Anentome helena vs Tylomelania


Sérgio Marques

Recommended Posts

Boas

 

Os Anentome helena comem caracóis...

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

tb gostaria de saber o que acontece, de alguem que saiba realmente sobre o assunto.

 

Anotome helena come caracois pequenos... e não qualquer caracol, por exemplo nada acontece a uma ampularia, ja mantive as duas especies juntas e nada, so retirei porque quis as helena todas no mesmo aqua. mas tb foi pouco tempo, mas ja vi a ampularia e a helena lado e lado e cada um foi à sua vida.

 

o que comem as Tylomelania? algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, comem.

 

Boas Joana essa afirmação é por experiência própria?

É que eu mantenho em dois aquários Anentome helena e Tylomelania e nunca me mataram nenhuma mas não ponho as mãos no fogo eheh

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não mantenho juntas mas seguindo a lógica que Helenas comem caracóis é lógico assumir que comem qualquer caracól, o que vai condicionar será o tamanho.....

 

ou seja tylo pequenas podem marchar?!?!

ampulárias pequenas podem marchar?!?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim hugo penso que tem lógica o comerem ou não devido ao tamanho.

Adultas tenho quase a certeza que não comem pois já lá vai quase um ano que estão juntas.

 

 

Ou seja a reprodução chapeu ;)

 

Mais vale não juntar bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joana essa afirmação é por experiência própria?

É que eu mantenho em dois aquários Anentome helena e Tylomelania e nunca me mataram nenhuma mas não ponho as mãos no fogo eheh

 

 

Olá, no meu caso é por experiência própria.

Coloquei 2 helenas num aquário para controlar a população de planorbis e comeram-me 2 tylomelanias. Resolvi colocá-las noutro aquário onde tinha 2 ampulárias adultas e as helenas estavam sempre a atacá-las, tive de dar as helenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao que parece (segundo uma leitura) num aquario com comida em excesso, os caramujos helena preferem os restos de comida/detritos que cai no fundo a comer caracois. Mas sao conhecidos por comer Melanoides adultos com 2.5 cm

 

Estou com dificuldade em encontrar tylomelanias... :D

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua com detritus, as Helenas comem os outros caracois...

Nem tocam nos detritus....

Por experiencia própria...

 

E comem caracois com cerca de 1cm de diam. sem qualquer problema...

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os de 1 cm, os physas já todos sabemos, foi se calhar por causa deles que começaram a ser comercializados.

 

A questao sao os tylomelania, que tem dimensao de 2.5-7.6cm

 

como sabes que nem tocam nos detritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os physas estão nos detritus....

As helenas seguem os rastos deles e colam-se a eles. E com tempo fazem um lanchinho....

Quer o aqua esteja limpo quer esteja sujo todos os dias há cascas vazias...

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao mesmo eficazes, dar cabo de 30 desses em dois dias, que maquinas... tenho reparado que apesar de pequenotes e bonitos, os helena sao muito activos. De facto caracois muito fixes, mas penso que em areao escuro nao ficam bem, é mesmo melhor po-los em areia. onde se notam facilmente, e eles enterram-se e ficam com o corninho de fora. dão um toque selvagem ao aquario, nao me importava de ter esses caracois melanoides no meu comunitario maior, onde não tenho helena, estavas farto dos caracois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É engraçado que eu tenho as helenas em areai (no Desert) e realmente são muito loucas.

 

Claro que os outros aquários tem caracóis que os apanho e meto para o Desert para haver papinha prás helenas. Detesto é ver as cascas na areia :s

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

os helena comem todos os tipos de caracois e de qualquer tamanho , ampularias , tylos e brotias pagodula ... sei por experiencia propria , tambem achava que nao comiam caracois tao grandes ... ficaram as cascas para contar a historia . um helena pode nao ter problemas , mas uma duzia deles , atacam em grupo. o brotia era bem grande e foi comido por uns 8 helenas.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lixado.

 

nao conhecia esse brotia, bem porreiro.

 

no aqua onde tenho os helenas, pensei que nao tinha caracois, pois o aquario é pequeno, usei uns runners de uma valisnerias que tinha a mais, coisa pouca, e nao é que me apareceu cascas de um physa morto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais