First one


gasolino

Recommended Posts

Olá a todos! Já há muito que estava para me iniciar neste hobby a "solo" mas só á coisa de 3 meses é que decidi finalmente arrancar ;)

Nestes últimos 3 meses passei cerca de 2 meses a ler, a informar-me sobre aquariofilia e a tentar reduzir ao máximo os custos sobre o material necessário. Mas a experiência a serio começou á cerca de 1 mês quando realmente enchi o AQUA pela primeira vez.

 

Dimensões: 100x40x50

Iluminação: 2x30W T8 + 2x36W PLL

Filtragem: Jebo 819B

Aquecimento: 1xJager 150w

CO2: caseiro(gelatina) difusor de cerâmica

 

Substrato: Akadama e Florite

Decorações: raiz de videira e rocha de lava

 

Flora:

Hygrophila Polysperma

Hygrophila Polysperma sunset

Egeria Najas

Heteranthera Zosterifolia (HZ)

Ludwigia Glandulosa

Staurogyne sp

Rotala rotundifolia sp green

Rotala colorata

Ludwigia repens

eleocharis parvula

Vallisneria spiralis

Lilaeopsis novae-zelandiae

Bacopa monnieri

fittonia superba red

 

Fauna:

3xOtos

1xSAE

3xCorys

3xAncistrus

10xNeons

6xNeons rosa

2xCruseiros

2xBotia Striata

 

Química da agua:

PH -6.5 *

NO3 - 5 *

*valores actuais.

 

Dia-1

Esteve praticamente um mês com este aspecto :D

 

gallery_40528_1891_410030.jpg

 

E aqui começou a aventura: plantar..... eu sei.... mal se conseguem ver :dry:

 

gallery_40528_1891_6199.jpg

 

E a encher!

 

gallery_40528_1891_486406.jpg

 

Primeiro contra-tempo! lol

 

gallery_40528_1891_149513.jpg

 

Dia-2

Resolvido! e o moonlight a bombar!

 

gallery_40528_1891_445191.jpg

 

Dia-4

Adicionada a spiralis e a ciclar

 

gallery_40528_1891_832511.jpg

 

Dia-12

Aqui já se nota algum crescimento nas plantas! o que pouco se nota são os dois Otos! Um deles está dentro da rocha ;)

 

gallery_40528_1891_678376.jpg

 

Dia 15

Foram necessários 15 dias pra poder tirar o saco de cima do tronco! .... mas teve que lá ficar uma pedra :dry:

novos habitantes NEONS e CORYs :cool2:

 

gallery_40528_1891_325073.jpg

 

Dia 25

Mudança de layout, colocação de fundo preto e mais habitantes..NEONs rosa e ANCISTRUS :)

 

gallery_40528_1891_754818.jpg

 

Dia-29

Neste dia foram introduzidas mais duas lâmpadas PLL de 36W DIY. Também já se pode ver a parvula...apenas com dois dias de vida neste aquario ;)

As fotos tão um bocado más porque as pilhas da minha maquina acabaram e tive que recorrer ao telemóvel!

gallery_40528_1891_200709.jpg

gallery_40528_1891_466135.jpg

 

Peço imensa desculpa pela qualidade das fotos, como vocês podem comprovar sou uma autêntica nulidade a tirar fotos!

Num futuro próximo vou retirar o filtro biobox, pois é um monstro dentro do aquário e também porque me está a roubar cerca de 26l litros de espaço.... Estou a pensar em por um Eheim classic 2215 ou mesmo um fluval... o que acham?!

Vou tentar ter isto actualizado cheers

Aceitam-se criticas! :P

Editado por gasolino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Olha... começa a podar as plantas, principalmente esses pés mais compridos... e começa a replantar ao lado.

Assim... vais aumentando a flora... e dando mais força às plantas.

Tenta juntar mais as plantas...e o aquário fica mais equilibrado.

Mas para primeiro aquário... muito bom.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Olha... começa a podar as plantas, principalmente esses pés mais compridos... e começa a replantar ao lado.

Assim... vais aumentando a flora... e dando mais força às plantas.

Tenta juntar mais as plantas...e o aquário fica mais equilibrado.

Mas para primeiro aquário... muito bom.

;)

 

Estas te a referir ás plantas da parte central, do lado esquerdo ou direito?

As do lado esquerdo enraizaram na rocha... vai ser difícil poda-las de forma radical, mas sim,

vou ter k organizar uma poda em massa para este fim de semana :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso que o Canito esta a referir-se a todos os pés compridos dessa forma começas a delinear as moitas e o aquário fica mais composto de qualquer forma parabéns pela tua 1ª montagem.

 

 

Cump.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas te a referir ás plantas da parte central, do lado esquerdo ou direito?

 

Estou-me a referir as plantas de caule que tens na traseira do aquário.

Na esquerda... as Hygrophilas... ao centro... as Ludwigias... e à direita... as Rotalas.

Todas elas deviam ser podadas e replantadas.... assim... ficarias com moitas mais bem compostas.

Além de que, ao podares, as plantas de caule... vão crescer com mais força. :discuss_gathering:

Podes fazer por fases... hoje umas... mais tarde.. outras.

Cortas... e ao lado.. replantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois!

Vou mesmo tratar disso este fim de semana, depois meto uma foto pra verem como ficou :slbsmile:

 

Já agora, com a fauna que já tenho e que não pretendo aumentar(apenas escalares), quantos escalares me recomendam? vou comprar juvenis e queria que se formassem uns casais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que para 1o aquario ta muito bom mesmo.

Mas como o Canito diz acho que deves começar a podar as plantas e a replantar para dar mais força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito porreiro o aqua.

Só acho que essa pedra com esse buraco, tem um aspecto um pouco artificial. Com algumas pedras diferentes e algum jeito podias por isso bem melhor.

 

PS: Esse peixe que está dentro da pedra e que dizes que é um Otto, é na verdade um CAE (Chinese Algae Eater). Apesar do nome, ligam poucos às algas e são muito agressivos com os outros peixes e extremamente agressivos com os peixes da mesma espécie. Chegam mesmo a matar os outros habitantes do aquário por tanto os stressarem, para alem disso têm a mania de se tentar agarrar aos Dicus e Escalares para lhes sugar o muco que estes produzem da pele.

 

Aconselho-te a tira-lo enquanto é tempo, mas digo-te que tens pela frente 1 bico de obra. Esses bichos até no areão se enterram quando estão assustados.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito porreiro o aqua.

Só acho que essa pedra com esse buraco, tem um aspecto um pouco artificial. Com algumas pedras diferentes e algum jeito podias por isso bem melhor.

 

PS: Esse peixe que está dentro da pedra e que dizes que é um Otto, é na verdade um CAE (Chinese Algae Eater). Apesar do nome, ligam poucos às algas e são muito agressivos com os outros peixes e extremamente agressivos com os peixes da mesma espécie. Chegam mesmo a matar os outros habitantes do aquário por tanto os stressarem, para alem disso têm a mania de se tentar agarrar aos Dicus e Escalares para lhes sugar o muco que estes produzem da pele.

 

Aconselho-te a tira-lo enquanto é tempo, mas digo-te que tens pela frente 1 bico de obra. Esses bichos até no areão se enterram quando estão assustados.

 

1 Abraço

 

Obrigado Mario!

 

Pois é, também não sou nada fã desta rocha....mas como foi oferta, vou usa-la durante uns tempos. E quanto aos Otos....TENS TODA A RAZÃO!!! Malditos bichos passam o tempo a assustarem-se por tudo e por nada... até levantam gravilha! quando os comprei pensei serem Otos porque estavam identificados por Limpa vidros Limpa vidros(Otos) até hoje nem cheguei a confirmar pela imagem!

Pois é... eu não quero peixes asiáticos no meu aqua!!! Alguém quer adoptar uns CAE?! até tão bonitos LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito!

 

Parabéns :Fade-color

 

Obrigado!

 

Já agora que rochas são essas que tens no teu aquário? Gosto muito tanto da cor como do efeito que dão! A minha parece muito artificial, tou a pensar mudar um bocado as coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com excelente aspecto, a variadade de cores nas plantas é o máximo, a escolha de primeira fauna tambem é boa, são resistentes e bastante amigáveis,

A relação em dimensão entre a pedra e tronco é boa. ~

Mantem as plantas podadas para não ficar muito comprido e escuro o aquário.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com excelente aspecto, a variadade de cores nas plantas é o máximo, a escolha de primeira fauna tambem é boa, são resistentes e bastante amigáveis,

A relação em dimensão entre a pedra e tronco é boa. ~

Mantem as plantas podadas para não ficar muito comprido e escuro o aquário.

 

boas robintiago,

Obrigado! Para mim já tá a ficar um bocado plantado a mais :D amanhã vou fazer uma poda geral e tentar arrumar melhor as coisas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São basaltos, apanhados e escolhidos meticulosamente na Natureza.

 

Já não me lembro é do nome da Serra onde os fui apanhar.

 

MAs existem vários locais onde eles existem :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

Á muito que não vinha aqui actualizar isto mas com a compra de um filtro externo o cenário alterou ligeiramente.....não muito :D

mas com o trabalho que me deu tirar a biobox, visto ela estar colada ao vidro, acho que o aquário merece novas fotos. Também adicionei uns mini escalares á fauna ;)

 

Dia 78

gallery_40528_1891_258904.jpg

 

gallery_40528_1891_231191.jpg

 

Este escalar anda só as "bicadas" nos ancistros! Os bichos já nem saem detrás das plantas e muitas vezes, como o escalar ainda é pequeno, vai até lá para os chatear :P

Bom, por agora não há mais novidades, talvez tire mais umas fotos depois da poda que as plantas vão levar ainda hoje. :)

Editado por gasolino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.