[DIY] Maternidade com 20x50cm, utilizando um Cubo da Vodafone


Recommended Posts

Panomico_07.jpg


[DIY] Maternidade com 20x50cm, utilizando um Cubo da Vodafone



Caros Amigos,

Parece que já estou a ficar um perito a fazer maternidades, mas titulo esse está dependente da vossa apreciação :) :smile: biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Eu já tenho uma maternidade por cima do aquário, mas tenho sempre usado umas pequenas para os peixes mais pequenos, mas não gostava do aspecto no aquário principal.

Já fiz maternidades com taparuereses, com cubos da Vodafone e um com acrílico, mas nenhum me satisfez por completo. Por isso surgiu este projecto.


EXPERIENCIAS PASSADAS
O do Cubo da Vodafone no interior tinha pouca circulação de água (tinha furos nos dois lados mais pequenos), o taparuerese não tinha graça porque não via os peixes, e o de acrílico, era muito bonito, mas pouco prático, para desmontar para limpar o verdete, tinha que desmanchar a calha em cima para o conseguir tirar (o de acrílico também era do tamanho da profundidade do aquário).

OBJECTIVO DO PROJECTO
Neste projecto tinha o objectivo de reduzir o espaço de ocupação visível na frente do vidro, ter visibilidade para o interior da maternidade, ser espaçosa, ter circulação de água e segurança para não se afundar.

PROJECTO
Passos:
1) Peguei num cubo da Vodafone e dividi ao meio e cortei um pouco na altura;
2) Cada uma parte do cubo fica em cada uma das pontas do aquário, unidas por rede (rede mosquiteira);
3) Para manter a rede esticada coloquei calhas em baixo e em cima da maternidade;
4) Colei esferovite em cada ponta da maternidade, para a manter a sempre à superfície.

EXECUÇÃO DO PROJECTO
Cá vamos à parte mais interessante, FOTOS…

Inicio_01.jpg
Como podem ver na foto, já tinha o cubo cortado, as calhas no interior já cortadas à medida, e com a rede por baixo para verificar as medidas.

Inicio_02.jpg
Depois da fita fica a zona onde se vai colar a rede ao acrílico. Da minha experiencia, pelo menos em taparuereses, as junções com o tempo descolavam, para evitar isso, risquei a superfície de colagem com um berbequim e fiz furos, para depois de colar a rede com silicone, coser com uma linha de pesca, colocando mais silicone depois por cima. (A fita preta, serviu para retirar o excedente de silicone)

Inicio_03.jpg
Inicio_04.jpg
Depois da rede cortada.

Inicio_05.jpg
Primeiro colei o silicone no acrílico, depois a rede, depois cosi com a linha de pesca. Por fim acrescentei mais silicone em cima da linha.

Inicio_07.jpg
Resultado depois das colagens, faltando só as calhas em cima.

Inicio_09.jpg
Vejam as calhas, comprei-as no AKI custou 3€ cada uma. A calha que está ao lado, que ficará em cima, é tipo aquelas de encadernar folhas A4.

Inicio_10.jpg
Vejam a flexibilidade da maternidade, é fácil de tirar e por, e assim ficará sempre justa no aquário, evitando que ganhe verdete entre o vidro e o acrílico, assim espero eu :).

Resultado final:
Inicio_11.jpg

Inicio_12.jpg


Fotos dentro do aquário:
Panomico_03.jpg

FRENTE
Frente_06.jpg

Frente_07.jpg

Frente_09.jpg

LADO
Lado_01.jpg

Lado_03.jpg

Lado_Pano_02.jpg

Lado_Pano_01.jpg

ESQUINA
Esquina_03.jpg

VISTA DE CIMA
Cima_Detalhe_01.jpg


DETALHE
Lado_Detalhe_01.jpg
Lado_Detalhe_02.jpg
Para além de ter uma rede grande que aumenta a circulação de água, esta saída do aquário maternidade em cima, aumenta circulação.

Até agora posso dizer que estou satisfeito.

Cá fica o meu contributo, espero que tenham gostado e que possam tirar algumas ideias para as vossas experiências :) :smile: biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" /> biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Um abraço,
Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de prática, até não é inestética ;)

Gostei !

Se fosse eu arranjava um substituto para o esferovite.. Não gosto muito de ver.. Umas ventosas.. Sei lá xD

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha entendido a ideia mas com imagens e outra loiça, o único senão tal como disse o canhake é a esferovite, de resto nada a acrescentar, bom projecto.

 

A o outro caeruleus decidiu aparecer depois de dias, devia estar de ferias o malandro.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu arranjava um substituto para o esferovite.. Não gosto muito de ver.. Umas ventosas.. Sei lá xD

 

Já tinha entendido a ideia mas com imagens e outra loiça, o único senão tal como disse o canhake é a esferovite, de resto nada a acrescentar, bom projecto.

 

A o outro caeruleus decidiu aparecer depois de dias, devia estar de ferias o malandro.

Boas,

 

Eu na outra caixa da Vodafone com furos, coloquei ventosas pequenas e ficou muito mais bonita, com certeza.

 

Mas a ideia de não ter as ventosas é para que o acrílico fique mesmo colado ao vidro, para que não crie verdete entre as duas partes, e depois tinha outro contra, os meus peixes são gulosos e tenho que ter a certeza que a caixa não se afunda, eu com a outra caixa, de vez em quando escorregava um pouco no vidro, basta andar lá um a dar cacetada à caixa que esta podia mesmo acabar por virar, ainda esta semana, tinha lá uma maternidade que alguém a tombou e caiu ao fundo do aquário (perdi 10 peixes).

 

Então o "Malandro" já apareceu? :thumbup3:, deve ter tirado férias e como lhe cheirou a fêmeas veio ver as vistas :music_singguitar:

 

Um abraço,

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia para os flutuadores:

 

Podes colocar um tubo tapado dos dois lados de forma a manter o ar dentro do mesmo.

Tipo um tubo de ensaio tapado, ou um bocado de mangueira tapado dos dois lados.

Qualquer coisa transparente.

 

Como jeitoso que és com o acrilico, inventa um tubo quadrado. Bem selado e sem fugas de ar....

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia para os flutuadores:

 

Podes colocar um tubo tapado dos dois lados de forma a manter o ar dentro do mesmo.

Tipo um tubo de ensaio tapado, ou um bocado de mangueira tapado dos dois lados.

Qualquer coisa transparente.

 

Como jeitoso que és com o acrilico, inventa um tubo quadrado. Bem selado e sem fugas de ar....

 

cps

Boa ideia.

 

Não tinha pensado nisso, sempre tenho feito com esferovite, mas posso requintar mais um pouco a maternidade, vou andar atento a tudo o que é tubos acrílicos, redondos ou quadrados, e em relação aos lados não preciso de tapar, basta encaixar dentro da maternidade e isolar com silicone.

 

Por acaso no Domingo vi na casa do Alfredo (PDI) os tubos acrílicos a fazer de bóias e ficaram muito bonitos, mas não associei à minha, pois já não queria pensar mais em Maternidades :music_singguitar:

 

Muito obrigado pela dica.

 

Um abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso no Domingo vi na casa do Alfredo (PDI) os tubos acrílicos a fazer de bóias e ficaram muito bonitos, mas não associei à minha, pois já não queria pensar mais em Maternidades ;)

 

Iguais aos meus Já não arranjo, pois minha filha já não usa esse perfume, mas se quiseres tenho aqui uma pontinha de um tubo transparente que utilizava para por lâmpadas florescentes numas maquinas.

 

cump.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se quiseres tenho aqui uma pontinha de um tubo transparente que utilizava para por lâmpadas florescentes numas maquinas.

Alfredo, são tipo acrílico? qual o diâmetro?

 

Estou a pensar fazer assim:

Mate_tubo.jpg

 

A ideia será com um tubo de 3cm de diâmetro, tipo tubo de ensaio de acrílico ou plástico transparente.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que está bem esgalhada a tua maternidade. nunca tive nenhuma mas essa parece bem funcional. quanto às bóias essa do tubo foi bem pensada, mas porque não metes só 2 sobre o comprimento? ficava mais simples e estruturalmente mais resistente. outra solução seria pôr esse esferovite nos canto mas horizontalmente, preso nos cantos com um pedacinho de acrílico por exemplo,assim não se ia ver por fora do aqua e mantinha flutuabilidade e se calahar até aumentava a estabilidade...

outra coisa, podias pensar em algum tipo de estrutura acrílica no fundo, tipo um rectângulo furado em 3 ou 4 quadrados grandes deixando só uma estrutura ligeira e inteiriça, apoiando a rede por dentro. a ideia era teres algum apoio para umas pedras ou plantas ou o que queiras pôr dentro da maternidade, mas sem fazer peso na rede, para não se verem esses cones no fundo da maternidade quando está no aqua.

mas está muito fixe já assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E porque não o fundo inteiro em acrílico? Melhorava a estabilidade da maternidade e permitia uma melhor limpeza evitando a passagem da sujidade para dentro do aquário.

 

Claro que agora as idéias não páram para dar a volta à cabeça do Valter.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E porque não o fundo inteiro em acrílico? Melhorava a estabilidade da maternidade e permitia uma melhor limpeza evitando a passagem da sujidade para dentro do aquário.

 

Claro que agora as idéias não páram para dar a volta à cabeça do Valter.

Um abraço

 

Ele fez o fundo todo em rede para ser mais fácil de desmontar e retirar do aquário.

 

Valter são tipo acrílico transparente e deve ter a volta de 2cm de diâmetro, vou a procura para tirar medidas.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caríssimos,

 

Antes de mais, peço desculpa pela minha ausência.

 

E porque não o fundo inteiro em acrílico? Melhorava a estabilidade da maternidade e permitia uma melhor limpeza evitando a passagem da sujidade para dentro do aquário.
José, relativamente à tua nota, não coloquei acrílico no fundo por 2 motivos, antes desta experiencia, eu fiz uma caixa em acrílico muito idêntica a esta (estrutura só) e com o tempo começou a ganhar verdete por dentro e for fora, o segundo motivo foi a circulação de água.

 

O que o Alfredo diz, também foi um factor ("mais fácil de desmontar e retirar do aquário"), mas falando disso do fundo, essa questão poderia ser ultrapassada colocando um fundo amovível em cima da rede, uma placa que encaixasse justo ao fundo e com o seu peso ficava bem encaixada. Depois de colocar a maternidade no aquário, podia acrescentar a placa, entrando inclinada.

 

Em relação à sujidade, até prefiro que sai da maternidade e vá para o aquário principal e depois para os filtros.

 

Valter são tipo acrílico transparente e deve ter a volta de 2cm de diâmetro, vou a procura para tirar medidas.
Olá Alfredo, ainda tens esse tubo? se calhar aceitava esse tubo, 4 tubos com 10cm (40cm no todo) deve dar flutuabilidade suficiente. Tenho lá uma fêmea Caeruleus para ti. Temos que combinar isso.

 

Obrigado pela dicas.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...