Crias fracas


sousa filho

Recommended Posts

Ola pessoal, bom tenho um casal de discos que está desovando, os pais fazem o ritual normal de reprodução e cuidam bem dos ovos, acontece que quando os alevinos eclodem eles não conseguem nadar, não saem do local da desova, depois, no 2º dia, passam a cair no fundo do aquario, os pais tentam coloca-los de volta, mas eles voltam a cair e morrem, parecem fracos, alguem tem ideia do que ocorre? grato pela ajuda. Sousa.

Editado por sousa filho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Uma das razões e os pais estarem um pouco debelitados fisicamente, outra pode ser mesmo uma questão genetica ou seja um dos menbros do casal pode ter os genes fracos. Não sei se e o caso mas aconselhava-te a adicionar vitaminas a comida para ver se os fortaleces, e quem sabe numa proxima postura os alevins saem mais fortes

Cump

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marques, obrigado pela tua contribuição. Em outra desova deste mesmo casal os alevinos se comportaram normalmente, mas como nasceram poucos, os pais desovaram novamente e acabaram por matar os que já estavam colados ao corpo, tentando pega-los como se fosse recem eclodidos.

Suspeito da agua, uso reverse osmose, condutividade bem baixa, mas não tenho como afirmar que seja o fator determinante, ou ação de algum agente danoso. Vc conehce os parametro ideias da agua para redprodução?Grato pela ajuda. []Sousa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que dizes não deve ser pelos parametros da água, PH e DH, mas sim por algo que esteja na água ou mesmo qualidade da mesma.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, adicionei o formol assim que ocorreu a desova, mas, infeliemente, não mudou a situação, tds os alevinos morreram após a eclosão, a unica diferença é que nascereu uma quantidade maior, acho que devido a ausencia de fungo. Não sei o que fazer agora...

 

[]Souza

Editado por sousa filho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser alguma carência alimentar por parte dos pais. Se não estiverem nas melhores condições e não tiverem uma alimentação adequada, podem nascer crias fracas.. Experimenta dar-lhes uns dias de descanso e começa a dar-lhes um suplemento vitamínico na comida. Eu tive que fazer uma coisa do género com um casal meu (pigeon silver) que só agora é que começou a conseguir ter crias. Há um suplemento muito bom para casos desses (é o que uso nos meus), mas tens de encomendar em algum site, pq n ha ca em Portugal. Foi desenvolvido por um criador de discus (Andrew Soh) em Singapura. Chama-se pro-more.

fica aqui um link com a descrição caso fiques interessado.

 

http://www.fishkeepers.co.nz/forums/viewto...?f=13&t=722

 

cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ola pessoal, retornando ao topico.

Bom, ainda não resolvi o problema, a situação ocorre com os 03 casais que tenho, por isto descarto alguma causa relacionada aos pais, tentei adicionar agua da torneira na de reverse osmose, cerca de 10% e noutro casal 20%, o problema continua, então resolvi esterelizar os aquarios, caso exista algum patogeno mais resistente, depois informo se resolveu.

Se alguem quiser acrescentar algo, agradeço. Souza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é simplesmente um ataque parasitário coloca formol na água que isso deixa de acontecer...

 

 

abraço

 

João Ferreira

Concordo com o João!

Cumps

Logofinal_28copy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sousa dix.me uma coisa por acaso nao te apareciam no aquario uns bichinhos brancos colocados nos vidros?

 

 

se sim...o problema é esse...é que não são planárias mas sim nématodos...atenção que se alimentam dos alevins e dos ovos...

 

 

 

 

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João, não observei a presença deste organismo citado por vc, mas como esterelizei os aquarios, se existiam, se foram, e ainda não ocorreu desova pós limpeza.

 

Aproveitando, a resina que fica apos a membrana da osmose está desgastada, ela quem fazia o PH ficar acido, agora está alcalino.

 

Você sabe a importancia do PH na reprodução dos Discos?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião desde que o ph esteja entre 6 a 7,5 a importancia é diminuta...

 

se me falares na conductividade ai sim podemos falar de importancia

 

sabes qual é a conductividade da tua água de osmose?

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João, possuo dois aparelhos que medem o TDS e a Condutividade.

 

Agua de osmose reversa:

 

TDS = 23ppm Condutividade: 0,04 ms/cm

 

Agua de Reverse Osmose + 10% da agua de torneira:

 

TDS = 72ppm Condutividade: 0,13 ms/cm

 

No entanto, estou com difculdades para interpretar estes dados.

 

Se puder me ajudar, agradeço.

 

Atualmente uso a ultima combinação.

 

[]Souza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sousa

 

olha em relação aos testes ta tudo bem

 

 

neste momento os testes ta tudo ok....

 

Agora eu inclino-me mais para o que o jCC disse ..isto é... ou falta de vitaminas ou um dos dois do casal é fraco geneticamente...

 

 

podes usar protovit ou vitaminas daquelas para crianças.,...

 

na comida

 

vai dando noticias!

 

Abraço

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Como foi resolvido? Com as Vitaminas?

 

 

Não foi possivel determinar o que resolveu, pois tentei simultaneamente 04 opções:

 

1 - Vitaminas para as matrizes

2 - Adicionei Seachem Discus Trace

3 - Sulfato de Cobre (verifiquei, com uma lupa, que havia pequenos organismos no aquario, semelhantes a paramécios)

4 - Aumentei a condutividade para 150

 

Antes de aplicar os itens acima, os ovos eclodiam com 48 horas, passaram a eclodir com 60 horas.

 

[]Souza.

Editado por sousa filho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais