Setup para reprodução de Bettas ou não...


k2o3

Recommended Posts

Apresento-vos o meu setup para a tentativa de reprodução de bettas, de há uns dias para cá o meu bettas tem espalhado bolhas por todo o aquario (comunitário) , hoje com a TPA mudei o casal de bettas para um aquário mais pequeno para tentar que o betta faça o ninho e acasalem.

Coloquei algumas rochas vulcanicas para a femea se poder esconder e plantas (sei que não são indicadas mas era as unicas que tinha), gostava de saber a vossa opinião.

 

Aquario de cerca 25l

Iluminação aquapor de 14W

Termostato

Filtro interno no minimo

Ph:7,5

Temperatura de 26,5º

 

Seguem umas fotos.

 

60920249.jpg

 

92145822.jpg

 

82034098.jpg

 

 

Aguardo a vossa opinião.

 

Abraço

Pedro

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apresento-vos o meu setup para a tentativa de reprodução de bettas, de há uns dias para cá o meu bettas tem espalhado bolhas por todo o aquario (comunitário) , hoje com a TPA mudei o casal de bettas para um aquário mais pequeno para tentar que o betta faça o ninho e acasalem.

Coloquei algumas rochas vulcanicas para a femea se poder esconder e plantas (sei que não são indicadas mas era as unicas que tinha), gostava de saber a vossa opinião.

 

Aquario de cerca 25l

Iluminação aquapor de 14W

Termostato

Filtro interno no minimo

Ph:7,5

Temperatura de 26,5º

 

Seguem umas fotos.

 

60920249.jpg

 

92145822.jpg

 

82034098.jpg

 

 

Aguardo a vossa opinião.

 

Abraço

Pedro

 

Olá

 

Pelo que tenho aprendido aqui no forum, pois eu também era um pricipiante, a água está muito alta, o ideal será de 10 a 14cm de altura. Depois outra particularidade, por debaixo do ninho não é aconselhávem haver areão, isto porque os ovos caem e o macho poderá não encontra-los. Eu deixei o meu aqua sem areão e coloquei uma folha de cartolina por debaixo do aqua para o macho ver bem os ovos. Estas são as duas coisas que me ocorrem, possívelmente haverá mais conselhos de quem cria Betas há mais tempo.

 

Cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tira o filtro,com o filtro o macho nao consegue fazer o ninho vai haver muito movimento

 

 

biggrin a muita coisa postada biggrin.png' alt=':biggn:'> por ai tu e ke nao pesquisas-te bigsmile pois a minha primeira criaçao de bettas tive de pesquisar muito :techi: (nao

 

chegar a um fórum e tomem la ke nao estou para isto pode ser ke me safe) preguntas frequentes komo temperatura e isso ainda se aceita pois a muitos posts diferentes e ficamos com algumas duvidas.

Mas vir para aqui para um gajo lhe dar a papinha:sunbathing:toda feita isso e ke nao, valha me deus :)omg

 

 

 

cumpts

Editado por nogy

nogy

Grupo de amigos dos Vivíparos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo que tenho aprendido aqui no forum, pois eu também era um pricipiante, a água está muito alta, o ideal será de 10 a 14cm de altura. Depois outra particularidade, por debaixo do ninho não é aconselhávem haver areão, isto porque os ovos caem e o macho poderá não encontra-los. Eu deixei o meu aqua sem areão e coloquei uma folha de cartolina por debaixo do aqua para o macho ver bem os ovos. Estas são as duas coisas que me ocorrem, possívelmente haverá mais conselhos de quem cria Betas há mais tempo.

 

Cumprimentos

Rogério Amorim

 

Muito obrigado pelos conselhos, acho que já não vou poder tirar água, já há bolhas por todo lado, se for tirar provavelmente irei rebenta-las :( .

 

Abraço e obrigado Rogério

 

boas

 

tira o filtro,com o filtro o macho nao consegue fazer o ninho vai haver muito movimento

 

 

:) a muita coisa postada biggrin por ai tu e ke nao pesquisas-te :sign_google:pois a minha primeira criaçao de bettas tive de pesquisar muito:techi:(nao

 

chegar a um fórum e tomem la ke nao estou para isto pode ser ke me safe) preguntas frequentes komo temperatura e isso ainda se aceita pois a muitos posts diferentes e ficamos com algumas duvidas.

Mas vir para aqui para um gajo lhe dar a papinha:sunbathing:toda feita isso e ke nao, valha me deus :techi:omg

 

 

 

cumpts

 

Para tua informação passei várias horas a pesquisar sobre o assunto, porque será que não os meti simplesmente num cubo da vodafone???

 

Para dares uma resposta dessas mais valia estares calado, ajudavas mais. bigsmilebiggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Se for para dizer algo que toda gente esta farta de saber mais vale não responderes mais ao meu topico, porque como diz no meu topico inicial apenas pedi opiniões sobre o setup e não como fazê-lo

 

Cumprimentos

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhós bambus :bs_quesexclaim::P :P

 

k2o3, se fosse a ti, mesmo ja tendo o macho feito o ninho, tirava as pedras, deixava so 10cm de agua e colocava a femea numa maternidade (nesse aquario, claro) ...

 

O macho constroi o ninho de bolhas novamente (nao te preocupes se estragares o qe ja fez, pois ele volta a faze-lo) e a femea ganha as riscas verticais, aí sim, podes solta-la e dá-se o acasalamento ...

 

É so uma opiniao, tu é qe sabes :P

 

Boa sorte e vai dando noticias :bs_quesexclaim:

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhós bambus :P :P :P

 

k2o3, se fosse a ti, mesmo ja tendo o macho feito o ninho, tirava as pedras, deixava so 10cm de agua e colocava a femea numa maternidade (nesse aquario, claro) ...

 

O macho constroi o ninho de bolhas novamente (nao te preocupes se estragares o qe ja fez, pois ele volta a faze-lo) e a femea ganha as riscas verticais, aí sim, podes solta-la e dá-se o acasalamento ...

 

É so uma opiniao, tu é qe sabes :P

 

Boa sorte e vai dando noticias :)

 

Boas André, obrigado por mais um comentário construtivo de tua parte. :D

Acho que vou mesmo fazer isso, o betta ontem começou com a pica todas mas hoje esta praticamente na mesma, acrescentou muito poucas bolhas.

Quanto aos bambus :oops: , estavam sem utilização por conselho teu :D e resolvi mete-lo lá para ajudar a segurar o ninho .

 

Um abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre às ordens :oops:

 

Ja tentei reproduzir bettas, 3 vezes (uma delas na escola) ...

Duas delas fui bem sucedido, mas na ultima, nao sei bem o qe se passou, mas nao consigui seqer acasala-los ...

O macho fez ninho, dava grandes corridas à femea e nada ... Tentei com duas femeas ... O moço devia ser virado :)

 

Bem, desejo-te boa sorte, vai dando noticias, com fotos, claro :D

 

 

Ps. Como estao as riscas da fêmea ? Verticais ou horizontais ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto já fiz tudo como deve ser, apenas uns 10/12 cms de agua, sem areão no fundo, filtro continua lá mas desligado.

Neste momento apenas o macho esta no aqua para tentar que ele se concentre apenas ninho.

 

Abraço e obrigado por tudo Andre.

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto já fiz tudo como deve ser, apenas uns 10/12 cms de agua, sem areão no fundo, filtro continua lá mas desligado.

Neste momento apenas o macho esta no aqua para tentar que ele se concentre apenas ninho.

 

Abraço e obrigado por tudo Andre.

Olá

 

Para que ele faça o ninho mais rápidamente deverá ter a fêmea à vista. Pode ser num daqueles frascos de doce, quanto mais largo melhor para ela. Atenção às temperaturas quando se muda a fêmea de um lado para o outro.

 

cumprimentos

Rogério Amorim

Editado por rogamo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para que ele faça o ninho mais rápidamente deverá ter a fêmea à vista. Pode ser num daqueles frascos de doce, quanto mais largo melhor para ela. Atenção às temperaturas quando se muda a fêmea de um lado para o outro.

 

cumprimentos

Rogério Amorim

 

Obrigado pelo conselho Rogerio, eu tenho tido cuidado ao troca-la de sitio. Eu não a deixei lá junto ao macho porque não tinha nada para a colocar dentro junto ao macho mas vou comprar um frasco para o efeito.

 

 

1- nao me respondeste à ultima pergunta ..

2- A fêmea deve continuar no mesmo aquario do macho, mas nao em contacto com ele ...

 

Desculpa André passou-me por completo, acho que não, acho que ela ainda não esta pronta porque não vejo nem riscas nem ponto branco.

 

 

 

Abraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso qe quando estao normais, elas têm umas riscas horizontais qe se observares mais pormenorizadamente as vês bem e quando estao prontas para acasalar essas riscas tornam-se vivas e verticais ... É nessa altura qe podem ser juntas com o macho (caso este ja tenha feito o ninho pros putos) ...

 

Tenho medo de estar a falhar n'alguma coisa ... ha 3 anos qe nao reproduzo bettas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso qe quando estao normais, elas têm umas riscas horizontais qe se observares mais pormenorizadamente as vês bem e quando estao prontas para acasalar essas riscas tornam-se vivas e verticais ... É nessa altura qe podem ser juntas com o macho (caso este ja tenha feito o ninho pros putos) ...

 

Tenho medo de estar a falhar n'alguma coisa ... ha 3 anos qe nao reproduzo bettas ...

 

Amanha já a meto de volta dentro de um recipiente junto ao macho no aqua, depois vamos ver no que dá. Também não sei a evolução do ninho do betta, como estou de serviço só amanha de manha poderei ver e tirar mais conclusões.

 

Abraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso qe quando estao normais, elas têm umas riscas horizontais qe se observares mais pormenorizadamente as vês bem e quando estao prontas para acasalar essas riscas tornam-se vivas e verticais ... É nessa altura qe podem ser juntas com o macho (caso este ja tenha feito o ninho pros putos) ...

 

Tenho medo de estar a falhar n'alguma coisa ... ha 3 anos qe nao reproduzo bettas ...

 

Amanha já a meto de volta dentro de um recipiente junto ao macho no aqua, depois vamos ver no que dá. Também não sei a evolução do ninho do betta, como estou de serviço só amanha de manha poderei ver e tirar mais conclusões.

 

Abraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha já a meto de volta dentro de um recipiente junto ao macho no aqua, depois vamos ver no que dá. Também não sei a evolução do ninho do betta, como estou de serviço só amanha de manha poderei ver e tirar mais conclusões.

 

Abraço

 

 

 

k2o3... faço minhas algumas das palavras do pessoal que te foi respondendo no que toca ao retirares o areão, mas o melhor é tirares mesmo todas as pedras para o aquário ficar desimpedido para os bebés que se tudo correr bem serão às centenas a fazer muito lixo e tão pequeninos que fazer a limpeza ao aquário torna-se uam tarefa hércule...

Depois deves colocar algo que ajude suportar o ninho, podes por uma rodela de esforvite ou uma planta flutuante, eu tinha plantas de folha larga e ajudaram a manter o ninho protegido da luz e ao mesmo tempo bem oxigenado, foi excelente.

Quanto menos água tiveres melhor para que depois com os bebés possas ir acrescentado um pouco de água (sem cloro) todos os dias para melhorares a qualidade da água.

 

Outra coisa que eu faria era tirar o filtro. Pode algum bebé ir lá para dentro e não conseguir/querer sair e tu depois pode perder o controlo.

Não te esqueças que esse aquário não vai ser só para as nupcias também vai servir de maternidade pelo menos por 2 meses, altura em que já poderás fazer transferência dos alevins para um outro aquário em condições de segurança.

Preocupa-te em manteres a temperatura sempre constante nos 28º. Quanto mais amadurecida for a água melhor para infusórios. Por isso mantem-te calmo e sem pressas. Deixa lá o casal maravilha namorar À vontade, deixa-os produzir matéria orgânica para desenvolver bactérias e protozoários que servirão de alimento aos alevins.

 

Se tiveres que fazer alterações não te preocupes demasiado com o ninho porque o macho está sempre a faze-lo. Ah! e já agora alimenta bem o macho (preferencialmente com artémia) porque depois o coitado vais estar uns dias sem comer. Não o poderás alimentar enquanto estiver a tratar dos ovos e dos alevins para não o induzires a come-los, outra coisa é não te aproximares de mais ou assustares o macho. Na minha primeira criação aproximei-me demais o pai assustou-se e comeu os ovos todos como medida de protecção. Mantem o espaço vizinho do aquário o mais calmo possivel durante esse periodo.

 

Mais alguma dúvida apita! Pesquisar nunca é demais, estamos SEMPRE a aprender.... Aqui no fórum há artigos cientificos excelentes que te poderão dar uma boa ajuda... mas nós tb estamos claro

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

k2o3... faço minhas algumas das palavras do pessoal que te foi respondendo no que toca ao retirares o areão, mas o melhor é tirares mesmo todas as pedras para o aquário ficar desimpedido para os bebés que se tudo correr bem serão às centenas a fazer muito lixo e tão pequeninos que fazer a limpeza ao aquário torna-se uam tarefa hércule...

Depois deves colocar algo que ajude suportar o ninho, podes por uma rodela de esforvite ou uma planta flutuante, eu tinha plantas de folha larga e ajudaram a manter o ninho protegido da luz e ao mesmo tempo bem oxigenado, foi excelente.

Quanto menos água tiveres melhor para que depois com os bebés possas ir acrescentado um pouco de água (sem cloro) todos os dias para melhorares a qualidade da água.

 

Outra coisa que eu faria era tirar o filtro. Pode algum bebé ir lá para dentro e não conseguir/querer sair e tu depois pode perder o controlo.

Não te esqueças que esse aquário não vai ser só para as nupcias também vai servir de maternidade pelo menos por 2 meses, altura em que já poderás fazer transferência dos alevins para um outro aquário em condições de segurança.

Preocupa-te em manteres a temperatura sempre constante nos 28º. Quanto mais amadurecida for a água melhor para infusórios. Por isso mantem-te calmo e sem pressas. Deixa lá o casal maravilha namorar À vontade, deixa-os produzir matéria orgânica para desenvolver bactérias e protozoários que servirão de alimento aos alevins.

 

Se tiveres que fazer alterações não te preocupes demasiado com o ninho porque o macho está sempre a faze-lo. Ah! e já agora alimenta bem o macho (preferencialmente com artémia) porque depois o coitado vais estar uns dias sem comer. Não o poderás alimentar enquanto estiver a tratar dos ovos e dos alevins para não o induzires a come-los, outra coisa é não te aproximares de mais ou assustares o macho. Na minha primeira criação aproximei-me demais o pai assustou-se e comeu os ovos todos como medida de protecção. Mantem o espaço vizinho do aquário o mais calmo possivel durante esse periodo.

 

Mais alguma dúvida apita! Pesquisar nunca é demais, estamos SEMPRE a aprender.... Aqui no fórum há artigos cientificos excelentes que te poderão dar uma boa ajuda... mas nós tb estamos claro

 

Laura

 

Muito obrigado pela excelente explicação Laura.

De tudo o que disse apenas não tinha a 28º , deixei-a a 27º, da próxima seguirei o seu conselho.

 

Resumindo , depois do teu preparado e da fêmea num frasco dentro do aquario com o macho, ela ficou com as riscas brancas na barriga, juntei-os e depois de varias lutas/horas destruíram o ninho todo ;) . A fêmea ficou uma lástima, pois ele mordeu-lhe bastante, só não lhe mordeu mais graças ás plantas onde se refugiava ás vezes, no final já não fugia dele mas também já não tinha ninho ;) .

Agora voltei a coloca-los no comunitário.

Fica para a próxima.

 

Acho que grande parte do insucesso deve-se a eles serem muito novinhos e á minha inexperiência ;)

 

Mas não vou desistir á primeira :P

 

Abraço e obrigado a todos os users que me ajudaram.

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eia ;)

 

 

 

Credo coitadinha... bolas!! Betta parvo... tens de arranjar mais femeas, não te esqueças que a proporção é 1 macho para 3 femeas no minimo, mas neste mundo tudo é possivel, eu tenho um aquário apenas com 3 machos e 1 fêmea e são muito felizes :music_singguitar:

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura do acasalamento tem de ser 1 para 1.

 

O aqua deve ter bastantes plantas. A fêmea tem de ter o ponto branco na barriga saliente. As riscas ajudam mas não são o principal indicador.

 

Em termos de plantas recomendo cabomba e riccia.

Cabomba para a mãe se esconder, riccia para os filhos se esconderem.

 

Quanto às lutas, nos primeiros acasalamentos devemos deixar a fêmea no frasco perto do macho durante mais tempo (2 dias no min.) e observar se a fêmea se coloca numa posição vertical quando o macho se aproxima.

A fêmea tem de estar quieta e na vertical para o macho dar o abraço. Tem tbm de se deslocar para baixo do ninho de bolhas quando estiver junto do macho.

 

Se o macho lhe bate sempre que ela se aproxima, tira-se espera-se mais um dia e junta-se. Se a fêmea não vai para junto do macho, tira-se. É um trabalho de paciência até o casal acertar o passo. Há tbm que ter em conta que nem todos os casais se aceitam. Nesse caso toca a repetir o processo com outro macho/fêmea.

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Credo coitadinha... bolas!! Betta parvo... tens de arranjar mais femeas, não te esqueças que a proporção é 1 macho para 3 femeas no minimo, mas neste mundo tudo é possivel, eu tenho um aquário apenas com 3 machos e 1 fêmea e são muito felizes :burp:

 

Laura

 

Laura de inicio apenas tinha uma, depois achei melhor comprar outra mas como parecia ser muito novinha resolvi deixá-la de parte. Assim que poder vou comprar mais duas.

De qualquer modo tenho pena da que morreu, ela foi dos primeiros peixes do meu aqua.

 

Cumprimentos

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura do acasalamento tem de ser 1 para 1.

 

O aqua deve ter bastantes plantas. A fêmea tem de ter o ponto branco na barriga saliente. As riscas ajudam mas não são o principal indicador.

 

Em termos de plantas recomendo cabomba e riccia.

Cabomba para a mãe se esconder, riccia para os filhos se esconderem.

 

Quanto às lutas, nos primeiros acasalamentos devemos deixar a fêmea no frasco perto do macho durante mais tempo (2 dias no min.) e observar se a fêmea se coloca numa posição vertical quando o macho se aproxima.

A fêmea tem de estar quieta e na vertical para o macho dar o abraço. Tem tbm de se deslocar para baixo do ninho de bolhas quando estiver junto do macho.

 

Se o macho lhe bate sempre que ela se aproxima, tira-se espera-se mais um dia e junta-se. Se a fêmea não vai para junto do macho, tira-se. É um trabalho de paciência até o casal acertar o passo. Há tbm que ter em conta que nem todos os casais se aceitam. Nesse caso toca a repetir o processo com outro macho/fêmea.

 

PauloA :burp:

 

 

Obrigado por toda essa explicação Paulo, logo que possa vou tentar novamente.

 

Abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal, os meus 2 bettas morreram tambem por causas de fungos (comprei uma guppy que trazia e eu não reparei ;):arrow: ) . No 3 dias depois um amigo que nem aqua tem, soube do que se passou e ofereceu-me 3 bettas :arrow: , 2 machos e 1 fêmea. Deixei um na maternidade e soltei o casal no comunitário, no final do mesmo dia ele já tinha um começado um belo ninho de bolhas iniciado , acho que devido á betta estar sempre junto á maternidade onde ele estava temporariamente.

Resumindo a noite passada coloquei-os no aqua, ela dentro de um frasco de vidro e ele solto, vamos ver no que dá desta vez :shocked028: . Só já me falta uma coisa para ficar com todas as condição, são umas plantas. Se alguém tiver umas a mais que me queira oferecer diga :D

 

Abraço

Pedro Conceição

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais