Tampa


andre_grego

Recommended Posts

Boas

 

Venho aqui apresentar o meu projecto, para a tampa que vou fazer para o meu aqua.

 

Material:

 

- Prancha de Madeira de Pinho

- Cola Madeira

- Pregos

- Dobradiças

- etc, etc

 

Tratamento da Madeira:

 

- Tapa Toros

- Tinta na cor Preto

 

Agradecia sugestões para o tratamento da madeira (e se este tipo de madeira se aguenta), devido á humidade.

 

 

Estudo prévio:

 

gallery_22079_1588_45469.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ainda bem que alguem aparece com um projecto destes.

Há algum tempo que tenho andado tambem a estudar a maneira de fazer uma tampa para um aquario e tambem cheguei a um desenho identico.

Acho que 2 a chegar a mesma conclusao é bom sinal.

 

Acho que falta-te ai uma maneira de manter a tampa aberta se teres de a segurar com a mao para alguma intervencao mais demorada.

Isso pode ser conseguido com algum tipo especial de dobradicas, ou com uma haste tipo as que seguram o capot do carro quando este esta aberto.

 

O unico senao que ai vejo é mesmo o problema da madeira. Não me parece que pinho seja uma boa ideia por causa da humidade.

Talvez contraplacado maritimo.

Tambem nao sei até que ponto a coisa poderá ser feita com pladur hidrofilo(acho que é assim). É aquele pladur que se usa nos tectos das casas de banho. Aguentam muita humidade. So nao sei por quanto tempo.

 

Como o contraplacado maritimo nao é muito barato, a ideia que tive quando pensei na tampa, era fazer em acrilico e forrar com um papel plastico a imitar madeira.

Nao sei de todo se compensa a nivel de preços porque o acrilico tambem nao é barato.

 

Nao te esquecas dos reflectores para a ilunimacao.

 

Vou seguir com interesse o projecto.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

1º Já tinha pensado na opção de segurar a tampa, estava a pensar fazer tipo as das mesas de matrecos :P

 

2º Tipo de Madeira é que é complicado :slbsmile: (vou pensar mais uma beca), em relação ao pladur como é que fazes as ligações ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º Tipo de Madeira é que é complicado :slbsmile: (vou pensar mais uma beca), em relação ao pladur como é que fazes as ligações ???

 

uhm... ainda nao tinha pensado nisso. Cola nao deve resultar muito.

Se calhar até nem deve ser mto boa ideia, pois dependendo do tamanho da tampa, pode mandar um peso brutal...

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sim senhor, bom tópico. Também ando a estudar fazer uma coisa do género.

Eu tenho pensado em usar madeira de mdf e depois dar o tratamento já referido, não sei se será boa ideia, mas ainda está em estudo.

Agora uma pergunta: não faltará aí na tampa, os buracos para passarem os fios e os tubos do filtro externo ?

Eu pergunto isto porque estou a pensar em fazer uma tampa com menos 10cm na parte trazeira, ficando assim aberta, permitindo passar tubos e também não acumular tanta humidade na tampa.

Cumpts

"Comunitário" e "The World of Red Cherry´s"

doisg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim claro que falta, bem como secalhar a aplicação de duas ou mais ventoinhas de Pc para retirar o calor e injectar ar fresco.

 

Tas a pensar com uma altura de 10 cm???eu ainda não sei a alturas, mas não te esquecas de contar c as lampadas, refectores, balastros etc etc...

 

Eu estou a pensar por a parte electrica(balastros, arrancadores etc etc) no interiore de uma das portas do movel.

 

P.S.: Não sei se vcs tem desenhos das vossas tampas se estiveres apresentem, pode ser que todas juntas se faça uma tampa 5 estrelas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu não fiz desenhos, mas se fizesse era igual, só a tampa um bocado mais pequena para permitir a tal respiração e penso eu, que já não seria necessário instalar as ventoinhas e a temperatura permitia poupar energia, uma vez que o termostato é regulado numa temperatura inferior. (acho eu)

Pois quanto a altura penso que no meu caso tinha pensado entre os 7 e os 8cm, uma vez que vai levar lâmpadas T5, que são mais pequenas e gastam menos.

Os reflectores vão ser ou uma chapa de metal ou fita cola metálica, que é o que tenho nos outros aquas e funciona bem e não ocupa espaço, porque é fixada na tampa.

Quanto aos balastros vou colocá-los á parte, em princípio dentro do móvel mas resguardados talvez por uma caixita de madeira com uns furos para respirar.

Cumpts

"Comunitário" e "The World of Red Cherry´s"

doisg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, há luz que sai mas só pela parte de traz.

Para o que eu quero é óptimo porque também ilumina aquele canto da sala.

Vou tentar fazer um desenho a ver como fica.

"Comunitário" e "The World of Red Cherry´s"

doisg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:Fade-color

 

Na hora de almoço estive a pensar, que madeira utilizar que aguente a humidade e derrepente lembrei me e se utiliza se uma plicula de acrilico para furar o interior???não sei qual a espessura minima que existe mas tipo com 1 mm era o ideal, depois colava a madeira.O que dizem??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem de haver algum produto, tipo verniz ou qualquer coisa do genero, que isole a madeira da humidade.

 

So falta encontrar o produto.... :Fade-color

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como proteger e isolar contra a humidade?

 

Usar a TINTA ANTI-HUMIDADE da XYLAZEL que protege e isola contra a humidade de ondensação e salitre. É transpirável. A humidade não se acumula sobre as superfícies. Adequada para casas de banho, cozinhas e caves.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os polidores têm dessa tinta e tipo convem dar dar tapa poros e verniz para proteger da agua ^^

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No fim de semana estive a ver a tinta que foi indicada para utilizar, devo ir usar a Xylazel Aqua parece me a mais indicada.

 

Falta me ver preços e aonde comprar.

 

 

Anexo Catalgo da Xylazel:

 

http://www.xylazel.com/adjuntos/CatalogoProdutos_PT.pdf

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

eu já tive os meus aquas com tampas de pinho e apenas usei tapa poros e verniz e nunca tive problemas

depois desiste delas porque achava pouco estético parecia mais um caixote e agora tenho só calhas que para além de gostar mais no verão não existe tanto aquecimento na agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

eu já tive os meus aquas com tampas de pinho e apenas usei tapa poros e verniz e nunca tive problemas

depois desiste delas porque achava pouco estético parecia mais um caixote e agora tenho só calhas que para além de gostar mais no verão não existe tanto aquecimento na agua.

 

 

Boas

 

Estava a pensar embelezar a tampa c umas faixas de aluminio, ainda esta na fase de estudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

Se consultares as Fichas Técnicas desse produto verificas que essas tintas têm Princípios Activos Biocidas, para preservar as madeiras de Fungos e Xylófagos. Logo incorporam "venenos" que com alguma facilidade podem passar para dentro do aquário afectando a vida que nele se pretende proteger.

 

Pelo menos no interior da tampa não deves utilizar estas tintas. Tens outra alternativas para o interior, onde uma tinta branca até iria ajudar à reflexão da luz da luminária. No exterior, se queres conservar o aspecto natural da madeira, podes utilizar um verniz, com ou sem brilho, e sem risco para a vida do aquário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

Tens no mercado boas tintas de base aquosa perfeitamente adequadas para o efeito que desejas.

Numa boa loja de tintas com certeza que te ajudam a seleccionar uma boa solução para o que pretendes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais