Ampulária estranha


crush

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Eu tenho uma ampulária que há já vários dias que me anda a preocupar. Está sempre dentro da casca e não sai do mesmo sítio. A princípio pensei que tivesse morrido, mas não a tirei do aquário, porque as únicas ampulárias mortas que vi, desapareciam, ficando só a casca. Esta não. Ainda conseguia ver o corpo, mas estava toda lá dentro. E não estava a proteger-se de forma normal. Por norma, elas metem-se dentro da carapaça, mas ficam "à porta" com aquela parte mais rija a fechar. No caso da minha, estava ainda mais para dentro. Deixei mais uns dias.

 

Notei que o meu limpa vidros dourado, comprado há pouco tempo, andava sempre em cima da ampulária. Passaram-se dias e a ampulária continuava na mesma. Não saía do mesmo sítio e continuava bem enterrada dentro da carapaça e o limpa vidros sempre à volta dele. Ontem, vi a ampulária a mexer-se, a começar a sair da casca, mas então veio o limpa vidros e ela voltou a encolher-se toda.

 

Alguém sabe explicar o que se passa? Será só medo do limpa vidros? É normal as ampulárias ficarem vários dias no mesmo sítio, sem se mexerem? É possível que esteja morta e que o que eu vi ontem foi meramente algum reflexo?

 

Os parâmetros da água estão estáveis e em bons níveís. A temperatura está nos 27º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha também faz isso de quando em vez. chega a ficar bastantes horas assim, mAs normalmente parece-me que usa essa táctica para se deslocar mais rapidamente para uma área diferente do aqua: quando se farta dum spot fecha-se na casca e deixa-se ir para o fundo e depois retoma a labuta :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas às vezes hibernam, mas também podem morrer de fome fechadas na casca se tiverem alguém que as bica assim que se abrem um bocadinho.

 

Tenta apanhá-la com cuidado e pô-la num tupperware ou fundo de garrafão com água do aquário, a flutuar no aquário (sem o tal dourado). Põe um bocadinho de comida e vê o que ela faz. logo vês se estava a hibernar ou com medo. Não te esqueças que é preciso mudar a água umas duas vezes por dia.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu também acho que o problema pode ser o limpa vidros que está apaixonado por ela e ela não corresponde e não sai de casa o que pode vir a ser fatal. Por outro lado eu também tive uma ampulária que ficou vários dias assim como a tua e passado uns 3, 4 dias vi que a casca estava vazia... boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mjm. Vou experimentar fazer isso para ver qual a sua reacção.

 

No caso de ser medo, alguém sabe alguma coisa para resolver isso? É que não me quero ver livre nem da ampulária, nem do limpa vidros (que na verdade, mais parece um limpa caracóis...). E tenho outra ampulária, mais pequena, que não é tão "atacada", mas também se esconde de vez em quando...Se tirar a mais velha, provavelmente o limpa vidros vai-se virar a essa...E agora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo vês, se for não sei como resolver sem os separar. Já desisti de ter ampulárias em alguns aquários de endlers porque são tão melgas, tão melgas, tão melgas, que as ampulárias acabam por morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estás nada tramado. Eu tenho um comedor de algas chinês num aquário de 90 litros , mas que tem de com 70 cms e o rapaz cresceu até aos 10 cms mais ou menos e manteve-se assim... não está deformado e anda feliz da vida quando chega a hora da refeição anda pelo vidro feito louco para eu não me esquecer de ir buscar a paparoca e olha que muitas vezes é ele um dos que me lembra das refeições deles, vejo-o todo louco e quando vou ver as horas sim senhor pontualidade britanica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-a. Se cheirar mal não vale a pena esperar, já morreu, tira-a do aquário antes que estrague a água.

Se não é porque deve estar viva. Puzeste um pouco de comida na maternidade?

 

È melor cheirar com cuidado pois o cheiro é insuportável.....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica. Infelizmente confirmou-se o pior...Era um cheiro verdadeiramente insuportável...Fiz já uma TPA de 25% (apesar de ontem ter sido dia de TPA semanal) e amanhã pretendo fazer outra.

 

Retirei com uma mão, já lavei as mãos e ainda cheira mal...Incrível...De qualquer das formas, já a ía tirar hoje caso ela não se mexesse...

 

Tenho pena...Era o caracol mais bonito que alguma vez vi...Era enorme, tinha uns corninhos que deviam ter uns 10 cm à vontade...Mas pronto, chegou a hora dela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, nunca mais te vais esquecer do cheiro. Mas é a forma mais rápida e segura de evitar mais problemas no aquário.

 

São muito bonitas, depois arranjas outra. Reparaste na boca, quando está a comer no vidro? Nos olhos? Nas pintinhas que têm na pele, na parte superior?

 

20 litros é que só dá para duas, e é preciso cuidado, tirá-las quando morrem.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ampulárias no aquário do meu cunhado não faltam. A dele teve criação há uns tempos...Tem dezenas...Não sabe como se desfazer delas...Já orientou algumas, mas ainda tem muitas...

 

Sim, as pintas cores de rosa, a boca muito engraçada...Enfim...Tenho outra pequenita e há-de vir mais uma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.