termos de layout, no teu aquário. tenta arranjar pedras mais tipo "seixo rolado" e dispõe as mesmas de forma a criar algumas cavernas para abrigo dos peixes.

 

Quanto à areia de praia, não tem problema absolutamente nenhum! Eu, pessoalmente, gosto mais de ver areia de coral... é mais branquinha. mas areia de praia sai muito mais barata biggrin e serve bem. lava-a bastante bem e várias vezes para eliminar o sal.

 

Vamos aos peixes...

 

Um aquário 100x30x40 é muito "curto" para africanos, quero eu com isto dizer que deves ter MUITO cuidado na escolha das espécies a manter. O aquário é pequeno e, perante espécies territoriais, tem uma frente pequena, submeterás os animais mais fracos a sofrimento perante as investidas dos animais dominantes.

 

A única coisa que te posso aconselhar (para não te arrependeres no futuro) é :

- Que leias o mais possível sobre as várias espécies que ponderas e peças conselhos aqui!

- Por muito que gostes de uma determinada espécie não cedas à tentação de tentar tê-la, mesmo que saibas que o aquário é pequeno... terás uma má experiência e não é isso que se pretende!

- Determinadas espécies (Tropheus, por exemplo) são peixes de grupo, ou seja, aconselha-se possuires um mínimo de x elementos para teres um grupo coeso e diminuires a agressividade dos machos dominantes. Não caias na tentação de "Comprar menos peixes porque o aquário é pequeno".

 

Esse aquário é perfeito para manteres, por exemplo, uma colónia de conchiculas, tais como :

 

- Neolamprologus similis

- Lamprologus Multifasciatus

- occelatus

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas boas vindas banana rock e muito obrigado pelas dicas,

 

Realmente eu já tinha pensado sobre estas pedras serem cortantes e pontiagudas, vou mesmo trocar de pedras e layout.

A maior dificuldade que estou a ter é na escolha da fauna, ha tanta coisa escrita que me baralha por completo, e para ser sincero ja estava a pensar exactamente dessa forma ""Comprar menos peixes porque o aquário é pequeno", o que pelos visto é estupidez (obrigado pela dica).

 

Uma colónia de conchiculas parece me muito bem, vou pesquisar e pensar sobre isso, a primeira coisa que me vem a cabeça é sobre as conchas que "colonizam", que tipo de conchas são? é dificil de arranjar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma colónia de conchiculas parece me muito bem, vou pesquisar e pensar sobre isso, a primeira coisa que me vem a cabeça é sobre as conchas que "colonizam", que tipo de conchas são? é dificil de arranjar?

 

Os conchiculas também são espectaculares e vais ter a recompensa quando observares os comportamentos que têm perante a sua i missão de guardar e conquistar mais conchas!

 

Quanto às conchas, à uns anos atrás eu comprava-as na secção de decoração de uma grande superficie de bricolage (o "Mestre Maco"). parece que já não se encontram!

 

pelo que tenho lido aqui no forum, o pessoal diz que se conseguem comprar:

 

- às vezes, nas lojas dos chineses, em pacotes de conchas para decoração. Têm de ser bem lavadas para lhe tirar um verniz que trazem( que as torna brilhantes) mas são perfeitas.

- às vezes em lojas de decoração (Casa, Habitat, etc)... mas eu nunca me lembro de ver.

 

Coloca um anúncio aqui na secção de compras do forum... há malta que as vende e, de certeza, que alguém te indica onde as podes comprar.

 

Quanto aos conchiculas, no teu caso eu apontaria para uma colónia de Similis ou multifasciatus. Há pessoal aqui que os vende e saem bastante mais em conta! pesquisa na secção dos Africanos (ou coloca um post) a perguntar que espécies podes combinar com os conchiculas (pode ser que ainda possas colocar um ou outro mbuna). Já não te consigo aconselhar, pois a minha paixão são os Tropheus!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Filipe, vou seguir os teus conselhos e vou procurar as ditas conchas e ver que mbuna consigo juntar!

Eu tambem adoro Tropheus.. mas isso tem de ser com mais esperiencia, talvez daqui a uns tempos me aventure..por agora vou começar com passos pequenos para não me espalhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve aquários de tanganiyka, tens menos cor, mas tens aquários mais bonitos (a meu ver) tens espécies diferentes umas das outras, podes por uns conchiculas (muitis dá uma colónia gira, pois estão sempre em "família"), tens os julidocromis, são peixes com uma forma "engrada", e tens os cypris que são peixes que nada na parte de cima/meio do aquário, que é bom para "encher a vista". Aconselho tanganiyka, porque é o que mantive.

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o meu aquario esta bem diferente, foi uma revolução autentica, removi todas as pedras afiadas e coloquei algumas (poucas) pedras redondas, quero por mais pedras todas da mesma cor mas ainda não as consegui arranjar. Do outro lado do aqua coloquei algumas conchas e uns pés de valisneras.

Para a semana chegam mais conchas (de caracoletas) e espero conseguir os tais pedras redondas. E já tenho uma colonia de Multies juvenis comprada a uma membro do Forum (obrigado Pedro Jorge pela ajuda).

Vou tentar colocar fotos hoje á tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje aproveitei uma reunião adiada para dar um pulo rapido a Ericeira com o fim de apanhar uns seixos rolados, tarefa que se tornou bem mais dificil do que esperava... para alem de ter escolhido um dia em que o mar se apresentava com uns 3 metros de ondas esqueçi-me que estava mare cheia e de fato gravata e sapatinho de verniz daquele que já escorrega o bastante em piso normal imaginem em calhau cheio de algas escorregadias!! Bem la trouxe algumas pedras da praia dos Coxos, não muitas porque a mochila rasgou-se a meio do caminho e os casais de namorados que aproveitavam o sol de hoje já olhavam para mim com ar de parvos.

Amanha vou colocar os ditos calhaus e mais algumas conchas de caracoleta que me deram.

 

Entretanto deixo algumas fotos dos meus juvenis :D

 

 

 

4167291097_1fc275b019.jpg

 

4167291101_41de6e36c9.jpg

4167291093_3a5b874c33.jpg

4167291091_fbae94cb26.jpg

4167291083_3e64ece4eb.jpg

4167291039_8d6f3f786b.jpg

 

A proxima etapa é arranjar filtragem como deve ser para depois pensar na restante fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor... gostei e muito! Super simples mas bonito.... E que mansão para conchiculas lol

 

 

E já que te decidiste e muito bem pelo Tanganyika, vou mover o tópico para a área correcta.

 

 

Um abraço e vai dando notícias,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Sim senhor... gostei e muito! Super simples mas bonito.... E que mansão para conchiculas lol

 

 

E já que te decidiste e muito bem pelo Tanganyika, vou mover o tópico para a área correcta.

 

 

Um abraço e vai dando notícias,

 

Bem! grande mudança! Para MUITO melhor!

 

parabéns! está simples e perfeito para conchiculas.

 

continua o bom trabalho e vai actualizando para a malta vêr!

 

Muito obrigado pessoal, isto assim da pica :)

 

Entretanto já tenho as pedras roladas e um filtro externo, agora tenho uma duvida: mantenho ou não o filtro interno que tinha, eu seu que é fraquinho mas sempre faz uma certa movimentação de água.

O próximo passo será acrescentar fauna, e sim vou resistir a tentação Tropheus ! Embora cada vez que vejo a fishroom de um certo membro cá do fórum vou para a cama a sonhar com tropheus, bem será noutra altura com mais experiencia e num aquário muito maior. Por enquanto estava a pensar juntar á minha colónia de similis o seguinte:

 

Julidochromis Gombi ou Julidochromis marlieri (não sei qual deles escolher)

E um espécie de Cyprichromis.

 

O que acham? E quanto a números quantos exemplares de cada espécie? Em relação aos Julies estava a pensar em 6 Juvenis e assim que se formar um casal o restante sai do aqua. Em relação aos Cyprichromis não faço ideia o numero. (tenho de pesquisar mais).

Acham muitos peixes ou poucos peixes para este aquário?

Eu gostava imenso de ter outra espécie (por exemplo Altolamprologus ) mas temo que já não tenha espaço suficiente para um casal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mantenho ou não o filtro interno que tinha, eu seu que é fraquinho mas sempre faz uma certa movimentação de água.

 

Bom, assumo que o externo ainda não "rodou"... se não está rodado, mantém o interno por 1 ou 2 meses a funcionar em paralelo com o externo. Já agora, qual o débito do externo ?

 

Por enquanto estava a pensar juntar á minha colónia de similis o seguinte:

 

Julidochromis Gombi ou Julidochromis marlieri (não sei qual deles escolher)

E um espécie de Cyprichromis.

 

O que acham?

 

Julies, cypris e altolamprologus já não são a minha especialidade... espera opiniões dos entendidos! mas penso que o mais indicado serão uns cypris para aí!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e feliz natal a todos!

 

O filtro externo é um Eheim classic 2213, e diz que o debito é 440 l/h. Para já vou deixar o filtro interno tambem deve ajudar na oxigenação.

 

Escolhi a Julidochromis Gombi por não crescer tanto.

 

Ainda não sei quantos cypris vou colocar, mas cada vez mais tenho a impressão que não tenho espaço suficiente para muitos peixes ;)

 

deixo uma foto actual:

 

4214429642_a1dd6308ea.jpg

 

4214429646_a4a4475940_b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro externo é um Eheim classic 2213, e diz que o debito é 440 l/h. Para já vou deixar o filtro interno tambem deve ajudar na oxigenação.

 

uhmmm! 440 ltrs/h fica "curto" para isso... mantém o interno a funcionar... Se o desligares e mativeres apenas o externo, vai controlando os nitritos!

 

Escolhi a Julidochromis Gombi por não crescer tanto.

 

Ainda não sei quantos cypris vou colocar, mas cada vez mais tenho a impressão que não tenho espaço suficiente para muitos peixes :P

 

com julies é que já não te posso ajudar! resiste à tentação de colocar muitos peixes! lembra-te que os africanos são muito territoriais... vai levando a coisa com calma e lê o mais possível sobre as espécies que estás a ponderar!

 

De qualquer modo estás num excelente caminho! o aquário respira saúde!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais