[Artigo] Actos predatórios


hugo feio

Recommended Posts

Actos predatórios

Peixes Vs Camarões

 

Quase todos os peixes são predadores naturais de seres vivos de tamanho inferior, considerando aparte peixes herbívoros, claro. Porém como todos nós sabemos existem os peixes que têem tamanho e voracidade suficiente para comer um camarão, como bettas, escalares etc. E existem peixes mais "meigos" e de tamanho inferior muitas vezes equivalentes ao dos camarões, que pelo mesmo facto, não têem capacidade de o fazer.

Falemos, agora das "personalidades" de certos peixes predadores de camarões... Existem peixes que podem atacar vorazmente os camarões, desde os Caridina multidentata, aos Red cherrys, até mesmo peixes de tamanho equivalente ou inferior ao de certos camarões como é o caso dos bettas para os Camarões Madeira, os Camarões Madeira podem não caber na sua boca, ao seja, devoram-nos vivos há dentada ! Mas, há muitos relatos, e falo também por experiência própria, é muitas vezes possível a manutenção de camarões com peixes extremamente agressivos com eles, mais uma vez vai de peixe em peixe, posso também dizer que já manti um casal de red's num comunitário com escalares, bótias, guppys, corys etc. Porém nunca consegui a reprodução dos mesmos nesse aquário devido ao enorme stress a que estavam submetidos, é extremamente desaconselhável, pois não há garantias de como os peixes irão reagir, á presença dos camarões, e mesmo que não reajam com agressividade, será extremamente stressante para os camarões, e nunca demonstraram todo o seu esplendor!

Passo então a listar alguns dos peixes mais aconselhados para manter com camarões:

 

Guppy- (Poecilia reticulata) Pode conviver em paz com especímenes adultos mas podem atacar os alevins e juvenis pequenos.

Guppy endler- (Poencilia Wingei) Pode conviver em paz com especímenes adultos mas podem atacar os alevins e juvenis pequenos.

Zebrinha- (Danio rerio) Pode conviver em paz com especímenes adultos mas podem atacar os alevins e juvenis pequenos.

Rasbora Arlequim-(Trigonostigma heteromorpha)Pode conviver em paz com especímenes adultos mas podem atacar os alevins e juvenis pequenos.

Rasbora galaxy- (Celestichthys margaritatus) Pode conviver em paz com especímenes adultos mas podem atacar os alevins e juvenis pequenos. Porém são umas pequenas devoradoras, o que couber na sua boca é certamente devorado!

Néon tetra- (Paracheirodon innesi) Pode conviver em paz com especímenes adultos mas podem atacar os alevins e juvenis pequenos.

Otto - (Otocinclus affinis) Completamente inofensivos, herbívoros a 100 %

 

Estas são as espécies mais comuns de se encontrar há venda, outras muito semelhantes ás que foram numeradas serão certamente compatíveis.

Passo então a listar também as espécies predadoras de camarões :

Praticamente todas as espécies de Cíclideos

Incluindo:

Escalares- (Pterophyllum Scalare)

Discus- (Symphysodon discus)

Ramirezis- (Mikrogeophagus ramirezi)

etc.

Bettas- (Betta splendens)

Bótias- (vários tipos)

Barbo tigre- (Barbus tetrazona)

Alguns trichogaster- (vários tipos)

C.A.E- (Gyrinocheilus aymonieri)

etc.

 

Agora, há que ter em consideração que qualquer destes peixes come os recém-nascidos, exceptuando o Otocinclus Affinis.

 

Bem acho que é tudo, meus caros, qualquer dúvida, perguntem !

Fiquem bem.

Editado por hugo feio
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Oh, Hugo! Isso são maneiras de acusar os peixinhos? E eles que te pediram segredo, Pah! :D

Como foste capaz de te "xibar"? yikes

E agora, que vão eles comer? #food

 

Vamos lá ler o Tópico com atenção, que o Hugo não esteve aqui a falar para o "Boneco"!!!!

 

:x-mas: :D :D

 

Nota: Voto para tópico inamovível.

 

 

 

Betarato

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá hugo,

 

Pensei em falar no msn mas acho que aqui será o melhor local pois mais pessoas podem ver e opinar sobre este assunto.

 

Primeiro queria saber se aquela lista de peixes e acções é a tua opinião formada ou o que leste/ouviste.

 

Depois acho que existem alguns erros ao longo do texto.... mas para já não vou remexer nisso, tenho algo entre mãos que não me dá muito tempo para explicar tudo mas a seu tempo (se ninguém antes escrever sobre isso) o farei.

 

Como artigo acho que deves ser mais directo e sem palhaçadas (bonecadas).

 

Eu sei que o título te foi sugerido por alguém que não pesca nada deste assunto, mas como a pessoa tb não tinha conhecimento do texto não poderia fazer melhor mas penso que faria mais sentido actos predatórios do que compatibilidade (isto engloba mais do que comer e ser comido).

 

 

Falemos com mais tempo se for caso disso mas força, acho que fazes muito bem escrever estes artigos.

 

 

Betarato.... não é norma colocar nesta área colocar tópicos inamovíveis mas sim classifica-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá hugo,

 

Pensei em falar no msn mas acho que aqui será o melhor local pois mais pessoas podem ver e opinar sobre este assunto.

 

Primeiro queria saber se aquela lista de peixes e acções é a tua opinião formada ou o que leste/ouviste.

 

Depois acho que existem alguns erros ao longo do texto.... mas para já não vou remexer nisso, tenho algo entre mãos que não me dá muito tempo para explicar tudo mas a seu tempo (se ninguém antes escrever sobre isso) o farei.

 

Como artigo acho que deves ser mais directo e sem palhaçadas (bonecadas).

 

Eu sei que o título te foi sugerido por alguém que não pesca nada deste assunto, mas como a pessoa tb não tinha conhecimento do texto não poderia fazer melhor mas penso que faria mais sentido actos predatórios do que compatibilidade (isto engloba mais do que comer e ser comido).

 

 

Falemos com mais tempo se for caso disso mas força, acho que fazes muito bem escrever estes artigos.

 

 

Betarato.... não é norma colocar nesta área colocar tópicos inamovíveis mas sim classifica-los.

 

Viva, Hugo !

A lista de peixes, bem digamos que é um pouco dos dois, parte provém da minha expriência própria enquanto a outra vêm de outros artigos e posts deste e outros fórums...

 

Actos predatórios... Devo mudar então o nome do tópico para esse ?

 

Ok, fica combinada então a tal conversa...

Fica bem

E já agora obrigado a todos os outros !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola, depois de ler este topico fiquei com uma duvida brevemente vou montar um aquario de cherys e ja tenho um otto para la colocar agora gostaria de saber se posso colocar um grupo de corys?

ou seja que elas vão fazer dos red charys um petisco?

 

cumps

mgbravo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, depois de ler este topico fiquei com uma duvida brevemente vou montar um aquario de cherys e ja tenho um otto para la colocar agora gostaria de saber se posso colocar um grupo de corys?

ou seja que elas vão fazer dos red charys um petisco?

 

cumps

mgbravo

 

Viva !

Depende...

Por norma não irão comer os aultos, mas quanto aos alevins... Mas pode também depender de que espécie de cory queres meter...

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

Depende...

Por norma não irão comer os aultos, mas quanto aos alevins... Mas pode também depender de que espécie de cory queres meter...

Fica bem

 

ainda não pensem bem no assunto mas gosto de todas portanto eu queria arranjar uma especie que n me comesse o camarões

 

cumps

mgbravo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não pensem bem no assunto mas gosto de todas portanto eu queria arranjar uma especie que n me comesse o camarões

 

cumps

mgbravo

Se queres saber, acho que as melhores corydoras eram as pygmaeus... pequenas, brincalhonas, activas, e inofensivas, até são capazes de nem tocar nos alevins...

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e Crossocheilus siamensis, Nannostomus beckfordi, Ancistrus dolichopterus fazerao mal a camaroes? pensava que o peixe folha nao era ciclideo mas ja se foi a ideia de ter peixe folha

Editado por jpcr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e Crossocheilus siamensis(tem os seus riscos), Nannostomus beckfordi(em príncipio não comerá os adultos, mas quanto ás crias..., Ancistrus dolichopterus(em príncipio é seguro...) fazerao mal a camaroes? pensava que o peixe folha nao era ciclideo mas ja se foi a ideia de ter peixe folha( eheheh, acho que é capaz de não ser boa ideia, mas não estou certo, espera por mais opiniões....)

 

Respondido.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas comerem camarões à dentada?

 

No meu aqua de reprodução de bettas, tenho tido mais sucesso com as Caridinas que com os bettas....

Convivem alegremente.

 

Já vi camarões acabados de nascer... bem... quase... com cerca de 1mm andarem a rapar o fundo da maternidade da fêmea e esta vorazmente a comer a comida que lhe deito na superficie... e depois no fundo.. e nada de comer os mini-camarões.

 

E já agora os bettas têm uma rotação elevada no aqua.... circulam por lá muitos casais de bettas e os camarões continuam por lá e reproduzem-se ferozmente.

 

PauloA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas comerem camarões à dentada?

 

No meu aqua de reprodução de bettas, tenho tido mais sucesso com as Caridinas que com os bettas....

Convivem alegremente.

 

Já vi camarões acabados de nascer... bem... quase... com cerca de 1mm andarem a rapar o fundo da maternidade da fêmea e esta vorazmente a comer a comida que lhe deito na superficie... e depois no fundo.. e nada de comer os mini-camarões.

 

E já agora os bettas têm uma rotação elevada no aqua.... circulam por lá muitos casais de bettas e os camarões continuam por lá e reproduzem-se ferozmente.

 

PauloA :D

 

Viva.

Tal como disse anteriormente, existem bettas, e há bettas ! Para ser mais específico refiro-me á personalidade de cada peixe...

Quando dizes caridinas, penso que te referes a Neocaridinas, talves red's ? Claro, o ritmo de reprodução dos red's é muito elevado, é possivél até que alguns dos red's desapareçam sem que se note, pois o ritmo de reprodução, justifica as baixas. Pode ser que os mini camarões não atraiam a atenção dos bettas e alguns adultos desapareçam como já disse...

Existe um leque de possíbilidades...

Espero ter esclarecido as dúvidas...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Não são reds. São Japonicas.

 

E com os betas não desapararecem... por aquele aquario já passaram mais de 10 machos diferentes e no mínimo outras tantas fêmeas. Não me parece coincidência.

 

Agora com os escalares, até os adultos já com 1cm ou mais... quanto mais saltam mais os escaleres os atacam... é uma verdadeira mariscada....

 

PauloA :D

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi camarões acabados de nascer... bem... quase... com cerca de 1mm andarem a rapar o fundo
Não são reds. São Japonicas.

 

 

Não é relevante para o que se trata neste tópico, mas......

tens a certeza que são caridina japonica (Caridina multidentata)?

É que estes não se reproduzem em agua doce!

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é relevante para o que se trata neste tópico, mas......

tens a certeza que são caridina japonica (Caridina multidentata)?

É que estes não se reproduzem em agua doce!

 

 

 

Cumps,

PC

 

 

Pois, agora também fiquei... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá qq coisinha...

 

Fui ver melhor e devem ser Neocaridina cf. heteropoda sp green.

 

Em todo o caso os bettas não mordem neles em qualquer fase do crescimento.

 

PauloA :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá qq coisinha...

 

Fui ver melhor e devem ser Neocaridina cf. heteropoda sp green.

 

Em todo o caso os bettas não mordem neles em qualquer fase do crescimento.

 

PauloA :character0050:

 

Mais uma vês, como disse, há bettas, e há bettas...

No caso desse tipo de camarões numa dentada podem ir inteiros, como são primos, próximos dos red's... É difícil saber se vai algum, ou não... pois como sabemos os bettas não são própriamente peixes muito mansos...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

As fêmeas atingem os 2,5/3cm. Não são pequenos. Quando nascem mal se vêm. Mas já os vi com pouco mais que 1mm na maternidade onde coloco as fêmeas antes de as misturar com o macho. E acredita que passados dias ainda lá estavam.

 

Os betas não são agressivos para outros peixes. São super-territoriais para com a espécie deles, defendem o território com unhas e dentes.

 

Mas se já viste bettas matarem camarões grandes à dentada, já cá não está quem falou.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

As fêmeas atingem os 2,5/3cm. Não são pequenos. Quando nascem mal se vêm. Mas já os vi com pouco mais que 1mm na maternidade onde coloco as fêmeas antes de as misturar com o macho. E acredita que passados dias ainda lá estavam.

 

Os betas não são agressivos para outros peixes. São super-territoriais para com a espécie deles, defendem o território com unhas e dentes.

 

Mas se já viste bettas matarem camarões grandes à dentada, já cá não está quem falou.

 

PauloA :character0050:

 

Paulo, a razão pela qual falei no caso dos bettas arrancarem membros de camarões, a camarões foi existirem relatos de tal já ter acontecido... E quanto aos bettas, também têem um gostinho por barbatanas de guppys

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá!

 

Alguém me sabe responder se as Abelhinhas (Brachygobius) ou Gobys como são também conhecidos são predadores de camarões? E se sim, só dos pequenos ou também dos adultos?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já agora deixo uma informação caso alguém se questione, sei por experiência própria que Pristellas e Colisas Chunas NÃO comem camarões anões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo uma informação caso alguém se questione, sei por experiência própria que Pristellas e Colisas Chunas NÃO comem camarões anões.

 

Os adultos, é de partir do prícipio, que não o fazem, porém as crias, marcham certamente...

Desculpem a frntalidade, mas muiiiiita gente cria Red´s para alimentos vivo , quer para Discus como para Escalares.

Vai dos prícipios de cada um, mas eu não o faria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais