1º postura ajuda por favor


antoniomartins

Recommended Posts

boas, o meu casalinho desovou esta noite, está num aquario de 40 litros, filtro esponja mais um micron de 200lt hora, tenho cerca de 200 ovos no cone de barro, pergunto, ponho já o azul de metileno? qual a quantidade de azul para este aquario? tenho de por uma pedra difusora junto aos ovos? muito obrigado desde de já pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá diz me uma coisa tens a certeza que é um casal? ás vezes pode ser apenas uma femea a desovar.

em relação ao azul de mitilena na minha opinião nao metas já faz as coisas sem muita pressa, para conheceres os tus "bichos"

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais responde-me a isto. A postura está no mesmo aqua que os pais? Se viste a desova, tens a certeza que á medida que a femea fazia a postura; o macho a seguir á femea fazer uma linha de ovos fecundava os mesmos? Geralmente os alevins só precisam de comer passados sete dias da postura, 48 horas para eclodir e cinco dias para "esvaziar" o saco vitelino. Se a artémia eclode em 48 horas é só fazer as contas, como dizia o Guterres. De que cor estão os ovos, e tem alguma pintinha preta? A que temperatura está a água desse aquário?

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sim tenho os pais juntos com os ovos e estao constantemente a ventila-los com as barbatanas, o aquario está a 28 graus, quanto á cor dos ovos estao um 4 ou 5 totalmente brancos e o resto um amarelo escuro, é um pouco dificil de determinar bem a cor porque estao num cone de barro e dificulta a nitidez, quanto á desova, sim vi o macho fecundar os ovos, quanto a isso nao tenho duvidas, muito obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se os pais estão com eles escusas de por azul de metileno ou outro produto qualquer anti fungico. Normalmente quando os ovos fungam, são duas as razões para isso acontecer: não foram fecundados ou não são ventilados o suficiente, e se há algum fungado começa a contaminar os que estão ao seu lado. Isto passa-se quando os pais não estão por perto, porque se os pais virem algum ovo fungado retiram-no; se os pais estão no aqua, também te escusas de preocupar com a ventilação... A temperatura é a ideal. Os ovos castanhos estão de certeza fecundados, em 48 horas a seguir á postura vais ver caudas a abanar... Depois fazes o que te disse no post anterior. Tens os pais e os ovos num aqua sozinhos, certo?

Boa sorte, a primeira vez é sempre emocionante; depois habituamo-nos. Se tudo correr bem a partir de agora terás posturas quinzenais...

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, chegaram os problemas, faz 24 horas da postura, e tenho cerca de 70 por cento dos ovos fungados, nenhum dos escalares os retiram, limitam-se a ventila-los, os outros continuam da mesma coloraçao (castanhos quase transparentes), sera que nenhum está fecundado? o que faço retiro a postura na totalidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faças nada, se calhar pelo que me dizes; não tiveste uma fecundação bem sucedida. Acontece nas primeiras vezes que um casal faz uma postura; é a falta de experiencia. Como é a primeira vez não tem "conhecimento" suficiente para retirar os ovos fungados. Se não conseguires aproveitar nada desta postura, daqui a duas semanas tens outra...

Sem stress e paciencia, tens que ter calma. São coisas que acontecem.

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é preciso é calma e descontração e deixar os escalares trabalhar!

Quanto mais inventares pior!

O azul de metileno quanto a mim, deve ser metido ou antes de começarem a postura de forma a não os stressar senão podem come-la, ou então na postura após se retirar os pais

Quanto a mim não há nada mais belo que ver os casais a cuidarem da prole mas cada um sabe de si!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais