fertilizante de bonsai em aqua


nelsomsdias

Recommended Posts

ola

 

depois de muito ler acerca de fertilizaçao e testar alguns diferentes fico com umas duvidas

 

antes de mais o melhor fertilizante que ja tive num aqua foi fertilizante de fundo tipo po\terra\barro sei la da marca sera , vinha num pote de varios kg

mas ha mais de um ano que tento encotrar este tipo de fertilizante e memso as lojas \ comerciantes e vendedores dizem que esse substarto de fundo ja na se comercializa , por pena minha

 

depois de ver aqui no forum topicos acerca deste assunto tenho uma questao :

 

terra pra bonsais

 

marca : compo sana

propriedades :Ph 5.0 - 6.5

conteudo em adubo 80 - 250 mg\l azoto

80 - 280 mg\l fosfato

100- 350 mg\l oxido potassio

conteudo basico : turfa , argila ,areia , cal e elementos nutrientes

 

ora bem

esta é a ficha tecnica

 

 

algum destes nutrientes sera maligno pro aqua? o objectivo claro é um plantado de 350 l , testarei primeiro num aqua de 40 l mas antes gostaria de esclarecer esta duvida.... tenho valisnerias e outro tipo de plantas de folhas maior e nao compridas

o problema é que anets com o substarto de fundo as valisnerias cresciam em modo praga hehe e agora as raizes estao muito fracas e o crescimento so nas plantas ja existentes e nao nascem novas plantas , onde mantenho o ph a volta dos 7,2 , a 25 , 26 graus a agua e sistema de co2 caseiro com medidores diversos parametros da agua que me dizem estar tudo normal, o co2 ate em niveis muito bons , mas o problema parece me prender se ao facto das raizes das valisnerias começarem a apodrecer , mas as raizes de outras plantas crescem e muito bem, uma outra planta ja se multiplicou , suas raizes estao longas e muito brancas em optimas condiçoes , outras plantas que crescem agarradas a pedras e troncos ( sem ser enterradas ) crescem tb duma forma muito boa e natural

mas as valisnerias nada entao queria voltar a colocar um substrato de fundo

 

opinioes please .....

 

obrigado desde ja e boa aquariofilia a todos ........

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja uma hipotese se o misturar com areia para não ser tão concentrado, mas existe pessoas aqui no forum com conhecimento de quimica, biologia e que poderam dar uma ajuda mais profissional.

 

Já agora, quanto fica o kilo?

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O preço é fantástico para um saco de 5kg, apenas falta saber se é eficaz, mas aparentemente misturado com outro fertelizante com outro tipo de nutrientes é uma boa aposta económica, pode-se ainda diluir com areia fina para evitar excessos.

 

Conta depois a tua experiência?!

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

o preço é do outro mundo mesmo

mas ca esta

tao barato que é que desconfio se sera assim tao util

o interesse é misturar com outro substrato ou turfa

 

a duvida consiste muito em se algum destes ingredientes sera prejudicial a fauna e a flora

 

 

marca : compo sana

propriedades ph 5.0 - 6.5

conteudo em adubo 80 - 250 mg\l azoto

80 - 280 mg\l fosfato

100- 350 mg\l oxido potassio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até a data zero problemas e já la vão 2 meses que o aqua esta a funcionar.

 

 

boas, com esses fosfatos nao tens problemas com algas? que plantas tens e fertilizacoes realizas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em que aquarios utilizaram? o que são bons resultados?

 

areia e cal como componentes do substrato... hmmm... acho que vais andar um bocado ás turras com as durezas e com o pH

 

esse valor de fosfato tão variavel... se tiveres sorte levas com "pouco" fosfato, se tiveres azar, levas com uma bela carga dele....

 

supunhamos que tens azar e que levas com um com o fosfato perto do topo...digamos 200mg/l... e que utilizas 5L num aquario de 80l...

 

12,5ppm de fosfato para começar...

 

depois também não sabes em que forma está o azoto... amónia e nitratos são os mais utilizados... fazendo as mesmas contas de cima...

 

eu não utilizaria...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho umas 10 valisnérias,4 anubias,3 anubias nano,elodeas,egeria densa mais umas plantas flutuantes que não me lembro o nome e como fauna 10 neons,6 danio zebra,4 ramirezis,1 pleco,12 corydoras e 2 discus ,CO2 caseiro é mais ou menos isto tudo montado há mais de 2 meses com tpas semanais de 20ltrs.Tá aqui para quem quiser ver ,há e faço medições da agua todos os 15 dias.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho umas 10 valisnérias,4 anubias,3 anubias nano,elodeas,egeria densa mais umas plantas flutuantes que não me lembro o nome e como fauna 10 neons,6 danio zebra,4 ramirezis,1 pleco,12 corydoras e 2 discus ,CO2 caseiro é mais ou menos isto tudo montado há mais de 2 meses com tpas semanais de 20ltrs.Tá aqui para quem quiser ver ,há e faço medições da agua todos os 15 dias.

 

 

pois, por isso é que eu perguntei, nao tens nenhuma que tenho "necessidade" de substracto fertil e muito menos co2... de certeza que nao tens algas? lool

 

Repara, ninguem esta a duvidar de ti, secalhar ate conseguiste descobrir uma boa solucao, mas vai totalmente contra o que é o meu conhecimento de parametros! lol

 

sera que o azoto ja sao nitratos e equilibra com os fosfatos? fazes testes de nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao estou a duvidar de dizeres que tens bons resultados, a questão é que a noção de bons resultados varia de pessoa para pessoa. Por acaso não tens o link para o topico com as fotos do teu aquario?

 

é que tambem como disse o nuno, todas as tuas plantas são "plantas de combate".

 

Para além disso, 2 meses não são ainda um teste aturado ao substrato...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem mais de 300ltrs e foi montado nos finais de Setembro.Andei a pesquisar bastante em sites brasileiros pois queria gastar o menos possivel,e entre este e o húmus de minhoca preferi este,pois também era o que me aconselhavam.Mais logo faço os testes e posto aqui os resultados.Mais 1 coisa dou comer 3 vezes ao dia de manha quando chego do trabalha tipo 7hrs dou flocos da Sera, as 14hrs granulado da Ellos e da Sera para discus a noite por volta das 23hrs um pouco de papa para discus umas ervilhas sem casca ou batata ou courgete ou abobara depende do que há no frigorífico.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,aqui estão os valores dos últimos testes :

-PH :6.5

-KH :2

-GH :3

-NH3:0

-NO3:0

-PO4:0.1

E o que dizem são bons?

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um plantado?

 

não...

 

e ainda por cima são estranhos para os componentes anunciados para o substrato...

 

mas umas fotografias seriam ainda melhores

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ainda por cima são estranhos para os componentes anunciados para o substrato...

 

se o substrato for tipo barro, talvez retenha os iões no fundo e vá libertando muito lentamente para a coluna de água, ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais