A minha "experiencia"


frederico.p

Recommended Posts

Olá!

 

Primeiramente devo confessar que não tenho jeito nenhum para este tipo de coisas, mas senti-me encorajado pelo excelente trabalho dos membros deste fórum, e decidi arriscar com uma humilde contribuição.

 

Segundo, devo explicar que ao contrário da graaande maioria, eu só encontrei este fórum depois de me lançar na aventura dos aquários de água salgada, significando isso que não tive antes acesso ao excelentes (e muito pormenorizados) conselhos aqui existentes.

 

Terceiro :oops: .... vou tentar já de seguida resumir o meu trajecto até este ponto:

 

Tenho aquários de água doce (quente), desde os meus 16-17 anos por aí (tenho agora 35 anos), tendo sido o primeiro, o resultado de um trabalho de bricolage em que construí de raiz um aquário (com uma capacidade de cerca 30 litros) que encastrei dentro da caixa de um televisor avariado.

Na altura, sem qualquer experiência ou ajuda, tive apenas como manual um livrinho (ABC do áquario?) que tinha comprado por mera curiosidade num supermercado.

 

Depois de ter possuído alguns aquários (daqueles que se compram nos supermercados tipo kit completo) cada vez de maiores dimensões, parei num de 70cm (eu sei...não é nada de extraordinário!) pois não tinha muito espaço, uma vez que na altura vivia na casa dos meus pais, e os aquários (3) estavam todos no meu quarto!

 

Depois de uma fase em que me entreguei completamente (rsrsrsrs) á vida boémia, e à conquista do sexo feminino, dei por mim sem qualquer tempo para aquários, tendo-os dado todos!

 

O bichinho de qualquer forma manteve-se e nunca morreu, de namoro fixo (ou seja já bastante mais "calmo"!), voltei novamente a possuir um aquário construído de raiz por mim (eu gosto de bricolage), tinha uns 50 cm x 40 x 40 (quase um cubo, e esteticamente quase perfeito), depois a minha namorada (agora esposa) ofereceu-me na brincadeira um kit de 80 cm, que mantive durante bastante tempo!

 

Tive sempre preferência por aquários plantados tipo amazonense, com pequenas incursões (para variar) pelos ciclideos africanos, e basicamente consegui sem grandes esforços fazer criação de quase todas as espécies que me predispus para tal (só me falhou mesmo os Discus, pois o raio dos fungos afectavam sempre os ovos!)

 

Bem.....todo este tempo sempre desejei ter um aquário de água salgada (e por um muito breve período de tempo cheguei mesmo a ter um com pequenos exemplares das espécies da nossa costa).

 

Blá...Blá...Blá....casei comprei casa, e claro...um espaço na sala tinha que estar reservado a um aquário!

 

Desfiz-me de todos os outros aquários (acho que já tinha novamente uns 3), e fui comprar um "grande".....bem o apartamento tinha apenas 88m2, e a sala não era propriamente grande! LOLOLOL

 

Comprei um aquário "panorâmico" (com apenas um vidro para as laterais e frente) de 90(L)x37(P)x40(A) ou seja com cerca de 133litros, com luminária integrada, tampa, e com o respectivo móvel.

 

Este é o aquário que ainda hoje tenho....comprei-o numa loja de animais.....e custou-me há cerca de 10 anos a modica quantia de 500€ , comprei também na mesma altura um filtro externo da Eheim (que também ainda tenho e funciona a 100%) que me custou mais cerca de 150€, e mais algumas coisas que se bem me lembro deve ter dado a linda soma de cerca 900€!

 

De salientar que resido no Algarve, e a oferta na altura não era muita (mesmo nos dias que correm não é!).

 

Tudo isto para quê?.....para justificar o porquê de ter evoluído para a água salgada sem mudar de equipamento.....pois na altura foi um belo investimento financeiro que teria dado para umas valentes férias!

 

Já um pouco enfadado com o aquário de água doce, que muito sinceramente já andava um tanto ou quanto desleixado, há cerca de 2 meses, lembrei-me de arriscar...e "salgar a água do aquário"!

 

O meu propósito....ter um aquário de água salgada com o mínimo investimento possível, o que significou que, apesar de ter agora um outro apartamento bem maior, mantive o mesmo aquário!

 

A água é natural, e recolhida sempre na mesma praia (Praia de Vale Centianes - Carvoeiro) = 0,00€;

A areia é da praia da Marinha (Benagil) = 0,00€;

A Rocha viva também foi recolhida no fundo (mergulho em apneia) da praia da Marinha, e as "lajes" recolhidas na Praia de Alvor = 0,00€;

Skimmer da Resun, modelo SK 05 (muito pequeno, mas dá conta do recado! quem diria?) que adquiri no Ebay = 21,84€ (portes incluídos);

70 Bioballs da Jebo (para por no filtro da Eheim que já possuía) que adquiri no Ebay = 6,87€ (+ 20 oferecidas....Obrigado João!);

1 hidrómetro(densímetro)/termómetro que também adquiri no Ebay = 4.89€

Uma lâmpada T8 "Marine Blue Actinic" da Arcadia = 35,13€ (embora muuuito mais baratas no ebay, não quis arriscar e receber uns cacos!);

Uma lâmpada T8 ""Ocean sun" da ZooMed = 24,00€ (" " "" "" "" "");

Uma bomba de circulação da SunSun JVP-101 (3000L/h) =20,50€ (podia ter comprado no Ebay...mas a diferença de preco não compensava!)

O aquecedor já o tinha, é da Rena, não sei de quantos watts, e já não me lembro quanto custou!

 

Ou seja....no total até agora só gastei em equipamento 113,23€, e sinceramente não pretendo gastar mais!

Todo o restante investimento será nos habitantes do aquário (bem...estou a pensar investir nuns ventiladores para arrefecer a água no Verão, mas aí entra a bricolage, e peças usadas de uns PC's!)

 

O aquário amadureceu durante cerca de um mês antes de ter habitantes, e os primeiros foram camarões da nossa costa!

 

Não tenho sump, refúgio, reactor de kalk, osmose, etc...etc...

 

Ok!...Estou muuuuuito longe dos aquários de sonho que por aqui andam, cheios de ciência e tecnologia (=€€€€!!!), mas até a data (só passou 1 mês) não tive nenhum problema com os habitantes do aquário sendo eles para já:

 

2 x Amphiprion Ocellaris

1 x Centropigue Bicolor

6 -8 (?) x Paleamon Serratus

1 x uma pequena sapateira(?) que veio à boleia nas rochas! (quanto a esta já tenho muitas reservas quanto a sua continuação no aquário!)

 

Já tive anemonas locais...mas acabei por a retirar todas (2x anemonia viridis + Actinia Equina)

 

As fotos do (muito modesto) setup actual (quem diria que um Setup marinho é tãooooooo difícil de fazer???) vêm a seguir!

 

Espero com tudo isto poder demonstrar que afinal....é possível ter um aquário marinho sem ter que se hipotecar a casa!!! (LOL)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pic_18437_1.jpg

 

Aqui estão as fotos!

 

Pic_18437_2.jpg

 

Como é que eu sei se esta alga está boa, ou a morrer???

 

Pic_18437_3.jpg

 

O que eu tentei imitar foi o fim de um recife e a ligação com uma zona "nua" do fundo

 

Pic_18437_4.jpg

 

Aqui está visível a turbulência originada pela "SunSun" de 3000L/h

 

Pic_18437_5.jpg

 

O muito modesto (mas eficaz) Resun Sk-05

 

Pic_18437_6.jpg

 

A sapateira "bébé" que acho não vai ficar no aquário muito mais tempo!

 

Pic_18437_7.jpg

 

O que é que este que neste skimmer me atraiu?....Bem...como não tenho sump, e ele tem que ficar dentro do aquário....o tamanho...é mínimo!

 

Pic_18437_8.jpg

 

Uns dos actuais habitantes

 

Pic_18437_9.jpg

 

alguém me pode dizer o que é isto a cobrir as rochas?

 

Pic_18437_10.jpg

 

Um dos grandes defeitos do Skimmer...o copo é tão pequeno que não dá para nada....mas...tem a possibilidade de se ligar a um outro deposito (neste caso uma garrafa)

 

Pic_18437_11.jpg

 

Não sou grande fotografo, e esta maquina também não é grande coisa (a outra estava sem bateria!)

 

Pic_18437_12.jpg

 

Todas as criticas, e concelhos são bem vindos!

 

Pic_18437_13.jpg

 

Pic_18437_14.jpg

 

Pic_18437_15.jpg

 

Dá para ver um pouco melhor a granulometria da areia utilizada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora.....aproveitando agora a sabedoria e experiência dos membros do fórum, tendo em consideração o equipamento mínimo empregue, e as dimensões do aquário, qual é o n.º máximo de peixes aconselhável, e que espécies adquirir?

 

Corais?....sim...ou não?

Se sim...que especies?

 

anemonas?....sim....ou não?

Se sim...que especies?

 

E já agora...porque há uma miríade de preços por aí (lá estão os malditos € a ditar as coisas!!!) ... quais são os valores (que têm na vossa zona) de cada um?

 

Por exemplo....um palhaço (Ocellaris) aqui varia entre os 12 e 15 euros....o Centropigue Bicolor....45 euros!

 

É sempre interessante ter uma ideia generalizada do mercado, não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetaculo.

 

Não sei o que se passa mas os entendidos devem estar um pouco à nora com este post, pois respostas nada.....

 

Mutio boa descrição e gostava de ver respostas a esta experiencia, que pelo que tenho visto por aqui, algo inédita.

 

Força. Vai colocando updates.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização....

 

Começam os (pequenos) problemas:

 

O aparecimento de umas muito inestéticas algas castanhas;

 

Pic_18437_18.jpg

 

Pic_18437_17.jpg

 

Pic_18437_16.jpg

 

Creio que estas algas são fruto de um horário de iluminação muito longo (12 horas), que estava a manter para tentar recriar a exposição solar nos trópico.

Notei também que enquanto apenas tive a lâmpada actinica, não tinha problemas....mas com a lâmpada tipo "marine white"...BINGO! lol

 

Outro problema....este relacionado com o facto de ter o skimmer dentro do aquário...é o de haver micro-bolhas de ar espalhadas por todo o aquário por causa da bomba de circulação!

 

Acho que este ultimo problema será de mais facil resolução que o das algas!

 

Como faço para acabar com as algas?

 

Invisto nuns "limpadores", do tipo búzios?

Mudanças parciais de água mais frequentes (actualmente faço todas as semanas, cerca de 30 a 40 lt)?

Aspirar a areia?

então e as rochas...coloco-as fora do aquário, ao sol?

 

Quanto aos peixes e os camarões, esses.....continuam de óptima saúde (pelo menos por enquanto!), até a minha "sapateira bébé", já largou a casca, e aumentou para o dobro do tamanho!!!...incrível!!!...como é que ela antes estava naquela casca tão pequena?!

 

Cumprimentos

 

Frederico

 

 

P.S - De facto não esperava que o meu "post" fosse assim "ignorado" pelos membros deste fórum, e sempre acreditei obter bastantes criticas, opiniões, e conselhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduz a iluminação para 10 horas.

Para limpar algas do areao os Ermitas são bons. (patas brancas)

30-40l por semana é troca de agua mais que suficiente.

 

Deves ter medidor de fosfatos, amónia, nitritos, nitratos, calcio, magnésio, KH e verificar se algum destes valores está fora daquilo que é normal.

Se for um pico de amonia, nitritos ou nitratos é muito perigoso para os peixes e morte pela certa se for por um período prolongado, mas em principio nao será porque as mudas de agua parecem boas.

 

Os palhaços são Snow-White? Na imagem parece tarem a ficarem com o corpo branco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas J.C. Gomes,

 

Os ocelaris são o mais comum possível...a máquina é que é fraquinha mesmo (NIKON COOLPIX 2500 para aí já com uns 7 ou 8 anos!)

 

...Já agora não me queres indicar qual o n.º máximo de peixes que poderei colocar no aquário?

 

...e quais os mais recomendados para este meu "fowlr"?

 

hoje acrescentei mais um......um canthigaster valentini

 

 

Cumprimentos

 

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o número de peixes depende da escolha de quais peixes.

O melhor é pesquisar muito bem sobre cada peixe antes de o inserir e manter pelos mais fáceis e pequenos que são bonitos na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao escumador eu tenho 2 desses e são muito bons e baratos a resulução e facil sobes o escumador até sair um pouco da agua e já não tens tantas bolhas ou nenhumas de oxigenio

boa sorte para o résto está no bom caminho

quanto às algas como o teu aquario é muito recente é normal depois quando tiver mais estável elas não iram aparecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um vídeo da minha "experiência" :D

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

O aquário está fenomenal, mas nota-se que ainda está um pouco despido. Sempre tive uma curiosidade por salgados, mas ainda não tenho confiança (euros) para ir para esse campo. Fico-me pelos discos, que são mais que suficientes para me entreter.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá frederico.p

 

O "Canthigaster" que aí tens...se na sua alimentação não contiver corais duros (que possa roer para chegar aos pólipos) ou algo que substitua para lhe desgastar os dentes...estes crescem desmesuradamente,não permitindo ao peixe alimentar-se...acabando por morrer de inanição.

Sei por experiência.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

É verdade...estou em "divida" com uma actualização!

Enquanto não perco a preguiça para tirar umas fotos.....deixo a informação que acrescentei alguns peixitos ao cardume:

3x chromis viridis

 

tenho uma anémona:

Heteractis crispa

 

e uma pequenissima equipa de limpeza:

3 x clibanarius tricolor / calcinus elegans ???

Ah!....e uns burriés (gibbula divaricata) da nossa costa que são umas autenticas "máquinas"!

 

Nasceram-me alguns ouriços do mar...cujos ovos/larvas presumo tivessem vindo nas rochas

 

Amanhã....vou arriscar com alguns corais moles....nada de especial, são apenas actinodiscus sp.

 

De referir que ainda não sofri qualquer baixa.....a não ser os camarões da costa que o meu "valentini" de quando em vez gosta de convidar para petiscar......e que a coralina é que regrediu um pouco!

 

Assim que der jeito coloco fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Visto que o "bichinho" dos aquários está a "morder-me" novamente....e estando eu numa de água salgada....se o tempo me permitir.....lá para este Verão, penso fazer um upgrade para um aquario com 150cmx50cmx60cm.

 

Já ando a preparar a parte electrónica.....controladores, e afins....isto vai devagar.....que a carteira não perdoa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

Estou a postar simplesmente para o felicitar pelo belo aqua que tem e pela maneira economica que o montou...Isto porque eu tinha um aqua pequeno de agua doce (50L) e quis me aventurar em comprar um aqua para agua salgada...Fiquei me só pelo querer pois eu tenho 23 anos e vivo junto com a minha namorada, logo ha rendas, contas, gastos, etc..., e como a vida em portugal não permite grandes luxos tirei essa ideia da cabeça e decidi-me a comprar um aqua de 240L para agua doce...Mas o bichinho sempre ficou a moer me a cabeça e decidi ir a uma loja especializada (a mesma onde comprei o meu aqua) e informar me do quanto ia gastar para utilizar o meu aqua pequeno como um nano reef (ou micro reef...LOL) e decidi mais uma vez parar por aí quando a soma dos equipamentos para o aqua já ia nos 400€...Pensei eu que um aqua pequeno não ia sair muito caro...mas visto que era um investimento que não compensava desti...eu tencionava montar agora um aqua bem grande para agua doce com alguns "trocos" que tenho vindo a juntar para tal fim mas a vida não proporcionou de momento e vou ter que adiar mais uns bons meses (é o que dá andar de mota e trabalhar a recibos verdes...acidente e baixa sem ser paga....) mas depois de ver este magnifico trabalho o bichinho voltou em grande...e posso dizer que já estou com ideias malucas em relação ao aqua de 240L...caso o bicho me continue a morder espero contar com a sua ajuda no projecto....

 

Estou mesmo impressionado....

 

 

Uma pequena duvida e espero que ninguem me leve a mal mas o que me dá a entender que este topico/trabalho ter tão poucos posts não será porque os aquariofilistas se sentem um pouco roubados pelas lojas???

 

Desejo lhe uma boa continuação neste projecto que tanto me impressionou...

 

Abraço,

 

Pedro Pereira

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Para já, o meu muito obrigado ao Pedro Pereira pelos elogios!

 

Para ser sincero, devo reconhecer que estou a "anos luz" de quase todos os setups que por aqui andam, só que teimei em não me render às questões económicas, e mesmo assim ter o meu "salgado"!

 

Pedro....não desistas!

 

Embora não se consiga evidentemente ter um reef cheio de lindos corais, é perfeitamente possivel ter um FOWLR...e até ter alguns corais moles.

Quanto aos peixes...apenas tenho duas baixas a reportar....um Chromis (que desapareceu?!?), e o Valentini....que morreu "à fome" (já me tinham advertido que isso ia acontecer por causa dos seus dentes que não param de crescer!).

 

O ebay (passe-se a publicidade) é um mundo de achados, e aqui o forúm também...só tens que esperar pela oportunidade certa!

 

Já agora e embora hajam imensos posts acerca de "Do It Yourself", para te mostrar/ajudar a poupar umas massas:

 

No Verão, Portugal de modo geral atinge temperaturas proibitivas para os aquários de água salgada, e isto com especial incidência no Algarve, tendo a água do meu aquario já atingido praticamente 30º C.

 

Solução = comprar um chiller...nem pensar!!! os preços são "astronómicos";

= comprar um ventilador....considerando que um de 3 ventoinhas custa no mínimo uns 35€ (ebay)...porque não fazer o meu próprio ventilador?

 

E assim decidi...pesquisei um pouco e "voilá"

 

Pic_18437_19.jpg

 

Primeiro comprei um termostato digital (cerca de 18€)

 

Pic_18437_20.jpg

 

Depois comprei 4 ( 3 € cada no ebay) ventoinhas de 12 cm (aqui está uma grande diferença para a maioria dos ventiladores comprados)

 

Pic_18437_21.jpg

Pic_18437_22.jpg

Pic_18437_23.jpg

 

O que eu não imaginava é que estas ventoinhas, por utilizarem motores sem as normais escovas, não lhes podem ser invertidos as polaridades(?), e o resultado é que queimei logo o transistor (que substitui as normais escovas) da 1ª ventoinha que experimentei!

 

Pic_18437_24.jpg

 

Resultado = em vez de 4 ventoinhas o meu ventilador passou de repente a ter apenas 3!!! (note-se que estas ventoinhas têm 70 CFN cada, em comparação aos 30 CFN dos ventiladores comprados)

 

Pic_18437_25.jpg

Pic_18437_26.jpg

 

Note-se que para a fixação das ventoinhas utilizei um kit de calhas de alumínio da IKEA (Kuadrant) que me tinha sobrado de uns cortinados(?), e andavam só para aqui a ocupar espaço (ainda bem que não os joguei logo fora!)

 

Uma outra coisa que eu não contava é que cada uma destas ventoinhas é de 400mA, e o transformador que eu tinha aqui por casa era apenas de 500mA, ou seja....

 

Pic_18437_27.jpg

 

....lá tive que ir a uma dessas lojas dos chinocas, e procurar por um transformador barato 5.50€ e tem 1000mA, o suficiente para ter as 3 ventoinhas a trabalhar com um bom rendimento.

 

Sem grandes preocupações de ordem estetica, o resultado final é este:

 

Pic_18437_28.jpg

Pic_18437_29.jpg

 

na foto as ventoinhas parecem estar encostadas à lampada, mas estão cerca de 3cm mais altas que esta

Pic_18437_30.jpg

 

A temperatura antes de ter o ventilador:

Pic_18437_31.jpg

 

Cerca de uma hora depois:

Pic_18437_32.jpg

 

Cerca de duas horas depois:

Pic_18437_33.jpg

 

Embora muito provavelmente conseguisse regular a temperatura da água para os 25ºC. , isso iria significar que o ventilador estaria constantemente a trabalhar, o que assim não sucede!

 

Outra coisa a reter, é que o ventilador limita-se apenas a soprar o ar à temperatura ambiente contra a superfície da água, promovendo assim a sua evaporação e arrefecimento, e pela lógica nunca se atingirá uma temperatura inferior a do ambiente.

 

O termostato tem um funcionamento "brilhante", pois programei-o para ter uma margem de 0.3ºC, ou seja as ventoinhas disparam aos 26.3ºC, e desligam-se quando atingem os 26ºC.

 

Estou plenamente satisfeito com o funcionamento destas ventoinhas, são muuito silenciosas, eficientes, e o custo total da coisa ficou-me nuns escassos 17,50€ (isto não contando com o termostato que com os ventiladores comprados teria que ter na mesma!).

 

O que se segue agora, e o mais rápido possível, é um sistema "auto top-off" (enchimento automático) porque com o ventilador a água evapora-se mais rapidamente, e eu não estou para estar preocupado com níveis de PH, e salinidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabens pelo aquario e por teres mostrado que não são precisos muitos euros para se ter um bocadinho

do oceano em casa.

Quanto á temperatura no inicio tambem pus umas ventoinhas, mas a temperatura não decia nem um grau

graças ás Hqi´s que elevavam a temperatura até os 30º, os corais e peixes não se deram muito bem com isso

e por isso tive que comprar um refrigerador, mas foi dinheiro bem empregue, agora não tenho qualquer

problema com temperatura.

 

Um abraçp

 

Vitor Carralas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico,

deixa-me dizer-te que o teu projecto está muito interessante e até acho que se acrescentares mais uma lâmpada ou duas, podes ter alguns corais um pouco mais exigentes a nivel de luz, não está assim tão fora do que é preciso. Hoje em dia as T5 HO ou VHO permitem-te ter muita luz com poucas lâmpadas, e nem são muito caras...

De resto acho que fizeste um belo trabalho e que mais uma vez se prova que se pode fazer muito com pouco €...eu começei exactamente como tu mas começou-me a apetecer fazer sempre mais...eheh. Provavelmente vai-te acontecer o mesmo...o que é natural.

Força e continua o excelente projecto que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

frederico.p

 

Pic_18437_19.jpg

 

Primeiro comprei um termostato digital (cerca de 18€)

 

 

 

 

 

boas parabéns pelo trabalho feito

 

gostaria apenas de fazer uma questão onde arranjaste esta centralina ou termóstato digital por este preço 18€

 

 

 

 

tenho um aquário com cerca de 2000l de agua salgada te no vaios motores de frigorífico para o arrefecer mas tou farto de gastar muito dinheiro em centralinas e estas não duram nada

 

tou a comprar centralnas a 35€ cada em faro foi o mais barato que encontrei

 

se me poderes dar essa informação era muito mas muito bom

 

 

era uma poupança de 100€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.