Tentativa de ambientar uma Briófita ibérica a meio emerso


gervas

Recommended Posts

DIA 17/11/2009

 

Olá a todos!

Como alguns devem saber estou a tentar ambientar um musgo que colhi ontem, a ambiente submerso e caso consiga, passo posteriormente a tentar a sua ambientação a ambiente tropical para um tanque com temperatura que ronda os 23-24ªC.

Ontem postei numa thread semelhante aqui no fórum, no entanto visto planear documentar o melhor que consiga esta minha tentativa, irei fazer um novo tópico.

 

Deixo um link para o tópico onde outros tentaram, embora tenham deixado de postar feedback acerca das suas tentativas deixando a maioria de nós ás escuras acerca de tais tentativas.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25

Através deste tópico tentei seleccionar o musgo que foi dito no tópico referido, como o musgo que melhor adaptação teve. Visto a imagem postada do tal musgo não ser um detalhe, e de a qualidade não permitir uma identificação inequivoca, procurei encontrar o musgo que mais se assemelhava á foto. Penso ter encontrado o musgo correcto

 

A briófita em questão é esta:

 

gallery_40692_1837_3112773.jpg

gallery_40692_1837_1350298.jpg

 

Foi colhido de uma oliveira na região de Tomar, nomeadamente na aldeia das Curvaceiras, da freguesia de Paialvo do Concelho de Tomar, no dia 17/11/09 pelas 17.40h aproximadamente.

Apanhei uma pequena porção e deixei o restante na área onde fiz a colheita de aproximadamente 100g de musgo.

Perto havia um charco onde pude observar a ocorrência deste mesmo musgo em regime submerso com evidentes sinais de efeito de pearling presente.

 

Chegado a casa, introduzi a colheita juntamente com uns calhaus de silex que colhi para o meu tanque de camarões, num aquário de 70l que tenho actualmente vazio.

 

Nesse mesmo dia introduzi água suficiente para manter os rizoides das briófitas húmidos e deixei repousar.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DIA 18/11/2009

 

Continuando esta minha epopeia botânica....

 

Hoje dia 18/11/09, o musgo manteve-se estável aparentemente. Adicionádos 3 cm de água deixando parte do musgo submergido, e outra parte semi submergida. Não foram observados sinais de apodrecimento das briófitas.

Irei postar as imagens dentro de minutos...

gallery_40692_1837_2670386.jpg

gallery_40692_1837_2139740.jpg

gallery_40692_1837_555517.jpg

gallery_40692_1837_2651350.jpg

 

Adicionei uma camada de areão para ter termo de comparação em dias subsequentes e perceber se cresceu, atrofiou, morreu ou apodreceu.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Sou muito interessado por botânica e já tinha feito comentários no outro tópico sobre experiências do pessoal com musgos portugueses.

 

Ultimamente até tinha lá deixado os resultados das minhas experiências com musgos colectados por mim.

 

Quanto a esse musgo já o vi nos vasos das plantas da minha mãe que ela tem no exterior, como são muito regados esse musgo lá tem bom crescimento. Mas não o usei para experiência.

 

Ao que pude constatar nas minhas experiências, e não sei se as experiências do pessoal deram o mesmo resultado, os musgos que recolhi, alguns de cima de rocha, outros de cima de turfa, parecem sobreviver muito melhor se lhes mantivermos aquela camada de 1cm de substrato que trazem agarrada ás raízes, constituída por minerais e camadas de musgo anteriores decompostas, é muito compacta essa camada pois não desfaz em contacto com a água do aquário, embora possa largar uma pequena "nuvem" de fina poeira, mas nada que o filtro não limpe por completo em 2 minutos.

 

Os provenientes da rocha não tinham qualquer camada agarrada pois não possuem raízes visíveis e assemelham-se, na sua forma de propagação e crescimento ao musgo de java, agarrando-se a diversas superfícies.

 

Vou postar, assim que possível, fotos de 4 espécies de musgo que tenho, já a crescer com sucesso, visivelmente, no meu nano. Estão a tolerar a submersão há 5 semanas, já cresceram, pois notam-se as novas pontinhas verde claro.

 

Estão a tolerar temperaturas na ordem dos 25º.

 

Tenho a incrível infelicidade de não conseguir comunicar e partilhar os nomes exactos das espécies, contudo ao postar as fotos vou tentar fazer de modo que consigam perceber quais as espécies visualmente para que possam colectar as mesmas, caso queiram usar.

 

Cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais