Aquario malawi- 500€ no maximo. que faço?


knucles_forum

Recommended Posts

Olás,

 

Quem me dera a mim ter tido os teus 500€ pa montar o meu antigo malawi... :D 8)

 

Começa por comprar um aquário de, pelo menos, 300L em 2ª mão e já com móvel (entre 150-250 euros). Se fôr furado melhor... :(

 

De seguida podes comprar um outro aquário de 80litros (50 euros) e uma bomba elevatória (50euros +/-) para fazeres uma sump. ;)

Se o 1º aquário não estiver furado, ou não arranjares uma overflow, compra apenas um filtro externo de 1000l/h (100 euros 8) )...também em 2ª mão. :roll::wink:

 

Areia e pedras usa da praia ou areia de rio (á venda no "ALI").

A iluminação não te preocupes com isso, mas podes colocar um reflector fraco, á venda em qualquer loja de bricolage ou iluminação.

 

Compra também um termostato e termómetro... :D

 

Os peixes...procura no fórum que tens muitos posts com informações sobre malawi! 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Podes comprar novo, mas é mais barato comprar em 2ª mão. :wink:

Sempre sobra algum para comprar melhor material, né? :roll:

 

O móvel seria para encaixar uma sump (isto se o aquário estivesse furado, ou quisesses furar). Geralmente os aquários (furados) vendidos com móvel têem espaço para colocar a mesma.

Se já tens móvel ou queres construir um e o mesmo não tem espaço para sump...ficas muito bem servido com um filtro exterior! ;)

 

Uma sump, como deves saber, funciona da mesma forma que um filtro exterior: uma caixa, cheia de materias filtrantes, por onde circula a água do aquário...sendo aí filtrada.

 

As vantagens, em relação aos filtros exteriores, são:

 

-Maior tamanho, logo maior número de bactérias e materiais filtrantes.

-Tens a possibilidade de esconder o material todo (termostato, termometro, tubagens).

-Possibilidade de colocar plantas (impossiveis de colocar com grande parte dos malawi's), o que ajuda na oxigenação da água e a remover nitratos.

-Pode servir como aquário maternidade, quando tiveres algumas incubações.

-Manutenção do nível da água no aquário, o que facilita as mudanças de água e evita algum stress.

-Etc... :D

 

A única desvantagem é que necessitas de algum espaço para a colocar e alguns "modelos" são barulhentos.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

500€ num aqua malawi? Dá para muita coisa...

 

Estou a fazer um de 250L e devo gastar perto disso. Os materiais são novos.

 

Contas:

 

Vidro de 10mm para um aqua 100*50*50

+Vidro para coluna seca

+Furos no vidro = 130€

2 tubos de silicone da aquário: 16€ (há mais barata...)

1 rolo de fita para pintura: 1€

 

2 bombas de circulação de 1000L/h -> 60€ (Eheim compact 1000 novas)

 

1 aqua para sump (usei um que tinha mas encontras baratos... 25 a 30€ compras aquas de 60L simples )

 

1 mesa em tubo de ferro galvanizado de 4cm (material+mão de obra) -> 113€

 

Tinta de esmalte e primário -> 5€

 

Calha iluminação: 120€ + portes (arcádia 2*30w overtank vinda do estrangeiro)

 

 

Somatório:

aqua -> 130€

bombas -> 60€

mesa -> 113€

calha -> 120€

extras -> 72€

 

total : 495€ :twisted:

 

Materiais novos e aqua feito por ti. Se quiseres podes sempre pedir na vidreira onde encomendas o vidro que te colem o aqua. Pagas mais um pouquito mas se eles souberem fazer ficas bem servido.

Alternativamente, existem pelo menos 2 colegas aqui que fazem aquas, podes sempre pedir orçamentos e veres o preço que te fazem :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais investe num aquario grande, de boa qualidade, no minimo de 200L. Depois o passo seguinte será investir numa boa capacidade de filtração, o melhor seria a sump, mas de qualquer maneira tens de pensar sempre num sistema de filtragem de 10x o Vol do aqua / hora.

Isto deverá ficar entre os 200/350e.

 

A iluminação por 120e que o colega Darius aqui pôs considero uma pequena excentricidade, por metade do preço ou menos arranjas já iluminação suficiente.

 

A areia arranja-se facilmente na praia. As rochas e as conchas podes encontra-las num bom horto.

 

Por ultimo....os peixes, ora aqui é que está a parte mais díficil, principalmente para quem como nós vive no Norte, mas lá se vai arranjando :lol:. Para já dou-te dois conselhos quanto à escolha dos peixes: informa-te bem das especíes de peixes que vais adquirir e segundo não compres nada que não esteja bem catalogado, ou seja, nao adquiras hibridos, por mais giros q sejam. Trust me! :oops:

 

Acho q consegues fazer isto com 400e mais coisa menos coisa. O aquario é se mandares alguem fazer ou se o fizeres tu será muito mais barato do que comprando numa loja de "marca".

 

Vai dando notícias sobre o teu aqua e não hesites em colocar aqui qualquer questão.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não existe máximo... senão não havia Oceanário... cheers

 

Mas agora mais a sério... não sei qual é o máximo mas, por exemplo, aquelas calhas conhecidas que se encaixam por cima dos aquários (overtank) dão para aquas com até 14 mm de espessura de vidro.

 

Em relação ao aquário, eu com um orçamento desses (500€) comprava era já um Rio 240 da Juwel : 240 litros de capacidade , móvel , iluminaçao e filtro tudo incluído e ainda sobrava guito pra peixes... :D

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de preços já é uma questão de procurares... cheers

 

 

Por exemplo, o SACEM External filter Marathon 2000, com capacidade de 1850 l/h , fica-te por +- 80 euros , sem contar com materiais filtrantes (este filtro tem uma capacidade de 10 L por isso precisas de bastantes materiais filtrantes).

 

Atenção, não tou a dizer que é um BOM filtro, pois nunca tive nenhum desses... foi só um exemplo.

 

Para Malawi's precisas de um filtro com 5,5 vezes a capacidade do aquario. (são peixes que libertam muita materia organica :?8) :D )

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o meu problema e que aki em viana os preços sao altos por causa da falta de concorrencia............

 

Viana ... do Alentejo ?? Se sim tenho um aqua de 300 l para venda, com iluminação.

 

cheers

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação por 120e que o colega Darius aqui pôs considero uma pequena excentricidade, por metade do preço ou menos arranjas já iluminação suficiente.

Sem duvida :lol:

120€ por uma overtank num aqua de malawi é um pouco... mas acontece que eu quero colocar algumas plantas e como o aqua vai ficar na sala de jantar o aspecto também conta.

Actualmente posso-te dizer que tenho uma calha estanque de 1,2M sobre o meu aqua, calha essa que me custou com lampadas incluídas perto de 30€ mas é feia como tudo, embora funcional.

 

A opção por overtank é mesmo 90% estética e 10% segurança, visto as overtank serem estanques, algo importante em aquas de peixes que gostam de projectar água para cima e para os lados quando se lhes dá de comer :)

 

De resto e em relação à espessura do vidro, aconselho a consultarem as tabelas de espessura que existem no the krib. São normalmente aceites como válidas e com bons factores de segurança

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se kiser mandar fazer o aqua ao vidraceiro que lhe tenhu k dizer???

 

 

e alguma cola especial?

Tens que lhe dar as medidas do vidro que ele tem de cortar, e dizer-lhe que deve colar o aqua com silicone neutra de preferencia, daquela sem anti-mofos, anti-fungos etc.

 

Nas medidas dos vidros tens que descontar as espessuras para os vidros laterais.

Com sorte o vidraceiro já fez aquas antes e sabe o que fazer cheers

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

180cm com vidro de 10mm ?

Cuidado com isso!

 

Pelas tabelas do thekrib para esse tamanho o vidro já devia ser de 12mm.

vê aqui: http://www.thekrib.com/TankHardware/glass-...-thickness.html

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa! Tens aí um Sr. aquario. :)

 

200e será que te chegam para o resto? (Filtros, iluminação, Termostato) Parto já do principio que os 500e inicialmente nao incluiam peixes. Porque gastares 200e em M'bunas é um instante!

 

Pergunta bem qual será o tipo de reforço, porque pode ser apenas umas calhas de plastico ou pode ser uma coisa melhor. Depois posta aí :)

 

Continuo a reforçar a minha posição (desculpa la aqui o chato :shock:), acho que deverias colocar uma sump.

 

Vai dando noticias

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diesel_car: ate podia ser uma calha de 1m com apenas uma lampada branca... :shock:

 

mas há pessoas que gostam de ver bem os peixes e transformar os aquarios em algo bonito de se ver e até decorativo :)

 

Eu gosto sempre de ter os meus aquas bem iluminados (mesmo Mbunas apesar de saber que nao têm grandes necessidades de luz), mas claro que tambem nunca iria meter uma moreia num aqua com projectores HQI de 400 watts. . . 8):) Nem 8 nem 80

 

PAZ! :lol:

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais