Um Impulso :)


André19

Recommended Posts

Olá !

Hoje estava a "vadiar" pelo forum e impulsivamente, levantei-me da cadeira e pus maos à obra :o

 

Tinha um aquario peqenito a estragar-se à chuva, fui pra rua e comecei a limpa-lo !

 

Tinha areia branca e um areao preto, misturados :S estavam ja um bocado em mau estado :P

 

Lavei o aqua, separei o areao da areia (isto demorou-me mais de 1h) ... Fui ao meu outro aquario buscar umas plantas e comecei a dita montagem ;)

 

Antes de mais, devo dizer qe, por baixo da areia, pus terra do jardim, chamem-me maluco, mas foi o qe fiz ...

 

Coloqei a dita terra, a areia e de seguida algumas pedras e um peqeno tronco (muito pobrezinho, mas como foi à pressa, nao tinha mais nada para por).

 

 

Setup:

 

Aqua: 35x20x25

 

Iluminação: Um candeeiro :x

 

Filtro: Não faço a minima do filtro qe é ... É um peqenito qe prali tinha =/

 

Aquecedor: 75W

 

Substrato: terra do jardim :D

 

Areão: Areia branca e areao preto

 

 

 

Flora:

Fetos de java

Musgo de java

Rotalas Indica (atençao, nao tenho a certeza se sao mesmo xD)

Ludwigia

Polysperma

Egéria Densa

Cryptocoryne

Fauna:

2 Guppys machos

3 Guppys fêmeas

4 Alevins de guppy

2 Alevins de Platy Mickey Mouse

 

Sem mais a dizer, deixo-vos algumas fotos de má qualidade .. Foram tiradas com o tele e pronto, nao é preciso dizer mais nada, certo ?

 

 

25112009.jpg

 

25112009007.jpg

 

25112009006.jpg

 

25112009005.jpg

 

25112009004.jpg

 

25112009003.jpg

 

25112009002.jpg

 

25112009001.jpg

 

 

O melhor desta montagem foi sem duvida, o facto de quando fui pra encher o aqua, a agua da rede estava a faltar -.- pus alguma do meu outro aquario e o resto de agua da fonte aqi da terrinha :D

 

 

Sei qe nao esta nada demais, mas mesmo assim, foi com todo o prazer qe fiz esta montagem :P

 

Opinioes ? Criticas ?

 

Estao à vontade :D

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 222
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Uma pesquisa pelo forum por "CO2 caseiro" ou "DIY CO2" irás encontrar um tópico de um user que postou como fazer com garrafa de coca cola, mangueira, cola, etc. etc.

 

Vais ver que irás encontrar no subforum DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André19, fizeste uma coisa que já há muito tempo ando a pensar em fazer que é usar terra normal e até que enfim que apareceu um "corajoso" para o fazer. Vai dizendo como está a evolução das plantas, estou curioso. Se calhar andamos aqui a gastar rios de dinheiro com substratos elos, ada´s e jbl´s e se calhar com terra de jardim obtemos melhor resultados.

 

Vai actualizando!

 

Abraço

 

Vítor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não é a 1ª vez qe uso ...

 

Usei num de 60 e tal litros qe ainda hoje nao foi desmontado ... Nunca usei fertilizantes, nem co2 e mesmo assim tenho de andar de volta e meia a podar as plantas ...

A quantidade de terra qe usei foi muito pouca, apenas para experimentar ... Neste ja usei uma quantidade maior, mas para admiraçao minha a agua nem ficou muito turva ao contrario do outro ...

Como ainda nao ganho €€€, utilizei terra, veremos como se safam as meninas plantas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda bem que não utilizaste muita terra.

 

Devias, na minha opinião, ter utilizado mais 'isolante' para que os nutrientes da terra não se escapem para a coluna de água (algas instantâneas).

 

O meu conselho é: Uma boa camada de 'isolante' com pelo menos o dobro da espessura da camada de terra, por cima dessas camadas a areia decorativa e muito importante, deixar esse substrato saturado de água durante umas semanas (um mês é suficiente) para que um biofilme protector se forme à superfície e impeça que os nutrientes da terra se escapem, mas também que a flora bacteriana fundamental à decomposição e transformação do solo se estabeleça.

 

Eu tenho um Aqua (60 litros) montado nesse termos (terra de vaso do Leroy Merlin), onde espero vir a ter criação de Microrasboras Galaxy que se estão a auto-alimentar de crias de Red's e C.R.S.

Quanto a CO2 ainda não tive necessidade de o injectar pois o que é libertado pela matéria orgânica em decomposição e pela 'respiração' bacteriana é suficiente.

De salientar ainda que tenho um tapete desmesuradamente denso de eleocharis parvula e acicularis, uns pés valentes de Rotala (da mesma variedade da tua) rotundifolia, umas quantas Cryptos (que nem meltaram) uns quantos pés de Pogostemon helferi, duas Echinodorus (Ozelot green e tenellus) uns fetos de Java uns runners de Glosso, e uma moita de Hemianthus micranthemoides.

Claro que contei (e conto ainda) com a ajuda de umas quantas flutuantes, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (anã), Limnobium laevigatum, salvinia, lemna e um molho de riccia que formam uma 'nata' que cobre a superfície do Aqua.

 

Tem cuidado com a terra, funciona muito bem mas ainda é mais potente que aqueles substratos todos pi-pis e que custam os olhos da cara das marcas 'profissionais'.

 

Além de não precisar de injectar CO2, a fertilização na coluna de água ainda não foi começada, pois as plantas ainda não apresentam sinais de carência.

 

Como foi só um teste, não documentei convenientemente com fotografias e as que tenho estão muito escuras pois a iluminação dele é constituída por três lâmpadas economizadoras de 11 watts (6400 K)

Mas agora que aprendi mais algumas coisas, conto montar a versão 'final' e essa sim será devidamente esmiuçada...

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areão grosso ou areia vulcânica (no meu caso) colocada de maneira a não deixar a terra vir parar à coluna de água.

 

Eu coloquei uma camada com o dobro da grossura da camada de terra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também já usei terra vegetal numa montagem e não tive problemas, mas dei-lhe um tratamento tipo como se dá ao humus de minhoca (lavar e ferver).

Convem obviamente selar bem a camada com areia ou gravilha de forma a não passar para a coluna de água.

 

De qualquer forma, acho que os resultados são consideravelmente mais fracos que com um produto especializado, tanto no crescimento da flora como na própria estabilização do aquário. Pelo menos da experiência que tive fiquei com essa opinião.

 

De qualquer forma, é um substrato fértil a meu ver.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavar e ferver a terra ?! :)

 

Sim lavar e ferver a terra. Basicamente é como tratar humus de minhoca.

 

É uma trabalheira, Só utilizei uma vez e foi para um aquário de 25L, por isso foi uma quantidade muito pequena.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário também está feito com terra de vaso, seguindo os conselhos do membro babykhan.

 

Até agora nunca utilizei qualquer fertilizante e as plantas estão óptimas :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqi vai uma peqena Actualização, em dois dias, pouco mudou :

 

 

27112009001k.jpg

 

 

Agora uma pergunta, o aquário, é peqeno e ainda nao sei qe especie de peixe heide por ...

Qeria este aquario para reproduzir algo ... Alguem pode dar a sua sugestao ?

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu estou a tentar o Microrasbora sp. 'Galaxy'.

 

Agora que aprenderam a comer o que lhes dou, espero vir a ter algum sucesso.

 

 

Abraço

P.S. Endlers podem ser outra opção válida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tem (costuma ter) Endlers puros é a mjm.

 

Eu já lhe comprei e só tenho a dizer bem.

Boraras não sei se terá, mas é uma questão que lhe podes colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.